Vítimas do Silêncio Janethe Fontes

Resenhas - Vítimas do Silêncio

1 | 2 | 3 | 4

Paula Juliana 01/05/2014

Resenha: Vítimas do Silêncio - Janethe Fontes

'' - Penso que só a justiça pode fazer com que as pessoas paguem por seus atos - tornou ela, com cuidado para não deixar transparecer qualquer melancolia em seu tom de voz.''

Nossa! O que falar dessa Obra?! Forte, comovente, além de levantar uma grande bandeira, é um livro que inspira e instiga o leitor. Vítimas do Silêncio da super autora nacional Janethe Fontes, é um livro que todos devem ler. Não só por tratar de um assunto forte que deve ser, sim! Pensado, debatido e comentado. É um livro que traz um forte apelo não só de justiça, mas também de como o amor é uma fonte de força e superação.

Quando terminei a obra fiquei pensativa e parei para refletir sobre tudo que li e aprendi acima de tudo. Muito do que foi dito e mostrado na obra foi uma novidade para mim. Algumas coisas espero comentar e dividir com vocês nessa resenha.

'' E o pânico tomou seu coração, por isso, transformou por completo sua maneira de vestir. Não vestia minissaia, short ou qualquer outra peça mais ousada. Isso tudo porque, no fundo do seu coração, temia que fosse culpada do que estava acontecendo. Contudo, fechar a porta do quarto, se vestir com compostura e evitá-lo não foram suficientes para impedir que...''

Margarida nossa grande protagonista, sofreu violência sexual em casa, ela já tinha percebido olhares de desejo do padrasto e insinuações da parte do mesmo, mas acabou deixando de lado, achando que estava vendo coisas onde não tinha, até que em uma noite que mudou sua vida. Guida, foi estuprada pelo desgraçado.
Por medo, vergonha, ou por simplesmente não conseguir falar ela preferiu sair de sua casa e ir morar em Gramado com seus tios e primos.
Guida abraçou o silêncio!
E fez de sua missão juntar seus caquinhos e tentar tocar sua vida deixando sua mãe, irmã menor e seu padrasto para trás.

Como a vida é uma caixinha de surpresa o passado volta a bater na porta da moça e novamente ela tem em mãos a decisão de contar o que lhe aconteceu ou guardar para si, fugir novamente de tudo!

Eu optei nessa resenha contar somente essa parte da história, mas simplesmente queria abrir muito mais para vocês. Guida é uma protagonista muito forte e determinada. Ela usou sua força para refazer sua vida em diversas partes das história e o passado em muitas vezes voltou para assombra-la.

'' Ali, independentemente de ganhar ou perder, todos se sentiam vitoriosos, pois o simples fato de estarem vivos, de terem sobrevivido (...), já era mais que vitória.''

Em algumas partes do livro podemos até julgar seu comportamento. E vem aquele pensamento. Se ela tivesse contado naquela hora, não teria evitado determinado fato? Se ela tivesse denunciado, a história teria tomado um rumo diferente? Não teria sido mais fácil para ela abrir seu abuso para a família em vez de fugir e se esconder dentro de si mesma?
É uma grande teia de SE, se ela tivesse feito isso, SE aquilo.
E da mesma forma que o leitor se questiona, também entende o lado da vítima. Sabe como foi díficil, como ela sofreu, como no lugar que ela deveria encontrar a segurança de seu lar, ela encontrou seu próprio inferno!
Uma vez li em algum lugar que um determinado fato, tragédia, ação não acontece de forma isolada, eles são um grande conjunto de pequenos acontecimentos, uma soma das nossas ações que levam uma grande coisa a acontecer.
Mas nada no mundo faz com que culpa seja da vítima. O único culpado é o agressor, foi ele que usou de força e brutalidade para se impor e abusar de uma pessoa que não queria cometer o ato.

E além da violência física, vem uma violência tão horrível quanto e brutal que é a violência psicológica. A chantagem, a forma que o agressor usa da vítima e impõem seu silêncio. ''Não! Você não vai contar para ninguém!'' Ou ''Eu mato sua mãe e você, se contar.'' Ações desse tipo que deixam marcas permanentes em uma pessoa. Depois que a vítima consegue refazer sua vida, se conseguir, são lembranças e dores que não passam. Como curar feridas assim? Como confiar novamente? São pontos que estão na nossa narrativa. Do mesmo jeito que a autora mostra a feiura que vem com a violência, ela faz paralelo com a força que a bondade, a amizade e o amor trazem para a vida de uma pessoa e como isso pode fazer toda a diferença.

'' ... o juiz examinava também, o comportamento da vítima ao aplicar a pena ao acusado. Além disso, é provável que o advogado use de argumentos baixos para tentar provar que a vítima possa ter, de alguma forma, cooperado ou provocado tal conduta.''

Muitas coisas na obra me deixaram muito revoltada. Primeiro o modo que o padrasto se comportava, cínico, doentio, nojento. Depois a forma que as leis são. Como por Deus, o juiz tem que analisar a conduta da vítima. Quer dizer que ela pode ter se insinuado, contribuído e induzido o agressor a ter cometido o ato de violência?! Então ele é menos culpado?! Coitado não conseguiu resistir! Claro! A culpa é toda da vítima, que foi violentada! São coisas que deixam a gente puta da vida mesmo. Revoltada e com nojo! E é nessas horas que pensamos que está na hora do mundo acordar e mudar em muitos aspectos. Corro o risco de ser tachada de radical ou algo do tipo, mas se as penas para o crime de estupro fossem mais pesada, mais radicais - falando aqui de pena de morte e prisão perpetua - esse tipo de violência não seria uma realidade e sim um exceção. Minha opinião aqui! Ok!

