Deslembrança

Deslembrança Cat Patrick

Resenhas - Deslembrança

Murphy'sLibrary 05/08/2012

London jamais será normal, mas não tem problema, ela se vira como pode. Perdendo todas as noites as memórias acumuladas durante o dia, a garota consegue viver sua vida através de anotações e de lembranças que ainda estão por vir: London só é capaz de lembrar do que ainda não aconteceu. Essa é a premissa de Deslembrança, romance de estreia de Cat Patrick.

O início do livro pode ser um pouquinho confuso, principalmente no que diz respeito à metodologia de vida da personagem principal. London tem uma rotina só dela, e muitas vezes nos pegamos pensando como diabos ela sabe que deve seguir essa rotina. O livro pode parecer um pouquinho irreal (okay, talvez bem irreal, se levarmos em conta as circunstâncias meio... paranormais da questão), mas com o tempo você se ambienta ao dia a dia da personagem, e acaba engolindo os pequenos furos que essa vida perfeitamente encaixada da London tem.

O tom romântico do livro é bem trabalho, e o fator "garoto misterioso", embora clichê, acabou caindo bem na história. A vida de London, como vamos descobrindo no decorrer do livro, é um emaranhado de segredos que são escondidos no "embalo" da falta de memória da garota, e seus lampejos de futuro começam a lhe mostrar algo por vir que não a deixa confortável, o que acaba por fazer com que ela corra atrás de mais detalhes de seus dias anteriores, de seu passado e do que a faz ser a pessoa que é.

London é uma personagem bastante interessante na posição de "desmemoriada". A forma como ela lida, quase comum, com o que lhe acontece, passa bem a sensação de que aquilo lhe é familiar. E é. Seu círculo de amizades ficou bem construído também, mas sua tranquilidade ao redor de pessoas que, todos os dias, são como desconhecidos, pode ser um tantinho perturbadora. Por mais que ela tenha suas memórias em papel, a forma rápida com que ela processa anotações deixa um pouquinho a desejar.

Como um todo, é um ótimo livro para ler e relaxar, mas não espere algo que vai mudar sua vida ou suas noções sobre as pessoas. Deslembrança acaba ganhando mais na fluência de narrativa e ritmo do que em seu enredo.

Fernanda 03/08/2012

A sinopse de "Deslembrança" me chamou muita atenção e fiquei curiosa logo de cara.
Afinal, é no mínimo interessante o caso da personagem principal, London; uma a garota que lembra do futuro e esquece o passado.
Sem resenhas lidas, só tinha por base alguns comentários soltos de amigos maus que não deram spoiler (sim, adoro spoilers!), e fiquei fascinada pelo enredo e o romance que ele guarda.

Todas as noites ao dormir, London esquece o dia que passou e só lembra do que está por vir. Ou seja, ela não lembra do que vestiu, das conversas que teve e nada do dia anterior. Para facilitar sua vida, London escreve bilhetes para si mesma todas as noites, com informações relevantes do dia que passou para não dar uma de pirada no dia seguinte. As únicas pessoas que sabem de sua condição é sua mãe, e sua melhor amiga, Jamie.
Num dia particularmente ruim na escola, London conhece Luke; um garoto lindo que a encantou logo de cara (e à mim também).
Mas London não se lembra dele enquanto prepara os seus bilhetes para o dia seguinte. Ou seja, teoricamente, Luke não estaria em seu futuro.
Porém, ela o reencontra nos dias seguinte e é sempre surpreendente, encantador e apaixonante vê-lo pela "primeira vez"; até mesmo quando ela passa incluí-lo em seus bilhetes.
É interessante como London consegue lidar com sua situação e ela se sai muito bem. Ela não faz o tipo "vítima", e consegue viver quase que normalmente.
Mas, uma lembrança nova que surgiu a perturba e a assombrará até que aconteça. London se vê em meio a um funeral, num dia de chuva... Alguém morrerá.
Esse lembrança do futuro desencadeará uma série de eventos, descoberta de alguns segredos e explicações para London (e para o leitor).

