O Povo Brasileiro

O Povo Brasileiro Darcy Ribeiro




Resenhas - O Povo Brasileiro


150 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Irapuan 15/05/2012

o resultado da mistura
O Brasil tem sim personalidade própria e sua cultura é uma das mais ricas e exclusivas do mundo. A mistura de raças e o modo de sua colonização o identificou como é hoje. ...continua depois
comentários(0)comente



Fenix.Pires 10/06/2018

História do Brasil
Ler Darcy Ribeiro é sempre um desafio intelectual mas acima de tudo uma aprendizagem. Com uma visão histórica marxista, nos expõe um pedaço de nossa história e nos explica a dificuldade que o Brasil tem de dar certo. A explicação mais plausível a esse questionamento, segundo o Dr Darcy, é que o Brasil não nasceu para dar certo. O Brasil nasceu nasceu colonia, se desenvolveu como colonia, e não sabe ser outra coisa, a não ser colonia.

Recomendado
comentários(0)comente



Matheus.Costa 27/08/2017

Linguagem clara, capítulos bem divididos, uma leitura realmente prazerosa para se entender a dinâmica da formação identitária brasileira e de quebra ainda desmistificar muitos preconceitos.
comentários(0)comente



Volnei 19/03/2017

O povo Brasileiro
Esta obra traz de maneira bem clara como foi a formação da nação que hoje conhecemos como Brasileira.
lendo este livro alguns conceitos com certeza deixam de fazer sentido a partir do momento que compreendemos que somos a mistura de vários povos, das mais variadas etnias. Neste ponto o racismo passa ser algo irracional para um povo que traz em seu sangue as mais variadas misturas. Somos a nação mais completa do planeta pois temos aqui representados pessoas de todos os demais continentes

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br
comentários(0)comente



Andre.Luiz 19/03/2017

Comprei na lua de mel, livro interessante mas muito extenso, é difícil de ler.
comentários(0)comente



Paulo 01/03/2017

Livro essencial para o entendimento do que é o brasileiro e, consequentemente, o Brasil.

O livro responde um dos porquês de uma pergunta que eu carrego há um tempo: de como um país tão grande e diversificado como esse conseguiu se segurar unificado, sobre um mesmo nome, ao contrário das colônias espanholas que se esfarelaram em países diferentes.

O brasileiro é fruto disso que Darcy chama de ninguendade. Esse acaba com o tempo criando sua própria identidade, embora a ideia de "Ser Brasileiro" ainda não tenha surgido nessa época. As diferenças dentro do teria fazem surgir movimentos de identidade própria, mas essas sempre surradas pela força imperial ou, mais a frente, a força nacional.

O modo escravagista também foi um dos motivos usados para a satisfação do agronegócio e seus donos de terra, assim mantendo o território sobre a mesmo controle. Daí o Brasil ser um dos últimos países a abolir a escravidão, senão o último.

Um livro que tem sintonia com aquele de José Murilo, cidadania no Brasil. A quem a história brasileira favoreceu e como surgiram e se desenvolveram os tipos brasileiros.

Repito o que já foi dito em uma das resenhas aqui, minha parte favorita é Os Brasis. O sertanejo, o caipira, o gaúcho, etc.
comentários(0)comente



cesinha 17/03/2010

Abandonei, mas vou retomar!
Excelente livro, abandonei por falta de tempo, cheguei a ler metade dele, na época estava na universidade, mas pretendo retomar a leitura. Até o ponto que parei, achei uma grande obra. Recomendo de verdade!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sassá. 06/04/2011

Quer conhecer como tudo começou... então comece lendo este livro.
A formação do povo brasileiro contada de uma forma verdadeira por Darcy Ribeiro, este escritor extraordinário.
Este livro deveria fazer parte da grade curricular dos colégios brasileiros.
comentários(0)comente



Naslen 01/05/2024

O povo brasileiro - Darcy Ribeiro
Leitura necessária para se entender melhor a formação e o sentido do Brasil.

Darcy Ribeiro traça cronologicamente de forma minuciosa a formação do Brasil e que sentido este vai tomando.
O autor desmistifica o mito da democracia racial tão bem incutido na sociedade brasileira. Escancara como vai se moldando e se reconfigurando as estruturas para manter distantes as classes sociais e a partir desse abismo sempre beneficiar uma classe, sobre outra.
Com muita paciência, no final do livro, retrata os diferentes Brasis que temos dentro do mesmo país. Para Darcy, o Brasil ser tão extenso e rico com culturas diversas, mas dividir a mesma língua e identidade é o que o faz ser tão único e fenomenal.

Darcy demonstra a potência que o nosso país tem de ser maior e melhor. A riqueza que temos, precisamos conhecer e decidir o que fazermos com essa consciência.
comentários(0)comente



Marcos5813 03/09/2014

INCRÍVEL!!!!
Há uma expressão talvez um pouco mais apropriado para definir o livro "O Povo Brasileiro" do Darcy Riberiro, "inefável mas crível", pois aquele que o ler entenderá a expressão do homem brasileiro em sua cultura, em suas artes, em suas conquistas, em suas guerras, em seus horrores, em sua dor. Lavado com sangue de índio e negro, mas mais humano porque menos diferente e mais belo pois está no lugar mais lindo do mundo. Para entender o povo brasileiro temos que passar além da dor e perceber que nossa herança étnica e racial foi uma dádiva feitas pelos homens e cultuada por nossa gente.
comentários(0)comente



Paulinha 21/02/2011

Paula Cordeiro
Darcy Ribeira dá uma aula de história brasileira com esse livro. Acho interessantíssimo para todas as idades, principalmente para as pessoas que curtem história nacional.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ÃLINHO 03/10/2011

ETA POVÃO
Impressionante, depois de ler este livro, agora quando estou na rua, fico observando o biotipo e a fisionomia das pessoas e tentando analisar a sua origem. É incrivel, faça vc. tambem. E aí minha imaginação viaja......
Somos realmente um laboratório de raças, uma mistura muito grande, que nenhum país tem. Coitados dos indios e negros, como sofreram e ainda sofrem. Será que algum dia, teremos uma população que saiba contestar e lutar para melhorar. Somos um povo muito passivo e vivemos sem esperanças.
MELHOR MORRER LUTANDO DO QUE VIVER DE JOELHOS.
comentários(0)comente



150 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR