Missa do Galo

Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

Isa 27/11/2021

Gostei
Eu li ele por causa de um trabalho de escola, e gostei mais do q achei q fosse
A linguagem é bem formal, o q dificulta um pouco, mas os contos são interessantes.

fl.gil 01/04/2020

MISSA DO GALO
Uma narrativa breve, passada em um só espaço, apenas com duas personagens relevantes.
Narrado na primeira pessoa, Nogueira recorda o seu breve encontro com Conceição, que deixou uma lembrança mas também uma dúvida acerca do que houve entre ambos naquela noite.
Lalaia 01/04/2020minha estante
É romance?

Lalaia 01/04/2020minha estante
Ou conto?

fl.gil 01/04/2020minha estante
Conto! ?

Bela 27/12/2023

Nunca decepciona
A Cartomante li há alguns anos e, para mim, uma das obras primas. Revisitando esse clássico, descobri A missa do Galo, que tomou meu coração de assalto. Incrível. Passaria mais horas mortas do crepúsculo numa conversa infindável assim. Não entendo, inclusive, porque não está contido o compilado de histórias da meia-noite.

Camille Padilha 25/09/2023

Missa do Galo
Li por motivo acadêmico, mas me surpreendeu com a facilidade de compreensão da escrita de Machado de Assis. Primeira obra dele que leio, gostei bastante.

Ingrid 14/08/2020

A missa do galo é uma narrativa curta e em primeira pessoa, com um personagem que sabermos apenas que é um homem, e que está contando sua história de juventude, quando morou no Rio de Janeiro, na casa do escrivão Meneses e sua mulher, D. Conceição. Aos 17 anos, na sala da família Meneses, e em poucas horas, o personagem vive a história narrada, e que ele diz até hoje não entender. Sua maior vontade é assistir a missa do galo, para saber se há diferença entre a da cidade com a do interior. enquanto espera, pela primeira vez D. Conceição conversa abertamente com ele, e de forma diversa do que ela sempre foi: quieta, recatada e desinteressada. O menino não parece entender direito a conversa, a forma com que a mulher se comporta, e qual a intenção dela, que já contava com 30 anos de idade. Como o personagem, o leito também vai se pegar pensando quais as intenções de D. Conceição. Para mim, aparentemente, trata-se de uma mulher insatisfeita com seu casamento, que parecia buscar admiração e desejo masculino. Uma vez que sabe-se que logo após a morte do escrivão, ela casa-se novamente e com o escrevente juramentado do marido falecido, fica a dúvida: D. Conceição tinha uma personalidade secreta? E mais: Foi mesmo apenas uma conversa?

Ana Monique Souza 27/12/2023

Machado!
Essa indicação de leitura foi perfeita.

Acho que o conto do título é um dos melhores que já li.

Recomendo muito!

Victoria.Campos 14/06/2021

Missa do galo
Mais um conto de Machado de Assis. Gostei muuito da forma como a Conceição foi retratada, primeiro como uma pessoa com temperamento moderado e boa, já que aceitava as traições do marido e depois como uma mulher ousada e cheia de vontade. Entretanto, estava esperando que ocorressem maiores explicações sobre o que aconteceu depois da conversa deles na mesa, mas a história foi simplesmente resumida e acabada.

Lucca 19/03/2018

Traição
O livro descreve os dois lados de uma traição mas acaba não passando totalmente a mensagem nem desenvolvendo nem um pouco os personagens da trama
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.

Livia.Oliveira 29/03/2018

Intenções ambíguas
Tentei extrair o máximo de significados desse conto. Como é narrado na primeira pessoa, o leitor se submete aos pensamentos e pontos de vista do narrador. Ele convence, ele mostra aquilo como se fosse uma verdade absoluta, como se não fosse a sua perspectiva, e sim o real. Após a leitura do conto, peguei-me confusa com o enredo e não pude entender muito essa obra. O que foi-me uma prova de que tudo deve ser interpretado e analisado. As intenções de D. Conceição fora bastante implícitas, pois até eu pensei que estivesse sendo enganada pela minha própria mente a cogitar tais coisas. Um conto bastante interessante, tão bem narrado que até o próprio leitor deixa de perceber as brechas deixadas em cada parágrafo e em cada fala da D. Conceição. Machado nunca deixa de surpreender.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante

Título perfeito! A vida é uma surpresa e a vida imita a arte! Para um rapaz do interior, imaturo e inexperiente nunca foi possível entender essa conversa. Dona Severina com seus gestos e meneios deixou-nos uma pulga atrás da orelha, não é mesmo? Já que o jovem rapaz nunca conseguiu entender as circunstâncias, cabe a nós, leitores, solucionarmos o enigma. "Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas".

Carol Petrillo 02/12/2013

Ótima Leitura
Machado de Assis nunca decepciona ler uma obra desse autor e sempre um deleite... O conto O Espelho é fantástico com seu toque sombroso, destaque para o conto realista Pai contra Mãe que merece mais do que cinco estrelas. O filme brasileiro Quanto vale ou é por quilo? Usou esse conto como inspiração para construir parte da história do filme.

venus (taylors version) 21/09/2022

Li por causa de um trabalho da escola, então fui obrigada a fazer análises profundas, e por isso gostei bastante. Achei surreal como Machado pôde pensar em cada mísero detalhe. Contos têm de ser curtos e objetivos, por isso nenhum elemento foi inserido na história sem o objetivo de acrescentar alguma coisa. Toda vez que eu relia, encontrava algo a mais.

Ruan.Lima 11/03/2018

n sei
O conto fala sobre uma traição explícita do escrivão, sobre sua mulher Conceição, isso tornar o livro mais interessante, pois você quer saber o final, e o que vai acontecer. Gostei
Tairone 2°b 12/03/2018minha estante
continue assim que vc passa de ano

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
"Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta." Para um rapaz com dezessete anos foi difícil entender o comportamento de Dona Conceição.

Ka 13/10/2022

Vale a pena ler
Não é um livro de fácil leitura, mas possui ótimos contos.
Por se tartar de um livro de Manchado de Assis vale a pena a leitura.

Rafaella.Borges 10/03/2018

Eu adorei o conto de verdade. Gostei da forma que Machado empregou os detalhes pra dar o ar mesmo de que estamos ali presentes no momento da história. Gostei de como ele fala de Conceição e de como ele encara a atracão - até mesmo proibida -dele por ela. Achei interessante em como a visão de Nogueira sobre Conceição muda ao longo da narrativa .
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Que bom! Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.