"Deslembrança" é um livro super fácil e rápido de ler.
Recheado de um romance super fofo e de alguns mistérios, ele prende o leitor num enredo tão gostoso e legal, que quando percebemos já estamos nas ultimas páginas.
O livro é narrado por London, em primeira pessoa, o que nos deixa mais sensitivos com relação aos seus sentimentos.
A capa é linda e chama tanto a atenção quanto a sinopse, sem falar que a diagramação é ótima.
O final do livro é meio corrido (e tenso), mas bem amarrado. Poderia até haver uma continuação (queria mais de meu Luke!), mas não creio que será o caso.
No geral, é uma leitura leve, gostosa e que vale muito a pena.

Recomendo!

AndyinhA 29/07/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

A história até tem uns momentos legais quando ela de propósito ou por esquecer-se de anotar o bilhete acaba sem querer esquecendo das pessoas ou assuntos comentados, geralmente nesses casos era quando dava uma pequena reviravolta sobre a situação dela e criava um mini caos.

Mas nos capítulos finais, a autora desistiu de fazer algo leve e sem compromisso para algo mais ousado e seguindo a linha investigativa e sinceramente não deu certo, a coisa ficou super fraca seguindo essa linha de policial (fraca, sem nexo e até sem contexto com o que ela vinha apresentando) e acabou terminando de um jeito insatisfatório.

Para saber mais, acesse: http://ow.ly/czN1k

Bruuh 21/07/2012

Passado. Presente. Futuro. O que é mais importante?

O que você faria se todas as noites sua mente se reiniciasse e todas as suas lembranças desaparecessem?

London Lane não tem passado, ao menos não um que ela lembre. Todas as noites ela escreve bilhetes para ela mesma (roupas que usou, livros que tem que levar para a escola, onde está seu celular, enfim, todos os acontecimentos do dia anterior e o que ela precisará para o dia atual).
London faz de tudo para que ninguém note que há algo de errado com ela, somente sua mãe e sua melhor amiga, Jamie, sabem sobre os problemas de memória dela. Então London conhece Luke.

Parece clichê para você? O filme "Como se fosse a primeira vez" lhe veio à mente?
Definitivamente, esqueça esse filme, London Lane esquece tudo depois que dorme, ponto. As aparências terminam aí.
London pode não saber do passado ou presente, porém ela pode ver o futuro \o/
Sim sim! Ela sabe, por exemplo, que sua melhor amiga irá se relacionar com um cara casado e que isso não vai prestar. Ela sabe que Brad irá quebrar o coração de Page se ela tentar juntá-los. E ela sabe que alguém irá morrer (assim como também ela deve lembrá-la desses fatos em seus bilhetes).
É um livro leve e interessante pelo tema que é tratado.
Particularmente, achei que a autora deveria frisar e tratar com mais delicadeza o problema da London, há certos momentos no livro em que se pede isso.
A London é uma personagem forte, aguenta a "barra" praticamente sozinha e não faz drama! (Já li livros em que personagens fazem drama por muito menos.)
Há momentos em que senti vontade de bater em Jamie e Page, sinceramente, é meio irritante (rs)
Já o Luke... (o que falar dele?) Luke Henry é simplesmente o garoto que tem o poder de mudar tudo e, por incrível que pareça, ele torna London ainda mais forte.
Enfim, eu gostei do livro, mas somente indico se esse livro ter uma continuação. Pesquisei um pouco e meio que 50% diz que a autora descartou uma continuação e 50% diz que terá uma continuação.
Saber se o livro irá continuar é crucial, porque quando você chega nas últimas páginas acontecem tantas reviravoltas que você sabe que não haverá páginas suficientes para sustentar tudo.
Desse modo, o final é cheio de pontas soltas que pedem (PEDEM!) uma continuação.

#Música que me acompanhou na leitura: Third Eye Blind - How's It Going To Be

Adriana 17/07/2012

Esta foi minha sexta leitura Debut Author Challenge 2012 e prova que, apesar do início lento (não li nada em janeiro e me mantive atrasada em quase todos os meses), consegui chegar à metade do desafio um mês antes do previsto \o/

Deslembrança, Young Adult sobrenatural que inicia de forma promissora a carreira de Cat Patrick no meio, fala sobre uma jovem sem as lembranças do passado. London Lane, toda a noite as 4:33hs, esquece tudo que aconteceu durante o seu dia, e vive apenas com os bilhetes que deixa para si mesma e que usa como referência para cumprir as pequenas (e as grandes) tarefas do dia a dia e da escola com a maior normalidade possível.

