O Gene Egoísta

O Gene Egoísta Richard Dawkins

Resenhas - O Gene Egoísta

Lethicia.Coelho 07/08/2023

Ideia defendida com propriedade e simplicidade
A meu ver, basicamente, o objetivo principal do livro é defender uma teoria: a de que é o gene a personagem principal da evolução (ideia esta que é divergente da amplamente aprendida e difundida, mesmo tendo traços comuns). Feito que o autor conseguiu realizar com muita propriedade, fazendo uso da simplicidade e de muitos exemplos interessantes.
É um livro muito bom para que as pessoas "leigas no assunto" tenham acesso ao conteúdo, mesmo que as vezes a leitura se torne cansativa pelas conexões e citações específicas.

Vinicius Ciongoli 06/08/2023

Questionamento interessante
E se todos os seres vivos só fossem máquinas de transmissão de genes e tudo só existisse porque genes querem se multiplicar?

É isso que Richard Dawkins procura responder buscar responder nessa sua teoria que balançou o mundo científico.

Wilson 18/07/2023

Livro atemporal escrito em 1976
A forma como o autor utilizou a Biologia para descrever o desenvolvimento da vida e maneira se ser dos seres vivos, incluindo os seres humanos, foi muito boa. Apesar disso, há partes do livro um pouco mais difíceis de ler para quem não é da área. Vale a leitura !

Felipe Lapa 13/07/2023

O Gene Egoísta
O livro apresenta um conteúdo muito interessante, porém as explicações são bem técnicas e isso torna a leitura um pouco parada. Adorei o contraste da biologia com a computação que o autor fez, explicando algumas situações dos animais através de algoritmos.

nenos 25/06/2023

O triunfo dos replicadores
A origem de nossos atos conspícuos traz consigo uma grande história que nos leva a refletir, inevitavelmente, sobre nossa humilde experiência e espécie, a história da seleção natural. O triunfo da evolução rudimentar de moléculas, do caldo primitivo a colônias imensas de genes imortais.
Dawkins apresenta as transformações das máquinas de sobrevivência biológicas, sintetizadas através da confederação efêmera dos genes inconscientes que punem a indulgência excessiva para a sobrevivência discriminada do mais apto, e agente responsável por avanços notáveis como dispositivos que traduzem os padrões de eventos físicos no mundo externo e comportamentos complexos, egoístas e altruístas, similares a um cálculo ponderado.
Nossa espécie é um desvio na integridade animal, o conflito entre a promiscuidade e a introspecção que desenvolveu a propriedade consciência, permite discernimento diante da horrivelmente cínica e desoladora evolução genética e preza o altruísmo recíproco através da evolução cultural.

Link com meus highlights: https://drive.google.com/file/d/1RrE6iYARUON4CcuNGTwu72q6DCgaAzyD/view?usp=sharing

bia bbs besbi 22/06/2023

Se você assim como eu ama genética e adora saber mais sobre memória célular você com certeza vai se apaixonar por este livro e seu autor, se ciências e biologia não são seu ponto forte eu recomendo este livro mesmo assim pois ele expandirá seus horizontes e talvez fará você mudar de ideia :)

zCsmiler xll 29/05/2023

Não recomendaria
Apesar de reconhecer o valor do conteúdo do livro, que aborda temas complexos sobre a vida e a natureza, eu não gostei da escrita do autor neste livro. Achei a leitura densa e muitas vezes o autor foi prolixo sem necessidade, repetindo conceitos ou exemplos que já tinham sido explicados anteriormente. O livro foi escrito há mais de 40 anos e algumas ideias já foram superadas ou modificadas pela ciência atual.

Por fim, eu não recomendaria a leitura, mas é um livro importante e influente na história da divulgação científica.
ofernandoluzbr 29/05/2023minha estante
???

Juan 06/02/2023

O Gene Egoísta é uma proposta de entender a seleção natural através da perspectiva dos genes e não do indivíduo. Eu achei que leria mais um livro focado em defender o evolucionismo, mas, a verdade dessa teoria já é, naturalmente, mais do que óbvia, então, toda a quetão é, tão somente, em entender a evolução no sentido de que quem tá no controle de tudo, que são os genes, e nós, indivíduos somos meros veículos de propagação deles.

