O Povo Brasileiro

O Povo Brasileiro Darcy Ribeiro

Resenhas - O Povo Brasileiro

@1michelferreira 21/01/2021

Uma leitura para entendermos a formação da nossa gente, o povo brasileiro.
Um "povo mestiço na carne e no espírito" como cita o autor e antropólogo Darcy Ribeiro, que escreve sua teoria, fruto de anos de estudo, sobre o surgimento do brasileiro, a miscigenação do índio, do europeu e do africano.
Darcy Ribeiro, escritor, educador e político, que escreveu seu nome na história do Brasil e de outros países.
O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil, apresenta o denominado brasilíndio, apresenta também o processo civilizatório, a história, a organização e os conflitos dos "Brasis" crioulo, caboclo, sertanejo, caipira e sulinos: gaúchos, matutos e gringos.

" ... O ruim aqui, e efetivo fator causal do atraso, é o modo de ordenação da sociedade, estruturada contra os interesses da população, desde sempre sangrada para servir a desígnios alheios opostos aos seus. não há, nunca houve, aqui um povo livre, regendo seu destino na busca de sua própria prosperidade. O que houve e o que há é uma massa de trabalhadores explorada, humilhada e ofendida por uma minoria dominante, espantosamente eficaz na formulação e manutenção de seu próprio projeto de prosperidade, sempre pronta a esmagar qualquer ameaça de reforma da ordem social vigente."

Wes 13/01/2021

Bagos e ventres
Darcy Ribeiro, um dos maiores antropólogos e estudiosos de nosso povo, analisa todas as circunstâncias que fizeram do brasileiro quem ele é hoje e de todos os problemas que ainda persistem em nossa sociedade. Uma leitura essencial. Recomendo muito.

Amaurijbarros 28/12/2020

MUITAS RAÇAS EM UMA RAÇA
A história do Brasil não se conta ou não se entende sem a compreensão da formação de Portugal, pois tudo que foi feito no Brasil foi uma consequência direta das opções que os regentes ou mesmo os quem deles se aproveitavam, ditaram os modos e a forma de colonizar e criar uma colônia, desde o descobrimento até após sua independência criando uma cultura danosa na formação deste povo.
Indico a leitura, pois um olhar de antropólogo complementa a visão do historiador.

Josue.Costa 08/11/2020

Excelente livro
A obra trata do surgimento sócio cultural do país ...demonstra em detalhes que os livros didáticos não mostram e muito menos a escola.

Alberico Taeles 31/10/2020

Uma leitura do Brasil
Para conhecer um poucos a história das Várias etnias que compõem esse país.

Isabelle 27/10/2020

Outro da graduação... Darcy Ribeiro é incrível, não tenho muito o que falar, somente recomendar! Ele te deixa triste e desesperançosa, ao mesmo tempo que te faz sentir um apreço enorme e amor pelo Brasil que poucos autores fazem...
Kiki 27/10/2020minha estante
Milênio passado, na UFMG, escutei Darcy Ribeiro palestrar. Foi maravilhoso. Nunca me esqueci.

Isabelle 27/10/2020minha estante
Imagino a emoção... Eu com certeza choraria

Ludmila 27/09/2020

Leitura para entender o Brasil hj!
Discute a formação do povo brasileiro e os interesses da classe dominante desde sempre: manter seus privilégios explorando os subjugados, nunca com interesse no bem coletivo BRASIL!
O autor se supera narrando com detalhes as diferenças de cinco culturas caracteristicas do Brasil elucidando as diferencas regionais. Leitura para entender esse Brasilzao!

Viva Darcy Ribeiro!

Marcelo Dos Santos (De Dois) 22/09/2020

Indispensável
Darcy pode-se considerar exitoso em ter formulado um manual indispensável para o brasileiro poder se entender e se afirmar como um brasileiro.
O Povo Brasileiro é visceral em todas as suas abordagens, elaborado com uma linguagem acessível no que concerne a um estudo sociológico e instigante em cada linha de raciocínio.