O detalhe (que diferencia esta obra do filme Como se Fosse a Primeira Vez, da diva Drew Barrymore), é que London tem lembranças apenas do futuro. Ou seja, ela se lembra do que irá acontecer na sua vida a partir do próximo dia, mas esquece de tudo que já passou. Confuso? Pode apostar que é assim que você se sentirá nas primeiras páginas.

Este, aliás, foi o maior ponto negativo do livro na minha opinião. A dificuldade de Cat em situar o leitor na trama logo no início do livro. Até a página 100 eu ainda não tinha assimilado direito o contexto da vida de London. Apesar de entender que esta era a intenção da autora, isso acabou prejudicando a avalição do livro, que acabou ficando mesmo nas 4 estrelinhas.

O enredo é muito bom, embora mude de forma do meio para o final. O mocinho, Luke, é absolutamente irresistível, e o romance do livro é tão fofo e doce quanto um algodão doce *-*

Outro aspecto positivo que precisa ser comentado é a edição belíssima da editora Intrínseca. Essa capa é linda demais e me conquistou de cara. A diagramação e revisão também são impecáveis (sempre dá gosto de ler um livro assim).

Fiquei bastante empolgada com o final e com o rumo mais adulto que a autora deu ao livro, o que me deixou super ansiosa pela continuação (Intrínseca, não demore, pleeease)! Com toda certeza é um livro que eu recomendo, apesar de fazer uma ressalva: talvez se você já esteja saturado do gênero não valha a pena ler agora…

UPDATE: olhem só como o final do livro engana, hahaha! A autora deixa a história tão em aberto que achei que era uma série. Porém, durante a 1ª Turnê Literária da Intrínseca a Helô, que trabalha na editora, nos falou que é um livro só (fiquei meio decepcionada, a história não tem final)!!!!

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=3854

Marilena Drigo. 12/07/2012

Adorei, apesar de ter me decepcionado com o fim.
O livro se trata de uma garota que vive com lembranças de seu futuro, mas não tem a mínima ideia do que aconteceu em seu passado. London está acostumada a enganar a todos com suas memórias todas escritas por meio de bilhetes deixados na sua cabeceira antes que sua memória se reinicie. Bilhetes que contêm informações de seus dias anteriores, a roupa que usava e talvez com alguns avisos sobre possíveis acontecimentos que possam não ser tão agradáveis… As únicas pessoas que sabem do que acontece com ela são a sua mãe e sua melhor amiga, Jamie. Tudo vai bem, até que conhece Luke Henry, um garoto novo em seu colégio. Apesar de suas constantes interações, ela não tem lembranças futuras do envolvimento dos dois.
Tudo que fica fora do bilhete que London escreve antes de dormir, será esquecido para sempre. Suas lembranças são do futuro, algumas coisas que são muito traumáticas, ela também não se lembra. A lembrança de um funeral em um dia chuvoso, começou a assombrar seus pensamentos e sonhos e London não ficará tranquila enquanto não descobrir de quem é o corpo que está sendo enterrado.
Cat Patrick soube caracterizar bem sua personagem principal por meio da narrativa feita em primeira pessoa. Acompanhamos desde o princípio London e suas descobertas por meio de bilhetes deixados a si mesma, dessa forma, por vezes também nos vemos perdidos com alguns acontecimentos ou comentários relacionados ao seu passado. O enredo é leve e despretensioso. Há em London todas as características esperadas em uma adolescente comum, mas com um certo amadurecimento devido às memórias que ela possui de seu eu futuro. No início é um pouco confuso entender como funciona a memória dela e o porquê de ter ficado assim, mas com o tempo começamos a nos familiarizar com a personagem e o desenrolar da narrativa se torna óbvio.
Há a inserção de suspense e romance no livro. Aliás, essa foi uma característica que me deixou realmente bem contente com a escrita de Cat Patrick: o romance de Luke e London é cheio de química e muito, muito carinho. Luke foi construído maravilhosamente, ele á realmente apaixonante.
Luke é um dos personagens literários masculinos mais fofos que já tive o prazer de conhecer. Apaixonante, carinhoso, compreensivo, excentrico, verdadeiro e lindo, muito lindo!
Do meio do livro para o final senti que a autora se apressou na narrativa, deixando muitos fatos sem explicação e alguns com o desenrolar muito acelerado. Terminei o livro cheia de questionamentos sobre alguns acontecimentos do enredo. Os personagens são muito bem-desenvolvidos, mas o desenvolvimento da trama deixou muito a desejar… Na minha opinião Deslembrança merecia 100 páginas a mais.

