@mor Daniel Glattauer

Resenhas - @mor

Raffafust 14/08/2012

O amor virtual
Quando o livro chegou em minha casa eu quis ler logo, achei a história interessante e já tinha ouvido algumas pessoas falarem bem.
Ao começar a ler me encantei de verdade com o mundo fictício que pode muito bem acontecer na vida real que o livro envolve.
Para começar o autor coloca dois personagens que nunca se viram mas que se envolvem de forma absurda pelo simples motivo de um deles ( Emma ou Emmi) ter mandando um email para um endereço eletrônico errado no intuito de cancelar uma assinatura de revista.
O que era para ser somente um email indo parar na caixa de entrada errada vira um flerte entre Emmi e Leo. Os diálogos trocados entre eles são muito inteligentes e apesar de o livro inteiro ser uma troca de emails em momento algum ele fica cansativo.
Mérito para o autor Daniel Glattauer que mantém a qualidade do texto durante o livro inteiro.
No entanto, me incomodou quando descobri lá pelas tantas do livro que ela era casada. Traição é traição mesmo que seja virtual...e mesmo que boa parte dos emails trocados insinuem mas não caiam no amor declarado até o grand finale.
Se a história não fizesse os românticos incuráveis quererem a todo custo sairem mandando emails para várias caixas a procura de um Leo - diga-se de passagem o personagem fofíssimo que faz todo o livro parecer fofo- eu teria odiado o final que deixa a desejar...pelo visto terá continuação...ou não...pensei que talvez o autor queira que a gente imagine o que rolou.
A verdade é que tudo que começa virtual tem uma forte chance de virar real...se muitas amizades nascem assim porque não o romance? O problema na visão do autor é tudo que acarreta quando transformamos ou deixamos que vire realidade.
Dá pena do marido " traído", dá pena de Leo...e senti pouca simpatia por Emmi...nada que comprometesse o que senti lendo esse livro : admiração .O autor é realmente muito bom!

Hannah Monise 22/09/2012

Amor Virtual
Relacionamentos virtuais: algo muito moderno e até que comum hoje em dia, não?

Um e-mail mandado por engano resulta numa bela história de sentimentos, ou, não sei até onde isso encaixa, de amor, entre Leo Leike e Emmi Rothner. @mor é um livro extremamente emocionante e intenso. Entre palavras, os personagens acabam se envolvendo de uma forma muito forte e bonita.

Hoje em dia não é raro ver pessoas com relacionamentos virtuais, tanto de amizade quanto amoroso. Quem é que, por acaso ou motivos até engraçados, como ser fã de uma série, ator, filme, gostar de um livro, e até entre a blogosfera, não tem sequer um amigo de outro estado? E, raro, mas não impossível ou difícil de encontrar, vemos também namoros virtuais alimentados por MSN, Facebook, Twitter e, o mais próximo possível, um sms ou uma voz ao celular. Quem vive ou já viveu um pouco disso tem uma facilidade maior de se emocionar na leitura do livro.

O livro inteiro é escrito apenas pelos e-mails trocados por Leo e Emmi, sempre indicando o tempo demorado para que fossem respondidos ou, simplesmente, para que fossem mandados outros. É rápido de se ler e sua escrita é coloquial, facilitando ainda mais o devorar do mesmo. A emoção fica entre as palavras, nos simples diálogos entre ambos.

Pude sentir o frio na barriga de cada um esperando o e-mail do outro, a ironia, grosseria e sentimentos expressos nas linhas de cada e-mail... Pude sentir a dor de querer e não poder ter um ao outro. Sensações e sentimentos esses trazidos juntamente com nostalgia. Peguei-me chorando no ônibus ao ler e sentir o amor entre eles. Intenso, forte e muito (muito mesmo) lindo!

Por tamanhas emoções que me proporcionou, por eu ter me identificado bastante e me sentir vivenciando tudo aquilo, este livro mereceu ser favoritado.

