Vítimas do Silêncio

Resenhas - Vítimas do Silêncio

1 | 2 | 3 | 4

Ednelson 26/06/2012

Análise

“Margarida fez um esforço para evitar que as lágrimas caíssem, enquanto pensava no quanto a vida pregava peças nas pessoas. Pois, há quase oito anos, chegara a São Paulo grávida e totalmente sozinha. Tivera que vender até um precioso bem que sua avó havia lhe dado para que pudesse pagar o aluguel de um velho, apertado e mal cheiroso quarto de pensão [...]”
—Pág. 163.
Grandiosas saudações, leitores do Policial da Biblioteca! Como estão as leituras de vocês, meus caríssimos amigos? A minha lista de livros para ler só vem aumentando, isso é uma maravilha! Contudo, criei algumas “regras” para definir a ordem em que lerei os livros. Por exemplo: autores nacionais são passados a frente na lista sempre. Acho que esse meu pequeno gesto é uma forma de reconhecer o trabalho dos escritores de nossa nação e estimular a produção literária, além de incentivar o surgimento de novos leitores, em nosso país que lê tão pouco. Vocês talvez estejam pensando: “Mas como um blogueiro que lê e escreve sobre livros pode ter tamanho poder?” Pois vou lhes dizer...quando temos um trabalho reconhecido e valorizado tendemos a nos sentir mais estimulados a trabalhar, correto? Quando conversamos com alguém sobre algo muito bom e que é de nosso próprio país nos sentimos orgulhosos de que algo tão bom seja de nossa nação e muito provavelmente vamos à procura disso, correto? Então, eis o poder dos blogs literários! Como não poderia deixar de ser, depois destas palavras, a resenha de hoje é do livro de uma autora nacional (Janethe Fontes). Sem mais demora vamos às minhas impressões deste livro...
Quero começar comentando sobre a relação da capa do livro com o seu conteúdo, pois foi algo que me chamou demais a atenção. A imagem da capa, antes mesmo que eu visualizasse sequer uma letra de suas páginas, já me fez imaginar que a trama pela qual iria me aventurar deveria ser dotada de uma carga emocional extremamente pesada e de grande sofrimento, contudo quando comecei a dar meus primeiros passos por este livro tive uma surpresa. Apesar de o enredo ter um pano de fundo que é um tema muito sério e complicado de abordar com pessoas que foram vítimas (o estupro), a narração também possui momentos de descrições belíssimas e diálogos que conseguem ir além da tensão do tema a partir do qual o livro se desenvolve, mas que não é o seu foco. A maneira como a autora conseguiu colocar nas páginas momentos de grande tensão lado-a-lado com instantes de profunda doçura e demonstração de sincero amor, sem que as diversas emoções que preenchem as páginas da obra parecessem uma mistura confusa, é prova mais do que suficiente de talento, afinal não é fácil conseguir guiar o leitor por diversos níveis emocionais e ainda conseguir mergulhá-lo em cada um deles, principalmente quando de uma página para a outra ocorre essa transformação.
Nessa história acompanhamos Margarida Esteves, que inicialmente possui 17 anos, uma garota que se mostra nesse primeiro encontro uma figura fragilizada pelo trauma que viveu e que desolada procura fugir do mal que está bem próximo dela, contudo a sombra de seu opressor parece persegui-la onde quer que vá e desta maneira fugir se demonstra como uma tentativa vã de encontrar a cura para si mesma.