'' Ah, pela amor de Deus, pare de sentir dó de si mesmo! Você acha que é só você que tem problemas?''

''... quando você conseguir enfrentar a si mesmo - continuou Margarida -, conseguirá superar seu problema.''

'' Ele é um anjo. Um verdadeiro anjo!''

'' - Pois eu acho que a Cinderela não chegava a seus pés.
Margarida sorriu novamente, depois o beijou com paixão.''

Esse livro também me trouxe sorrisos e muitas alegrias. Me apaixonei por um personagem em especial. Não posso abrir muito quem ele é. Seu nome é Will, ele é um homem fofo, gentil, inteligente, forte e maravilhoso! Lembrem desse nome meninas!!

A autora tem uma escrita maravilhosa, fluida e viciante, é o segundo livro que leio dela, e como o primeiro eu ''comi'' a obra em uma noite! Então meu conselho é: Se você vai ler um livro da Janhete Fontes, pegue ele numa sexta, num final de semana, ou num feriado, como eu fiz! Porque é impossível largar a leitura antes do fim.
A autora ainda aborda temas como a deficiência, as universidades e leis Brasileiras, e entre casos paralelos sobre trafico de drogas, crimes passionais, e abuso sexual trança um emaranhado de história que no fim são totalmente fechadas e amarradas com o grande enredo!

''Depois, ele a conduziu de volta ao sofá e aninhou-a em seu colo, como uma criança, até que o choro e os soluços transformaram-se em gemidos e posteriormente em silêncio.''

É um livro incrível! Eu recomendo Vítimas do Silêncio para todos que gostam de uma boa literatura! Não é um livro pesado, apesar do tema forte, a autora soube dosar bem, isso quer dizer que aqui você não vai encontrar descrições horrendas de violência. Vai encontrar uma forma sutil, sensível e forte de falar sobre um assunto que tem que ser abordado e discutido!
Não esquecendo do poder da família, do carinho, da confiança, da justiça e do amor!

''... Esse é apenas um ''grito de alerta'' para quebrar o ''silêncio'' que paira sobre mulheres no mundo todo, que por medo ou vergonha são '' vítimas do próprio silêncio''.

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/
Janethe Fontes 07/05/2014minha estante
Sua resenha ficou linda, Paulinha!! Confesso que me emocionei.

Obrigada! Bjs

Paula Juliana 10/05/2014minha estante
Obrigada Janethe!!! Eu fiquei muito emocionada que vc gostou também!!
Beijos

Rose 30/04/2014

Margarida Esteves, a nossa "Guida" estava decidida a recomeçar a sua vida. Vítima de estupro, saiu de casa e foi morar com seus tios em Gramado. Sem coragem para revelar o mal que devorava sua alma, ela aos poucos vai se sentindo em casa e seu coração começa a se renovar de esperanças.
Aliás não é só de esperanças que o coração de Guida se enche, pois ela acaba se apaixonando por seu primo Marcos. Ele também se apaixona por Guida, mas do meio deste amor existe Olívia, a noiva de Marcos que estudava em Londres.
Fraco, Marcos acaba aceitando a pressão da família e se muda para Londres, deixando Guida para trás e sem desconfiar do drama que a menina passa ou já passou. Acontece que Guida tem coisas mais urgentes para pensar, pois seu estuprador está de volta e com novas ameaças.
Guida mais uma vez por medo e vergonha foge. Desta vez seu destino é São Paulo. Quando sua situação já estava beirando o desespero, ela consegue um emprego de babá. Guida seria babá de Willian, um jovem de 25 anos que ficara paraplégico a pouco tempo.
O encontro entre Willian e Guida é o início de uma grande mudança na vida dos dois. Ele que vivia revoltado com sua nova condição e mergulhado em autopiedade, aprende com Guida que por maior que seja o problema, não devemos perder a fé ou desistir de nossos sonhos.
Apesar de todo o sofrimento que lhe foi imposto, Guida não perdeu a fé e não se tornou uma pessoa amarga. Lutava diariamente pela recuperação de Willian e pela conquista de seu sonho: tornar-se uma advogada. Foi esta a forma que ela encontrou para fazer justiça.
Guida e Willian ficam muito amigos e a família de Willian junto com ele, fazem de tudo para ajudar Guida em sua caminhada. Com muitos planos em mente e seguindo em frente, eis que cai em suas mãos um caso muito parecido com o seu e de milhares de mulheres espalhadas pelo mundo. Mais uma garota fora vítima de estupro e por um parente muito próximo.
Desta vez, Guida iria usar todo o seu conhecimento para ajudar aquela menina a colocar seu estuprador atrás das grades. A coragem que ela mesma não teve em enfrentar o seu, e que agora pode pagar muito caro por isso. Seu medo, sua vergonha pode colocar em perigo pessoas que ela ama muito. Um segredo que ela guardou a sete chaves, agora precisa ser revelado, mas o preço a ser pago é muito alto e o juros cobrado pode ser ainda pior.

Não, o livro não tem cenas fortes onde você pensa, não vou conseguir ler este trecho. Na verdade, Janethe escreve tão bem e de uma forma tão simples que quando você se dá conta, o livro já está acabando.
Usando como pano de fundo um crime bárbaro que se repete diariamente e a todo instante, um inclusive pode está acontecendo neste exato momento, a autora mostra que o estupro contra a mulher não escolhe idade, raça, credo, classe social... Qualquer uma pode ser vítima desta violência animalesca. E o pior é ainda ter forças para levantar e seguir em frente, ou mesmo denunciar...
Ser marcada, apontada e até mesma acusada de ter provocado o estupro, faz muitas vítimas se calarem, e aumentarem o poder destes marginais.
Como a própria autora frisa, a estória de Guida é fictícia, mas todas nós sabemos que ela poderia sem ser bem real. Não se cale diante de um crime deste. Denuncie e seja a voz que pode faltar para quem está com medo. Olhe em volta, preste atenção a pequenos sinais e não pense duas vezes em ajudar. E caso seja você que não tenha forças suficientes para falar, lembre-se que é você a força maior que pode por fim nestas atrocidades.