"Alguém que tem um medo grave de encontros reais. Que precisa criar constantemente seus mundos fantasiosos, porque não consegue se orientar em ambientes concretos, vivos, palpáveis e reais." (Página 29)

Cris Oliveira 05/09/2012

Adoreiii o livro. Todo ele escrito em formato de emails. Aliás, a troca de emails gerou uma relação entre Emmi e Leo,que nem sei nomear, mas foi muito interessante o desenrolar de tudo.. É uma leitura leve, agradável, engraçada e que flui tanto que quando percebi já estava na metade do livro. O final é de matar o autor.. kakaka. Fiquei mega curiosa para saber a continuação dessa história.

Gustavo 30/09/2012

@mor
@mor é um livro muito intrigante que desperta muita curiosidade do início ao fim. Leo e Emmy se conhecem por acaso, numa troca de e-mails por engano. Impressiona como eles criam uma forte relação a partir de emails até o ponto de discutirem o que um encontro pessoal poderia afetar essa forte relação. O que acontece na última página do livro é surpreendente e para melhorar, o livro ainda terá uma continuação.

Samira Chasez 14/10/2012

@mor
Comecei a ler porque tinha acabado recentemente o livro Fiquei com o seu livro e achei o livro similar em algumas coisas com o @mor e como queria um assunto parecido com o anterior comecei a ler. Primeiro tenho que falar que adorei a ideia de que um e-mail escrito errado podia iniciar um relacionamento, meio estranho, mas um relacionamento virtual. Inclusive cheguei a pensar em mandar um e-mail errado para ver se o mesmo podia acontecer comigo, mas esse tipo de coisa acha que até pode acontecer na vida real, mas deve ser muito raro.

A personagem principal no inicio achei ela meio paranoica, ciumenta e muito chata e não entendia como ela queria tanto ser dona do “Léo” quando ela já estava casa. Em minha opinião a coisa mais certa a se fazer era ela se jogar de cabeça no ela estava vivendo com Léo porque assim ela está fazendo os três interessados (ela, Léo, e o marido) sofrerem.

E acho que para tentar tirar ele da cabeça ela cisma em apresentar ele para a sua melhor amiga, isso só irá se motivo de mais ciúmes porque fica provado que ela sente algo por ele, mas está relutante em assumir e talvez só vá ser capaz de fazer isso quando já for tarde de mais e ela perderá a sua chance de ser feliz com quem ela realmente ama.

Adorei os diálogos dos e-mails trocados entre eles e até achei que o autor se superou, pois, não teve nenhum pouco de gírias de internet. Sabia quando comecei a ler que era diálogos trocados via e-mail e pensei ah deve ser aquelas gírias e palavras reduzidas que já estamos acostumados nas nossas redes sociais. O livro me lembrou a um filme muito antigo com a Meg Ryan, acho que o nome dele era Mensagem para Você que era basicamente a história desse livro, mas que eu me lembre era não era casada, mas o relacionamento era baseado em trocas de mensagens instantâneas e naquele tempo estávamos a recém descobrindo esse fenômeno que é a internet..

Eu recomendo muito esse livro, mas só uma coisa me deixou triste e chateada nesse livro o seu final que não vou revelar, mas posso dizer que é de revoltar qualquer um. E agora tenho que aguardar o próximo livro que até o fim desse ano será lançado assim espero.

Débora 16/11/2012

Essa resenha e muitas outras estão no meu blog.. Segue lá, que tem muiiiito mais..

Comecei a ler esse livro, em um dia a noite, e terminei ele no outro dia de manhã. Lembro que a Aline me perguntou, 'que isso, você já acabou?' kkkkkkkkkkkkkkkkkk' Mas então você que está lendo esta resenha pode pensar que eu amei o livro, por isso acabei ele tão depressa, mais não se engane, por que não foi um @amor assim!
Primeira coisa, o livro não tem dialogo entre os personagens, o único diálogo estabelecido por eles são os e-mails que eles mandam um para o outro.
Ficava meio perdida tinha hora, e não gostei muito, por que ficava uma coisa meio interpessoal sabe, só conhecíamos o que os personagens falavam deles. Senti falta de uma aproximação mais verdadeira com os personagens sabe. Não senti carinho por eles como sempre sinto.