Margarida ao longo do livro enfrenta muitos dissabores, mas também encontra refúgio ao lado de boas pessoas que de uma forma ou outra lhe ajudam a se desenvolver e os personagens secundários não são realmente secundários. Okay, vou lhes explicar melhor. É o seguinte: normalmente as pessoas tendem a considerar os personagens secundários como figuras de pouco destaque nas tramas dos livros, mas a Janethe conseguiu criar personagens secundários que tem tanta importância quanto a própria Margarida e que são fundamentais para o fluir das páginas nos brindando com pensamentos e lições de alto valor. Um excelente exemplo é William, um jovem que depois de um acidente em um salto de paraquedas ficou paraplégico. William, que antes era o ânimo para a vida em pessoa, se sente preso para sempre à sua atual condição e sua falta de perspectiva para a vida acabou lhe arrastando para um estado de constante de desânimo, porém a terna Margarida será como um raio de sol na vida de William e desempenhará um papel fundamental na sua transformação. Achei tão belo como a situação entre William e Margarida nos mostra que há coisas que não acontecem por acaso e que coisas muito ruins também podem nos conduzir à contextos que nunca imaginamos e uma vez dentro deste contexto temos a oportunidade de gerar uma mudança para o bem na vida de uma pessoa. Obviamente que o mal nunca é algo desejável, porém uma vez que sofremos uma injustiça ainda temos o poder de extrair lições que nos tornaram seres humanos melhores e capazes de amar verdadeiramente os nossos semelhantes.
Quando tudo parecia bem na vida de Margarida, o fantasma de seu passado retorna e dessa vez ameaça pessoas que lhe são próximas e muito amadas, assim ela percebe que fugir nunca foi a solução para o seu problema e com determinação opta por enfrentar o monstro que a persegue, olhar em seus olhos que refletem um abismo pérfido e pôr um fim em sua maldade. Nesse ponto Janethe conseguiu narrar cenas de uma sensibilidade tão grande que me fizeram lacrimejar e algumas vezes fechar o livro para me recompor. Sim, eu admito, às vezes choro com livros. Não acho isso uma demonstração de fraqueza emocional, mas um sinal de que a história é tão bem escrita que pode, mesmo sendo uma ficção, gerar apreensão em nossos corações e uma tristeza autêntica. Muitos leitores, estou falando especificamente dos homens, não confessam que se sensibilizam com livros, alguns acham que isso é uma declaração de fragilidade e que assim estão se equiparando com seres fracos. Acho uma bobagem pensar assim, mas infelizmente o nosso mundo está tão bruto e sem amor devido a pessoas que pensam que ter sentimentos é ser um homem inferior. Janethe, parabéns! Você conseguiu me fazer chorar com seu livro.
Paralelamente ao caso principal do livro, a autora conseguiu narrar alguns eventos que por contrastar drasticamente com os momentos de beleza do livro mostram de forma tão explícita como o ser humano pode ser seu próprio lobo e como o homem pode ser o maior dos monstros, há personagens pelos quais o leitor não conseguirá sentir outra coisa além de ódio e torcerá pela punição deles.
O livro não é unicamente um alerta sobre como a violência à mulher é um mal que deve ser combatido pelas pessoas que acreditem em um mundo melhor, mas também é uma história sobre superação, sobre como o amor pode ser uma força construtiva indispensável para que as pessoas se curem, sobre como é fugir de algo nunca é a solução, devemos sempre enfrentar nossos demônios, e sobre como acreditar e lutar por um final feliz é possível mesmo em um mundo em que o sol nem sempre brilha para todos. Recomendo este livro! Boa leitura à todos! Até outro momento!