Nenhuma mulher merece passar por isso. Que nossas leis castiguem realmente aqueles que de tão horrendos conseguem ser condenados pelos próprios bandidos, pois estes marginais são verdadeiros câncer em nossa sociedade.

site: http://www.fabricadosconvites.blogspot.com.br/p/minhas-resenhas.html
Janethe Fontes 07/05/2014minha estante
É verdade, Rose, nenhuma mulher deveria passar por isso. Há casos de meninos também, mas em menor número do que meninas e mulheres.

Obrigada por deixar sua opinião aqui.

Bjs!

Clarice.Castanhola 27/06/2015minha estante
Esse volume é extremamente forte , gostei e realmente nenhuma mulher merece passar por isso , :D

Lucas 18/12/2013

Este ano, sem dúvidas foi o melhor da literatura nacional para mim. Assim que terminei “Golfinhos e Tubarões”, parti para “Vítimas de Silêncio” da Janethe Fontes e mais uma vez, gostei do que li.

Na obra de Fontes nos deparamos com um tema bastante forte – violência sexual. Margarida, ou Guida, é uma jovem que desde cedo conheceu a perversidade humana quando é violentada sexualmente. Decidida a se omitir por medo do seu agressor ou por pensar que as pessoas a condenariam por ter sido estrupada, resolve se refugiar na casa de sua tia que mora em Gramados.

Conforme os dias iam passando e Guida se descobriu apaixonada pelo seu primo, Marcos e essa atração era correspondida. Porém, sua tia não viu com bons olhos o interesse dos dois e tratou de mandar Marcos para Londres, estudar medicina. Em contrapartida, Margarida fica muito feliz ao receber a visita de sua mãe, dizendo que tinha separado do seu padrasto e viera embora morar com ela e sua outra filha.

A alegria dura pouco quando Carlos, o padrasto de Guida, bate a porta de sua casa, almejando uma reconciliação com sua mãe, que o aceita de prontidão. Ela nunca gostou dele e não pensa duas vezes antes de fugir para São Paulo e essa nova vida lhe revelaria tristes e alegres noticias.

A autora conduziu a obra com uma sutileza incrível, pois ela conseguiu abordar toda essa trama sem apegar muito a detalhes ou deixar a narração muito pesada. E isso favorece e muito ao leitor que se sensibiliza sem ficar apreensivo com o desenrolar da estória.

O livro tem poucas páginas e é narrado em terceira pessoa. Cheio de reviravoltas, felicidade e sofrimento, “Vítimas de Silêncio” é uma história de superação que um dia todos deveriam ler e refletir sobre as milhares de mulheres que sofrem abuso sexual durante todos os dias e se silenciam, por não outra coisa a não ser medo.

site: http://livrosecontos.blogspot.com.br/
Janethe Fontes 07/05/2014minha estante
Obrigada por deixar sua opinião aqui, Lucas!

Bjs

Arca Literária 08/12/2013

Vitimas do Silêncio – Janethe Fontes
Primeiramente, gostaria de agradecer a Janethe pela chance de ler mais um de seus livros… um pouco diferente de Doce Perseguição.

Margarida havia sido estuprada pelo seu padrasto e, tentando fugir do seu passado, vai se refugiar na casa de parentes no Rio Grande do Sul. Lá, ela tem contato com a família de sua mãe, e se apaixona pelo primo, que era noivo, Marcos.

Mas, com a vinda de sua mãe e logo depois do seu padrasto, ela decide fugir novamente e vai embora para São Paulo. Chegando lá, com pouco dinheiro e descobrindo uma gravidez, ela arruma um trabalho nada fácil: ser baba de um homem que sofreu um acidente e ficou paraplégico… William ( ok, eu tô com problemas com esse nome)*. O cara era super ativo e com o acidente se sente “imprestável”.

Porém, com luta, além de conseguir que William fique mais sociável, Margarida consegue se formar em direito, cuidar do filho, e trabalhar ao lado de Will (que voltou a trabalhar).

Com problemas que a morte da mãe trás, e por não conseguir trazer a irmã pra morar com ela, e o medo do padrasto fazer a mesma coisa com a irmã, que fez com ela, paira uma dúvida: será que um pai faria isso com a própria filha?

Aceitando caso que em coloca em perigo a própria luta, por ter sido estuprada e não ter superado o trauma, ela deixará de ser feliz com William (ou Will, segundo Fred)?

Leia para descobrir…

Janethe, estou encantada com o seu livro, por ele ser forte e mostrar uma realidade que infelizmente existe.

Ah, se tu tiveres um William por aí, com olhos azuis e sendo advogado, envie para Santa Catarina, que eu estou aceitando!

*William’s, Willian’s, Will: Sequência de livros sendo lançado com esse nome no momento, tá difícil e ótimo pra confundir a cabeça.

_______________________

Esta resenha foi desenvolvida por Sthéfanie Paula Cachoeira Rezena, resenhista do Arca Literária e do Blog Moda e Eu

site: http://modaeeu.blogspot.com.br/2013/11/vitimas-do-silencio.html

Ana 07/12/2013

Emocionante
Vítimas do Silêncio da escritora Janethe Fontes é uma ficção que aborda um tema recorrente em pleno século XXI – o abuso sexual contra as mulheres, que apesar de terem ampliado seus direitos e terem como representante uma presidenta à frente do país, ainda sofrem em silêncio com a violência.

