Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

Davi 24/03/2018

Adultério
Achei o conto, meio melancólico. Com ele, percebi que nos contos de Machado de Assis é comum que haja um personagem que pratique adultério, um exemplo desses personagens é a Conceição. Interessante
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Adultério. Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Agenor.Augusto 24/03/2018

Escolar
O conto relata uma vida de um jovem que tem 17 anos e uma mulher que ele tem uma relação fraca, mas é um livro ótimo para quem gosta de apreciar o lado ?contista?.

Nicolle.Adria 24/03/2018

Resenha Critica- Nicolle Adria 2M
A Missa do galo é um conto de Machado de Assis, narrado em primeira pessoas muito tempo depois do ocorrido. Nogueira era um jovem que tinha 17 anos na época, que estava hospedado na casa de um escrivão casado com Conceição, o escrivão mantinha um caso com outra mulher que a encontrava 1 vez na semana e Conceição sabia do caso. Era véspera de natal, Nogueira tinha ficado na cidade até aquela data, esperando para assistir a missa do galo, ficou a ler um romance até dar meia noite e ir até a igreja. Nogueira foi surpreendido por Conceição, que se aproximou dele e começou a puxar assunto. Nogueira não deixa claro do que houve entre eles naquela noite, deixando a duvida aos leitores.
Grace 27/03/2018minha estante
ok

Vitor.Esquivel 24/03/2018

O conti conta a história de Nogueira,um jovem de 17 anos q lia muito pois n tinha o que fazer, certo dia Nogueira teve que passar a noite na casa de Meneses,que era casado porém traia a mulher, apesar de todos saberem ninguém falava nada,em pouco tempo Meneses da uma desculpa e sai de lá, pouco tempo depois Nogueira conhece a mulher de Meneses e acaba tendo uma boa conversa con ela e percebe q ela era interessante, coisa q nunca avia demonstrado a ninguém!
Esse conto nos faz refletir sobre as pessoas, sobre nossa percepção delas e como isso e tão abstrato

Manu 25/03/2018

Resenha Critica- Manuela Costa 2M
Missa do Galo é um conto produzido por Machado de Assis e conta a história de Nogueira um jovem de 17 anos, que foi a estudos pro Rio de Janeiro e ficou hospedado na casa de Menezes, um homem que foi casaco com uma das suas primas. Sua esposa Conceição, sua sogra e duas escravas viviam com ele.
O escrivão mesmo que casado com Conceição, tinha outro relacionamento fora do casamento e a encontrava uma vez por semana, todos sabiam dessa vida dupla, inclusive Conceição.
Nogueira chamou um vizinho para ir com ele a missa do galo, para distrair- se ficou a ler o romance "Os três mosqueteiros", enquanto a hora não chegava. Foi pressuposto intenções ambíguas da senhora Conceição conforme a conversa que tiveram.
Depois de um tempo quando Nogueira voltou ao Rio, descobriu que o escrivão tinha morrido e Conceição havia casado novamente. O conto ressalta o adultério, interpretações de traição e fidelidade.

Viih.Andrade 25/03/2018

Missa do Galo
Confesso que senti bastante dificuldade em entender esse conto! Achei ele bastante diferente das outras obras Machado de Assis,gostei e não gostei achei a visão de Nogueira bastante interessante porém não achei que a história fosse cativante como as demais.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Olá, Vitória
Faça uma releitura para compreender as entrelinhas, as nuances, a sutilidade desse encontro entre um imaturo jovem de 17 anos e Dona Conceição.

eline 26/03/2018

Resenha Crítica 2M ("O tempo de adultério")
O conto pode ser classificado como um suspense onde Nogueira conta o seu ponto de vista ao ocorrido - o que é claro que não pretende estabelecer nenhuma verdade absoluta - . Ainda sim que naquele tempo o adultério era classificado como um "tabu", o autor aborda expressões do nosso cotidiano . Mas o que para nós é uma traição, o autor não revela nenhuma afirmação de como ele classificaria isso, havendo sempre uma complexidade entre Fidelidade X Traição.
ok