Enfim, a história começa quando sem querer Emmi manda um e-mail para o Léo por engano. Ela estava tentando cancelar a assinatura de uma revista, e o endereço de e-mail da distribuidora de revistas com o do Léo são quase idênticos. Emmi manda esse e-mail por diversas vezes, e não recebe uma resposta da editora, ate que Léo resolve esclarecer a confusão. Emmi pede desculpas e não manda mais e-mails pro endereço errado.
Se passam alguns meses, e ele recebe um e-mail de mensagem automática de 'boas festas e próspero ano novo', e respondeu novamente o e-mail dela.
Ai tudo começa..

Não vou contar mais, senão vou revelar toda a história. Mas antes de terminar essa resenha, gostaria de dizer, que fiquei TREMENDAMENTE indignada com o final.. Ele acaba simplesmente com um, CONTINUA..
Aaaaaaaaaaah, a vontade que me deu de xingar foi a maior de todas..
Mais, deixa né, por que a continuação está prevista para o final desse ano!!

Bom gente, espero que tenham gostado da resenha, e gostaria muito de saber a opinião de vocês!!
Quem já leu?? Quem quer ler??
Beeijos, até mais..

camila 29/06/2013

foférrimo
Comecei e só parei quando terminei o ebook. Muito bom e com tiradas mega bem colocadas. O livro é meio qualficado para young adults e, mesmo tendo passado há muito tempo desta fase, adorei a leitura.

Duda 01/08/2013

Simplesmente perfeito!
Há tempos eu não lia um livro que realmente me prendesse do começo ao final, que me deixasse ansiosa a cada segundo que eu não podia lê-lo e que mexesse com as minhas emoções da forma como esse livro fez. Amei cada segundo!

lu areias 21/08/2013

Resenha do blog - Livros e Bolinhos
Tudo começa quando Emmi Rothner tenta cancelar uma assinatura de revista. Por uma questão gramatical – muito bem explicada em uma nota do tradutor, aliás! – o e-mail vai parar na caixa de entrada errada.

Pouco depois, já no final do ano, o mesmo Leo Leike, que foi confundido com a revista Like, recebe um e-mail coletivo de feliz natal e próspero ano novo da mesma Emmi Rothner. A partir daí, o que era uma conversa virtual casual ganha outra dimensão.

Emmi e Leo começam uma amizade baseada na troca diária de e-mails. A atração pelo que o outro escreve cresce motivada pela curiosidade e a ausência de um rosto por trás daquelas mensagens.

Ele recém terminou um longo relacionamento e está trabalhando em uma pesquisa que envolve comunicação virtual. Ela, por sua vez, é casada e feliz. Não poderiam estar em momentos mais diferentes da vida… E ao mesmo tempo tão próximos.

Acompanhamos a troca de confidências, um jogo de sedução e descobertas, a criação de laços fortes e a tentativa – quase sempre frustrada – de um convencer o outro a aparecer [OK, na maioria das vezes é Emmi quem tenta...].

Escrevi cinco parágrafos e já estou odiando tudo o que digitei pelo simples fato de não fazer justiça ao livro, a história e aos personagens. A história de Leo e Emmi é complexa, como qualquer construção de relacionamento, mas ainda tem o agravante de ser virtual.

Fatalmente a vida real e o mundo digital convergem para um encontro, mas eles tentarão evitar – sabe quando você quer e não quer que algo aconteça? – o máximo possível. O medo de estragar o que construíram é enorme! E suas expectativas podem ser frustradas.

