A Pianista

A Pianista Machado de Assis

Resenhas - A Pianista

Wanessa.Caldeira 04/07/2021

Machado né!?
Não à toa, Machado de Assis foi um dos melhores escritores brasileiros.

"Isto prova que a natureza pode comover a natureza, e que uma boa ação tem a faculdade muitas vezes de destruir o preconceito e restabelecer a verdade do dever."

Julia.Dani 29/06/2021

A Pianista
Uma história linda pouco conhecida que retrata conflitos de moralidade em meio a uma história de família. Curtinho, leitura super fluída, super indico!

Letícia 13/06/2021

“A pianista” é um conto não muito conhecido de Machado de Assis que narra a história romântica de Malvina, professora de piano, e sua relação com uma família rica, por cujo herdeiro irá se apaixonar. Não encontrei uma amostra de genialidade musical ou do realismo machadiano, mas nem por isso deixou de ser um conto interessante, retrato de uma família aristocrática e de um pai que quer “bons casamentos” para os filhos, no sentido que só um dote pode oferecer.

Suzana 08/06/2021

"Com a declaração de que foram sempre felizes os heróis deste conto deita-se-lhe um
ponto final".

Um conto de Machado de Assis que trata de forma singular como o amor e a resignação são capazes de vencer preconceitos.

Aryane 28/05/2021

Singelo e encantador
Uma novelinha que conta a história de amor entre Malvina, uma professora de piano e Tomás, um rapaz rico e filho de Tibério.
Os dois se apaixonam irremediavelmente, no entanto o pai de Tomás é um velho tolo que só se preocupa com aparências e dinheiro e não aprova que os dois se casem. A história toda se desenvolve em cima desse mote, apesar de ser bem clichê e encontrarmos a mesma situação em muitas outras histórias, a forma desprendida como Machado desenvolve o seu texto me prendeu do início ao fim.
O final traz uma lição de moral muito bonita. Gostei!

Bianca 23/05/2021

@oslivros.dela
Mais Machado de Assis e mais um conto. Dessa vez, o tema foi relação familiar, mais especificamente entre pais, filhos e noras.?
É uma obra sensível e, apesar de não ter gostado tanto dessa quanto das outras, reconheço sua importância e, como sempre, crítica.?
Se. por um lado, não é tão impactante quanto as outras, sua leitura é mais fácil. Talvez, se você é um iniciante nos clássicos, "A pianista" seja uma boa forma de começar.?

luke - among the living. 21/05/2021

Incrível história escrita pelo Machado de Assis, com um enredo simples mas bem tecido.

Aquece o coração e a alma.

Karen202 16/05/2021

Moral da história
Já tinha lido o conto e me esqueci disso
O Tibério que era um homem que só ligava pra dinheiro e imagem, depois de passar por poucas e boas e ver que o filho e Malvina não eram o que ele pensava e ver como viviam a vida que ele repensou o modo que os tratava e se redimiu.

Osman.Siqueira 10/05/2021

Conto que surpreende pela simplicidade
Como sempre Machado de Assis com suas histórias gostosas de ler onde a gente tem todas as impressões de como era a sociedade da época. Um romance curtinho com um final tão simples que sinceramente surpreende.

Jazz 28/04/2021

Um conto de Machado
Conto interessante pra passar a tarde. A narração dele é ótima, não tive dificuldades pra entender o que é passado.
Acho que o título não deveria ser A Pianista, mas quem sou eu, né?

Lala 28/04/2021

Um conto bem realista. O pai nega o casamento de um dos filhos e assim nega a herança ao novo casal... Já li isso várias vezes... Ah a sociedade..

Barboza 29/03/2021

Delicado
Eu sempre e emociono com relacionamento entre pai e filho. É um ponto fraco pessoal, admiro.

Machado de Assis dispensa comentários na sensibilidade em conduzir o conto. A grosso modo, não passa de um clichê sobre preconceito de classes e um coração orgulhoso sendo dobrado pela humildade e bondade. Mas o autor faz com tanta destreza que comove e cativa.

Machado é sempre uma aula! O "o que" pode ser simples, mas o "como" sempre deve ser singelo!

Aimee.Eduarda 22/03/2021

Machado de Assis
Esse conto se interliga ao "História de uma lágrima", porém com um final feliz, do pouco do que li sobre a literatura brasileira, posso dizer que somos muito felizardos por termos tido, escritores tão célebres, como Machado de Assis.
As histórias são contadas de uma maneira tão envolvente, o enrredo, clímax, nada é óbvio, sempre trazendo o valor dos princípios, reflexões sobre preconceitos, e elementos históricos.
É sobre a vida, por isso é tão bom. Pois ele acrescenta beleza ao ordinário, em suas descrições.

Duquesa de Winnipeg 18/03/2021

Achei legal, um bom conto para passar o tempo. História de amor e superação. Recomendo