Vítimas do Silêncio

Resenhas - Vítimas do Silêncio

1 | 2 | 3 | 4

Marcinhow 30/10/2010

marcinhoweoslivros.blogspot.com
Margarida ou Guida, é uma típica garota do sul do país, mas se vê em uma angustia eterna após ser violentada sexualmente pelo seu padrasto, tudo que lhe resta é ir para o mais longe possível desse monstro e tentar reconstruir a vida na casa dos tios.
Em Gramado, na casa dos tios ela começa a se adaptar, e com o passar do tempo se apaixona pelo seu primo Marcos, e dessa paixão nasce Fred, mas antes de Fred nascer, Margarida foge para São Paulo, pois seu padrasto tentou abusar dela novamente....

Para Continuar Lendo, acesse o meu blog:

freakfran 26/10/2010

Decepcionou
Um tema excelente, uma proposta bem consciente, no entanto, um livro que parece ter sido escrito às pressas. Às partes que deveriam ter sido dedicados mais detalhes, as coisas foram descritas rapidamentes, e às partes tediosas - como os diálogos clichês - foi dedicada a maior parte do livro. Quando comecei a ler até me prendi, mas chegando já no meio do livro fiquei louca para acabar de ler. É uma pena.

Mila 24/08/2010

Livro fácil e rápido de ler =D
A escritora brasileira Janethe Fontes traz uma questão importante sobre estupro e nos faz pensar:
Quantas mulheres não se tornam vítimas do seu próprio silêncio?!
Quantas histórias de estupro não são "guardadas" na cabeça de uma mulher, pela vergonha e até mesmo ignorância de pensar que está fazendo o certo ou por não saber mesmo o que fazer
A história do livro não passa de uma ficcção, mas tenho certeza de que mulheres do mundo todo, se identificariam com essa história, ou pelo menos com boa parte dela.
O livro faz você sentir amor, raiva, compaixão.
Nos faz pensar também como é difícil superar nossos maiores medos, mas que não é impossível e que isso tem que ser feito de uma hora ou de outra.

Leninha Sempre Romântica 23/08/2010

Posso classificar esse livro como Denso, dramático, surpreendente, sofrido, mas acima de tudo profundo.
Ele toca a alma e nos faz sofrer as agruras junto com Margarida, numa sucessão de dramas e sofrimentos.
Guida é uma mulher forte, apesar da sua aparente frágilidade, e ela não se deixa abater pela tristeza, mesmo quando tudo parece perdido.
Numa luta sem fim e angustiante ela vai superando os obstáculos. Mas parece que sempre que ela ultrapassa uma porta se fecha uma janela, e ela começa do zero novamente num sofrimento sem fim.
Guida teve sua vida tragicamente violada por um monstro no qual deveria confiar.
Muda-se na esperança de fugir de um destino ainda pior, encontra abrigo nos braços de uma família que a recebe com amor e desconfianças.
Amou, se desiludiu, sofreu.
... E o passado volta a bater à sua porta, e seu mundo desmorona de novo, uma nova fuga.
Uma nova cidade novos amigos uma nova esperança. Talvez o destino tenha dado uma trégua. Mas o futuro de Guida não promete ser fácil. Cansada de fugir e resolve enfrentar a vida, e ela consegue tirar do fundo da sua alma a força para se vingar, mas uma vingança tardia, que mesmo que definitiva não mudaria sua sorte.

Um livro que merece um lugar especial na minha estante, ele me tocou profundamente, me fez repensar alguns valores, me fez ver a vida de uma maneira não tão romântica, e me fez ver também que por mais triste, mais difícil que a vida pareça, nada pode deter uma mulher que luta por justiça.

Você precisa saber: Palavras da autora Janethe Fontes

Diariamente, milhares de meninas e mulheres em todo o mundo são violentadas ou mutiladas tanto física como psicologicamente e, na maioria das vezes, seus agressores são pessoas próximas como: pai, irmão, padrasto, vizinho, amigo etc.
Espero, do fundo do meu coração, que um dia tanto homens quanto MULHERES sejam respeitados como seres humanos providos de desejo, de vontades próprias e não sejam mais submetidos a humilhações e violências descabidas como o esturo e outros...
...Esse é apenas um 'grito de alerta' para quebrar o 'silêncio' que paira sobre mulheres no mundo todo, que por medo ou vergonha são 'vítimas do póprio silêncio'."

