O Anticristo

O Anticristo Friedrich Nietzsche

Resenhas - O Anticristo

andressa308 05/02/2023

????
"para onde foi o nosso último resquício de decência, de auto-respeito, se nossos homens de estado, no geral uma classe de homens não convencionais e profundamente anticristãos em seus atos, agora se denominam cristãos e vão à mesa de comunhão?"

Sa 30/01/2023

Adorei o paralelo que teve entre o budismo e o cristianismo. Uma crítica realmente muito interessante e que nos faz refletir.
Alex64 31/03/2023minha estante
Nietzsche critica o budismo também?

Diahba 29/01/2023

Simplesmente impressionante. Foi a minha primeira obra completa do autor e com certeza não será a última, a leitura é totalmente indicada.

eduarda 15/01/2023

?Só o depois de amanhã me pertence. Alguns nascem póstumos.?
No geral, gostei bastante das reflexões do livro. Por ser o último livro do autor, acho que compreenderia ainda melhor o texto se já estivesse familiarizada com os conceitos e ideias das obras anteriores, principalmente ?Assim Falou Zaratustra? que ele acaba citando bastante, mas nada que tenha dificultado a compreensão.
Nietzsche começa falando sobre a compaixão (prática cristã fundamental), a considerando o pior dos vícios, pois tem efeito depressivo e torna o sofrimento contagioso entre os fracos e fortes de espírito. Para ele, a prática deixa de cultivar o homem de mais alto valor, mais digno de vida ? super homem ? para cultivar o animal doente homem, o cristão. Dentro disso, aborda que os valores do cristianismo são valores modernos da decadência, já que corrompem o homem através da perda de seus instintos ao preferir o que lhes é prejudicial. Em outro ponto, Nietzsche critica também os representantes da religião, focando principalmente na figura do sacerdote para afirmar que ele é um representante do nada e do que é falso, e que por isso, o que prega poderia ser usado como um critério para determinar a verdade. Fora a crítica aos adeptos do cristianismo, também discorre sobre como os conceitos de mundo verdadeiro e moral como essência do mundo são erros, determinando que a virtude precisa ser uma invenção pessoal e não um conceito geral e abstrato que todos têm de possuir. O autor também trabalha as causas da religião, com ela como um meio de definir a quem atribuir gratidão e como um meio de se desviar de uma realidade malograda. Com isso, ele também trabalha um pouco mais a origem do cristão e mostra como a figura de Deus muda à semelhança da mudança na mentalidade dos homens. Para ilustrar um pouco de todas essas ideias, Nietzsche compara o cristianismo com o budismo, ?preferindo? o segundo na medida em que também promove a decadência, porém com valores e práticas muito mais realistas e positivas do que a religião cristã ao lutar contra o sofrimento e não contra o pecado, ao inexistir conceitos morais (bem e mal) e por possuir uma maior sensibilidade e espiritualização ao não promover coação. Ao longo do livro, o filósofo evidencia os atos de Jesus e opta por chamá-lo de ?anarquista sagrado? por conta do que entende como uma doutrina de redenção dentro da história de surgimento do cristianismo. Essa ?doutrina de redenção? seria o resultado da morte de Jesus na cruz, momento que foi erroneamente interpretado pelo povo. Uma das ideias principais do cristianismo era a superioridade em relação a qualquer sentimento de ressentimento e a falta de combate em agir negativamente. Justamente por isso, a morte de Jesus teria sido um meio de ?demonstrar? sua doutrina. Porém, os discípulos a entenderam como Jesus em revolta com a ordem, e nisso, cultivaram o sentimento de vingança, completamente contrário ao evangelho. Entenderam como ?reino de Deus? o ato final, e não uma realidade que poderia ser conquistada (75). Com essa interpretação, Nietzsche afirma que Jesus foi o último cristão. Com essa criação da importância verdadeira das coisas na pós-morte, o resultado é acabar com o sentido da vida mortal.

Outros tópicos:
- Deus vs Ciência
- Comparação Evangelho com Código de Manu
- Tentativa da Renascença contra o Cristianismo

Mateus 14/01/2023

"O cristianismo continua sendo a maior desgraça da humanidade"

Posso dizer que foi a leitura mais gostosa que já tive até hoje, queria poder tomar um chá com este senhor..

