O Profeta

O Profeta Khalil Gibran

Resenhas - O Profeta

Icaro 03/11/2023

Universal
Um dos livros mais lidos da história e que completa 100 anos da sua publicação em 2023.

Khalil Gibran é o escritor que transformou a literatura árabe moderna. Esse pequeno livro relata os ensinamentos de vida de um profeta em sua despedida de um local por onde viveu durante 12 anos.

Com lindos ensinamentos, eu fico com o relato sobre filhos. Os pais são arcos dos quais os filhos, suas flechas, são lançadas.

Publicado pela Editora Planeta, contém ilustrações do próprio autor e um prefácio lindo de Rupi Kaur.

Nota 10/10 ???

Daire 25/10/2023

Muita sabedoria em tão poucas páginas
Em poucas páginas Gibran traz reflexões sobre praticamente todos os aspectos da vida. Alguns deles até, talvez, coisas que raramente paramos pra pensar a respeito.
Utilizando do Profeta que chega à cidade de Orphalese, ele se põe a responder as indagações dos cidadãos locais que desejam ouvir seu comentário a respeito de temas como o amor, o prazer, a dor, a paixão, o ensino, filhos, liberdade, crime e castigo e vários outros temas.
Sempre utililizando liguagem poética, suas palavras se tornam um convite para apreciarmos a beleza do ato de viver.

Fhael Drade 14/10/2023

Reflexões que valem o tempo.
Apesar de não inventar a roda, o óbvio precisa ter seu tempo, seu estudo e sua aceitação. Refletir sobre a vida, as coisas da vida e o tempo das coisas é uma tarefa agradável dessa leitura.
Menção especial a reflexão sobre as crianças.

Tori 01/10/2023

Merece releitura em cada fase da vida
Esse livro me pegou de surpresa, eu escolhi aleatoriamente no Kindle Unlimited e não esperava que fosse ser tão intenso. Passagens curtas, mas que eu precisava ler 2 ou 3 vezes, para sentir e entender. É um livro de cabeceira, um livro para te acompanhar ao longo da vida, para ler hoje amanhã e depois, com perspectivas diferentes a cada fase. Lindo belo e maravilhoso. ??

Carol 11/09/2023

Nunca tinha refletido tanto
Meu vô pediu pra mim ler, e como a boa neta q sou, li. me surpreendeu, achei q ia ser aqueles livros motivacionais, mas foi bem legal, refleti muito

readingwithlui 09/09/2023

"Vocês muitas vezes dizem: 'Eu quero dar, mas só aos que merecem.'
  Mas não pensam assim as árvores do pomar, nem os rebanhos que pastam nos campos.
  Eles dão para que possam viver, pois reter é perecer."

um livro curto, mas denso. "o profeta" discorre sobre temas profundos de forma (excessivamente) poética, cheia de analogias e com um viés religioso. embora possua menos de duzentas páginas, foi uma leitura um pouco mais lenta do que eu imaginava de início. cada passagem um novo ensinamento que exigia um tempinho para ser digerido.

não gostei tanto da poeticidade em excesso. acho que por terem assuntos tão complexos já tratados de maneira breve, um pouco superficial, a linguagem poética e enigmática só acabou me deixando mais confusa.

no geral, uma obra cheia de aprendizados para a vida. para ler e reler.

euviamapola 30/08/2023

Al-Mustafa e Jesus lado a lado
Gibran, nessa obra, foi de uma sensibilidade impecável e profunda, sensibilidade essa que somente um artista é capaz de ter.
Os ensinamentos do profeta Al-Mustafa podem ser expostos juntamente com os de Jesus e seus sermões. São ensinamentos que podemos levar para nossas vidas, a que vivemos hoje e as futuras.
Indiscutivelmente quem ler este livro poderá dividir sua existência em duas partes: antes do profeta Al-Mustafa e depois do profeta Al-Mustafa.
Aconselho ler os capítulos e procurar as explicações de Lúcia Helena Galvão, será de grande utilidade.
No mais, este livro está na lista de livros que não podemos morrer sem ler.

eddrrdo 12/08/2023

O Profeta
Livro para ler e reler, o O Profeta nos trás reflexões sobre assuntos do cotidiano até assuntos que são um mistério para o ser humano, vale muito a pena!!!

kally5 29/07/2023

Lindo
é maravilhoso, meu primeiro livro do Gibran e eu estou simplesmente apaixonada na escrita dele, nas analogias que ele faz. não tenho muito o que falar, só que é lindo demais kkkkk, ele era claramente um cara na frente do tempo dele

Vinicius 21/07/2023

O Profeta - Uma Viagem Para Além de Si
A Narrativa em termos literais retrata a história do Profeta Almustafa que ao sair da ilha de Orphalese (Onde viveu por 12 anos) e embarcar rumo a sua cidade natal. No entnto ao se retirar os moradores da ilha o interpelam para que transmita sua vasta gama de conhecimento antes de partir, haja vista que durante esse período eles não o haviam adquirido.
O Profeta então, conforme indagado, corresponde com sua sabedoria.
O livro retrata situações e temas da vida cotidiana, fazendo de cada tema um capitulo da obra trazendo um significado amplo, através de uma poesia extremamente ornamentada, gerando ao leitor inúmeras reflexões gerais e individuais ao leitor .
Venerado por muitos, Gibran tem o poder de tocar o âmago. Acredito que esse livro deveria ser acrescentado a lista de livros obrigatórios para todo ser humano, pois ele de fato desenvolve o "Senso Humano", sempre tão necessário.
Essa edição em especifico é linda, foi pensado em detalhes, a com da capa orna com a contracapa em um tom roxo e detalhes em uma tonalidade mais clara que me lembram os ornamentos do rococó. Ademais possui pinturas do autor ( Khalil Gibran além de escritor, foi pintor), o único detalhe que talvez cause desconforto seja o tamanho do livro, influenciando no tamanho da fonte.
Por fim Amo a forma como ele retratou alguns temas, como por exemplo O Amor, no entanto por vezes ele é demasiado conciso, o que em alguns pontos me deixou com sede de uma reflexão mais profunda.
Bônus: Há no Youtube uma série de vídeos, da Professora Lúcia Helena Galvão trazendo mais significados a obra, detalhando-a e desenvolvendo seus símbolos.
Boa Leitura !! 💓