sentilivros 10/06/2012

resenha de Vítimas do Silêncio
Em uma palavra: Comovente!
Apesar de ser uma história fictícia, todos os personagens poderiam ser reais, com suas histórias reais.
Um livro que além de entreter, nos faz refletir.
Margarida Esteves, ou Guida, é uma moça de 17 anos que saí de casa, para ir morar com os tios no Sul, sem dar muitas explicações para a mãe.Porém ela tem seus motivos que começamos a suspeitar desde o início.
Sua chegada foi bem-vinda pelos tios, mas ao vê-la se aproximar de seu primo e após uma viagem deles, sua vida que até então estava "tranquila", volta a ficar tumultuada.
O que ela esperava acontecer, não acontece e ela se vê novamente obrigada a mudar. Nessa nova empreitada, conhece pessoas maravilhosas, onde ela acaba por ajudar e ser ajudada.
Uma trama cheia de encontros, desencontros e muitos sentimentos misturados. Ao mesmo tempo que você ri, você sofre, chora, se indigna, se emociona, se entrega ao livro.
Eu adorei o livro, não esperava que fosse tão complexo e intenso. Me surpreendeu positivamente.
Uma verdadeira lição de superação e amor.
" Eu sei que vou temar. Por toda minha vida, eu vou te amar. Em cada despedida, eu vou te amar. Desesperadamente, eu vou te amar..." pg.157
Recomendadíssimo!!!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2012/06/vitimas-do-silencio-janethe-fontes.html

Carla 06/05/2012

Vítimas do Silêncio [Sonho de Reflexão]
Primeiramente, quero agradecer à Editora Universo dos Livros por ter cedido esse exemplar e me concedido a honra de conhecer essa obra inesquecível, preferencialmente nacional, que me proporcionou uma leitura profundamente envolvente e emocionante!

E, quero agradecer muitíssimo, a autora Janethe Fontes, que é muito gentil e um doce de pessoa, por ter me trazido, através do seu livro, alguns momentos maravilhosos e de profunda reflexão em relação à superação!

Esse livro é tão bom, mas tão bom, que li-o em apenas 1 dia e meio. Mas só tive tempo de postar a resenha agora!

Aos 17 anos, Margarida, carinhosamente chamada de Guida, é uma jovem amargurada, forte, mas determinada, que busca refúgio na casa de seus tios, em Gramado, até que um dia possa voltar para casa.

Lá, ela é acolhida com todo o carinho por seus tios e primos, entre eles Marcos, que estava noivo. Guida nunca contou a eles o verdadeiro motivo de estar ali: ela foi vítima de um estupro pelo próprio padrasto, Carlos.

O tempo passa e os dois primos acabam apaixonando-se, mesmo lutando contra esse sentimento. Após um ano, decidem dar vazão a essa paixão em apenas uma linda noite de amor.

No dia seguinte, Magnólia e Suze, a mãe e a irmãzinha de Guida, voltam e ela fica muito feliz quando sua mãe comunica que vai separar-se de Carlos. Depois de tanto tempo, Guida sente que há uma esperança no fim do túnel depois de tanto sofrimento em viver ao lado das duas, que tanto ama.

Mas, como uma brincadeira do destino, três bombas desabam no mundo de Guida. A primeira, quando descobre que a sua relação com Marcos foi colocada à prova, porque não era bem vista por Vânia, sua tia, devido a uma grande mágoa do passado em relação à Magnólia, sua mãe. Por isso, Vânia, acaba enviando o filho para estudar medicina no exterior e ficar perto da noiva que mora em Londres; a segunda, quando Guida descobre estar grávida; e a terceira, quando sua mãe reconcilia-se com seu padrasto.

Ao saber de tudo isso e sentir-se ameaçada novamente por esse monstro, Guida foge novamente abandonando a família. Com isso, ela se vê sozinha, grávida, sem dinheiro e sem moradia. Começa a arrumar um emprego, até que é contratada para ser acompanhante de William, um jovem advogado pertencente a uma família abastada e proeminente na sociedade, mas apesar de ter tudo para ser feliz, ele enfrenta um grande dilema em sua vida por causa da sua paraplegia, devido a um grave acidente que sofreu.

Apesar de ser lindo, William é um rapaz amargurado, que demonstra todas as dúvidas e frustrações que são muito comuns na vida de qualquer deficiente. Mas, com o passar do tempo, tanto ele quanto sua família tornam-se muito amigos e os anjos protetores de Guida, acolhendo-a no seio da família e ajudando-a em todos os momentos da sua vida. E há reciprocidade de ambas a partes, porque Guida devolveu a essa família a alegria, principalmente a William que já tinha perdido as esperanças de ter uma vida plena e feliz, devido à sua deficiência.