A narrativa discorre em torno Margarida, uma jovem que após ser violentada pelo seu próprio padrasto, Carlos, que mantém silêncio sobre o crime e vai morar na casa de sua tia, onde conhece seu primo Marcos. Os dois se apaixonam, mas não podem viver seu romance.

Margarida grávida de Marcos vai para uma grande metrópole para tentar reconstruir sua vida, lá ela conhece William, um paraplégico amargurado com a vida. A jovem começa a fazer o curso de direito, nesse ínterim a mãe de Margarida morre, deixando a filha mais nova sozinha com o pai Carlos. Apesar de temer deixar a irmã com o pai, Margarida concorda, pois é a vontade da garota permanecer com Carlos.

Os anos se passam Margarida se forma e torna-se uma advogada de sucesso ao lado de seu filho e de William, que se torna seu melhor amigo. No entanto, apesar de reconstruir sua vida o passado volta à tona com um misterioso acontecimento. Agora, ela terá que descobrir um terrível mistério e encarar mais uma vez o seu algoz.

Preparem os lencinhos, o livro tem um tema triste, me trouxe vários sentimentos como revolta, piedade e, sobretudo indignação porque é algo que vai além das páginas do livro. É sobre superação, dor e também trata do amor soberano após tantas crueldades.

site: http://livrorosashock.blogspot.com.br/

Irinia Zachello 04/06/2013

Vítimas do Silêncio
Com uma narrativa surpreendente, a autora mantém o suspense até o fim, fazendo com que o leitor tenha de prender o fôlego para acompanhar essa aventura que traz, a cada capítulo, novas revelações e emoções de um passado que já parecia esquecido.

"Vítimas do Silêncio combina ingredientes como Romance, Aventura, Suspense, Sedução e Mistério em um livro que vai prendê-lo do começo ao fim, tendo como pano de fundo a questão do abuso sexual."

Margarida uma menina, uma adolescente, sai de casa com uma dor no coração por deixar sua irmã e mãe para trás, mas não tem jeito, um momento a mais na sua casa com seu padrasto e ela enlouqueceria. Ela vai para Gramado no RS para casa de sua tia e pede abrigo sem dizer a verdade, o real motivo porque saiu de casa. E assim começa um novo destino.

"Afinal, a única certeza que seu coração tinha, naquele momento, era a de que precisava partir e encontrar um refúgio, até que um dia pudesse voltar para casa. Se é que um dia poderia voltar, pensou com amargura, antes de partir."
Página 12.

Até então passados uns meses tudo estava bem, quando sua mãe também aparece em Gramado com sua irmã e diz ter separado de Carlos, o padrasto. O que a deixa muito feliz e com esperanças de que tudo possa voltar ao normal novamente. Até que um belo dia ele volta para casa e sua mãe decide voltar para ele. Ela muito enfurecida. Sai de casa novamente. E volta para SP. Vivendo de algumas economias, desesperada por não conseguir emprego para se manter, ela vê uma placa em um escritório para trabalhar de babá. E tudo começa a se desenrolar, conhece uma família muito boa, ela trabalha, volta a estudar, tem seus planos e objetivos. Quer justiça.

Muitas emoções ocorrem durante a narrativa, muitas certezas. E muitas verdades, que por atrás de uma história de ficção narra uma realidade frequente, o abuso com as mulheres em qualquer idade em qualquer tempo. Nesse livro Margarida luta por justiça contra o seu padrasto, luta por justiça ajudando outra moça que viveu o mesmo drama que o seu. E não se cala. Se cala sim, sobre o seu sofrimento, e de seu silêncio outros sofrem ainda mais. Pois com o seu silêncio outros males não foram evitados.

Para mim a mensagem é única: Fale! Não tenha medo, procure ajuda. Não esconda, não faça segredos. É fácil para mim falar para alguém que sofre disso e tem medos e traumas falar. Mas se não falar, nunca ninguém saberá que precisa de ajuda, nunca ninguém saberá o que se passa.

No final do livro, nas últimas páginas é interessante que foi reunido várias estatísticas referentes ao abuso contra mulheres, dentro de casa e nas ruas. E é um assunto que por mais que tenham leis ajudando mulheres que sofrem desse abuso, não intimida aquele homem sem escrúpulos doente a fazer tal ato. Então temos que nos preservar e nunca, jamais se calar.

A pior estatística que eu li, todas são piores, mas tem uma que é muito burra, muito sem noção foi, muito desconjuntada e fico pensando que tipo de maníaco inventou uma coisa dessa para saciar sua perversidade e espalhar sua doença frustrante e mortal pelo mundo?

"Na África do sul, um mito dia que para um homem se curar da AIDS, tem de ter sexo com uma virgem, e que quanto mais jovem for a virgem mais potente é a cura. Isso acarreta no estupro de 147 mulheres todos os dias"

Que dizer, se for calcular mais de 50 mil mulheres são estupradas na África do Sul por ano contra 25.000 da França, com um propósito egoísta e vil. Além de ser cruel violar uma pessoa. Nos EUA a cada 90 segundos uma mulher é estuprada. E o pior e mais doloroso é quando é por um parente, um pai.

"...Dormi ontem à noite com o papai porque ele insistiu muito. Mas fiquei apavorada, porque tive a impressão que ele me desejava. Parece meio estúpido isso, pois sei que um pai jamais deseja a uma filha, mas essa impressão tem aumentado e estou cada vez mais preocupada e amedrontada"
Página. 214

E o livro não é tão chocante quanto as próprias estatísticas, fiquem sossegados, que tem fobia a violência, que não gosta de ler fatos assim mesmo que sejam na ficção, não precisa se preocupar, porque a Janethe conduziu muito bem o enredo, nos proporcionando uma história com amor, justiça, vitória e uma certeza de que não podemos fechar nossos olhos para a realidade.

