O Gene Egoísta

O Gene Egoísta Richard Dawkins

Resenhas - O Gene Egoísta

Sr. Carvalho 14/10/2022

Biologicamente bom
Um livro interessante, com pontos de vista peculiares!

O autor trás muitas noções de firma simples, para que todos possam entender.

Recheado de teorias e afirmações, o livro nos fala sobre a jornada dos genes, a luta pelo desenvolvimento, estratégias adotadas pelos mais variados animais para se darem bem e prosperarem.

Algumas estratégias são bem egoístas e não são apenas humanas!

Rodrigo.Rodrigo 25/05/2022

Richard Dawkins tenta responder a questão: quem é mais importante na vida orgânica evolutiva, os corpos dos seres vivos, formados por trilhões de células, ou os replicadores (genes)?

Tuninho 14/05/2022

Um livro essencial para quem gosta de obter conhecimento. A leitura é fácil, didática e empolgante. O autor é um craque. Inteligente, ele consegue colocar suas idéias de maneira simples e com uma linguagem fácil de entender. Adorei o livro.

Cássia 20/04/2022

Realmente é muito bom
Esse livro, sinto que é aqueles que se eu o lesse mais vezes, ele ficaria ainda melhor. Além do debate do tema principal, seus exemplos, além de ajudarem na compreensão dos argumentos, são muito interessantes por si só.
Quem gosta de assuntos relacionados as ciências/biologia, deveria lê-lo. O gene egoísta é o primeiro livro do Dawkins que leio, e agora que acabei, quero ler outros para conhecê-lo mais.

Vini 02/03/2022

Mudou a minha vida !
Não exagero em dizer que a leitura desta obra mudou a forma como eu me encaixava no mundo. De indivíduo buscando algum sentido no mundo, passei a me identificar como "máquina replicadora" livre para transgredir às "vontades" dos genes que me constituíram.
Há muita coisa que não temos conhecimento a respeito das origens da vida, mas essa definição de quem somos nós que o livro nos oferece me pareceu logicamente bem construída (apesar de que o método científico valida-se por si mesmo, independente da minha opinião) e suficiente para ajudar a encontrar "meu lugar no mundo", o que é um pequeno alívio para a espécie almadiçoada por saber que um dia vai morrer.
Enquanto estudante da área de biológicas, cada página desse livro foi um deleite. Mesmo sabendo um pouco mais que a média da população a respeito de alguns assuntos tratados ao longo do livro, não houve o sentimento de "não precisava ver isso denovo". Revisitar os conceitos básicos que já tinha conhecimento serviu para potencializar a experiência do aprofundamento das ideias conduzido por Dawkins de forma didática e cativante. Além de me esbaldar nas novas ideias tratadas por ele as quais eu não conhecia.

camilossantos 12/02/2022

Esse livro tem um conteúdo mais técnico, mesmo assim Dawkins consegue apresentar o assunto de forma mais leve explicando tudo de maneira didática e com muitos exemplos.
Consegui entender melhor muitas coisas sobre a teoria da evolução e principalmente sobre os genes, temas que sempre tive curiosidade, e como era de se esperar, foi muito mal abordado nos meus tempos de escola.
Foi uma leitura que me exigiu um pouco mais de concentração, um pouco pesada em muitos momentos, mas pela quantidade de aprendizado valeu muito a pena.

André 29/01/2022

Espetacular
Entender o funcionamento dos genes e como eles "lutam" para passar suas características para frente é fantástico. Utilizando diversos exemplos de animais e plantas o autor demonstra como os genes e a seleção natural atuam nessa "guerra" de sobrevivência e reprodução.

Jessivi 12/01/2022

O egoísmo implacável do gene
O clássico da biologia engloba ideais oriundas da evolução baseada na seleção natural de Darwin, genética e comportamento das chamadas máquinas de sobrevivência para defender que até mesmo atitudes aparentemente altruístas são resultantes do egoísmo implacável do gene, cuja definição é tomada de forma coerente com o restante da argumentação.

É especialmente interessante a forma que o autror escreve o livro. Embora haja algumas passagens que mostra uma visão um tanto preconceituosa em relação a algumas minorias socias, as metáforas e a lógica simples (porém com rigor científico) torna o texto agradável a leitor especialista, estudante e curioso.

No capítulo final, é introduzida a ideia de meme, discutida com profundidade no livro de Dawkins "Deus, um delírio". O meme seria, de maneira simplificada, o replicador responsável pela cultura e que diferencia os seres humanos dos demais animais.