Mas essa é uma das partes mais lindas do livro, onde vemos a luta e a superação tanto de Guida quanto de William. Dela, por superar o trauma vivido, lutar para ser alguém na vida, prosperar ao lado de seu filhinho Fred e lutar por justiça. Dele, a superação da sua deficiência e voltar a viver a vida plenamente, tanto do lado pessoal, familiar e profissional. Em alguns aspectos, identifiquei-me muito com ele.

E é, a partir daí, que a história desenrola-se com uma doçura, uma magia, uma ternura e um encantamento, que passamos a torcer pela felicidade dos dois personagens.

Mas, como o destino gosta de pregar uma peça, quando menos se espera a história dá uma reviravolta de 360º graus, com muito drama, traições, sofrimento, suspense e emoção à flor da pele, que nos surpreende a cada página lida até o emocionante final!!!

(...)

Quase tive uma síncope perto do final. "Janethe, o que foi aquilo com o William? Que desespero, meu Deus!!!" (risos).

Adorei o Prólogo. (...)

(...)

Ao concluir a história, deparei com os dados estatísticos impressionantes e chocantes do Epílogo. Mas esse é apenas uma triste realidade mundial.

Por isso, eu mais do que recomendo esse livro imperdível!

Ele foi um dos livros mais profundos que tive o prazer de ler, porque a história - apesar de ter como pano de fundo um tema polêmico -, é linda, comovente e, ao mesmo tempo, tocante!

Um romance bem diferente de tudo que já li. Ele tem uma delicadeza e achei muito comovente a forma como a Janethe teve a sensibilidade de abordar a questão do abuso sexual contra as mulheres, além das várias temáticas que o livro mostra, entre elas a gravidez na adolescência, a superação, o crescimento e o amadurecimento de alguns personagens no decorrer da história.

Amei essa linda história de amor, seja através da luta, da força, coragem, superação e determinação dos personagens Guida e William, em vencer todas as dificuldades, transpondo barreiras e obstáculos, dando a volta por cima, rumo à verdadeira felicidade! Garanto que vocês irão amar.

Quero ressaltar que o livro tem muitas cenas de romance e diversão também.

"Não consigo mais viver sem você ao meu lado. Estou dependente do seu sorriso, do seu olhar." (Pág. 156)

Amei a música que a autora colocou como tema dos personagens! A escolha foi perfeita, o que fez com que ficasse mais romântico! E a letra da música é linda mesmo! Eu amo!

(...)

Concluindo, Vítimas do Silêncio está mais do que recomendado! Fiquei muito grata e honrada em resenhá-lo. Estou torcendo muito para que tenha uma continuação, porque a Janethe deixou algumas "janelas" abertas para novas histórias. Vocês sabiam que ele pode ser uma trilogia, mas por enquanto não tem nada no papel. Mas vamos ficar na torcida!

(...)

Confira esta e outras resenhas na íntegra no Sonho de Reflexão:

AndreLSarausa 02/04/2012

Resenha - Virimas do Silencio
Resenha completa aqui: http://www.viajandonoslivros.com/2012/04/resenha-vitimas-do-silencio.html

O livro conta a história de Margarida, uma adolescente estuprada pelo padrasto, que resolve ficar em silêncio, e se muda para casa de sua tia, em outra cidade.
Lá ela é bem recebida por todos, e passa a morar lá por um tempo indefinido para ela.
Margarida acaba se apaixonando por seu primo, e acaba gravida.

Seu primo se muda para fora do país por mandos de sua mãe, que já suspeitava do romance, e era totalmente contra.
Gravida, sem o pai da criança e sem emprego, Margarida vai para uma pensão em São Paulo e começa a procurar emprego.Depois de varias decepções, ela decide aceitar qualquer emprego, contando que seja digno.
Vendo uma placa procurando um babá na frente de uma advocacia, ela não pensa duas vezes e entra.