Mari1465 13/01/2023

?Não nos deixemos enganar: grandes espíritos são céticos.?
?Homens com convicções não entram absolutamente em consideração quando se trata de tudo aquilo que é fundamental em questões de valor e desvalor. Convicções são prisões. Não se enxerga longe o bastante, não se enxerga abaixo de si: mas para poder intervir em questões de valor e desvalor, é preciso ver quinhentas convicções abaixo de si ? atrás de si... Um espírito que quer algo grande, que também quer os meios para tanto, é necessariamente cético.?

Conry Mapel 04/01/2023

Para pensar...
"Homens convictos são prisioneiros."

"A diferença fundamental entre as duas religiões da decadência: o budismo não promete, mas assegura. O cristianismo promete tudo, mas não cumpre nada."

"O amor é o estado no qual o homem vê as coisas quase totalmente como não são. A força da ilusão alcança seu ápice aqui, assim como a capacidade para a suavização e para a transfiguração. Quando um homem está apaixonado sua tolerância atinge ao máximo; tolera−se qualquer coisa.“

Eduardo Mendes 30/12/2022

O filósofo ataca a ideia de que o homem de hoje seja superior aos antigos
Depois de perder o medo e encarar os escritos de Nietzsche no ótimo “Genealogia da Moral” resolvi conferir “O Anticristo.” Ao contrário da sugestão do título, a obra não critica propriamente Jesus Cristo e sua doutrina, mas sim o que foi feito do cristianismo a partir do momento em que a vida de Jesus se torna o fundamento para uma religião.

A experiência de leitura foi bem interessante, esta edição da Nova Fronteira tem uma tradução fluida, deixando o texto claro e objetivo. São capítulos curtos e a obra não é muito grande.

Assim como em Genealogia da Moral a análise passa pelo conceito de bom e mal, pro filósofo “mal” é o que se origina da fraqueza e “bom” é tudo o que aumenta no homem o sentimento de poder, a vontade de potência. Sendo assim, Nietzsche acusa o cristianismo de ser a religião do ressentimento; uma doutrina que torna o homem cada vez mais fraco e alienado, alimentando um ódio impotente contra aquilo que ele não pode ser ou não pode ter. Colocando homem contra homem.

O filósofo ataca a ideia de que o homem de hoje seja superior aos antigos, pra ele o cristianismo está desenvolvendo um tipo ainda mais elevado de barbárie; que a ideia de “progresso” é uma ideia moderna e falsa; e que tudo o que o homem considera hoje como virtuoso é na verdade pura decadência. Que os valores morais na verdade estão subvertidos pelo cristianismo.

Para Nietzsche deus é nada mais do que uma projeção de nós mesmos, logo, um povo que acredita em si e tem também seu próprio deus, projeta nele as condições que o fez estar acima de nós; tudo nele é elevado e inatingível: seus valores, seu prazer, seu sentimento de potência. Assim, a representação de um deus que só tem virtudes significa na verdade a perda da fé em si mesmo e no próprio futuro.

Ele defende que ninguém se torna cristão livremente, pois é preciso estar doente o suficiente para isso. Assim, o ideal cristão pregar o evangelho ao mundo é o projeto da igreja de transformar o mundo inteiro em um hospício. Qualquer visita a um hospício irá mostrar que a fé não move montanhas, mas que as coloca onde não existiam.

site: https://jornadaliteraria.com.br/o-anticristo/

Jace 27/12/2022

Anticristo
Nietzsche, como é de costume, ataca o cristianismo de forma bastante pesada. De uma certa maneira o livro provocou diversas reflexões interessantes acerca da opressão religiosa que sempre existiu.

Vinder 21/12/2022

Polêmica do início ao fim! Nietzsche pistola fazendo uma análise dos fundamentos e consequências do cristianismo? vale a pena

veiza 14/12/2022

O anticristo
simplesmente nietzsche. Pra mim nietzsche é um dos maiores filósofos que já existiram, com esse livro ele questiona situações que eu sempre me questionei, usa exemplos simples que mostram as maiores das verdades.
Silas-sama 19/12/2022minha estante
Podes citar uns exemplos de questionamentos? Fiquei curioso, acho que vou ler

veiza 19/12/2022minha estante
o poder e o que isso afeta nos homens, uma ideia completamente nova para mim sobre achar que estamos progredindo, quando na verdade estamos regredindo, além de muitos outros.

veiza 19/12/2022minha estante
e vendo por esse ângulo parece situações com respostas óbvias, mas é aí que entra o fato de ter me surpreendido tanto, pq quanto mais vc lia mais vc entendia que o negócio era bem mais fundo