Alba 16/08/2010

Resenha feita por mim, no Psychobooks!
O livro é cheio de reviravoltas e com muito romance. Margarida convive com a marca do estupro em sua vida, mas não se deixa abater pelo fato. Luta por sua felicidade, sempre focando em sua instrução e a melhor forma de seguir a vida.

Mas o silêncio que ela manteve por tantos anos cobra um preço. Um preço alto demais e que Margarida não se conforma de ter que pagar, a partir daí seu plano de vingança é traçado e ela faz tudo o que está ao seu alcance para alcançar o seu objetivo.

Willian é um capítulo à parte. Margarida o conhece em São Paulo e é através dele que sua vida se transforma.

A leitura é fácil e rápida. A história de Margarida é forte e marcada por um trauma, mas também retrata a superação e nos faz pensar que todos os nossos atos passados podem pesar no futuro.

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Psychobooks 16/08/2010

Tema forte, porém bem abordado!

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Barbara Sant 06/08/2010

Quando recebi o release de "Vítimas do Silêncio" fiquei dividida se aceitaria ou não o livro pra fazer resenha. O tema do livro não é nada fácil e, por mais que se prefira ignorar, a mais pura realidade.
Mas, mesmo com um certo receio do que leria, escolhi ele para fazer a resenha.
A leitura do livro não é fácil. O tema, os dramas e as desgraças muitas e muitas desgraças vividas pela Margarida fazem você lutar para manter a leitura.
É preciso ter coragem para enfrentar uma sequência de situações desesperadoras sem desistir ou ficar completamente amargurado. E, principalmente, é preciso ter garra para aprender a ser feliz apesar delas.
E isso é um dos maiores motivos para a leitura de "Vítimas do Silêncio".
A força da personagem central ao lutar com unhas e dentes pela justiça ajuda a contrabalancear o fato dela passar o início do livro inteiro cercada de cobras.
Se você tem o coração fraco, contrate um bom cardiologista antes de ler esse livro.
Altas traições, muito drama e uma sequência de acontecimentos terríveis farão o seu coração sofrer.
Mas não só de desgraças é feito o livro.
Acompanhar o desenvolver da relação entre a Margarida e o William faz o livro ter cenas incrivelmente doces e delicadas, arrancando suspiros em vários momentos entre eles.
Pra quem gosta de uma boa polêmica e um livro que causará reações violentas, esse é uma ótima recomendação.

Barbara Sant 11/08/2010minha estante
Promo no In Deah! O blog In Death vai sortear o livro "Vítimas do Silêncio"
Clique no link e participe!

Betinha 03/08/2010

Mais uma parceria foi confirmada aqui no Blog Mundo Sobre Linhas, trazendo para vocês mais um talento nacional. Janethe Fontes, escreveu o Livro Vítimas do Silêncio, uma obra espetacular. Tive a oportunidade de ler ele e fiquei maravilhada quando terminei. Pois o tema abordado por Janethe é tão real com as pessoas de hoje em dia, que sua obra de certa forma nos abre os olhos para o que acontece aos nosso redor.

Vítimas do Silêncio é muito triste e com cenas um poucos forte. Relata o que muitas pessoas no mundo inteiro passam. O Estupro está no dia-a-dia de muitas pessoas, mas nem sempre as pessoas tem os olhos abertos para reconhecer tal situação ou muitas vezes tem medo de enxergar aquilo que acontece até dentro de casa. Agüentando silenciosamente estes abusos por medo.

Janethe Fontes tenta nos transmitir uma mensagem com seu livro, nunca devemos nos tornar vítimas do nosso silêncio, pois isso pode modificar muito o nosso futuro, e muitas vezes ficamos com traumas. Muitas vezes essas vítimas ficam caladas, com medo de falar a verdade, tanto por preconceito, ameaças, vergonha ou por causa das suas família.

No epílogo do livro, fiquei surpresa com as estatística ali mostradas, pois muitas vezes este tipo de informação é distorcida pela sociedade.