Ela logo é contratada, mas não é babá para criança, e sim para um adulto, o filho do advogado que a contratou que sofreu um grave acidente e agora anda somente com cadeira de rodas.
Ela começa a trabalhar, e muda a vida de todos naquela casa, e tambem sua vida muda drasticamente.

Seu filho nasce e todos na casa ficam muito felizes, o contrario do que ela achou que eles ficariam quando soubessem.
Uma morte muito tragica, e tambem muito suspeita acontece, e tudo indica que o padastro seria o culpado, e ela corre atrás para coloca-lo atrás das grades!

Vivi 18/03/2012

Bom, "Vítimas do Silêncio" foi uma grande surpresa para mim, não sei dizer o motivo, mas a sinopse não havia me chamado muita atenção, e ainda bem que surgiu a oportunidade de ler! Agradeço de coração a Janethe Fontes por me oferecer o livro para resenha e confiar nessa blogueira tão carente de tempo nesses últimos dias.

Escrito com uma narrativa super simples porém cativante, "Vítimas do Silêncio" traz a história de Margarida (Guida) que descobriu bem cedo as maldades que o ser humano é capaz de fazer.
Violentada sexualmente, com vergonha e principalmente medo, Guida resolve ficar em silêncio e tenta fugir de seu passado recomeçando sua vida na casa de uma tia em uma cidade distante.

A princípio tudo parece estar indo muito bem, até o dia que ela e sua tia começam a se desentender devido a sua "amizade" com seu primo. (entendam que estou tentando evitar os spoilers)
Após seu desentendimento com sua tia tudo parece começar a melhorar e Guida se sente feliz como há muito não sentia, pois sua mãe (que se separou de seu padrasto) e sua irmã se mudam para a antiga casa dos avós e elas poderão recomeçar suas vidas juntas. Mas como na vida nem tudo são sempre flores.... Carlos (o padrasto) resolve visitá-las e ele e sua mãe acabam reatando o relacionamento. E assim Guida se vê novamente em um beco sem saída e resolve novamente fugir.

Dessa vez Guida vai para São Paulo e com o pouco dinheiro que tem consegue alugar um quarto modesto em uma pensão.
A partir daí sua primeira batalha seria conseguir um emprego, já que era muito jovem e precisara interromper seus estudos, isso e uma descoberta muito importante, ela não estava mais sozinha na vida, pois a partir de agora carregava consigo outra vida.

Após muita procura Guida acaba sendo contratada para cuidar de um jovem de 25 anos que após um acidente ficou paraplégico, e esse contato com o jovem trará muitas coisas boas para a vida de Guida e de todos a seu redor. Mas novamente coisas ruins acontecem e Margarida precisará buscar forças de lugares que nem imaginava existir.

Bom, é realmente muito difícil falar de um livro tão marcante como esse sem revelar alguns pontos da história, apesar de ser um livro com uma história marcante de violência, contamos também com uma boa dose de romance e suspense e lições valiosíssimas de vida, superação, coragem e justiça.

A autora foi extremamente feliz na forma que colocou a história, sua narrativa, a ordem dos acontecimentos, a parte do romance (foi um suspiro atrás do outro) os personagens bem definidos e cativantes e apesar de ser uma história fictícia, foi permeada com uma realidade de fatos que por horas você simplesmente esquece e passa a se revoltar com as atrocidades cometidas pelo ser humano.

Com certeza é um livro que recomendo para leitura.

O livro já está em sua segunda edição, a primeira foi lançada pela Editora Universo dos Livros e sua segunda edição pela Editora Baraúna com uma capa muito bonita.

