Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

Gessy Lima 30/03/2018

Traição
Este conto é narrado em primeira pessoa, ?Missa do galo? conta a história de Nogueira, um jovem de 17 anos, que vai para a cidade do Rio de Janeiro e acaba morando na casa de escrivão.

Ao longo da história vemos traição e tentativas de adultério e a interpretação de fidelidade e traição.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Renan.Passos 30/03/2018

Missa do galo
O livro " Missa do Galo " retrata a história de um rapaz muito jovem , de dezessete anos de idade, chamado Nogueira. Estava morando em uma outra cidade e chegou ao Rio de Janeiro para ter seus estudos preparatórios. A parte que eu amei foi quando Nogueira ficou na sala esperando chegar a meia-noite, quando Conceição entrou na sala com um roupão branco e ficavam conversando entre si sobre a missa do galo, mas enquanto conversavam tinha uma sedução.
Em geral o livro é um pouco melancólico, mas o contexto geral dessa história é muito legal ,recomendo o livro .
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos. Descrença na humanidade.

AkS 30/03/2018

Neste conto o narrador, Nogueira, conta-nos um episódio que tivera lugar alguns anos antes, quando ele tinha 17 anos de idade. Encontrava-se então hospedado em casa do escrivão Meneses, que era casado com uma senhora muito bondosa, uma santa, que se chamava Conceição e que era traída pelo marido. na noite de Natal, Nogueira decidiu que queria ir assistir à Missa do Galo na Corte. Todos se deitaram cedo e Nogueira ficou na sala esperando que chegasse a meia-noite. Entretinha-se a ler os Três Mosqueteiros quando Conceição, entrou na sala vestindo um roupão branco. Ficaram então os dois a conversar sobre leituras e missas do galo na roça, mas enquanto conversam sente-se, entre os dois, um ambíguo jogo de sedução. O narrador conta a história de forma a que seja o próprio leitor a tirar as suas próprias conclusões.
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Isso mesmo, cabe a nós, leitores, solucionarmos o enigma. Abraços

Ana Carolina Gadéa 30/03/2018

Resenha- Missa do Galo
Nogueira,aos dezessete anos de idade,certa vez se hospedou na casa de um escrivão,casado com a bondosa e muito sábia Conceição.Na noite de Natal,Nogueira decide que queria assistir a tão falada missa do galo e fica acordado até a meia-noite,até então sozinho e lendo os três mosqueteiros,Nogueira é tirado dos devaneios com a chegada de Conceição.Com o passar do tempo,conversa vai,conversa vem se nota um jogo de sedução entre os protagonistas de tal historia.

Stephanie.Barreto 30/03/2018

Achei um livro interessante mas não consegui compreender certas partes do conto, pois, o narrador deixava sua história um pouco implícita necessitando de uma análise detalhada.

Vitor.Miranda 30/03/2018

O conto se passa num período de um dia. Começa com um menino indo para a escola, no ano de 1840. Embora o garoto caminhasse para a instituição de ensino, pensava seriamente em cabular aula, pois o dia estava bonito, porém ao lembrar-se da surra que levara de seu pai na última vez que faltara, mudou de ideia.O menino chega à escola, pouco antes das lições de gramática. Entrou na sala pouco antes do mestre. Este era muito rígido e severo. Então as lições de gramática começaram. Ao mesmo tempo, é apresentado ao leitor, Raimundo, um colega da turma do narrador que era filho do mestre, e por isso o mestre tinha especial rigidez com ele. Raimundo estava com dificuldade para compreender uma lição de sintaxe, então oferece ao narrador uma moeda que sua mãe tinha lhe dado, para que o narrador explicasse o conteúdo, e seu pai não o punisse. Este, por sua vez, aceita a proposta. Após alguns minutos de tensão, a troca é realizada. Porém Curvelo, um colega de sala deles, um pouco mais velho, os denuncia ao mestre, de modo que ambos são punidos, e o mestre arremessa a moeda pela janela. Em casa, o narrador não comentou nada. No dia seguinte tentou procurar a moeda que fora jogada pela janela. Porém alguns soldados passaram marchando, o que desviou sua atenção. Logo esqueceu a moeda e começou a seguir os soldados, faltando na escola.
Orientação para leitura do paradidático Contos: Machado de Assis

Autor: Universia Brasil
Artigo disponível em: < http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/16/994389/como-ler-e-analisar-um-classico-da-literatura.html> Acesso em: 04 jan. 2018

COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

Você consegue analisar um texto literário? Confira dicas para fazer isso bem e aproveitar melhor a sua leitura

Ler uma obra literária é formidável. Os textos literários têm, em geral, o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética.

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.

2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.

3. FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: O cortiço, de Aluizio Azevedo). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.

Ana Beatriz 2G 31/03/2018

Dependência
Achei o conto um pouco complicado, mas oque eu pude perceber é que a mulher aceitava todas essa traição por ela e a mãe depender muito do marido, porém ela não é essa santa toda.

João Vitor "Pi" 31/03/2018

Missa do Galo
O Conto é narrado em primeira pessoa, o narrador relata um acontecimento em um período em que ainda possui dezessete anos. O personagem principal é o jovem Nogueira um rapaz de 17 anos que foi para o Rio de Janeiro para Estudar. Ele se hospeda-se na casa do escrivão Meneses. O Conto é bom.

Geovanna 31/03/2018

Achei que
O conto fala sobre uma traição e quão bem a mulher aceita isso. No meio da história você tem uma impressão de que dois dos personagens sentem atração um pelo outros, mas isso não é desenvolvido ao decorrer da história. Acredito que se o autor tivesse explorado mais a relação entre os personagens a história ficaria mais interessante.

genicio 31/03/2018

Missa do galo
O conto a Missa do Galo de Machado de Assis é um conto que faz as pessoas ficarem intrigadas ao terminarem de ler o conto com o pensamento, será que Conceição traiu o marido Menezes.
Talvez seja essa a ideia do Machado de Assis ao escrever esse conto, deixar qualquer pessoa com muitas duvidas referente ao que aconteceu entre a Conceição e o Nogueira na noite de natal.

Larissa.Bonfim 31/03/2018

O conto fala de dona conceição que aceitava a traição mas não se importava porque pelo visto ambos os lados não se encontrava mais amor, por isso ela aceitava. Mal sabia Meneses que ela também não se importava mais com ele.

David Melo 01/04/2018

Perdão e amor
O conto descrito em primeira pessoa, conta a história de um casal, com falta de amor entre os dois, pois a personagem conceição, descobre e não está nem ai para as traições do marido, o que nos deixa a pensar se ela não o traia também.
O conto é bem legal, mas não despertou muito o meu enterrese, particulamente não gosto muito de histórias de relacionamentos, mas é um prato cheio para quem está aberto a lê-lo de corpo e alma, além da interpretação para as críticas sociais sempre presentes nos contos de Machado de assis.

Joao.Pedro 02/04/2018

Missa do Galo
Essa obra me surpreendeu bastante! Gostei da ideia do texto porem senti muita dificuldade com a linguagem e suas metáforas, um diálogo muito bonito e necessário em uma noite de natal, esse conto transmite uma sedução de forma implícita e a mudança da crítica de um homem mediante ao conhecimento da verdadeira essência da Dona Conceição.