__

“Segundo a Anistia Internacional, com bases em dados da ONU (Organização das Nações Unidas), da OMS (Organização Mundial as Saúde) e de organizações governamentais e não governamentais, em relatório divulgado em 5 de março de 2004:
Em todo o mundo, um quinto das mulheres foi vítima ou de tentativa desse tipo de crime. E a pratica se transformou até mesmo em uma arma de guerra.
Mais de um bilhão de mulheres – uma em cada três – foi espancada, forçada a manter relações sexuais ou sofreu outro tipo de abuso, quase sempre cometido por amigo ou parente.
Na África do Sul, um mito diz que para um homem se curar da AIDS, tem de ter sexo com uma virgem e que, quanto mais jovem for a virgem, mais potente é a cura. Isso acarreta o estupro de 147 mulheres todos os dias.
Nos EUA, uma mulher é estuprada a cada 90 segundos.
Na França, 25 mil mulheres são estupradas por ano.
As mulheres latinas, particularmente as brasileiras e argentinas, são as mais expostas a crimes sexuais no mundo. Cerca de 70% dos casos de violência são estupros, tentativas de estupro e outras agressões sexuais.
No Brasil, a OMS constatou que 10% das mulheres na área urbana e 14% na área rural já foram forçadas a praticas sexuais degradantes ou humilhantes por medo do que o parceiro pudesse fazer. Mas, segundo a Unifesp, apenas 10% dos casos de estupro são registrados na policia."

Vítimas do Silêncio – Janethe Fontes

__

Margarida sofreu muito em sua juventude, moça simples que perdeu o pai e agora mora com a mãe, o padrasto e sua irmã mais nova, são moradores da agitada São Paulo. Guida para os mais chegados, se tornou vítima do seu silêncio, seu padrasto que até então era um sujeito de certa forma certo, mudou as atitudes que eram transferidas para ela, quando ela entrou em seus 15/16 anos de idade. Seu padrasto era um homem viciado em bebida, e quando estava bêbado ficava pior do que são, de forma que Guida não conseguiu se proteger, em uma noite calma, enquanto sua mãe estava internada no hospital da região, ela foi estuprada por seu padrasto. Nossa história começa quando Guida resolve enfim sair de casa por causa do acontecido, pois não queria falar para ninguém o que ocorreu e muito menos contar para sua mãe, já que o homem era marido de sua mãe e pai de sua irmã querida. Então ela resolve sair de São Paulo e vem para Gramados – RS. Aonde a irmã de sua mãe mora com os filhos e o marido. Depois de muito sofrimento, enfim ela consegue um pouco de felicidade, pois sua tia apesar de não saber o motivo de sua “visita”, a acolhe em seu lar. Após alguns meses morando com a família de sua tia, ela se apega bastante aos primos, pois agora estava tendo um pouco de felicidade, amor e carinho em um lar.

Alguns meses depois Guida percebe que o mesmo apego que tinha por seus primos era bem diferente do sentimento que estava crescendo dentro dela em relação ao seu primo Marcos, e com ele o mesmo estava acontecendo. Mas como eram primos e Marcos tinha uma noiva ( apesar de a menina morar em Londres por causa dos estudos ), resolveram então tentar evitar este sentimento novo e especial. Mas nós nunca mandamos no coração, não é mesmo. Marcos não agüentou ficar perto de Guida sem ter nenhum contato físico e muito menos não poder expressar o que estava sentindo, já que o que ele sentia por Guida era bem maior do que sentia por sua Noiva. Uma noite, ah e que noite. Os pais de Marcos tiveram que viajar as pressas e deixaram o casal na casa, mesmo com os avisos da mãe, Marcos resolve procurar a prima, pois naquele dia ela estava estranha com ele, e assim eles consumaram o seu “amor”.

No dia seguinte, o destino de Guida já estava mudado completamente. Sua mãe aparece e diz que se separou do padrasto … Então elas voltam a morar juntas na antiga casa da avó de Guida(em Gramados). Não se passam uns bom meses de felicidade completa com sua mãe e irmã, e o canalha do padrasto volta para elas. A mãe de Guida resolve dar uma segunda chance, e com esta segunda chance Guida volta para São Paulo, sozinha e com um coração partido, pois os pais de Marcos mandaram ele para Londres, para estudar, de forma que Guida ficou uns bons anos sem falar com ele.