Amanda Azevedo 06/07/2012

Deslembrança - Cat Patrick

Quanto suas lembranças são importantes pra você? Quanto o seu passado diz sobre você? Sei que existem fatos de sua vida que você ficaria imensamente feliz se pudesse simplesmente apagar da memória, assim como existem aqueles que você sente um prazer enorme quando se recorda. Nossas lembranças são a nossa vida, elas representam quem nós somos, quem nós fomos. E se você não tivesse nada disso? Se o dia que se passou fosse uma enorme página em branco? Se você não fosse capaz de lembrar-se das coisas que já viveu? A vida da London é assim. Seu passado não existe — não em sua memória —, pois, todos os dias às 04h33min seu cérebro apaga e ela não consegue se lembrar de seu dia.

London não é capaz de se lembrar do que já aconteceu, mas em compensação ela se “recorda” de fatos que ainda acontecerão. Não que ela tenha a capacidade de prever o futuro, ela não escolhe o que quer saber, algumas coisas simplesmente aparecem em sua mente sem que ela saiba por quê. Para levar sua vida tão normalmente quanto possível, ela escreve bilhetes para si mesma, nesses bilhetes ela anota partes importantes do seu dia e seus compromissos futuros. E é assim que ela vai levando a vida: com o auxílio de seus bilhetes, lembretes no celular, com o apoio da mãe — Bridgett — e da melhor amiga — Jamie.

Não nego que London é uma boa protagonista. Conhecer a história sob sua perspectiva foi algo interessante. A narrativa fluía bem. Mas como toda boa adolescente, ela teve seus momentos de crise, no entanto, não foi nada que tornasse a leitura chata ou cansativa. Aliás, os personagens, de um modo geral, são bem carismáticos. É possível criar um vínculo com eles, realmente nos importamos com o futuro que terão.

A proposta da história é, sem dúvidas, interessante. Mas a forma como ela foi desenvolvida deixou a desejar. A autora teve a ideia, mas não soube incrementá-la. Algumas coisas não foram explicadas e as que foram receberam explicações óbvias, previsíveis, convenientes... O que foi frustrante. O ponto alto do livro — pra mim — foi o romance. O envolvimento de London e Luke (♥) foi algo que valeu a pena ser lido, mas a história em si não foi muito rica em detalhes, fatos que poderiam ter sido explorados foram deixados de lado o que deixou o livro sem emoção.

PS: Segundo o jornal O Globo já tem uma roteirista trabalhando na adaptação do livro para as telonas. Já temos, inclusive, o nome da atriz que interpretará a London — Hailee Steinfeld.

Renata 29/06/2012

Não lembrar do dia anterior, lembrar de coisas que acontecerão no futuro. Uma rotina muito diferente a de London. A London de hoje deixa recados pra esquecido London de amanhã sobre o que ela vestiu, o que aconteceu, coisas importantes a lembrar e a fazer.
Um romance delicioso e suave de ler com uma pitada de um suspense.

Não achei que o livro acabou sem fim como já li em outros lugares.
Acaba justamente quando devia acabar.
Muito bom. Li em um dia tranquilo.

Recomendo demaaaais.

Adri 27/06/2012

Deslembrança - Cat Patrick
Um livro que eu não tinha ouvido falar muito, peguei pra ler do nada e não tinha muitas expectativas. Li a sinopse e pensei: lembra o filme Como se Fosse a Primeira Vez (que eu amo demais), ai resolvi ler rs. O que dizer? AMEI. Se tornou um favorito.

London Lane poderia ser uma garota comum. Porém, todo dia, às 04:33, sua memória apaga, e ela não se lembra de nada que aconteceu no passado, tudo o que ela "lembra" são coisas que não aconteceram ainda, mas que vão acontecer no futuro. Ela tenta ao máximo levar sua vida normalmente, escrevendo sempre bilhetes contando os fatos mais importantes de sua vida para ela saber, e recorrendo sempre às pessoas em que ela confia, que sabem seu segredo: sua mãe, e sua melhor amiga.

A história começa quando ela conhece Luke, um garoto novo da escola, alguém que ela acha estranhamente familiar, mas que não consegue achar em suas "lembranças" do futuro de jeito nenhum. É engraçado ver a confusão dele quando ele vai falar com ela no outro dia e ela não se lembra dele (porque ela não escreveu no bilhete sobre ele), morro de rir rs.