Nós, assim como eles, só conhecemos o que se passa entre as caixas de entrada. Tudo o que descobrimos de suas vidas no mundo real chega até nós através das mensagens eletrônicas que trocam, o que também torna ainda mais bacana a tentativa de construirmos uma imagem dos personagens na nossa cabeça.

Daniel Glattauer conseguiu construir protagonistas fascinantes e diálogos extremamente envolventes (e muitas vezes engraçados). Comecei o livro em uma manhã e não desgrudei dele até terminar – e isso inclui enquanto estava na academia!

Ri bastante, chorei, questionei atitudes, fiquei apreensiva etc etc etc. Mas o mais impactante foi o que senti no final: COMO ASSIM “CONTINUA”? COMO ASSIM? Quase tive um treco ao descobrir que o livro tem uma continuação e que só será lançada em inglês em agosto!

Pra piorar: o autor é austríaco e nem posso ler em sua língua original. HAHAHAHA Mas, logo depois do meu surto, escrevi pra Suma de Letras e descobri que eles pretendem – se tudo der certo – lançar a continuação ainda este ano! \o/

Lamento não ter conseguido fazer a resenha que o livro merece, mas recomendo @mor como um romance levíssimo, curto, ágil e apaixonante. E tudo fica ainda mais interessante pelo livro ser todo escrito em e-mails! Acho que quem gosta de histórias doces, românticas, surpreendentes e inteligentes vai se apaixonar – assim como eu. :)

Karini.Couto 24/08/2013

"O livro é fantástico! Quando digo isso, falo com o mais sincero sentimento. Falo o que de fato senti. Um romance jovial e arrebatador!"

Através de um e-mail enviado por engano, duas pessoas desconhecidas começam a se corresponder e a partir daí o interesse ou necessidade daquela troca de e-mails passa a virar uma espécie de dependência, onde um precisa ler os e-mails do outro para se sentir alegre, completo e fugir da realidade, que já não se mostra tão agradável quanto aquele mundo virtual que dividem!

"Ah, Leo, Leo, Leo. Está tudo tão difícil pra mim
nesse momento. Eu não estou de bom humor.
Falta-me disposição. Falta-me vontade pra qualquer coisa.
Falta-me Leo, o único. Eu não sei para onde isso vai levar.
Não quero saber de jeito nenhum. Pra mim tanto faz.
O importante é que você me escreva logo de novo."
(e-mail de Emmi para Leo - pág.159)

É interessante a abordagem do livro e posso dizer de antemão que isso realmente acontece além das páginas literárias. Quem nunca se viu correspondendo-se com um estranho certamente um dia o fará. Pois é bem mais interessante trocar e-mails com um estranho, aguçando a curiosidade e até bem mais fácil se abrir com alguém que está atrás das telas do que pessoalmente, com um vizinho ou amigo de longa data!
Ao fazer isso não esperamos nada, podemos ser quem nunca demonstramos ser; não precisamos nos esforçar para agradar; afinal se não for interessante é só "deletar". E é a partir desse ponto que Emmi e Leo se relacionam; Emmi insiste em dizer que pessoalmente não é tão intensa demonstrando seus pontos como o faz ao trocar e-mails; que na "vida real" ela se esforça para agradar e ser aceita, já naquela pequena tela onde tecla suas mensagens não precisa fazer isso, pois o intuito não é agradar ou ser aceita e sim, ser quem realmente é por dentro! Já Leo usa essa situação para curar sua fossa; após ser traído e rejeitado por sua namorada Marlene, a quem constantemente menciona em seus e-mails para Emmi. Leo sente-se só e vê nessa troca de e-mails uma "substituta" para Marlene; alguém que o ajudará a passar por essa fase!