Mila F. @delivroemlivro_ 14/03/2012

Superação
Janethe Fontes além de ter escrito Vítimas do Silêncio (2009) é autora, também, de Sentimento Fatal (2011). Vítimas do Silêncio está em sua segunda edição, sendo que a primeira foi publicada pela editora Universo dos Livros e a segunda pela Barauna.
O livro contém uma narrativa simples, mas um enredo muito forte, pois a personagem principal, Margarida ou Guida, foi violentada sexualmente pelo padrasto e optou pelo silêncio motivado pelo medo e a vergonha, desde então começou a fugir do seu passado, mas não conseguiu superar seus traumas.
Diante de do ocorrido Margarida sai de casa deixando sua mãe e sua irmã Suze e vai morar com os tios, mas não é tão simples quanto imaginava que seria, pois sua mãe separa-se do padrasto e vai morar com as filhas, mas acaba voltando com Carlos (padrasto) e Guida foge para São Paulo. Apesar de no principio passar por diversas dificuldades, ela tem a sorte de encontrar uma família que a contrata para cuidar de seu filho paralítico William.
Desse encontro surge uma grande amizade e tal amizade conforta os dois, pois ambos se entendem. Embora Margarida ainda não tenha coragem de falar o que lhe aconteceu com ninguém, após a morte de sua mãe teme que aconteça o mesmo com sua irmã, entretanto, a vergonha ainda lhe persegue e acaba não denunciando o padrasto.
O silêncio de Guida, com o desenrolar da história não prejudica somente a ela, e tem consequências, ademais, Guida quer justiça e defender mulheres que passaram pela mesma situação que ela e por isso torna-se advogada.
Apesar de tratar de um assunto muito sério que é a violência sexual, o livro traz lições de vida maravilhosas como a superação, a luta por justiça, realização de sonhos. Os personagens são muito cativantes e com senso de justiça muito grande.
Uma coisa bem legal na obra é que a Janethe disponibiliza no Epílogo alguns dados sobre a violência sexual e contra a mulher que o leitor fica chocado. Todos temos consciência que essas coisas acontecem, mas é muito mais assustados quando vemos dados.
Creio que acima de um livro para entreter o leitor, Janethe escreveu um livro para denunciar essa realidade e ser um grito que ecoa diante do silêncio das pessoas que sofrem tal violência. Há algumas coisas que são realmente necessárias calar, mas a injustiça e a violência sexual não é uma delas, por mais medo e vergonha que se sinta, deve-se haver o grito de denuncia, porque quem silencia numa situação dessas não está prejudicando apenas a si mesmo, mas a sociedade, outras pessoas também podem ser vítimas desse silêncio.
Indicadíssimo! Janethe Fontes elaborou uma história que apesar de chocante é muito boa, tenho certeza que agrada a qualquer tipo de leitor.

Camila Márcia

Carol 10/10/2011

Uma História Maravilhosa!
Margarida é uma jovem de 17 anos, que vive com a mãe, a irmãzinha mais nova de 9 anos e o padrasto. E é dentro de casa que ela encontra violencia e sofrimento, através de abusos que sofria do padrasto, mas decide manter silencio devido a vergonha e as ameaças que ele fazia. A história que Janethe Fontes nos traz mostra nao só uma busca por justiça e a violencia sexual sofrida atualmente no país e no mundo, mas tambem uma busca pela felicidade e por um nova vida.

Continue lendo em:

10/08/2011

Ao contrário de tudo o que eu esperava, já que passei 12 temporadas acompanhando Law & Order: SVU, onde os casos de abuso sexual e estupro eram relatados a partir do ponto de vista da polícia de Nova York, Vítimas do Silêncio não foca apenas no trauma e no abuso em si. Sinceramente fiquei extremamente surpresa ao ver que Janethe contou a vida da personagem deixando que o estupro não fosse conhecido até dado momento.
Margarida é a filha primogênita e, após a morte do pai, sua mãe casa com o padrasto Carlos, com o qual tem uma filha, sua irmã mais nova. No entanto, Carlos possui um interesse peculiar na enteada e, depois de uma noite sozinha com ele, Margarida decide deixar a casa da família, assustada e envergonhada por não conseguir contar para a mãe o que havia acontecido.

