O Povo Brasileiro

O Povo Brasileiro Darcy Ribeiro

Resenhas - O Povo Brasileiro

gabils 03/06/2020

de fé e de partido
"portanto, não se iluda comigo, leitor. além de antropólogo sou homem de fé e de partido. faço política e faço ciência movido por razões éticas e por um fundo patriotismo. não procure, aqui, análises isentas. este é um livro que quer ser participante, que aspira a influir sobre as pessoas, que aspira a ajudar o brasil a encontrar-se a si mesmo."

é isso que eu procuro em toda pesquisa que leio e que pretendo transmitir em toda pesquisa que faço. fazer ciência sem se preocupar com sua função de transformação social é algo que jamais entenderei.

não há nada a ser ganho com imparcialidade. ciência alguma jamais será imparcial, visto que cientista algum é. o que não podemos é fazer propaganda ou uma ciência desonesta, mas sua motivação política sempre existiu e sempre existirá.

o povo brasileiro é um livro essencial para, bom, para todo brasileiro. temos muito o que aprender com darcy ribeiro.
Leitura e . 03/06/2020minha estante
Oii.. Boa tardee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

luarapadilha 14/02/2023

Leitura essencial ao brasileiro
Esse livro é maravilhoso, gostaria que todos os brasileiros tivessem contato com a história da formação do nosso povo contada da forma como o autor conta.

Expõe a história como uma fonte confiável, sem deixar de colocar seu olhar crítico sobre o exposto.

ÃLINHO 03/10/2011

ETA POVÃO
Impressionante, depois de ler este livro, agora quando estou na rua, fico observando o biotipo e a fisionomia das pessoas e tentando analisar a sua origem. É incrivel, faça vc. tambem. E aí minha imaginação viaja......
Somos realmente um laboratório de raças, uma mistura muito grande, que nenhum país tem. Coitados dos indios e negros, como sofreram e ainda sofrem. Será que algum dia, teremos uma população que saiba contestar e lutar para melhorar. Somos um povo muito passivo e vivemos sem esperanças.
MELHOR MORRER LUTANDO DO QUE VIVER DE JOELHOS.

MRZA98 13/07/2020

Ninguendade
Uma leitura necessária para todo brasileiro que busca entender sobre suas origens e sobre o processo de formação do Brasil. Uma obra com um peso imenso e com muitas informações, condensa o pensamento de Darcy Ribeiro oferecendo a sua leitura sobre o nosso país. É bem escrito e pede para ser relido e utilizado como recurso em estudos sobre o povo brasileiro nos dias atuais.
Nenhum 13/07/2020minha estante
Me parece bem interessante!!

Juh 14/08/2020

Livro maravilhoso, Darcy Ribeiro aprofunda na história do Brasil mostrando nossa identidade cultural e social e assumindo uma postura humanizada diante do povo brasileiro.

Volnei 12/02/2013

A formação do povo brasileiro
Esta obra traz de maneira bem clara como foi a formação da nação que hoje conhecemos como Brasileira.
lendo este livro alguns conceitos com certeza deixam de fazer sentido a partir do momento que compreendemos que somos a mistura de vários povos, das mais variadas etnias. Neste ponto o racismo passa ser algo irracional para um povo que traz em seu sangue as mais variadas misturas.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Livia.marrache 14/10/2023

Uma leitura densa e que exige muita atenção. Gostei muito de conhecer esse autor e começar esse assunto

Daniel.Simoes 16/01/2019

Um livro importante para compreendermos a formação do Brasil. Darcy Ribeiro conta como se deu a mistura entre os portugueses, índios e negros. O capítulo "O Processo Civilizatório" (pp. 58-70) explica a diferença entre a colonização dos ingleses na América do Norte (assim como na Austrália e África do Sul), que vinham como cidadãos livres e expulsaram os índios, e a dos portugueses e espanhóis na América Latina, que trouxeram uma parte da elite europeia para extrair riquezas à custa dos índios e negros, que foram se miscigenizando aos brancos, formando o brasileiro. O capítulo "Transfiguração Étnica" (pp. 234-242) é um bom resumo do que Darcy Ribeiro apresenta no livro.

comprido 28/07/2022

LIVRÃO
O livro começa super bem, só o final que é super arrastado , amei
O Povo Brasileiro – A formação e o sentido do Brasil”, de Darcy Ribeiro, deveria ser um livro de cabeceira de todos os brasileiros. Nenhum povo vive sem uma teoria de si mesmo. Precisamos compreender quem somos e o que somos e qual será a importância de nosso país. Talvez seja uma tarefa dura, mas essencial para que nossa história seja repensada e quem sabe construirmos uma narrativa positiva de nós mesmos agregando valores humanos e solidários e difundirmos essa narrativa no cenário mundial. Indico “O Povo Brasileiro – A formação e o sentido do Brasil” como um livro essencial que merece um lugar de “HONRA” não só em varias estante .

Alberico Taeles 31/10/2020

Uma leitura do Brasil
Para conhecer um poucos a história das Várias etnias que compõem esse país.

Josue 18/02/2021

Necessário
A gente sempre vê a história de formação do povo brasileiro como quase que automática, português chega, encontra o índio, vem o negro, acaba a escravidão e vida que segue. Mas esse livro quebra tudo que já foi visto na escola e abre um horizonte totalmente novo, tanto para aprendizado quanto para reflexão sobre a formação dos papéis dentro da sociedade brasileira de ontem e de hoje.

Marcelo Dos Santos (De Dois) 22/09/2020

Indispensável
Darcy pode-se considerar exitoso em ter formulado um manual indispensável para o brasileiro poder se entender e se afirmar como um brasileiro.
O Povo Brasileiro é visceral em todas as suas abordagens, elaborado com uma linguagem acessível no que concerne a um estudo sociológico e instigante em cada linha de raciocínio.

Matheus.Costa 27/08/2017

Linguagem clara, capítulos bem divididos, uma leitura realmente prazerosa para se entender a dinâmica da formação identitária brasileira e de quebra ainda desmistificar muitos preconceitos.

Roberto 28/11/2018

Manual
Essencial a todos os brasileiros -- ou a quem quer que os queira entendê-los --, para nos compreendermos como povo, física ou espiritualmente falando. Temas científicos expostos com uma verve literária e por vezes lírica o que torna a leitura "saborosa" além de claro, instrutiva e esclarecedora.

impossível a qualquer brasileiro não ver a si e aos seus -- ascendentes e descentes -- descritos com maestria pela pena do saudoso Darcy. O único arrependimento, foi não ter lido essa obra ainda quando jovem, talvez ainda criança; pretendo e preciso revisitá-la.