Garotas de vidro

Garotas de vidro Laurie Halse Anderson

Resenhas - Garotas de Vidro

Codeina 11/10/2022

inspirador
a leitura foi ótima, em alguns momentos um pouco pesada e cheia de gatilhos para pessoas que tem distorção de imaginem e distúrbio de bulimia, mas a história é impactante e reflexiva

Milena 10/10/2022

Não leia esse livro se você tem distúrbios alimentares, sério, ele me fez ficar sem comer por dias e fazer dietas absurdas. Ou seja, não aprendi nada com ele.

shuhua 09/10/2022

"Eles deixaram a marca de sua guerra nesse fiapo de garota."
"Quando eu era uma garota de verdade..."
"Fui uma boa garota porque não fazia buracos na minha pele."
" 'Por quê?' é a pergunta errada.
Pergunte 'Por que não?' "

Se eu pudesse voltar no tempo e não ler, eu faria. Parece que, de algum jeito, a narrativa e pensamentos distorcidos da Lia dão um jeito de afetar, nao só ela, mas o leitor também. Eu tinha achado que eu me senti tão mal lendo por conta dos gatilhos, mas lendo outras resenhas é nítido que isso é característico da narrativa explícita e conteúdo pesado.
O livro é bom e fala de assuntos que só foram ganhar força recentemente, como transtornos alimentares, mas que existem desde sempre. A forma cruel como isso é retratado evidencia o que essas pessoas passam todos os dias. As pessoas precisam ler sobre esses assuntos, se informarem, mas isso não precisa acontecer lendo algo tão forte como esse livro.

Giovanna 06/10/2022

Não vou mentir, é um livro MUITO pesado, e que mexeu com meu psicológico em um nível extremo, mas esse livro é extremamente necessário! Trata sobre muitos assuntos delicados e nos mostram a realidade de muitas pessoas

Rackelina 28/09/2022

Que leitura difícil
Esse livro nos mostra como para a Lia a comida, sua família o mundo em geral é um inimigo. Ela é anoréxica e sua amiga é bulímica. É um livro pesado ,em se tratando dessa doença não esperava menos . O que a Lia fazia para alcançar seus objetivos beira a loucura, prova disso é que ela começa a apresentar um comportamento alucinógeno. Leitura realmente difícil, mas necessária.

Railane Ribeiro 24/09/2022

Necessário e à flor da pele
Não sei bem como definir esse livro, as palavras, a escrita, a história. Tudo aqui foi tocante e cheio de emoção, consegui sentir agonia com cada contagem da protagonista, consegui imaginar perfeitamente os sentimentos quanto aos seus momentos com a melhor amiga. Senti os gatilhos e o desfecho bem fundo no coração. Esse livro é para os fortes que tem um coração macio e talvez até quebrado.

Cami ð 22/09/2022

Angustiante
Lia perdeu a antiga melhor amiga para a morte em uma certa noite e a culpa, ao decorrer dos dias lhe incomoda todas as noites, com a negligência que teve em não atendê-la na última. Assim, seu transtorno alimentar fica ainda pior, junto à culpa tanto de comer quanto de perder a amiga. Sendo assim, Lia terá psicológico suficiente para lidar com a perda ou se perderá em sua própria mente?

Eu nunca, jamais, NUNCA MESMO recomendaria esse livro pra alguém. Definitivamente tem que ter muita cabeça pra ler uma leitura dessa. É o livro mais pesado que já li. Não teve como não ficar angustiada a cada página, sendo envolvida pela mente maldosa da Lia a pregando peças. É simplesmente horrorso, amendrontador, porque incita isso na sua própria cabeça se você não tiver sangue frio enquanto lê. Não costumo ser fraca pra leitura, mas essa realmente me surpreendeu no quesito de mexer tanto com a minha cabeça. Quero simplesmente enterrar esse livro para que ele não assombre minhas noites.

Por isso, se você está pensando se deve ou não lê-lo, EU NÃO RECOMENDO, porque sei que nem todo mundo tem cabeça pra esse tipo de leitura, então não é bom arriscar, nem mesmo por curiosidade. Por isso, tenha bastante cuidado. No mais, boa leitura...

