O Profeta

O Profeta Khalil Gibran

Resenhas - O Profeta

Alberto 01/09/2022

Mudaram as estações/Nada mudou
Sempre que leio algum livro antigo que traz reflexões, fico admirado como a civilização pode mudar e evoluir em diversos aspectos, mas continua com os mesmos anseios de sempre.

O profeta, de Khalil Gibran, é de 1923 e traz de fato um profeta, chamado Almustafa, que antes de partir de volta à sua terra natal compartilha sua sabedoria com um grupo de seguidores. E os temas são os mais comuns possíveis: amor, casamento, filhos, trabalho, religião, morte, crime e castigo, alegria, tristeza e por aí vai.

Não há enrolação. Gibran vai direto ao assunto. Cada tema escolhido por uma pessoa do grupo equivale a um microcapítulo. Os ensinamentos do profeta são singelos, mas profundos. São muitas vezes poéticos e até musicais, como esta passagem ao falar sobre Amor:

"Quando o amor chamar, sigam-no,
Mesmo que o caminho seja íngreme, árduo.
E quando suas asas os envolverem, entreguem-se a ele,
Ainda que a lâmina oculta entre as plumas possa feri-los.
E quando ele falar com vocês, acreditem,
Embora sua voz possa lhes destruir os sonhos como o vento que devasta o jardim."

O excerto acima inclusive me lembrou de Chuva de Prata, de Ed Wilson e Ronaldo Bastos, de 1985, tantos anos depois de O profeta:

"Toda vez que o amor disser/Vem comigo/Vai sem medo/De se arrepender"

Pois é, está tudo assim tão diferente, mas nada mudou.
Mi 01/09/2022minha estante
Esse livro, foi um divisor de águas em minha vida! TODOS deveriam lê-lo.

Alberto 01/09/2022minha estante
Verdade, @Mi. E relê-lo também. Ele traz ótimos ensinamentos e é bem curto. :)

Weslley 20/08/2022

Inspirador
Peguei esse livro como indicação em um dos vídeos do canal de Leandro Karnal e sinceramente não me arrependi. É um livro bastante simples e direto, com diversos ensinamentos e reflexões sobre vários aspectos da nossa vida como o amor, o estudo, a religião e afins. A leitura é bem rápida (li um pouco mais demorado para absorver melhor as ideias) e bem prazerosa. Recomendo.

Elza.Fatima 06/08/2022

Um livro lindo, cheio de ensinamento. Um livro pra se ter a mão sempre , com respostas simples e profundas sobre vários fatos de vida.

PsiMônicaB 03/08/2022

Chato
Pelo visto só eu que não gostei desse livro. Leitura beirando o insuportável. Raso, simplista e confuso, talvez tenha sido a tradução que eu li.

venom 25/07/2022

Um livro curto, porém, muito poético e que gera reflexões sobre as questões da vida de maneira muito profunda. Digno de releitura.

Dan 21/07/2022

Genial. Para ler e reler
Livro genial. Genial o que o autor fala sobre cada um dos temas que ele traz. Quanto conhecimento em um só livro. É um livro que em cada releitura se aprende mais um pouco.
Recomendo demais.
Francis 28/08/2022minha estante
Indico-lhe assistir as palestras do canal Nova Acóprole que tratam sobre esta obra do Autor.

bee 18/07/2022

não é exatamente meu estilo de livro, mas achei bem bonitinho a escrita dele. é bem fininho então é rápido de ler

Lukas 12/07/2022

Uma leitura calma e boa.
A obra tem uma escrita que é bem gostosinha de ler. Sempre carregada de calma e sabedoria. O autor mistura bem os ideias de várias religiões na mensagem que é passada pelo personagem "Profeta"
Diria que é um ótimo livro pra aqueles que buscam boas mensagens e uma leitura calma e rápida.

João 28/06/2022

Muito bom!
Um livro repleto de ensinamentos e poesia.
?O poeta é um anjo mandado à terra pelos deuses para ensinar aos homens as coisas divinas?
Leitura rápida, simples, cativante e cheia de simbologia e importância.

Vicente Tavares 29/05/2022

Pra pensar e sentir
Filosofia faz pensar, poesia faz sentir, o que acontece quando junta os dois? Acontece O Profeta do Khalil Gibran.
Esse livros reúne 36 reflexões do Profeta, repletas de poesia e apesar do viés obviamente religioso, desde o título, o conteúdo passa longe de ser puramente religioso... aliás, em alguns pontos deve fazer suar alguns conservadores...
Uma leitura agradável e enriquecedora, faz pensar, faz sentir e enche de alegria. Não precisa mais do que isso, não é?

Cezar.Tosta 12/05/2022

Um livro bem rico
Um bom livro. No estilo dia grandes pensadores do Oriente. O livro fala de diversos temas do cotidiano, como o trabalho, a amizade e os filhos.
Em algumas passagens há a necessidade de reflexão, pois a mensagem é apresentada por meio de parábolas.
Vale muito a pena aos que se interessam por assuntos filosóficos.

Luiz Henrique 07/05/2022

O Profeta
Gostei da leitura, além do conteúdo ser muito bonito e tocante, a tradução é muito agradável. Não tenho o hábito de ler poesia, mas esse livro me pegou desprevenido. Não é um texto de poesia rimada, então, não achei a leitura maçante e repetitiva.

Joás Lima 27/04/2022

Livro de cabeceira
Esse livro é fantástico. A leitura é tão profunda quanto simples. Chega a ser assustador a profundidade das palavras, as mais puras verdades.

nanarissa 19/04/2022

Reflexões e ensinamentos interessantes.
Fica na lista de releituras necessárias.
Ouvi o livro, o que pra mim é um processo mais difícil de entendimento e "absorção" da informação do que através da leitura. De todo modo, sinto que o livro me encontrou num bom momento e, ainda que com alguma dificuldade de entendimento ao ouvir, muito já me foi útil.

Camilla158 15/04/2022

"O amor nada oferece além de si mesmo e nada exige além de si mesmo". Esse é um pequeno trecho deste grande poema em que Khalil Gibran nos faz refletir sobre a maioria das circunstâncias e sentimentos pelos quais passamos no decorrer de nossa estada aqui. A leitura foi incrível e acredito que a cada releitura a obra há de crescer.