Papillon

Resenhas - Papillon

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mih Alves 22/07/2009

É bom demais !
Devorei este livro, é bom demais !
Henri charrière foi um dos poucos que conseguiu fugir da Ilha do Diabo, onde o sofrimento era constante e a vida escorria pelos dedos como areia, degradando-se a cada segundo que passava. Com isso escreveu Papillon, que nada mais é do que sua própria bibliografia.
Todo o enredo, todos os personagens.. Tudo é descrito de uma maneira verossímel. O sofrimento, a vida, as intempéries, enfim... Tudo que sofreu é comovente. Percebe-se que pela vida, pela libertação e pela felicidade o ser humano é capaz de fazer tudo, doar até mesmo sua última gotoa de sangue.. seu último suspiro.
Dominique 11/08/2009minha estante
Parabéns, pela resenha. Vc captou a mesma sensação que eu... é inesgotável o desejo de ser livre e feliz nele.

Amanda Azevedo 14/09/2012minha estante
Seria: sua própria biografia, não?

Rosana 07/09/2021minha estante
É um clássico ..retrata a perseverança e persistência e a esperança de um homem que sonha com a liberdade.. um clássico que não deve ser esquecido.. recomendo

Lui 14/12/2021minha estante
Eu li um artigo que dizia que o verdadeiro autor usou esse nome como pseudônimo, viveu seus últimos dias no Brasil com mulher e filhos, enquanto outro vivia em outro país como autor da obra, vou dar mais uma vasculhada na história e acrescento à resenha.

Maria 06/06/2022minha estante
Oops...o mesmo texto foi com erros de digitação. Não sei como apagar ou corrir. Desculpe. Eu quis dizer que li esse livro nos 70 e foi um dos livros mais vendidos naqueles anos. ??????

Dominique 09/06/2009

Surpreendente! Fantástico!
Papillon é um daqueles livros que te faz pensar que o pior já aconteceu no primeiro capítulo e que depois nada mais acontecerá. Os infortúnios de Henri Charrieri são tão grandes e lamentáveis, que há momentos que não tem possibilidade de você progredir na leitura para poder parar para refletir. O pior de tudo é que ele foi condenado a prisão pérpetua na Guiana Francesa, sendo, no entanto, inocente. Mas durante toda a história, Henri elabora milhares de fugas para sair da pior prisão existente na época.

Uma das maiores lições que tirei dessa biografia é que mesmo seu corpo estando preso, no caso dele no presídio, sua alma estava livre para voar para onde quisesse. Henri ficou preso durante dois anos na solitária sem comunicação com ninguém, além do médico que ia ver periodicamente se os prisioneiros já haviam morrido. A solidão quase enlouqueceu-o, mas sua alma estava livre para vagar pelas memórias e lembraças que possuia. Infelizmente, ele ficou cerca de 15 anos preso até conseguir através de uma fuga mirabolante se livrar da Guiana.

Papillon ocupa com certeza a posição de um dos melhores livros que já li. Ele continua sua história no livro "Banco", onde Henri conta como era sua vida antes da prisão na Guiana e depois de finalmente ter conseguido se libertar dela. É uma história fantástica onde há momentos que você não acredita como ele sobreviveu.

Priscila Colombelli 23/06/2009minha estante
O livro é maravilhoso. Dá para chorar, rir e se divertir com Papillon.

xisler 10/01/2009

excelente
Livro excelente, de leitura rápida e fácil.

Mya Pacioni 11/01/2009minha estante
Só vi o filme! Muito bom, por sinal! :D