Adorei a leitura, e espero que todos façam o mesmo, leiam e apreciem.

Visitem meu blog: http://livroseuquerolersempre.blogspot.com.br/

Samara 14/05/2013

Livro emocionante.
Primeiramente, meus parabéns para a Janethe Fontes por te conseguido escrever um livro sobre um assunto tão complexo, mas sem deixar a leveza de lado, e claro, a Universo dos Livros também, ficou excelente o trabalho.
No começo fiquei meio receosa justamente por causa da capa, mas já tinha me apaixonado pela estória através da sinopse, então foi esse o livro que quis ler da autora e gostei tanto que li o livro inteiro em um dia... *-*
A estória começa com a mudança da Margarida Esteves para Gramado, onde passa a viver com seus tios e primos. Ela passa a ter muita amizade com a Lígia, que é a prima mais velha e se apega bastante ao Marcos, porém a Bete, prima mais nova, nem sempre é tão acessível assim, na verdade só fala com ela quando precisa das coisas, isso a incomoda um pouco, mas como está de favor na casa, a ignora o quanto pode.
Ninguém sabe o motivo exato para Margarida ter deixado sua família em São Paulo para viver com pessoas que ela não via há muito tempo, mas a deixam ficar sem maiores explicações, talvez por perceberem que a situação é mais complicada só de olhar em seus olhos.
Acaba que ela começa a se sentir muito atraída pelo primo, mas evita esse sentimento o máximo que pode, pois já percebeu que apesar de ser muito bem tratada na casa, aparentemente não será tão bem recebida assim caso tenha algo com alguém da família.
Passa um longo tempo e ela tem uma surpresa maravilhosa, sua mãe e sua irmã vieram visitá-la e avisar que vão morar numa casa nessa mesma região e ela se muda com a família, depois de algum tempo começa a ficar preocupada com a ausência de Marcos, afinal, ele não veio vê-la nem uma vez e quando estava na casa dele, ele não a largava por nada.
É então que a desconfiança de uma possível gravidez surge, mas ela a rejeita de todas as formas, não é possível que isso esteja acontecendo. Enquanto tenta dar seguimento na sua vida, seu padrasto resolve visitar sua irmã que é filha legítima dele, mas ela não suporta olhar para a cara desse ser nojento e percebe que não é uma simples visita, então logo pela manhã decide voltar para São Paulo, dessa vez sozinha.
Procura por empregos em todos os lugares, mas parece que a tão agitada cidade não está tão boa assim para desempregados e começa a procurar qualquer coisa quando vê que suas economias estão acabando e quando descobre que realmente está grávida. Encontra um suposto serviço de babá, que na verdade é para ser acompanhante, e nesse momento sua vida começa a mudar.
Se torna acompanhante de um rapaz que sofreu um acidente e ficou paraplégico, se esforça o máximo que pode e seus patrões reconhecem isso, nenhuma "babá" durou tanto tempo ou conquistou a simpatia do William tão rapidamente.
Desse momento em diante as coisas começam a mudar e Margarida tem medo do que tanta felicidade possa representar, ou de estar sonhando.
Não sei como dizer com palavras melhores, mas com certeza todo mundo deve ler esse livro, fala bastante sobre superação, como lidar com as dificuldades, nos mostra como sempre terão pessoas em situações piores do que a nossa. Ensina a nunca ficar calado, as consequências podem ser constrangedoras, irreversíveis e ainda podem te deixar com sensação de culpa pelo resto da vida. Eu evitei contar as partes mais tristes do livro, espero que tenham a oportunidade de ver isso com os próprios olhos.
Não posso falar mais nada, senão estarei liberando mais spoilers do que tudo e odeio fazer isso, então leiam, é o único conselho que posso dar depois de tudo. Foi um livro que mexeu muito comigo, então estejam preparados para muitas emoções, momentos de alegria e de tristeza incomparáveis! Boa leitura!
The best part: É só um! (sei como vocês ficam loucos quando têm que esperar pela continuação e achei importante falar isso rs).

Resenha em: http://www.darealidadeaosonhos.com/2013/04/resenha-vitimas-do-silencio.html#.UZIhbqKUTyo

Driely Meira 23/04/2013

Resenha Vitimas do silêncio
Margarida perdeu o pai quando ainda era uma criança, então algum tempo depois, sua mãe se casou com Carlos, e os dois tiveram Suze.
Margarida nunca contou a ninguém o que seu padrasto fazia com ela, nem mesmo a sua mãe. Envergonhada, ela se muda para Gramado, onde vivem seus tios e seus primos, e ela passa algum tempo lá. Tempo o suficiente para que ela e seu primo Marcos se apaixonassem. Até que Marcos foi para Londres estudar, e Guida decidiu ir para São Paulo, onde conheceu Wilian, um rapaz muito bondoso paraplégico, e sua família que a acolheu e ajudou sempre que ela precisou.

Com a ajuda de Wilian e sua família, Guida tentará fazer justiça com suas próprias mãos, mas antes precisará se formar em direito e cuidar de seu filho, que ainda é uma criança.

Guida é uma personagem maravilhosa, que faz o que pode para ajudar as pessoas, principalmente a seu filho, Frederico. Apesar disso, ela cometeu erros muito grandes, que poderiam não ter acontecido, ela escondeu de todo mundo que foi estuprada por seu padrasto, no inicio ela pensou que não fosse acontecer nada, já que tinha se mudado para São Paulo. Mas acontece que as conseqüências de nossos atos sempre vêem depois, e ás vezes acontece com a pessoa errada.