Duda Gonçalves 26/03/2018

Eduarda Gonçalves 2M
Conto de Machado de Assis narra a historia de Nogueira, que começa a relembrar de quando era jovem e recorda sobre seus encontro com Conceição, uma mulher mais velha que ele conversara quando era mais novo. A historia se desenvolve quando Nogueira tem dezessete anos e vai morar na casa de Meneses, para terminar os estudos. Meneses é casado com Conceição, mas mantinha um caso com outra mulher que era separada. Na casa todos sabiam que ele tinha uma amante, inclusive dona Conceição.
Sabendo que seu marido comete adultério, Conceição desejar também trair Meneses. Então ela resolve a seduzir o jovem Nogueira. No entanto não rolar nenhum envolvimento explícito entre eles.

Mari.Pereira 29/03/2018

Mariana 2C
Missa do galo relata a história de Nogueira, um jovem de 17 anos, que vai para a cidade do Rio de Janeiro para estudar e acaba se hospedando na residência de um escrivão. O conto mostra a ideia que para podermos seguir em frente, às vezes precisamos retomar para arranjar respostas, discutindo também a cultura e as idéias da época.

Barcelos 29/03/2018

O livro relata um problema no qual Romão não conseguia se expressar da forma que queria apesar de cantar ele que descrever no papel sua música o seus sentimentos mas não conseguia , todos os dias ele cantava para o cravo ,depois ele começou a fazer um canto depois de três dias de casado , depois de tudo sua mulher faleceu !
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Reveja sua resenha e reavalie o conto. A personagem Romão Pires, sessenta anos, nascido em Valongo, cidade portuguesa, é o personagem principal do conto Cantiga de Esponsais.

Mayara_bulcao 29/03/2018

Missa do galo
Conta a história de Nogueira que foi morar com Conceição e seu marido para terminar os estudos , o marido de Conceição traía ela ,isso todo mundo já sabia , nesse tempo ele e Conceição se relacionaram. O conto relata ambos adultérios!
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.

Levi.Capitão 29/03/2018

Missa do galo
i. O conto Missa do Galo de Machado de Assis tem foco narrativo em primeira pessoa, o narrador também é personagem. è um conto retrospectivo, pois o sr,. Nogueira já adulto, relata um acontecimento do passado. O enredo se desenvolve quando seu Nogueira tem dezessete anos e mora na casa do escrivão Meneses, para estudar. Naquele ano, prolongou sua estada na Corte (Rio de Janeiro) a fim de assistir à Missa do Galo, apesar das férias já terem iniciado. O escrivão Meneses, mesmo casado dom dona Conceição, uma santa, segundo o narrador, mantinha um caso extraconjugal com uma mulher separada do marido. Na casa todos sabiam, inclusive sua esposa. Uma vez por semana, Meneses encontrava-se com a amante. À noite de Natal foi uma dessas ocasiões. O adultério declarado do marido de Conceição propicia condições para que ela própria deseje também prevaricar.
Assim acontece o encontro premeditado por ela, ao que tudo indica, com o jovem Nogueira, enquanto este, em casa, esperava a hora da Missa do Galo. Ele por ingenuidade e inexperiência, não chega a captar exatamente as intenções da pacata mas traída Conceição. Ela, por sua roupa, seus gestos, suas atitudes, seu andar, suas frases ambíguas parece disposta a seduzir o estudante ingênuo. No entanto, nenhum envolvimento explícito acontece com eles. Nogueira conta no final que, no ano seguinte, o escrivão Meneses morre de apoplexia. Quanto à Conceição, caso-se novamente logo depois com o escrevente juramentado do marido.

Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Alice Vitória 2 F 29/03/2018

Missa do Galo
O conto missa do galo é narrado em primeira pessoa ,começa quando Nogueira relembra quando ele se hospedou no Rio de Janeiro na casa de Meneses que era casado com Conceição a muitos anos atrás , com quem ele teve uma conversa e ficaram bem íntimos em uma das noites . É uma ótima história ,cheia de mistérios não resolvidos e que aborda temas como o adultério .
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Mostra uma personagem resignada as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma, cujo sentido seja incompreensível ou ambíguo. A possibilidade de várias leituras é uma marca incontestável da obra machadiana.