Em São Paulo, Guida acaba trabalhando como “babá” para um rapaz que tinha ficado Paraplégico. Willian até então estava muito rebelde, infeliz com a vida e nenhuma enfermeira tinha durado mais de uma semana com ele. Mas quando Will coloca seus lindos olhos azuis em Guida, algo dentro dele muda … O amor e primeira vista é lindo, não … Ele então começa a voltar a “viver”, voltou a fazer fisioterapia, e Guida como era cabeça dura e teimosa conseguiu tirar ele de casa para passear …

Alguns meses de passaram e ela continuou trabalhando para a Família Fraga … Mas a pobre garota tinha de contar um segredo para eles, pois dali a alguns meses ela não poderia trabalhar … Estava grávida de Marcos … A família muito feliz com a força de vontade de Willian e já suspeitando daquela “barriga pontuda”, estavam mais ou menos cientes da situação, e Willian como a cada dia se apaixonava mais por Guida, nunca que deixaria ela passar por dificuldades quando a criança nascesse … Alguns anos depois … Estes anos na vida de Guida foram os mais felizes … Pois apesar de Willian até então não ter se expressado em relação aos seus sentimentos, continuava ao lado de Guida e Guida ao lado dele … Guida se formou em Advogada … Começou a trabalhar no ramo, e tudo ia às mil maravilhas …

Bons tempos aqueles … Até que Guida recebe a noticia de que sua mãe estava com câncer e em estado terminal … ( seus últimos dias) … Desde jovem, quando Guida havia voltado a SP, nunca mais tinha retornado para ver a mãe e a irmã … Sua mãe morre … Guida volta para SP, com a consciência pesada, não conseguiu trazer sua irmã de Gramados, ela ficou com o pai … Será que mais um vítima será formada? Será que o próprio pai terá coragem de abusar de sua única filha … Guida terá que fazer muitas escolhas dali para frente … Sua irmã querida se tornará mais uma vítima?

Bem gente, o livro em si não é muito grande, mas a história é tão emocionante que parece que nunca irá acabar … Apesar do assunto ser triste, pois o abuso sexual acontece muito dentro das casas de família, a história de Guida é linda (em algumas partes) … Apesar de todo o sofrimento que ela tem que passar … Finalmente ela consegue colocar a cabeça no travesseiro e fechar os olhos com tranqüilidade … Pois justiça será feita …

Janethe … eu queria dar meus Parabéns … Pois eu amei … Fiquei triste na hora, mas mesmo depois de as páginas estarem fechadas, eu ainda me lembro de tudo … Cada situação que os personagens passaram …

Janethe Fontes 01/08/2010

Uau!! Vítimas do Silêncio entre os 10 livros mais comentados em vários blogs de leitura. E está em 3º lugar no Blog Libros Di Amore: http://librosdiamore.blogspot.com/2010/06/janethe-fontes-vitimas-do-silencio.html

Heidi 31/07/2010

Li o livro e adorei!

Fiquei super envolvida do início ao fim da história, pois a autora sabe muito bem como fazer vivenciarmos muitos sentimentos ao longo da leitura.

É o tipo de trama que realmente prende o leitor do início ao fim (e não decepciona no final)!

Tenho certeza que os amantes de uma boa história ADORARÃO!

naniedias 09/07/2010

Vítimas do Silêncio
"A história que você vai ler é apenas uma obra de ficção. ENTRETANTO... diariamente, milhares de meninas e mulheres em todo o mundo são violentadas ou mutiladas tanto física como psicologicamente e, na maioria das vezes, seus agressores são pessoas próximas como: pai, irmão, padrasto, vizinho, amigo etc.
Janethe Fontes

Margarida está indo para Santa Catarina, ela desistiu de morar com a mãe em São Paulo. Ela está indo morar na casa dos tios, porque não tem mais como continuar morando com o padrasto. Está deixando a mãe e a irmã que ama tanto para trás, mas é uma atitude necessária.
Ela não contou nada do que aconteceu para ninguém, nem mesmo para a mãe. O padrasto abusou sexualmente dela e ela ficou um pouco perturbada com tudo isso - e com muita vergonha e medo, não conseguindo contar para ninguém.
E quando ela chega na casa dos tios em Santa Catarina ela reencontra os primos, que se tornam grandes amigos dela. E aos pouquinhos ela vai se apaixonando pelo primo - Marcos, que também se apaixona por ela. Mas o primo já é noivo de outra menina, e a tia é contra o romance dos dois.
Eles acabam tendo uma noite de amor juntos - a primeira e única, pois naquele dia a mãe e a irmã vem morar em Santa Catarina, deixando o marido. E Margarida vai morar com elas.
Ela não vê mais o primo que vai para o exterior estudar.
Mas de repente, o padrasto odiado volta. E sua mãe, que de nada sabe, resolve dar uma segunda chance para o homem. E Margarida vai embora da casa da mãe novamente - e para sempre. E vai para São Paulo, sozinha - ou melhor, com um filho de Marcos na barriga, e sem dinheito. A vida é difícil, mas ela consegue um emprego para tomar conta de William, um garoto que perdeu o gosto pela vida depois de um acidente.
Margarida vai ser o anjo da vida de William e William vai ser o anjo da vida dela. E Margarida vai fazer de tudo para tentar ajudar a irmã que ficou com a mãe e o pai em Santa Catarina, para que a pequena não passe pelo que ela passou.