Wiliam é um personagem fascinante. Antes da chegada de Guida em sua casa, ele nem queria saber de fazer fisioterapia, já tinha perdido as esperanças e desistido de andar novamente. Mas assim que conheceu Guida, ele percebeu que não podemos desistir, devemos lutar até o final, pois nem que seja muito difícil, sempre podemos conseguir o que queremos. Me encantei por ele assim que vi o nome, adoro esse nome, Wiliam.

Vitimas do silêncio é um alerta para mulheres do Brasil e do mundo todo: conversem, não guardem tudo para si mesma, parece que é fácil esconder de todos, mas é mais difícil do que você imagina. Tudo bem que eu não passei por isso, e provavelmente eu nem imaginaria como é guardar um segredo desses, mas a melhor coisa que vocês podem fazer é denunciar, e por mais que demore, a justiça será feita.

Esse é um livro muito emocionante, e muitas vezes desejei estar na próxima página, e saber como iria acabar isso, o que iria acontecer ali... É um dos primeiros livros que me deixa com raiva, raiva de ser da mesma “espécie” desses monstros que se dizem serem seres humanos, mas que são na verdade os verdadeiros monstros que deveriam estar atrás das grades.

Não sei se vocês já perceberam, mas até mesmo os presos odeiam esses monstros. Já vi em vários lugares presos apanharem de outros presos, e na maioria das vezes, os presos que levam a surra são os pedófilos e os homens que estupram mulheres. Dá até vontade de agradecer aos presos.

Janethe abre os olhos do mundo para um assunto que está bem embaixo do nosso nariz, ou na casa ao lado, nunca se sabe. Por isso que é necessário denunciar. Esse é um problema não só da família e dos amigos da vitima, mas sim da OMS, ONU e de Organizações Governamentais e Não Governamentais. Denuncie o mais rápido possível.

belinha58 02/02/2013

VITIMAS DO SILENCIO
jANETE ABORTA UM ASSUNTO QUE MUITO ACONTECE COM JOVENS NO MUNDO, MAS ESTA APOS TER PASSADO POR MUITOS DISSABORES E ACHANDO QUE HAVIA REENCONTRADO A PAZ ; EIS QUE SE DEPARA COM SEU AGRESSOR E TUDO VOLTA A TONA, INFELIZMENTE. GOSTARIA VER ESTE FINAL COM CERTEZA

Nicoly 22/12/2012

Esse livro é caracterizado por ser uma leitura rápida e instigante, mas ao mesmo tempo confusa, pois as passagens de tempo e assunto acontecem de forma inusitada.
Adorei a história de superação da Guida, indico a Guida como exemplo principalmente paras as pessoas que tornam-se mãe muito cedo, mas que não desistem de buscar a realização das suas metas.
Esse livro também é um ótimo meio para alertar as pessoas que são violentadas sexualmente e preferem manter segredo da sua situação por medo da reação das pessoas ao seu redor. Sendo que isso, pode parecer uma solução viável de inicio, mas que pode trazer consequências irreparáveis no futuro, tanto para a vitima como para outras pessoas.

Samira Chasez 03/12/2012

Vítimas do Silêncio
Num primeiro momento esse livro me conquistou pela a sua Belissima capa, mas foi só até eu começar a ler a sua Sinopsia que fui me dar de conta que esse livro não era apenas uma “cara” bonita e sim o conjunto o tornava perfeito.

O livro aborda um tema delicado como o Estrupo, mas a forma como a autora conduz a história o torna leve e comovente. Durante a leitura o livro me provocou diversas emoções como: Fúria (pelos atos medonhos e bárbaros que na maioria das vezes ficam impunes, pois, a mulher tem vergonha ou medo de denunciar por pensar que de alguma forma achem que ela tenha provocado o ato), Felicidade (pela a superação), Tristeza (pela a morte de Suzane, achei a cair no choro!), Paixão (pelo o romance doce e sublime entre o William e a Guida).

No meio de mistérios, investigações, injustiças, acontece o inesperado o nascimento de um amor que não pede nada, mas tem muito a oferecer. Quando a Margarida estava numa situação delicada, uma família acolheu ela e ela acabou conquistado o coração de um membro dessa família. Enquanto ela o ajudava a se recuperar de um acidente, ele fazia tudo o que podia para realizar o grande sonho dela de ser advogada.

Todavia, ele não se declarava para ela, pois, primeiro queria se recuperar para poder oferecer a ela tudo o que ela tem direito. Amei toda a atenção que ele dedicava a ela, o William, é esse o nome dele, ele é muito fofo, inteligente, brincalhão. Eu me vi torcendo pela recuperação dele, pois, achei tão lindo o amor dele que não pede nada, mas se possível daria o mundo a ela para ver um sorriso no rosto dela. Também, ele mostrou a ela que fazer amor era um ato sublime onde não lugar para o medo e sim para o amor. Além disso, até a música deles é perfeita para o amor deles:

Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida, eu vou te amar
Em cada despedida, eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar
E a cada verso meu será pra te dizer, que eu sei que vou te amar por toda a minha vida
Eu sei que vou chorar, a cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar, o que esta ausência tua me causou...

Essa música também acompanha o casal num momento de sofrimento quando William e Guida, que a pouco se declararam um para o outro, já enfrentam o risco que a morte os separe antes do seu casamento.
Todavia, enfim eles têm o seu merecido fim de contos de fadas. Só gostaria que o livro não acabasse tão cedo, pois, fiquei com um “gostinho de quero mais”. Porque queria os ver tendo filhos, saindo de férias e etc.. Acho que me apaixonei pelo o William, pois, quero alguém assim que cuide de mim do jeito que ele cuida da Margarida. Se me perguntares afinal Samira Tu Recomenda esse Livro? Eu responderei esse livro não precisa de recomendação, pois, ele é maravilhoso, mas se tu não ler ele vai perder a maravilhosa experiencia que é ler ele. Agora fico aqui na torcida para que a Janethe possa escrever uma continuação, pois, ela me disse que deixou umas janelas abertas para isso.