Ao mesmo tempo, London começa a ter visões estranhas de um velório, ela consegue ver as pessoas que estão lá, mas não consegue entender de quem é o velório. Ela fica muito perturbada com essa "lembrança", e a cada dia ela se esforça para anotar tudo e vai seguindo pistas para tentar descobrir o que isso significa.

É uma história linda, porque a parte principal do livro não é o romance, que por sinal é lindo demais, mas sim a luta da London para seguir uma vida normal, apesar de suas limitações. Mostra a força da amizade dela com Jamie, a confiança que uma tem na outra. Mostra também o amor entre London e a mãe, e tem também o mistério da visão dela, é bem leve, mas é surpreendente.

Um livro super recomendado para todos, ele acabou e eu fiquei: como? eu quero mais!! Correndo para saber de outros livros da autora, adorei.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2012/04/resenha-deslembranca-cat-patrick.html

Jenifer 27/06/2012

Deslembrança, Cat Patrick
5° resenha para o Debut Author Challenge Brasil - 2012

Deslembrança conta a história de London, uma adolescente normal. Ou quase normal. Todo dia, exatamente Às 04:33 horas da manhã, o cérebro de London “reinicia” , e ela esquece tudo o que aconteceu no dia, consequentemente, ela não se lembra de nada que aconteceu antes de ela acordar, e isso significa que ela não tem nenhuma memória do passado.

Estranhamente, ela consegue se lembrar do futuro.

Essa premissa é muito boa. A autora poderia ter levado isso para um sobrenatural, mas não é isso que acontece no livro. Não sei se a história vai tomar esse rumo nos próximos livros.

Todas as noites, London escreve um bilhete para si mesma, contando tudo de importante que aconteceu naquele dia. London só não enlouquece, por causa dos bilhetes e por cause de seu celular, no qual ela anota tudo, também. Essa coisa dos bilhetes pode ser um pouco confusa no começo, mas, uma vez que você se acostumou, parece tão natural estar lendo o que aconteceu no dia anterior.

Somente a mãe de London, e sua melhor amiga Jamie, sabem sobre a memória bagunçada de London, ou é isso o que ela pensa.

Ao longo da história, a memória de London é uma benção. Já em outras, maldição. Por se lembrar do futuro, London sente a necessidade de contar às pessoas o que acontecerá, mas elas nem sempre querem saber o que irá acontecer em seu futuro. Isso causa brigas feias.

No meio de tudo o que está acontecendo, London começa a se lembrar de coisas misteriosas do futuro... será que é mesmo do passado? O que são essas lembranças? O que elas significam? Quem está nela?

Gostei bastante de London, ela é simplesmente uma típica adolescente, por isso consegui me identificar com ela em algumas vezes.

Luke é o namorado mais perfeito do mundo! É lindo como ele conquista ela todo dia novamente, mas às vezes fica um pouca chato como ela sempre fica caidinha por ele, é um pouco repetitivo. Mas ao mesmo tempo é a coisa mais perfeita!

O jeito como a autora desenvolve o enredo, até três quartos, é muito bom. A leitura flui e é bem leve, mas com toques sombrios aqui e ali. Já o último um quarto do livro... não é muito bom... as coisas acontecem rápido demais! Muitas coisas ficam sem explicação. O livro tem 250 páginas, mas merecia ter 100 páginas a mais. Com certeza!

O livro termina com um último bilhete, ele faz uma pequena conclusão sobre tudo o que aconteceu, mas não dá explicações para nada do que aconteceu. Esse é um bom gancho deixado pela autora para a continuação. Espero que no próximo livro hajam as explicações de que preciso.

Conclusão: Deslembrança, é uma leitura descontraída e rápida. Se você gosta de um romance super fofo e um pouco de mistério, esse é um livro para você. Já se só gosta de livros que tem todas as respostas para suas perguntas, passe esse. Por enquanto, mas quando já tiverem lançado sua continuação, aproveite para ler um depois do outro, isso irá lhe satisfazer bem mais, do que apenas o primeiro livro.

Beijos.
*-*

Mirela L. 26/06/2012

Resenha que fiz para o Inteiramente Diva!
Deslembrança nos conta a história de London, uma garota capaz de saber as lembranças do futuro, mas que não consegue captar as lembranças do passado. Ficou confuso?! rs. É com esta premissa bem diferente que Cat Patrick nos apresenta uma história super criativa e envolvente. Vamos conhecer?