"Marlene não quer me deixar, e eu, não consigo prendê-la.
Eu estou um pouco bêbado. Não muito, mesmo.
Você vem até aqui, Emmi? Vamos nos beijar?
Já estou um pouco bêbado. Mas não muito.
E agora é a sua vez de novo, escreva pra mim, Emmi.
Escrever é como beijar, só que sem lábios.
Escrever é beijar com a cabeça.
Emmi, Emmi, Emmi."
(e-mail de Leo para Emmi - pág.76)

O que é bastante intrigante é que após tantas trocas de e-mails, Leo realmente demonstra que seu interesse por Emmi, vai além do teclado; em muitos momentos ele deseja de fato tornar palpável toda troca virtual, enquanto Emmi o confunde e nos confunde, pois várias vezes cita seu "casamento feliz" sua "vida estável" e que não tem intensão alguma em tornar essa relação nada além do que já é; um pequeno escape de sua rotina insossa. Porém, aos poucos Emmi vai se revelando a Leo, a nós e até a ela mesma; sentindo ciúmes de Leo.. sentindo uma necessidade avassaladora de ler os e-mails dele como se sua alegria dependesse disso; aos poucos vamos percebendo paixão e muita confusão mental, pois nada foi programado, tudo foi acontecendo de forma natural! Eles se correspondem há um ano e nunca se encontraram, pois um ou outro sempre dá para trás, com medo de que ao tornar a relação palpável ela possa ruir, não restando nada além de decepção e frustração!

"Não é que eu queira ser Emmi, eu SOU Emmi.
Eu sou a Emmi de outra pessoa.
Ele nunca me viu, mas ele me descobriu.
Ele me reconheceu.
Ele me tirou do meu esconderijo.
Eu sou a Emmi dele.
Pro Leo, eu sou Emmi."
(E-mail de Emmi para Leo - pág.184)

Um encontro virtual ao acaso, que pouco a pouco torna-se um romance cheio de altos e baixos. Com temas em foco, como traição, rejeição, ciúmes, culpa, amizade, dúvidas, medos e etc.

Um diálogo maduro, instigante, intenso, sensual que vai deixar o leitor extasiado do inicio ao fim!
"Eu só quero cheirar a sua pele, Emmi.
Não quero saber qual a sua aparência.
Nós não acenderemos as luzes.
Completamente no escuro.
Somente alguns beijos, Emmi.
Isso é ruim? Isso é traição? O que é traição?
Um e-mail? Ou uma voz? Ou um cheiro?
Ou um beijo? eu gostaira de estar agora
com Emmi. Eu fico de olhos fechados.
Eu não preciso saber como você é.
Eu só preciso cheirar você e beijar você e sentir,
bem de perto. Eu estou rindo de felicidade.
Isso é traição, Emmi?"
(e-mail de Leo para Emmi - pág.150)

A Suma acertou em cheio ao publicar esse livro tão jovial e intenso!

O final do livro me deixou aflita e alvoroçada para ler a continuação e saber o que será de Leo e Emmi. E até mesmo o que será do Sr. Bernhard (esposo de Emmi) que sempre pareceu tão apático a tudo que estava acontecendo a sua volta e de repente mostra-se tão envolvido quanto os próprios Leo e Emmi!

Só o que desejo é que Daniel Glattauer nos presenteie com mais e-mails de Emmi e Leo, pois estou apaixonada por esta estória!

site: http://www.mixliterario.com/2012/05/resenha-premiada-mor-daniel-glattauer.html

Só Sobre Livros 02/09/2013

Amor por correspondência
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/09/amor-por-correspondencia-aline-basilio.html