Rotina Agridoce 08/10/2012

A história começa a ser contata em 1988, Margarida ou Guida como costuma ser chamada, é uma garota de 17 anos, que mora com sua mãe, irmã e padrasto. Ela é violentada sexualmente pelo padrasto, e após esses contantes abusos sofridos ela decide ir embora de casa e buscar abrigo na casa dos tios em Gramado, no Rio Grande do Sul. Ela deixa sua casa, sem dizer o real motivo para sua mãe, por medo de revelar o tipo de homem que sua mãe casou após a morte de seu pai.

Violência sexual contra mulheres é o tema do livro. Guida tenta recontruir sua vida, mas as terríveis lembraças do abuso sofrido ainda permanecem em sua mente.

Em Gramado, seus tios a acolhem com todo o carinho. Depois de algum tempo, Guida acaba se apaixonando pelo primo Marcos, que é noivo, e este é um sentimento que é reciproco. Mesmo não querendo se envolver com ninguém, Guida acaba se entregando para Marcos em uma noite que eles ficaram sozinhos em casa, mas depois os pais dele descobrem e o mandam para Londres, onde sua noiva está.

No dia seguinte, chegam de surpresa sua mãe e sua irmã. Sua mãe conta que se separou de Carlos, para a felicidade de Guida.
Marcos deixou uma carta para Guida, se despedindo e dizendo o quanto a ama, mas que infelizmente não pode fazer nada a não ser fazer o que seus pais querem, que é ficar com sua noiva.

Depois de dois meses Guida se vê grávida e para piorar tudo sua mãe resolve perdoar o marido e volta para ele e este volta a atormentá-la. Já na primeira noite, seu padrasto vem ao seu quarto para ameaça-la e tentar abusar dela novamente. Guida foge para São Paulo.

Com pouco dinheiro que conseguiu de uma venda de uma jóia de familia, ela se instala em uma pensão modesta e passa a procurar por um emprego, mas vai ser uma batalha já que ela era muito jovem e teve que interromper os seus estudos. Depois de meses, acha um, de acompanhante de Willian, um jovem de 25 anos, que após um acidente ficou paraplégico e agora está em uma cadeira de rodas e necessita de cuidados.

Surge uma grande amizade entre Guida e William, pois ambos se entendem. Depois de algum tempo nasce seu filho, Fred, e William e sua família a ajudam a cuidar dele.

O sonho de Guida é se tornar uma advogada para defender mulheres que passaram pela mesma situação que ela. Com a ajuda da família de Willian, ela volta a estudar e entra na faculdade de direito.
Assim, ela conseguiu se formar e passar na OAB. Depois ela é chamada para trabalhar no escritório de advocacia do pais de William.

Feliz da vida, depois de tanto sofrimendo, imagina agora que encontrou finalmente o caminho para a felicidade. Mas, a sombra de seu passado volta a atormentá-la e a fazer mais uma vítima. Ela vê que só há uma saída que é a de encontrar o criminoso e fazer justiça.
Ela vai ter que enfrentar seus medos e talvez assim a paz retorne a ela.

Janethe escreveu um livro para denunciar essa realidade dura que é a violência sexual contra a mulher, e mostrar que a cada dia aumenta os casos de meninas e mulheres vítimas de abusos. E muitas mulheres se calam, por medo e muita vergonha, e se sentem ameaçadas, porque muitas vezes quem comete essas atrocidades são pessoas próximas, até mesmo da família. Isso serve de alerta para que esse mal seja combatido.

Mesmo o livro tratando de um assunto tão sério quanto é a violência sexual, este traz lições de vida incríveis como a superação, a luta por justiça, a amizade, concretização de sonhos. É uma verdadeira lição de vida.

A leitura do livro flui muito rapidamente, você fica instigado, quer saber o que acontecerá com Guida, e não vai largar o livro até o final. Com certeza é um livro que recomendo para leitura.

O livro já está em sua segunda edição, a primeira foi lançada pela Editora Universo dos Livros e sua segunda edição pela Editora Baraúna com uma capa muito bonita.

leia em meu blog

Fernanda 06/10/2012

Resenha do livro Vítimas do Silêncio da autora: Janethe Fontes

Moonlight Books 01/09/2012

Vítimas do Silêncio
Violentada sexualmente, ela preferiu manter o silêncio. Porém, o preço do seu silêncio pode ter-lhe custado alto demais...

... Um caso de abuso sexual ...
... Uma tentativa de fuga ...
... Um novo crime e ameaças ...
... O reencontro com o inimigo ...

Uma garota é vítima de estupro e tenta reconstruir sua vida. Mas, quando finalmente acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela noite fatídica, um novo episódio a faz despertar para a apavorante certeza de que é absolutamente impossível fugir do passado... E só existe uma alternativa para que a paz retorne ao seu coração e se faça prevalecer a justiça: confrontar seu pior e mais temível inimigo.

A escritora Janethe Fontes aborda neste livro um assunto muito forte, o abuso sexual, que considero um crime pior que matar, pois as sequelas que deixa na vítima, são uma morte diária, marcas para toda a vida.
Quando comecei esta leitura, não imaginava o quanto ficaria refém do livro, isso mesmo, fiquei presa e só fui libertada quando acabei de ler, o que durou um dia. Eu imaginava sim uma leitura cheia de emoções, falando muito da violência sexual, mas encontrei em Vítimas do Silêncio, uma linda história de superação e amor.

