Papillon

Henri Charrière

Resenhas - Papillon

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cadu 20/04/2015minha estante
Essa história dele ser respeitado por todos é forçada demais, tornando a narrativa muito cansativa. Em todos os lugares que ele vai, ele é amado, respeitado, idolatrado, etc.. Impossível de acreditar.
Sinceramente, achei o livro uma boa porcaria.

Paulo.Eduardo 10/09/2018minha estante
Olá, finalmente encontrei alguém que compartilha da mesma opinião, achei uma bela forçação de barra o fato de o Papillon falar (A) e todo mundo achar que (A) é a melhor opção, desde o diretor até o carcereiro, todos respeitam tão fielmente Papillon que fica muito tenso de acreditar na veracidade dos fatos...tem parágrafos tão enjoativos que fica complicado de terminar...enfim, irei agora para o Conde Monte Cristo, veremos se é melhor...

Yohan 15/06/2014

Biografia ou romance?
Henri Chrriere, vulgo Papillon, um francês condenado à prisão perpétua por assassinato, conta sua história nas prisões que esteve e, suas fugas. Papillon considera seu mandado de prisão injusta, portanto seu principal objetivo é se vingar do promotor, da falsa testemunha, e algumas outras pessoas que participaram do mandado.
Sua história se passa alguns anos antes da 2ª Guerra Mundial e termina com o final da Guerra. Além das prisões que ele teve acesso, a Ilha do Diabo foi o local principal de suas peripécias e tentativas de fuga.
Vale ressaltar que apesar de Henri Charriere ser o narrador-personagem do livro, estudiosos acreditam que esta não é a história de Charriere, mas sim de um outro prisioneiro da Ilha do Diabo.

Augusto 21/07/2013

Em Papillon - O Homem que Fugiu do Inferno, Henri Charriere nos leva consigo para dentro do terrível sistema penitenciário francês do início do século XX que, muito longe de reabilitar os homens que eram condenados a viver alí, serviam como uma espécie de "depósito de seres humanos" (e aqui uso a expressão "depósito" como um eufemismo para "túmulo").
Qualquer semelhança com a atual realidade do nosso sistema carcerário não é mera coincidência.
O que interessava aos "cidadãos de bem" era livrar a sociedade francesa do entulho humano que poderia lhes trazer alguma espécie de incômodo, como o próprio autor afirma em dado momento
(diga-se de passagem que é perfeitamente possível encontrar sentimento análogo em nossos dias).
Qualquer que tenha sido o crime praticado, um condenado aos trabalhos forçados deixava de ser humano. E o autor tem êxito em revelar o outro lado da moeda no que se refere ao caráter dos prisioneiros, assim como o fez mais recentemente o dr. Dráuzio Varela.
Acredito que apenas essa reflexão que o livro proporciona, já valeria a leitura.
Mas a obra não se restringe a isso. As diversas tentativas de fuga de Papillon, exitosas ou não, ora divertem e fazem rir, ora chocam e angustiam.
Os amigos que se perdem no caminho, as injustiças e privações suportadas e especialmente as vezes em que o protagonista é forçado a cumprir o desumano castigo na Reclusão (solitária) causaram-me forte impressão. Inevitável perguntar-se o quanto daquilo teríamos conseguido suportar. A perseverança de Henri é inspiradora.
E é nesse "caminho da podridão" que somos apresentados ao fascinante Henri Charriere, alcunhado Papillon ("borboleta" em francês), condenado injustamente à prisão perpétua por um homicídio que não cometeu.
A leitura fácil, a escrita direta, sem floreios e o ritmo sempre acelerado fazem com que as mais de 700 páginas passem bastante rápido, deixando-nos saudosos da companhia dessa intrigante personagem.

Icaro 16/04/2013

Em busca da liberdade
Esse foi um dos primeiros grandes livros que li na vida. Na verdade eu tinha lido outros, mas esse me marcou bastante. A narrativa é fantástica, crua e direta. Os detalhes são muito bem desenhados e o melhor de tudo, conta uma história real. Para um menino de 10 anos, idade em que eu devo ter lido, é de fato um grande estímulo para a leitura! Altamente recomendado!

Celle_ 14/02/2013

Papillon
Maravilhoso, esse é o tipo de livro que a gente só consegue "desgrudar" dele na última página. Conta a história de Papillon, condenado a prisão perpétua por um crime que não cometeu e suas diversas fugas. Uma leitura muito boa, super recomendo.

JulianaCalvelli 24/09/2012

É surpreendente e inacreditável a força de vontade que uma pessoa pode ter de sobreviver. Este é Papillon !

O livro, narrado por ele próprio, conta a história de um homem que é preso injustamente, e que nunca desistiu de lutar pela sua liberdade. De todas as maneiras Papillon tenta fugir da prisão, esse é seu maior objetivo e sonho, e ele fará de tudo para conseguir.