site: https://youtu.be/QWiNKqHn7DA

kaio cosmopolita 12/07/2023

Um manual para se viver bem
Um livro para todos aqueles que se identificam com a filosofia espiritualista.
De leitura simples, porém altamente filosófica, o livro nos relata a partida de um mestre que, ao partir, deixa um pouco de seu conhecimento transcendente aos que ficam.
Com palavras simples e textos curtos o autor nos leva a reflexões profundas sobre questões existenciais do ser humano de natureza moral e social.
Muito embora sejam livros de culturas diferentes, achei "O Profeta" muito parecido com o "Tao te king" em vários aspectos. Ambos nos falam da sabedoria de um mestre em partida, utilizam-se de uma linguagem poética filosófica espiritual, podem ser considerados livros sagrados e nos falam da aplicação das leis que regem a natureza no proceder de nossas vidas para que possamos ter uma vida leve, harmônica e feliz.
Em um período onde os falsos valores estão em evidência, O Profeta é um livro que nos remete a pensar no que realmente importa para termos uma vida plena e sem conflitos.

Kelly565 08/07/2023

"Nós temos lhe amado muito. Mas nosso amor foi silencioso, e têm sido encoberto com véus.

Porém, agora ele clama por sua presença e deseja revelar-se.

Pois assim tem sido com o amor, que só reconhece sua profundidade na hora da separação."

Fernando 29/06/2023

Os Defeitos Inegáveis de "O Profeta", de Khalil Gibran
Apesar da ampla aclamação que recebe, "O Profeta", de Khalil Gibran, não me cativou como esperava. Neste artigo, pretendo apresentar uma visão crítica da obra, destacando seus defeitos inegáveis. Embora seja reverenciado por muitos, acredito que é importante analisar as falhas de uma obra literária, mesmo que seja tão elogiada.
1. Estilo poético excessivamente ornamentado: Uma das maiores falhas de "O Profeta" reside em seu estilo poético excessivamente ornamentado. Embora Gibran seja conhecido por sua habilidade poética, em muitos momentos, suas metáforas e imagens são tão elaboradas que se tornam opacas e confusas. A linguagem poética, em vez de enriquecer a mensagem, obscurece-a, dificultando a compreensão e a identificação com os ensinamentos do livro.
Exemplo de citação: "Vossos filhos não são vossos filhos, são os filhos e as filhas da Vida desejando a si mesma. Eles vêm através de vós, mas não de vós." Essas palavras, embora poéticas, podem ser interpretadas de maneiras tão amplas que a mensagem central se perde em meio a várias possibilidades de significado.

2. Superficialidade das reflexões apresentadas: Embora "O Profeta" prometa profundidade filosófica e emocional, muitas das reflexões apresentadas são superficiais e não oferecem uma análise aprofundada dos temas abordados. As respostas do profeta Almustafá, muitas vezes, carecem de substância e deixam o leitor ansiando por uma exploração mais profunda das questões essenciais da vida. O livro parece proporcionar apenas um vislumbre superficial desses temas complexos, deixando uma sensação de insatisfação intelectual.
Exemplo de citação: "Dizei-me, o que é a amizade, senão olhar para o horizonte juntos?" Embora essa frase seja agradável à primeira vista, ela não aprofunda a complexidade e os desafios das relações interpessoais, deixando o leitor sem uma análise mais profunda do tema.

3. Ausência de uma estrutura narrativa coesa: "O Profeta" carece de uma estrutura narrativa coesa que conecte as diferentes partes do livro. Cada capítulo aborda um tema diferente, mas essas partes parecem desconectadas, como se fossem fragmentos isolados. A ausência de uma progressão narrativa dificulta a imersão do leitor na obra e compromete a fluidez da leitura. O livro não consegue criar um todo unificado e coeso.
Exemplo de citação: "Pois que na verdade é preciso estar vazio para poder ser preenchido." Essa frase, embora possua seu próprio significado, não se conecta diretamente com o contexto anterior ou posterior, prejudicando a continuidade e a coesão do livro.

Apesar de sua reputação e popularidade, "O Profeta", de Khalil Gibran, apresenta defeitos inegáveis. Seu estilo poético excessivamente ornamentado, a superficialidade das reflexões apresentadas e a ausência de uma estrutura narrativa coesa são falhas que comprometem a experiência do leitor. Reconhecer esses defeitos não diminui o valor que a obra pode ter para outras pessoas, mas é importante analisar criticamente qualquer trabalho literário, mesmo aqueles amplamente elogiados. Afinal, é na discussão das falhas que buscamos um maior entendimento e apreciação da literatura.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/
doc leão 02/10/2023minha estante
Concordo com seu texto, embora eu seja menos duro para com "O Profeta", uma vez que obtive boas reflexões durante sua leitura, mas é fato que peca nos três quesitos que você elencou.

tiadodudu 24/06/2023

Pílulas de ensinamentos
Poesia e filosofia moldadas em comprimidos com doses concentradas de ensinamentos. Simplicidade e leveza na escrita e nas ilustrações.