London Lane está no colegial, esconde um segredo e não vive sem os seus bilhetes. Todas as noites, ela escreve bilhetes para si mesma contando todos os detalhes do dia, avisos e informações que lhe seriam úteis para os dias posteriores. Informações importantes para que as pessoas não descobrissem o seu segredo, o segredo de que ela não conseguia lembrar dos fatos do passado (mais recente); de que todos os dias, aproximadamente de 4h33 a sua mente era zerada e a sua memória apagada.

Sua mãe e sua melhor amiga Jamie eram as pessoas mais próximas a London até o super fofo Luke Henry chegar na escola. O personagem Luke é extremamente apaixonante! Os dois começam a se envolver, o relacionamento vai acontecendo, mas London simplesmente não conseguia lembrar dele em seu futuro. Para completar, além disso, a lembrança de um funeral começa a se tornar bastante presente em seus pensamentos, e o pior, ela não conseguia descobrir de quem era o tal corpo.

O que no inicio fica um pouco confuso pelas lembranças do futuro, com a mistura do presente, dos bilhetes e das lembranças sobre o funeral, passa a ficar simples; a autora consegue nos envolver na narrativa a tal ponto que o leitor consegue acompanhar todo o “raciocínio” sem problemas. Deslembrança além de ter um romance encantador, tem um toque de suspense que deixa o livro muito mais interessante!

Com personagens bem construídos, narrativa fluida e uma trama inovadora, Deslembrança tinha tudo para brilhar, mas simplesmente faltou algo a mais. :/ Os acontecimentos, em minha opinião, ficaram muito corridos, pois a autora não se preocupou em descrever e trabalhar mais os fatos (principalmente do meio para o fim do livro). Com certeza se a narrativa tivesse sido mais detalhada, ele seria 5 estrelas! :)

Imagina você saber o futuro dos seus amigos e de quem ama (bons e maus momentos), e saber como vão ser alguns dos seus próprios momentos (bons e maus também)? Não deve ser tão legal, não é?! Mas em contrapartida se apaixonar todos os dias pela pessoa que te faz suspirar, pode ser perfeito, certo?! *-*

Recomendo! ;D
Eu me lembro do que ainda vai acontecer.
Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou.
Todas as minhas lembranças, boas, ruins ou tanto faz, um dia vão se concretizar. [Pág. 33]

Confira: http://inteiramentediva.blogspot.com.br/2012/06/resenhando-68-sorteio-deslembranca-cat.html :)

Paulinha 23/06/2012

Já li melhores
Até gostei do livro, de verdade. Li rápido, a coisa flui, mas a história, que tinha tudo pra ser MUITO boa, é fraca. É uma história de sessão da tarde mesmo, bem levinha e nada profunda.

Bacil 18/06/2012

É..

A ideia inicial do livro é muito convidativa para a leitura do mesmo. Se imagine esquecer todas as suas lembranças do passado e as únicas lembranças serem as do futuro? Uma ideia diferente, inovadora e que me chamou minha atenção. Pena que foi um engano.

Assim, a história é legalzinha mas não passa disso. Até pensei em abandonar o livro, mas, por pouco por muito pouco consegui ser persistente até o fim. O motivo do meu quase abandono é uma carência nos detalhes da história.

Ela é narrada em primeira pessoa, na visão de London, que quando acorda, sua memória está zerada e para se lembrar do que fazer ou do que fez de mais importância no dia anterior, anota em seus bilhetes e ao acordar os lê. No começo tava achando que ia ser uma história ”de meninas”, com um romance meloso com um cara -Luke- e como ela achava dele, amava, beijava, etc só que ela não se lembrava dele no futuro. Uma típica história de um romance de uma adolescente americana. Ponto. Para mim, isso é de menos importância, já que o principal do livro é sobre uma lembrança sombria que ela tem ‘do futuro’ de um enterro que não se sobressaiu sobre o romance.

”Eu me lembro do que ainda vai acontecer. Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou. Todas as lembranças, boas, ruins ou tanto faz, um dia vão se concretizar. Então, gote ou não – e eu não gosto –, vou continuar me lembrando de estar em pé num gramado recém-aparado, rodeada por pedras e pessoas vestidas de preto, até que isso se torne realidade. Vou me lembrar desse funeral… até que alguém morra.”