No geral, é uma leitura capaz de quebrar paradigmas relativos a teoria evolucionista e que pode mudar a visão pela qual vemos o mundo biológico.

Selton.Miranda 11/10/2021

Uma maneira interessante de enxergar a evolução. Dawkins perpassa por conceitos como estratégias evolutivamente estáveis, fenótipo entendido, teoria dos jogos para culminar na hipótese que propôs no início do livro, o gene egoísta.

Mirele 30/09/2021

Uma narrativa de sua época
O Gene Egoísta é um livro histórico na biologia, com toda certeza, e os conceitos que ele trás são até hoje empregados, inclusive foi aqui que a palavra meme foi criada.

Tendo isso em mente, é importante falar que esse livro é totalmente produto de seu tempo. Foi publicado originalmente em 1976, com a segunda edição (que foi a que eu li) em 1989. Nessa época o genoma humano ainda nem tinha sido sequenciado. A gente não sabia muitas das coisas que sabemos hoje sobre genética e biologia molecular, duas áreas que mudam completamente a cada 5 anos, em que artigos de 2 anos atrás já são considerados obsoletos. Por isso, eu acho muito importante ter uma leitura crítica ao pegar o livro.

Algumas coisas que me incomodaram muito na leitura é que Dawkins desconsidera muito o ambiente. No último capítulo ele até abre um pouquinho pra esse ponto, mas ele parece esquecer que a seleção acontece sobre os genes através do fenótipo e que fenótipo é genótipo (genes)+ambiente. Um gene pode originar fenótipos totalmente diferentes em ambientes diferentes. Como isso entraria na teoria dele (isso já era sabido na época)? Ele também se prende muito aos animais em seus exemplos e teorias. O que faz total sentido, ele é zoólogo, mas a transmissão de genes em plantas, fungos, bactérias e, principalmente, em vírus, é diferente. Hoje nós sabemos que um mesmo pedaço do DNA pode fazer parte de mais de um gene, que mais de 80% do nosso nem tem genes, que provavelmente o RNA foi o primeiro replicador, antes do DNA, a gente conhece o splicing alternativo, a epigenética, entre outras coisas.

Então O Gene Egoísta deveria ser jogado no lixo como um livro sem importância? Não, A origem da espécies ainda é importante, mesmo sendo escrito antes da descoberta do DNA e da genética. Mas vão com calma, não tratem o livro como a bíblia da Biologia evolutiva. Em Ciência, as coisas andam muito rápido. Hoje a gente leva o DNA um pouco menos à sério.
Lonez 11/06/2022minha estante
Ótima resenha! Alguma sugestão de livros mais atualizados sobre o tema? Quero me aprofundar no assunto.

Mirele 12/06/2022minha estante
Olha, pra ser bem sincera eu leio pouco livros sobre, mesma sendo bióloga. É uma vergonha, infelizmente kkkkk Mas posso indicar sobre essa parte de biologia molecular dois: O gene, do Siddhartha Mukherjee; e Epigenética, do Richard Francis. Esse último é uma introdução muito boa ao conceito de epigenética, que é bem atual. Eu sei também que o próprioDawkins tem um livro bem mais recente sobre evolução chamado A grande história da evolução. Eu não li esse, mas acredito que seja mais atualizado também.

Isabela.Lopes 07/09/2021

Para mim sempre é um desafio ler livros de não ficção. Mas, de vez em quando me proponho esse desafio, e o escolhido da vez foi O Gene egoísta.
No início achei que o ritmo de leitura mais rápido, quando chegou no capítulo 11(54% do livro), na minha opinião começou a ficar mais lenta. Lembrando que essa foi a minha experiência.
No entanto, consegui refletir sobre alguns aspectos e adorei as curiosidades do mundo animal apresentadas pelo autor.

Heitor.Mattos 31/08/2021

Excepcional!
Um livro denso sobre a história da evolução humana, como nossas células batalharam ferozmente para chegar aonde estão. Dawkins escreve de forma fácil, a medida do possível já que o assunto é complexo, e faz o leitor ter várias reflexões (eu tive pelo menos), um ótimo livro para quem se interessa por Biologia e até mesmo questões sociais.

Charles.Araujo 22/08/2021

Para quem busca novos paradigmas
Indico para quem é curioso e principalmente da área de ciências biológicas, tem umas partes do livro que o autor fica meio relapso, mas certamente foi uma leitura que agregou muito para meu desenvolvimento pessoal e profissional e o melhor de tudo é que tem curiosidades incríveis sobre o reino animal.