Isa 21/09/2022

Garotas de Vidro
·Livro super necessário para os tempos atuais.
·Mostra o ponto de vista e os sentimentos da personagem Lia que sofre de transtornos alimentares e como ela lida com a recente morte de sua melhor amiga Cassie, que foi encontrada morta em um motel e ligou 33 vezes para Lia momentos antes de morrer.
·Gostei da escrita da autora e como ela abordou tão bem este tema.

bella_madu 02/09/2022

pesado
esse é o livro com mais gatilhos q eu já li na minha vida, nn recomendo pra qualquer pessoa ler ele, a pessoa tem q ter um bom psicológico
no meu caso eu não tenho ? ent assim, meio q me ferrei

eu achava q o livro iria tratar do assunto com leveza, como uma forma de acolher as pessoas com transtornos alimentares, mas na vdd, meio q o livro todo se passa dentro dos pensamentos da personagem e não é nada acolhedor, pelo contrário, é bem perturbador
eu não tenho transtornos alimentares propriamente ditos, mas tenho problemas com alimentação, tipo, quando nn me sinto bem com meu corpo ou comigo mesma no geral, passo um dia todo sem comer e tals, mas nn é nada mto grave, eu acho
no caso da personagem, ela realmente precisa ser internada e acolhida de forma significativa, pq a mente dela não quer melhorar e enfim, o livro é bem pesado
mas gostei q no final deu tudo certo

nn dei 5 estrelas pq não é um livro q eu releria por ser bem perturbador, nn é uma coisa mto saudável de se ler e SPOILER: eu odiei as aparições da Cassie m0rta

dei 3 estrelas, pq o livro não é ruim, foi mto bem escrito, a história é MUITO real, talvez seja por isso q fiquei tão perturbada, às vezes nos acostumamos com os livros q a gnt lê e é tudo mto romantizado, apesar de ter acontecimentos ruins, ainda assim, n chega tão próximo da realidade como esse aqui chegou
admiro a escritora por conseguir escrever isso aqui com tanta maestria, não é fácil abordar esse tipo de assunto

mydearbooks_ 31/08/2022

Um espelho que não importa mais
Confesso que esse não foi um livro que me prendeu desde o começo. Achei a escrita da autora um pouco estranha e demorei para pegar um bom ritmo de leitura.

Sobre a história, o mais interessante ao meu ver foi poder "entrar" na cabeça da Lia. Entender como ela pensava, acompanhar o desenvolvimento do seu transtorno, perceber os motivos que a levavam a tomar essas ações (controle e perfeição) e ver o que fez com que ela decidisse se salvar.

Senti falta de mais cenas sobre a amizade da Lia com a Cassie! Queria entender melhor o sentimento que elas nutriam uma pela outra, mas essa parte foi bem rasa. Também acho que os personagens, com exceção da protagonista, não foram bem desenvolvidos.

"Garotas de Vidro" é um livro cru, pesado e cheio de gatilhos. Apesar de ter um final positivo e esperançoso, não é uma leitura que eu indicaria para alguém que tem ou já teve algum tipo de transtorno alimentar.

lAvia494 29/08/2022

"Um milhão de futuros, nem todos bonitos, nem todos longos, mas todos meus." fiquei feliz com o desfecho da história. que bom qua a lia conseguiu reconhecer sua chance de viver e ser feliz novamente :)

Six 22/08/2022

O caminho para cura é o exorcismo da sua amiga morta...?
Eu gosto muito de ler sobre saúde mental e me interessei de cara por esse livro por abordar a anorexia.
Um ponto positivo (e bem perigoso) é que esse livro não romantiza a doença, ele é direto, cru e doloroso, é perceptível o quão doente a protagonista está.
Não somente o transtorno alimentar é abordado de forma realista mas também a forma como as pessoas agem ao redor da pessoa que possui o transtorno. É visível a preocupação que a família da Lia sente por ela, mesmo que seus pais sejam divorciados, eles fazem o que pode para cuidar dela da melhor forma, mas isso não ameniza a frustração e a impotência que eles sentem ao ver a filha assim (ainda mais quando não há cooperação por parte dela)
A relação de Lia com a fantasma/alucinação de Cassie é bem pertubadora e peculiar mas que se revolveu de uma forma tão...apressada e confusa. Os capítulos finais foram bem apressados, como se a escritora não soubesse como fazer a Lia reconhecer que precisava de ajuda e meteu um exorcismo mesmo. Talvez essa seja a única ressalva que tenho desse livro: a pressa em resolver os conflitos ao ponto de parecer desconexo e muito irreal.
Eu gosto de finais felizes mas como a insanidade e sofrimento da Lia foram beeeem extensos e intensos demais para serem resolvidos do jeito que foi, eu preferia um final triste; há uma passagem onde Cassie disse que o corpo da Lia estava parando de funcionar e que, em breve, ela iria falecer. Esse seria um bom desfecho pra trama, apesar de ser trágico, mostrar as consequências de uma doença não tratada.
Enfim, o livro é bom mas possui muuuuitos gatilhos (e final apressado), não recomendo pra qualquer um.