Ficaram algumas lacunas em branco no livro, do tempo que ela tem todas as manhas para ler seus bilhetes, já que todos os dias um novo bilhete é adicionado ao anterior. A autora deveria ter explicado melhor sobre isso. Apesar disso, a maneira de como ela escreve é muito boa de se ler, uma linguagem fácil e vai embora. :)

”Para mim, ler é lembrar”

No meu ponto de vista, a historia começa mesmo na página 191, em que ela faz uma revelação surpreendente mesmo! Mas, a partir daí a história se desenvolve muito rapidamente. Pareceu que a autora queria terminar logo a história e não foi legal isso. O final também pareceu ser um para continuação em um segundo livro, coisa que não vai acontecer, já que não é uma série esse livro. Enfim..

A história é legal. Mas não passa disso. Acho que o livro é voltado mais para meninas do que para meninos devido ao romance em torno de London – aí um ponto de eu não ter gostado tanto assim da história como achei que ela seria. É melhor cada um tirar suas próprias conclusões.

Anne 13/06/2012

Deslembrança
- Esse livro narra a história de London, uma jovem com um problema de memória que só consegue se lembrar do futuro.

O que eu achei do livro: a narrativa, não é uma riqueza de detalhes, mas o livro é muito bom e me deixou uma lição com seus personagens principais London e Luke, eles eram muito fofos, ele com sua paciência para lidar com os problemas dela, e ela com sua persistência por uma amizade de uma pessoa difícil. Lindoooooo, amei!

Nota: 9
dificuldade de leitura:3

Veneella 12/06/2012

Mais em http://www.bookpetit.com/
Resenha no blog: http://www.bookpetit.com/2012/06/deslembranca-cat-patrick.html

Já na onda de livros sobre "desmemoriados", Deslembrança gerou repercussão. Com a capa bonita e a premissa interessante, admito que foi uma leitura fácil e fluida, mas que não causou um grande impacto. Foi um livro bom. ponto.

O cérebro de London 'reinicia' todas as noites, exatamente às 4h33min. Parece uma coisa estranha, não? Uma hora tão exata para um evento desses? Porém, mais tarde no livro recebemos explicações sobre o que pode ter levado a garota a sofrer com esse pequeno distúrbio. Mas se London apenas reiniciasse, era uma coisa, mas o que ninguém imaginava era que, ao invés de simplesmente perder as lembranças do passado, London passasse a lembrar do futuro. Até que ele se concretizasse.

Foi uma ideia um tanto diferente e fiquei bem interessada na rotina da London. Ela sabe onde sentar na aula de Matemática pois se lembra de como vai ser o resto do ano, sabe seus horários porque se lembra de todos os dias em que vai segui-lo, mas no último dia de aula ela é incapaz de se lembrar de nada disso, pois no ano que vem será diferente. Para ajudar nesses detalhes ela tem a amiga Jamie e seus fiéis bilhetes que ela escreve antes de dormir e que, por exemplo, evitam que ela esqueça de entregar uma tarefa ou avisam sobre algum evento que pode ser desconcertante. Ela pode até mesmo escolher o que quer lembrar ou esquecer.

O romance com Luke é uma coisa fofa. Ele deve reconquistá-la todos os dias, pois por alguma razão London não se lembra dele em seu futuro. Porém, o interessante é que, apesar de não se lembrar de que vai conversar com Luke no dia seguinte, ela o faz, e isso faz com que o leitor fique se perguntando o porque de ela não se lembrar. Tudo isso também te lembra de 'Como se fosse a primeira vez', ou sou só eu?

Apesar de todos os ditos mistérios do livro, como Luke e um enterro sombrio que London continua a ver em suas lembranças, isso não torna o livro eletrizante e impossível de largar. Achei que ficaram algumas pontas soltas na história e o fim ficou muito em aberto, mas não de uma maneira que incite o leitor a imaginar, apenas fiquei com um ponto de interrogação na cabeça.

Foi um livro gostoso de ler, mas longe de uma leitura marcante. A escrita é boa e as páginas transcorreram tranquilamente, mas só. Minha dica: vá sem expectativas. Se você busca uma leitura leve e interessante para descontrair, é uma boa pedida, mas o livro poderia ter ido muito além do que foi.