O Povo Brasileiro

O Povo Brasileiro Darcy Ribeiro

Resenhas - O Povo Brasileiro

Irapuan 15/05/2012

o resultado da mistura
O Brasil tem sim personalidade própria e sua cultura é uma das mais ricas e exclusivas do mundo. A mistura de raças e o modo de sua colonização o identificou como é hoje. ...continua depois

Fenix.Pires 10/06/2018

História do Brasil
Ler Darcy Ribeiro é sempre um desafio intelectual mas acima de tudo uma aprendizagem. Com uma visão histórica marxista, nos expõe um pedaço de nossa história e nos explica a dificuldade que o Brasil tem de dar certo. A explicação mais plausível a esse questionamento, segundo o Dr Darcy, é que o Brasil não nasceu para dar certo. O Brasil nasceu nasceu colonia, se desenvolveu como colonia, e não sabe ser outra coisa, a não ser colonia.

Recomendado

Matheus.Costa 27/08/2017

Linguagem clara, capítulos bem divididos, uma leitura realmente prazerosa para se entender a dinâmica da formação identitária brasileira e de quebra ainda desmistificar muitos preconceitos.

Volnei 19/03/2017

O povo Brasileiro
Esta obra traz de maneira bem clara como foi a formação da nação que hoje conhecemos como Brasileira.
lendo este livro alguns conceitos com certeza deixam de fazer sentido a partir do momento que compreendemos que somos a mistura de vários povos, das mais variadas etnias. Neste ponto o racismo passa ser algo irracional para um povo que traz em seu sangue as mais variadas misturas. Somos a nação mais completa do planeta pois temos aqui representados pessoas de todos os demais continentes

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Andre.Luiz 19/03/2017

Comprei na lua de mel, livro interessante mas muito extenso, é difícil de ler.

Paulo 01/03/2017

Livro essencial para o entendimento do que é o brasileiro e, consequentemente, o Brasil.

O livro responde um dos porquês de uma pergunta que eu carrego há um tempo: de como um país tão grande e diversificado como esse conseguiu se segurar unificado, sobre um mesmo nome, ao contrário das colônias espanholas que se esfarelaram em países diferentes.

O brasileiro é fruto disso que Darcy chama de ninguendade. Esse acaba com o tempo criando sua própria identidade, embora a ideia de "Ser Brasileiro" ainda não tenha surgido nessa época. As diferenças dentro do teria fazem surgir movimentos de identidade própria, mas essas sempre surradas pela força imperial ou, mais a frente, a força nacional.

O modo escravagista também foi um dos motivos usados para a satisfação do agronegócio e seus donos de terra, assim mantendo o território sobre a mesmo controle. Daí o Brasil ser um dos últimos países a abolir a escravidão, senão o último.

Um livro que tem sintonia com aquele de José Murilo, cidadania no Brasil. A quem a história brasileira favoreceu e como surgiram e se desenvolveram os tipos brasileiros.

Repito o que já foi dito em uma das resenhas aqui, minha parte favorita é Os Brasis. O sertanejo, o caipira, o gaúcho, etc.

cesinha 17/03/2010

Abandonei, mas vou retomar!
Excelente livro, abandonei por falta de tempo, cheguei a ler metade dele, na época estava na universidade, mas pretendo retomar a leitura. Até o ponto que parei, achei uma grande obra. Recomendo de verdade!

Sassá. 06/04/2011

Quer conhecer como tudo começou... então comece lendo este livro.
A formação do povo brasileiro contada de uma forma verdadeira por Darcy Ribeiro, este escritor extraordinário.
Este livro deveria fazer parte da grade curricular dos colégios brasileiros.

Naslen 01/05/2024

O povo brasileiro - Darcy Ribeiro
Leitura necessária para se entender melhor a formação e o sentido do Brasil.

Darcy Ribeiro traça cronologicamente de forma minuciosa a formação do Brasil e que sentido este vai tomando.
O autor desmistifica o mito da democracia racial tão bem incutido na sociedade brasileira. Escancara como vai se moldando e se reconfigurando as estruturas para manter distantes as classes sociais e a partir desse abismo sempre beneficiar uma classe, sobre outra.
Com muita paciência, no final do livro, retrata os diferentes Brasis que temos dentro do mesmo país. Para Darcy, o Brasil ser tão extenso e rico com culturas diversas, mas dividir a mesma língua e identidade é o que o faz ser tão único e fenomenal.

Darcy demonstra a potência que o nosso país tem de ser maior e melhor. A riqueza que temos, precisamos conhecer e decidir o que fazermos com essa consciência.

Marcos5813 03/09/2014

INCRÍVEL!!!!
Há uma expressão talvez um pouco mais apropriado para definir o livro "O Povo Brasileiro" do Darcy Riberiro, "inefável mas crível", pois aquele que o ler entenderá a expressão do homem brasileiro em sua cultura, em suas artes, em suas conquistas, em suas guerras, em seus horrores, em sua dor. Lavado com sangue de índio e negro, mas mais humano porque menos diferente e mais belo pois está no lugar mais lindo do mundo. Para entender o povo brasileiro temos que passar além da dor e perceber que nossa herança étnica e racial foi uma dádiva feitas pelos homens e cultuada por nossa gente.

Paulinha 21/02/2011

Paula Cordeiro
Darcy Ribeira dá uma aula de história brasileira com esse livro. Acho interessantíssimo para todas as idades, principalmente para as pessoas que curtem história nacional.

ÃLINHO 03/10/2011

ETA POVÃO
Impressionante, depois de ler este livro, agora quando estou na rua, fico observando o biotipo e a fisionomia das pessoas e tentando analisar a sua origem. É incrivel, faça vc. tambem. E aí minha imaginação viaja......
Somos realmente um laboratório de raças, uma mistura muito grande, que nenhum país tem. Coitados dos indios e negros, como sofreram e ainda sofrem. Será que algum dia, teremos uma população que saiba contestar e lutar para melhorar. Somos um povo muito passivo e vivemos sem esperanças.
MELHOR MORRER LUTANDO DO QUE VIVER DE JOELHOS.