O que eu achei da história:
É uma história muito forte e polêmica.
O que aconteceu com Margarida não é uma coisa fácil, ainda mais porque ocorreu em 1988 - 22 anos atrás. Eu fiquei o tempo inteiro pensando em como seria mais difícil naquela época tocar no assunto. Se ainda hoje, muitas mulheres têm medo de falar ou admitir que sofreram violência sexual - principalmente quando vem de alguém próximo - imagina a 22 anos atrás.
E além de tudo isso, Margarida ainda passa por várias situações - como ser mãe solteira, ir morar em São Paulo sem casa e sem dinheiro. Mas a protagonista é uma lutadora que não desiste nunca - eu torci muito por ela. Torci muito também para que ela ficasse com William - torci muito para que os dois engatassem um romance.
O livro é bem denso - conta quase 10 anos de vida da Margarida, ou seja conta muita coisa.
São vários episódios e tem muita coisa polêmica mesmo, é um livro bem forte.
Mas é uma narrativa muito gostosa de ler, com uma linguagem simples e um desenvolvimento dinâmico. É uma história muito boa - eu adorei e aposto que você também vai gostar.

No final do livro, a autora traz alguns dados sobre violência sexual contra a mulher:

"A história que você leu é apenas uma obra de ficção. ENTRETANTO...
Segundo a Anistia Internacional, com bases em dados da ONU (Organização das Nações Unidas), da OMS (Organização Mundial de Saúde) e de organizações governamentais e não-governamentais, em relatório divulgado em 5 de março de 2004:
- Em todo mundo, um quinto das mulheres foi vítima de estupro ou tentativa deste tipo de crime. E a prática se transformou até mesmo em uma arma de guerra.
- Mais de um bilhão de mulheres - uma em cada três - foi espancada, forçada a manter relações sexuais ou sofreu outro tipo de abuso, quase sempre cometido por amigo ou parente.
- Na África do Sul, um mito diz que para um homem se curar da AIDS, tem que fazer sexo com uma virgem e que, quanto mais jovem for a virgem, mais potente é a cura. Isso acarreta no estupro de 147 mulheres todos os dias.
- Nos EUA, uma mulher é estuprada a cada 90 segundos.
- Na França, 25 mil mulheres são estupadas por ano.
- As mulheres latinas, particularmente as brasileiras e argentinas, são as mais expostas a crimes sexuais no mundo. A América Latina registra os mais altos índices de crimes sexuais. Cerca de 70% dos casos de violência são estupros, tentativas de estupro e outras agressões sexuais.
- No Brasil, a OMS constatou que 10% das mulheres na área urbana e 14% na área rural já foram forçadas fisicamente a ter relações sexuais quando não queriam ou forçadas a práticas sexuais degradantes ou humilhantes por medo do que o parceiro pudesse fazer. Mas, segundo a Unifesp, apenas 10% dos casos de estupro são registrados na polícia."

Felizmente, hoje já temos muita coisa nova e muito mais proteção para mulher, como é o exemplo da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006). O assunto é muito sério e muitas mulheres ainda tem vergonha ou medo de procurar ajuda, mas felizmente é possível enxergar todo o esforço que tem sido feito para que este tipo de atitude seja cada vez mais raro. Acesse o "Portal Violência Contra a Mulher" (http://copodeleite.rits.org.br/apc-aa-patriciagalvao/home/capa_portal.shtml) e fique por dentro das leis, campanhas e até dados sobre o assunto.

Nota: 8
Dificuldade de Leitura: 5

Veja mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com

paulo feitosa 30/06/2010

super ancioso para esta magnifica leitura.
a sinopse me deixou completamente , estaziado para esta leitura.

paulo feitosa 30/06/2010minha estante
quero muito ler este livro. sem sombras de duvidas es uma excelente historia.

sabrina sexton 20/06/2010

Em “Vítimas do Silêncio” Janethe aborda de forma autêntica um crime que, infelizmente, acontece diariamente no mundo todo: o estupro. É um tema extremamente forte, mas que vem a calhar nesse momento pelo qual a sociedade vem passando, de tolerância zero aos abusos.
Contraditoriamente ao que de fato deveria ser feito, como sugere o título, a grande maioria sofre silenciosamente... não denunciando. Essas Vítimas do Silêncio se calam por medo e vergonha, ou muitas vezes impedidas pelas circunstâncias, pela própria família e meio cultural no qual está inserida. A realidade acaba por distorcer os fatos, mascarando as estatísticas, tanto que por vezes não é possível determinar com precisão os reais índices de abuso.