Continue lendo: http://bit.ly/qfWpkA

Driza 01/08/2011

Esse livro conta a história de Margarida. No início ela é uma adolescente vítima de estupro, que foge em busca de uma vida melhor. Mas Margarida não tem uma vida fácil e vai passar por muitos momentos difíceis. Ela teve muitas perdas, mas nunca desistiu de batalhar em busca da felicidade e, assim, ela chega ao final do livro como uma mulher vencedora e realizada.

Essa história trata do forte tema estupro, mas sem se apegar muito a detalhes. O livro é fácil de ler e todas as tramas nele contidos se resolvem de forma bem rápidas. E, por isso mesmo, a leitura flui de forma bem agradável, porque não tem longas descrições em seus momentos mais dramáticos.

O título Vítimas do Silêncio faz referência ao fato de Margarida – e outra vítima – não denunciarem o estuprador por medo das ameaças feitas por ele. E nós sabemos que muito disso realmente acontece na nossa sociedade. Mulheres amedrontadas que se mantém em silêncio e não expõem a violência sofrida.

Esse foi o primeiro livro escrito por Janethe Fontes e foi lançado pela editora Universo dos Livros. Gostei muito do modo como a autora conduziu a história. Com grandes acontecimentos em poucas páginas, ela não deixou que a leitura se tornasse monótona.

Margarida vai dar a volta por cima e conseguirá a condenação de seu algoz? Eu recomendo que leia e descubra!

Lu 22/06/2011

Li o livro num só dia. Nos momentos que tinha de parar de ler para ter que fazer outras coisas, não parava de pensar no livro e ver a hora de voltar a leitura.

É um assunto forte...estupro...onde nesta ficção mostra uma dura realidade que acontece aos montes e 90% das vítimas se calam.

O interessante e bonito do livro é que mostra a superação e força de vontade da protagonista e tb de seu amigo William.

Recomendo!!!

Bianca 11/04/2011

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br
Vítimas do Silêncio de Janethe Fontes gira em torno de uma mulher que foi abusada sexualmente e sua luta para ter uma vida normal depois desse fato horrível.

Confesso que demorei muito para ler. Não para fazer a leitura em si, mas para criar coragem e começar.

O mais estranho é que eu queria conhecer a história, mas tinha acabado de revisar um livro sobre a violência contra a mulher e a criança e não estava conseguindo dormir tamanha a realidade que foi passada na história.

Enfim, quando comecei a leitura, em dois dias tinha terminado.

Margarida é a mulher que precisa refazer sua vida após sofrer essa forma de violência tão comum contra as mulheres e crianças.

A princípio ela tenta se refugiar na casa de parentes, sem contar nada sobre o que aconteceu. Depois descobre que não se pode fugir do passado por muito tempo, mas ainda assim resolve ir para outra cidade em busca de uma nova vida.

É aí que tudo começa a mudar um pouquinho. Ela se forma, se dedica ao trabalho, passa a lutar por mulheres como ela e tem uma vida "normal" até que o passado volta a bater em sua porta.

Muitas reviravoltas acontecem, como sempre na vida, ela se depara com pessoas boas e más e é isso que determinará o rumo de sua história.

É um livro de leitura fácil, que retrata uma realidade constante (infelizmente), nacional e merece ser lido.

Nataly 04/04/2011

Li este livro em apenas um dia, fiquei muito curiosa para saber como iriia terminar esra estória.Gostei muito desse romance da Janethe Fontes e com certeza vou querer ler o próximo que ela vai lançar.

O livro retrata um crime que é muito comum no mundo todo: o estupro. E infelizmente com o passar dos anos esse é um crime que continua sendo praticado e quase nada sendo feito pois na maioria da vezes as pessoas preferem se calar do que contar o que realmente está acontecendo.