Juh 14/08/2020

Livro maravilhoso, Darcy Ribeiro aprofunda na história do Brasil mostrando nossa identidade cultural e social e assumindo uma postura humanizada diante do povo brasileiro.

MRZA98 13/07/2020

Ninguendade
Uma leitura necessária para todo brasileiro que busca entender sobre suas origens e sobre o processo de formação do Brasil. Uma obra com um peso imenso e com muitas informações, condensa o pensamento de Darcy Ribeiro oferecendo a sua leitura sobre o nosso país. É bem escrito e pede para ser relido e utilizado como recurso em estudos sobre o povo brasileiro nos dias atuais.
Nenhum 13/07/2020minha estante
Me parece bem interessante!!

Davi 29/06/2020

Retrato de um povo múltiplo
O que Darcy Ribeiro faz aqui é um trabalho hercúleo: explicar como nosso povo e nossa identidade foram forjados, desde o princípio. Para ele, tivemos, além do ponto de partida inicial, a construção de vários Brasis, mas todos formadores de uma futura singularidade.

Do movimento econômico e seu extrativismo, o surgimento do protobrasileiro e suas futuras gerações. O preto, o indene, o ibérico, todos povos múltiplos, aqui amalgamados. A visão qualitativa de Darcy é única e o domínio sobre o tema, inegável. Ele retrata o sofrimento do preto deafricanizado, do índio tornado genérico. A escravidão dos dois. O movimento absurdo da escravidão e seus castigos desumanos, o mulato, o caboclo a formação minifundiária e latifundiária, as disputas, as fronteiras, os hábitos.

Embora haja referências muito bem contextualizadas, a obra possui longos trechos sem referência, o que não minimiza seu valor, mas pode criar desconfiança ideológica em alguns, o que pode ser sanada com ainda mais leituras. A narrativa vertebral é linear, mas logo nos acostumamos com os muitos momentos não-lineares do estilo de Darcy.

Leitura obrigatória para entender como chegamos aonde estamos, embora não encerre o assunto: o próprio Darcy o reconhece. Embora não fosse o viés, a obra, claro, possui um caráter historiográfico e a apresentação mais detalhada das datas ao máximo possível poderia enriquecer o texto ainda mais. Vale ler e ter na estante. A história da gente. Única e ainda em formação.

Daniel Teles 19/06/2020

Você precisa de tempo para essa leitura.
Assim como diz na capa, este livro nos conta a história da formação do Brasil e de seu povo. O autor conta a nossa história com uma ênfase nas etnias brasileiras. Como se encontraram, como conviviam, quem escravisou e foi escravizado, onde houve mais e menos miscigenação, onde cada grupo foi colocado na pirâmide social brasileira, os conflitos, as milhares de mortes, entre muitos outros aspectos.
As informações históricas também estão aqui, mas de forma mais resumida , pois podemos perceber na leitura, que a situação do povo brasileiro em meio ao que acontecia através de lugares e épocas, e como fomos nos entendendo, não como estrangeiros e indígenas , mas como uma só nação, foi se formando.
Não considerei uma leitura difícil, mas sim demorada. Pra mim, foi necessáro muita atenção e um dicionário do lado pra entender muitas palavras utilizadas aqui, que não são usadas no nosso dia-a-dia.
Ótimo livro, com certeza irei fazer uma reeleitura o ano que vem.

Pontes Urbano 09/06/2020

Leitura muito importante
Darcy insere neste livro todo o seu amor nacional, o que faz da obra algo único e poético, se debruçando sobre a formação do nosso país e nos dando as narrativas precisas para nos vestirmos de orgulho.

Minha única crítica está em relação ao capítulo IV, que por se ater a momentos específicos retira o manancial complexo que veio se formando no livro, mas toda a densidade desta parte é superada na leveza do capítulo final.

De modo geral é uma leitura obrigatório para poder se saber enquanto povo, e resgatar o nosso orgulho enquanto nação.

Pontes Urbano 09/06/2020

Leitura muito importante