Guida é a personagem central da trama, quando menina foi estuprada por seu padastro e por medo das consequências, preferiu calar -se ao invés de denunciá - lo, decidiu que o melhor seria deixar seu lar, para viver no Sul do Brasil com seus tios.
Guardando sua vergonha e seus temores a sete chaves, a moça começa uma nova vida, porém seus tios possuem ideias muito antiquadas, quando ela e seu primo Marcos começam a envolver -se e passam uma noite juntos, os tios consideram o acontecimento impróprio de uma família de respeito, o rapaz é mandado para fora do país e Guida não é mais bem vinda naquela casa. Paralelo a estes acontecimentos, a mãe da moça resolve ir procurá - la, e agora que separou - se do padrasto de Guida, elas voltam a viver juntas.

Não pensem que a vida de Guida melhora, pois a mãe logo reata o casamento e toda aquela tortura recomeça, Guida é atacada pelo padrasto novamente, e desta ela resolve partir para bem longe e nunca mais voltar. Nossa protagonista tenta outro recomeço, desta vez em São Paulo, sem dinheiro, sem conhecer ninguém, ela passa a viver em péssimas condições, lutando para conseguir um emprego que possa garantir sua sobrevivência e para completar a difícil situação, a noite que passou com seus primo, teve suas consequências.

Além da jovem e seus familiares, temos outros personagens, como a família Fraga, composta pelo casal Otávio e Eloísa e seu filho William, um jovem de 25 anos que ao sofrer um acidente ficou paraplégico. O casal trava a batalha de convencer o jovem a tratar -se e recuperar a alegria de viver. Otávio procura alguém para ser acompanhante de William e Guida precisa de um trabalho, desta forma eles encontram -se, e a alegria começa a preencher a vida de nossos personagens.

Nas dores que cada um traz consigo, o destino unirá seus caminhos. A fraqueza de um, será força para o outro e ao compartilharem suas dificuldades, medos, amores e amizade, eles criarão laços afetivos para toda a vida. Guida será uma luz na vida de William, ao mesmo tempo que a família Fraga aceita a moça, em seu seio, de braços abertos, mais que um trabalho, a jovem encontra uma nova família.

Dizem que alegria de pobre dura pouco, eu digo mais, a de Guida também, pois ao escolher calar -se em relação ao seu estupro, ela selou sua vida com tragédias, que irão arrastar todos aqueles que ela ama à um trágico destino, ou seja, os dias alegres com os Fraga logo acabam.

Eu gostei muito de Guida, ela poderia ser daquelas mocinhas que passam a história toda fazendo um drama, mas ao contrário, ela enterra sua tragédia e luta para ser feliz. Claro que ela fica marcada, e não consegue falar disso com ninguém, mas ergue a cabeça, batalha por um emprego e sonha em ser advogada, e mais ainda consegue dar forças para as pessoas que estão ao seu redor, ela é imprescindível na recuperação de William, com sua doçura ela encanta o rapaz. Ela ama incondicionalmente, por mais que tenha sofrido, ela mantém seu coração aberto, contagiando as pessoas.

O livro é muito reflexivo, cada situação nos faz entrar na pele do personagem, e nos colocar nos mesmos dilemas. Eu acho que toda vítima de um crime deve denunciar o criminoso, mas não julgo quem se cala. No caso de Guida, sua mãe amava o padrasto, será então que ela acreditaria na filha? Lendo o livro, enxerguei na mãe, uma mulher dependente do marido, e sinceramente eu acho que ela não acreditaria nela.
Não estou generalizando, até porque em muitos casos, eu sei que a jovem teria um voto de confiança, isso também será mostrado na história, o que foi muito bom, pois temos os dois lados de uma mesma situação.

Leia esta e outras resenhas em http://www.moonlightbooks.net

A família Fraga é muito cativante, o que não posso dizer da família de Guida, achei a maior parte deles muito egoísta, salvando somente uma prima e a irmã caçula. Carlos é o padrasto, que homem sujo e deplorável e Marcos o tal primo, é fraco demais, e jamais dá qualquer apoio para Guida.

O que achei um ponto negativo, foi a participação de Carlos nas cenas finais, ele volta de forma repentina, e vai embora do mesmo jeito, eu gostaria de algo mais detalhado, melhor desenvolvido.

Não há nada mais que tenha à dizer, além de que vocês deveriam ler para tirar suas próprias conclusões. Tive em mãos um livro tocante e sensível, não lembro de ter encontrado erros durante a leitura, foi uma leitura rápida, concisa e nada cansativa, recomendo com certeza.

MILA 02/07/2012

Neste livro Janethe Fontes nos trás a história da batalhadora Guida, o livro é forte e misterioso, é regado á vibrações positivas e preocupações. Guida é uma garota que sofreu de estupro e foge de sua cidade e vai morar na casa de seus parentes, lá tem período de paz apesar de sentir falta de sua mãe e irmã.
Num belo dia sua mãe e irmã voltam para sua felicidade, elas pegam a antiga casa da família para morar, porem a alegria de Guida dura pouco, pois o padrasto de Guida retorna pedindo para morar com elas, Guida não suporta a ideia e novamente vai embora, ela também não consegue contar a sua mãe o que o padrasto fez com ela no passado, então parte para São Paulo. Lá ela consegue trabalho ajudando Willian a se recuperar de um acidente e aos poucos vai modificando a vida de Willian e a sua também.
A Sinopse deste livro é muito reveladora e quando você termina de ler o livro e Le a sinopse você vê o quanto o livro diz na entrelinha e ao mesmo tempo esconde outras coisas muito importantes.
O livro é superação, conquista, justiça, família, eu super recomendo.. Eu adorei!!! Eu não tenho mais palavras para descrever a Guida..

1 | 2 | 3 | 4