Essa sinopse está meio por fora, lendo tem-se a impressão que a autoria do estupro contra a jovem Margarida Esteves é anônima, mas foi cometido pelo padrasto Carlos.O livro inicia-se na primeira fuga da então adolescente Guida. Ela resolve passar uns tempos na casa de seus tios, bem longe do monstro e do pesadelo que sofreu.

É bem recebida, e o tempo vai sarando um pouco de sua profunda agonia. A violência que sofreu nunca é esquecida, mas ela passa viver relativamente bem.
Cerca de um ano depois se vê apaixonada pelo primo, Marcos, com quem se envolvem uma única noite... No dia seguinte, a mãe e a irmãzinha chegam e comunicam-na da separação do padrasto. Guida vê uma nova perspectiva de vida, e volta a morar com sua família, mas é novamente golpeada por dois lados:
O primo Marcos é forçado pelos pais a estudar fora do país, ao mesmo tempo em que ela descobre estar grávida,;e sua mãe anuncia a reconciliação com o padrasto estuprador.

Margarida sofre demais, e fica com o pé atrás....
Tanta suspeita se confirma, pois logo na primeira noite, o padrasto a procura para ameaçá-la e tentar abusar novamente dela. Claro que acontece uma segunda fuga, e ela se vê sozinha no mundo sem dinheiro, sem um lugar para ir, e grávida.
Procurando desesperadamente por emprego, Guida é contratada para ser babá: Não uma babá qualquer, mas como acompanhante de um jovem advogado de família abastada, que ficou paraplégico após um acidente quando praticava de esportes radicais. É quando Willian, grande anjo da nossa heroína, entra na história.

Eu admirei demais essa capacidade da autora Janethe Fontes em abordar temas tão fortes, de forma simples, concisa e... bela. Willian é extremamente amargurado devido à sua limitação física, desistiu das sessões de fisioterapia, e até mesmo de se dar uma segunda chance. E expressa muito bem os sentimentos de milhões de cadeirantes no mundo todo, e suas dúvidas e anseios quanto á possibilidade de ter uma vida normal, constituir uma família, ter vida social, manter relações sexuais, etc.

Embora sua família pudesse prover tudo o que ele precisava, não havia meio de estimulá-lo a querer viver, estímulo esse que somente a jovem loira de olhos cor de mel e nome de flor pode lhe dar... Willian e Margarida logo se tornam amigos e essa amizade sincera seria a salvação de ambos.
A família de Willian ajudou Margarida e acolheu seu filho, o lindo Fred, com muito carinho. Em troca, Margarida e o bebê devolveram a Willian a alegria de viver.A trama do livro transcorre num tempo cronológico de julho de 1988 à maio de 2007, ou seja, bons quase 9 anos. E muitaaaaaaa coisa acontece! Acompanhamos a luta de Margarida para conseguir se recuperar do trauma, de conseguir voltar a estudar e realizar o sonho de se tornar a advogada, acompanhamos sua trajetória na profissão rumo ao sucesso, e também o crescimento de Fred... E o desabrochar de seu amor por Willian, que consegue se recuperar da paralisia.

Quando acreditamos chegar num denominador comum, e inclusive prever o fim do livro, grandes guinadas acontecem na trama e nos mantém em constante suspense quando ao fim: O pesadelo de Margarida retorna com força total, atingindo de novo, silenciosamente, pessoas que lhe são caras... E a busca por justiça é única coisa capaz de trazer alento á sua alma tão sofredora.

Finalizando, ainda que o livro seja relativamente “pequeno”, com suas 187 páginas, é capaz de transmitir inúmeros sentimentos. Confesso que não me sinto á vontade lendo esse tipo de trama, nem assistindo notícias similares... Mas também confesso que amei a experiência de ler e resenhar esse livro de Janethe Fontes, foi muito gratificante.
Andréa Bistafa 19/07/2010minha estante
Gostei da explicação! Irei ler, gosto de conhecer autores nacionais!

1 | 2 | 3 | 4