O livro consegue transmitir perfeitamente as sensações e os sentimentos do personagem, fazendo com que fiquemos mais próximos/ "íntimos" dele. A cada passo que Papillon dá, é como se você desse junto. A cada sofrimento que ele passa, é como se você sofresse junto com ele. Vale muito a pena lê-lo.

E para quem for procurar o filme, já aviso logo que infelizmente os finais são totalmente diferentes.

João Ricardo 14/06/2012

História real de um "rufião" francês preso injustamente. Muito bom, um dos meus livros favoritos. Ação, realidade crua e muita determinação, recomendo.

João Lúcio 21/04/2012

Gostei deste e dos outros livros sobre presidio que li; (Carandiru; Exilio de Ilha Grande e Esmaguem Meu Coração); são injeções de realidade; embora este misture realidade com ficção.
Tem um tempero extra de acontecer na época da segunda guerra e trazer um pouco de conhecimento sobre a participação da França e paises latinos sob um foco que ainda não tinha visto.
Fala da tentativa francesa de se livrar de seus presos problemáticos despachando-os para um conjunto de ilhas no continente latino. Estas inhas; expeciallmente a do Diabo; eram temidas pelas atrocidades; pela quase impossibilidade de fulga e pela lepra.
Leitura rápida para descansar de livros mais filosoficos e ou lentos e ou de linguagem dificil.

Andressa 31/01/2011

Esse livro tem uma narrativa ótima, é gostoso de ler e prende o leitor desde a primeira frase, muito forte por sinal.

Mas para mim seu final foi inesperado, chego a dizer frustrante. Um personagem forte e persistente, mas que, em minha visão, no final se perde um pouco e abandona certas coisas que o moveu no início. Enfim, só lendo para entender.

Daniel Pellegrino 02/01/2010

Ótimo livro
Faz um tempinho que li esse livro, e faz um tempão que tenho ele em casa hahaha. É uma história incrível, você vive todas as emoções, sofre junto com o personagem, se desespera diante injustiças e as vezes a gente até perde a fé por ele, por tudo que ele passa. Mas ele é um guerreiro e o livro é uma lição de vida. Aprendemos a dar valor a tudo que temos e aprendemos também a não se deixar derrotar nunca. Coloque-se no lugar do personagem e terá sua fé fortalecida, e quando falo em fé, não estou falando no sentido religioso, mas sim fé na vida, fé em quem você é e fé na sua capacidade.

allBefine ® 26/11/2009

Não abandonei !
Na verdade, não que eu tenha desistido do livro, apenas parei, e com o tempo o livro sumiu. Mais vou retomar a leitura qdo acha-lo novamente.

camila 14/11/2009

esforço e dedicação
demorei pra terminar esse livro.

deixei de lado muitas vezes, porque são narrados fatos nauseantes, e eu ficava meio enjoada (haja estômago viu!), e também porque há várias passagens cansativas e tediosas, como aquelas em que o autor explica como construir um barco.

ainda por cima, há os momentos em que o personagem fica se vangloriando. é claro que um cara desses - inteligente, forte, honesto, íntegro, líder, que consegue suportar tudo aquilo, que consegue fugir várias vezes das prisões com sucesso - é "fodão", mas ele não precisa ficar lembrando o leitor disso o tempo todo. afinal, basta a narração dos fatos pra gente ver que o papillon é, realmente, o máximo.

é um livro que requer um pouco de esforço e dedicação, enfim, mas que vale muito a pena!

com ele a gente fica sabendo como era o sistema prisional francês, o que era a extinta e absurda pena de degredo, o funcionamento da prisão aqui na américa do sul, a vida social na américa do sul, os mares, os países, as ilhas.

sem contar a aventura toda que é sair de um "país civilizado" e vir para a "selva" e as mil aventuras arriscadas, perigosas e envolventes vividas pelo papillon nas inúmeras tentativas de fuga.

a leitura flui com facilidade, a escrita é moderna.

e acima de tudo, a atitude do papillon é inspiradora: ele é um homem que trabalha todos os dias, que se esforça, que se dedica, que não se conforma mas não enlouquece, que se arrisca e que não tem medo para conseguir o que quer.

Márcio Tigre 29/10/2009

Gostei muito desse livro, tinha assistido o filme e gostado e como sempre o livro se mostrou muito melhor.
mariacelia.rosalopes 06/01/2015minha estante
Gostei mto do livro e do filme , assistir umas 3 vezes
Quem ja leu Banco??? continuação de Papillon , mto bom

Sergio de Andra 17/09/2009

Fantástico
Eu havia visto o filme, a muitos anos atrás quando ainda era menino.
Encontrei este livro em uma sebo e resolvi relembrar a história, fiquei encantado com uma narrativa de altíssimo nível.

A história é originial e ímpar! Para quem ainda não leu, não perca tempo, vale muito a pena.

Junqueira 07/08/2009

Intrigante, angustiante, emocionante!!! Um exemplo da capacidade de superação humana!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6