Nicolas27 15/01/2023

Leitura puramente técnica. Mesmo com diversos exemplos bem elaborados para simplificar o entendimento, é interessante o leitor já possuir um primeiro contato com o assunto (genética, evolução...), mesmo que superficial. Um ótimo livro, rebate diversas teorias, nunca deixando de sobressair a própria teoria do gene egoísta - o que faz com excelência -, apresenta uma relação profunda com a teoria de Darwin, e, talvez o mais importante, mantém a preocupação do início ao fim com o entendimento do leitor. Ademais, algumas partes podem ser previsíveis quando entendido o rumo que leva o gene egoísta, mas somente durante pouco tempo, pois sempre surge um ponto inesperado, principalmente quando relacionado à espécie humana. Por fim, é essencial realizar uma leitura ativa, entendendo cada tese, e lembrar de todos os capítulos já lidos, já que são complementares, o assunto principalmente pode ter mudado, mas o "organismo" é o mesmo. Como Dawkins tentarei fazer um exemplo: "o livro é um sistema humano, podemos estudar cada órgão separado, mas no fim o que importa é como todos atuam juntos", e esse é o modo de ler este livro.

Hendrya 01/01/2023

Tudo bem, é uma leitura pausada.
O gene egoísta de Richard Dawkins tem uma premissa interessante, impactante e levemente melancólica. Pois, se considerarmos que basicamente somos um amontoado de máquinas de sobrevivência controlados por nossos genes que dependendo de mutações e polimorfismos se resultam pura e simplesmente em se reproduzir... Bem, ai vamos passar a vida nos vendo como um mero espectador. Sim, por mais que eu creia que tenha entendido o ponto de vista do autor, com o que sei a respeito da minha área de estudo - que a genética e a biologia molecular - concordo com algumas premissas como fico cética acerca de outras. Recomendo para quem se interessar pelo assunto, mas como leitura para passar o tempo não. É um livro pausado e que requer reflexão por isso se torna até certo ponto, visto que repete ideias e insere diversos exemplos, cansativo.

July 31/12/2022

O gene egoísta
A teoria do gene egoísta - o replicador - é aqui proposta por Dawkins como uma forma de enriquece a teoria da seleção natural e não empobrece-lá (p usar duas palavras antagônicas). Enquanto uma defende a teoria de grupo, onde "é feito o melhor para o bem da espécie", a teoria do gene egoísta vem quebra essa ideia, e traz os organismos como egoísta e "trabalhando" individualmente para seu próprio benefício. Claro que usei palavras simples e rápidas para resumir o todo desse livro. É necessário lê-lo com atenção, pois ele é profundo em suas ideias, e surpreendente para quem não tinha/tem (como eu), conhecimento sobre esse tema...

Prof. 04/12/2022

Nossos genes egoístas
Um livro que me fez repensar várias coisas na vida. Porque escolhi tais caminhos? Será q realmente o amor existe ou é tudo fruto dos meus genes egoístas?? Vou precisar reler esse, com certeza!! Muita coisa em jogo ?

Patti Vieira 15/11/2022

Leitura enriquecedora
Uma leitura que depende diretamente do grau de interesse do leitor em compreender o ponto do autor sobre o assunto. Em alguns momentos, pode parecer uma leitura lenta, insistente na explicação, mas, depois percebe-se a necessidade do autor em enfatizar alguns pontos para que mais na frente tudo faça sentido.

O livro é muito interessante e enriquecedor e vale muito a leitura. Uma curiosidade é que Dawkins foi o criador de "meme", hoje tão utilizado em ambientes virtuais.

Sidney.Santana 10/11/2022

F#D4!
Com certeza me deu uma visão muito mais ampla do mundo e da vida. Como citado no texto, eu sou um dos que tiveram uma educação evolucionista muito medíocre e simplista então não havia realmente parado pra pensar em algumas coisas descritas alí, além de não possuir a capacidade de conceber a grande maioria delas rs Terminei o livro profundamente maravilhado!