Mari Duarte 04/09/2013

Amor
Emmy Rothner queria apenas cancelar a assinatura de uma revista e manda um Email para a mesma para cancelar, mas por um acaso do destino ou um simples erro de digitação acabou por enviar para o Email errado e para sua sorte foi para Leo Leike.
Léo poderia simplesmente não responder aos Email por engano de Emmy, mas por um acaso do destino ele á respondeu e é assim que começa uma grande amizade.
Os Email de inicio são banais é apenas apresentação de ambos e a partir de temas simples o carinho, o encanto, a amizade foi crescendo, eles podiam se sentir por suas palavras. Até que por parte de Emmy ela sugere um encontro as escondidas em que ambos vão no mesmo lugar, na mesma hora, mas sem necessariamente se encontrar...
Não esperava amar tanto esse livro como amei, mas o titulo já é capaz de resumir todo o livro, falando agora um pouco do Design posso dizer que a Editora Suma das Letras caprichou pois o livro é todo em formato de Emails, mas claro sem a linguagem internetês, e todas as capas já publicadas pela editora são lindas.
O livro termina de uma maneira muito angustiante, porque você fica com aquele desejo de "quero mais" e se você for igual a mim que tem falta de ar de tanta ansiedade e que não consegue se acalmar ate terminar a continuação aconselho primeiramente a comprar o segundo livro Emmy e Leo antes de terminar o @mor.

site: http://bilhetesliterarios.blogspot.com.br

Fran 06/09/2013

@mor Surpreendente
Olá Caros Leitores!

Um romance epistolar moderno, pois ao invés de trocas de cartas temos a troca de e-mails. Um pequeno equivoco no destinatário de e-mail poderia modificar duas vidas e aproximá-las de uma forma surpreendente? Acompanhe a resenha de @amor e se apaixone por essa diferente e instigante história.

Emmi queria apenas efetuar o cancelamento da assinatura de uma revista e por uma simples troca de letras devido a pronuncia muito semelhante seu e-mail termina na caixa de entrada de Leo. Depois de se desculpar pelo primeiro engano, um tempo depois ela envia um e-mail coletivo para seu catálogo de endereços e novamente Leo o recebe por engano.

A partir daí eles começam a trocar e-mails constantemente aguçando a curiosidade um do outro. Leo acaba de sair de um relacionamento e ele tem certas dificuldades em suas relações pessoais. Seu interesse por Emmi aumenta a cada sinal de nova mensagem, porém há um pequeno problema ela é casada.

“Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça.”

Ainda sim a vontade de se corresponderem é maior e eles acabam fazendo parte da vida um do outro. Entre jogos de adivinhações, frases aparentemente vazias, mas que dizem muito mais, eles seguem nesse mundo virtual. Porém em algum momento a linha deve ser cruzada. O que pode acontecer em uma história que se iniciou ao avesso?

Confesso a vocês que foi o primeiro romance do gênero que li (epistolar) e me apaixonei pela narrativa. Ela é rápida, instigante e te faz devorar o livro, pois a cada mensagem você precisa saber o que o outro vai responder e aonde tudo aquilo vai levar. Li o livro em um dia, melhor, horas, pois é impossível parar. O autor consegue te prender de uma forma que eu não imaginava.

“Novos tempos não podem nunca ser como os velhos tempos. Quando se tenta, eles parecem tão somente antigos e gastos, como aqueles pelos quais se suspira.”

Os personagens são muito bem construídos dentro da narrativa e extremamente cativantes. Não vou mencionar nenhuma de suas características pessoais, como idade ou aparência, pois o interessante é o leitor ir descobrindo junto com Emmi e Leo.

A sensação durante toda a leitura é angustiante, mas de uma maneira boa, o leitor vibra com cada mensagem e como os dois personagens vão nos mostrando sua história. Fiquei presa naquela espera por conhecer melhor os dois e entender o motivo do comportamento de cada um. O final, não vou enganá-los,...

Continue lendo!

site: http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/2013/06/mor-de-daniel-glattauer.html

Rennan 08/09/2013

Uau !
Ótimo livro, simplesmente amei.
A forma como foi desenvolvido ao longo da história a relação entre os personagens foi sensacional, sim houve alguns excessos por parte do autor em repetir com demasia as idas e vindas da "aproximação" enter eles.
Porém si ele não tivesse pecado nisto o enredo não seria tão envolvente ,espontâneo, tão... possivelmente Real.