A estória começa com Margarida Esteves indo para Gramado - RS para ficar na casa dos seus tios ,fugindo do estupro que ela sofreu em sua própria casa pelo o padastro. Ela vai embora sem contar para sua mãe ou irmão o porque ela estava indo embora de São Paulo para Gramado. Margarida é uma garota de 17 anos com muita garra e vai lutar para alcançar seus objetivos.

Margarida volta para São Paulo e começa a trabalhar como acompanhante/babá do Willian, que sofreu um grave acidente e graças a ele e sua família, tudo começa a mudar na vida de Margarida.

Em uma parte do livro fiquei muito triste e não posso comentar aqui porque perderia a graça para quem ainda não leu.

O livro mostra uma linda estória de superação, força de vontade tanto da Margarida como do Willian.

Este livro eu recomendo!

Mari 14/03/2011

Eu recomendo!!
O livro conta a história de Margarida Esteves, uma jovem bela e meiga, que desde cedo teve que conviver com os contantes abusos infligidos por seu padrasto. Como ela tinha medo de revelar a sua mãe o tipo de homem que ela decidiu ter como marido após a morte do seu pai, Margarida resolve fugir de casa e buscou abrigo na casa dos tios em Gramado, acreditando que conseguiria finalmente deixar o passado para trás.
Os seus parentes a acolhem com todo o carinho e respeito, e mesmo temendo se envolver com algum homem depois de tudo o que aconteceu, foi impossível não se apaixonar pelo seu primo Marcos. Dessa relação proibida pela família, gerou uma indesejada gravidez, e Marcos foi obrigado a se afastar da prima passando a estudar no exterior. Ele não sabia que Guida esperava um filho seu, nem mesmo teve a oportunidade de se despedir dela. Guida resolveu esconder a gravidez de todos, mas precisou sair da casa dos tios quando a sua mãe apareceu repentinamente com a irmã caçula dizendo que Carlos já não fazia mais parte de suas vidas. Elas foram morar na antiga casa dos seus avós e Guida imaginou que finalmente o padrasto as deixara para sempre. Ledo engano.
Carlos retornou e convenceu a mãe dela de que a amava, se intalando na casa em Gramado como se nada tivesse acontecido. Mais uma vez seu inimigo estava perigosamente próximo e disposto a tudo para fazê-la sofrer. Com as contantes ameaças do padrasto, Guida resolve fugir novamente e dessa vez para a cidade de São Paulo. Começa agora uma nova etapa na vida de Guida. Ela consegue um emprego como acompanhante de um jovem paraplégico, filho de um renomado advogado. William Fraga sofrera recentemente um grave acidente e já não tinha mais vontade de viver, ao imaginar que jamais conseguiria recuperar os movimentos das pernas. Quando Guida entrou em sua vida, percebeu que com a ajuda dela poderia reunir forças para tentar voltar a andar e refazer a sua vida. Os pais de William incentivaram Guida a voltar a estudar e ingressar numa faculdade para se formar em Direito como sempre sonhara. Assim, ela conseguiu concluir os estudos e passou a trabalhar no escritório de advocacia do pais de William, imaginando que encontrou finalmente o caminho para a felicidade. Entretanto, a sombra do passado continuava a rondá-la de forma ameaçadora e tinha feito mais uma vítima. Ela percebeu que só havia uma alternativa: Encontrar o criminoso e fazer justiça antes que fosse tarde demais.

Veja mais no blog Confissões Literárias: http://t.co/iuCsA8t

thaísa g, 02/12/2010

Bem simplista.

Não tem um clímax forte, daqueles que tiram o fôlego, mas ficamos com vontade de ver o final.

Tem bastante diálogos e a leitura transcorre com facilidade.

Lembra muito as novelas do SBT.

Achei muito mal editado, tem vários erros ortográficos, mas a culpa não é da autora, né?

1 | 2 | 3 | 4