Dune Messiah

Dune Messiah Frank Herbert

Resenhas - O Messias de Duna

Livronauta 23/06/2024

Como escapar do futuro que se faz presente em seu caminho ?
"Há algumas coisas que uma pessoa é incapaz de suportar. Eu interferi em todos os futuros possíveis. Eu podia criá-los, até que, finalmente, eles me criaram"
É com essa citação que eu abro a minha impressão do segundo livro da saga Duna.
Sem sombra de dúvida, esse livro foi mais uma ferramenta de profundidade da história do que uma continuação propriamente descrita. Nos é apresentando todo o império que consolidou após a grande guerra que durou 12 anos desde os primeiros acontecimentos de Duna (primeiro livro), logo temos embates políticos e religioso bem como um debate sobre dois pontos que eu achei genial: Live arbítrio e o que defini a nossa indentidade como seres individuais, vamos então aos pontos que me chamaram atenção.
Política e religião, Paul está sem seu apogeu imperial,sendo deusificado por seu seguidores onde por sua vez novas ramificações religiosas é originada, os Quizarates, nessa ramificação é expandindo a ideia do ser divino que é poderoso e detém todas as respostas e todo seguimento para um povo. Aqui vemos o quão perigoso é tal ato em proclama um lider como um ser divino e nesse ponto que Paul se afoga mediante ao seu império, de um lado uma religião que sufoca dando um fardo ainda maior e do outro a luta entre suas escolhas em prol do império e em respeito a religião e costumes do povo que ele salvou, tornando assim escravo dos seus modos de viverem. Os freemens, após sua subida da escravidão para uma sociedade centro político, eles se tornam algo fragmentado, algo parecido com os conversadores vs povo pós moderno, tendo vários pontos questionários sobre a preservação da cultura freemen contra a nova formação de uma sociedade poderosa com preceitos religiosos extremistas.
A escolha é um tema abordado de forma poética e um tanto quanto dramático, temos aqui Paul em sua luta interna entre a liberdade de viver ao lado do seu amor e sua prisão mediante ao futuro que ele tem conhecimento e que por sua vez todos os seus passos é limitado por esse futuro que tanto assombra. Por toda sua vida, Paul foi refém do seu destino preprofetizado que ele tanto lutou para não acontecer, mas no fim, ele se tornou escravo do tempo.
Esse livro é espetácular, poderia passar horas debatendo cada camada que fora acrescida na formação de todo o império e no peso de um ser humano em ser um Deus onde tal apoteose foi dada pelo povo para o povo.
Um adento, o universo desse livro abre uma expansão ainda maior, abre uma grande discussão sobre a genética e o que de fato nos define como indivíduo consciente, se é a nossa estrutura genética ou a nossa percepção de existência, experiência e a forma de como a nossa visão define o mundo ao nosso redor.

?As pessoas são subordinadas ao Governo, mas os governados influenciam os governantes.?

Bianca2094 20/06/2024

O filme me trouxe até aqui
Confesso que o primeiro filme da trilogia "Duna" não me despertou muita coisa. Tinha achado muito bem feito, legal, mas nada além disso.
Contudo, o segundo filme que estreou em 2024 me fez querer correr pros livros pra saber o que acontecia em seguida.
E assim fui parar no "O Messias de Duna" que é espetacular.
Li muito rápido. Tem ação, tem trama, tem romance, conspiração e críticas muito bem posicionadas.
Até onde a influência religiosa ao ser misturada com a política pode ser a maior arma que um Governante possuirá?
Aqui tudo é sobre poder. Nada é sobre o divino.
O personagem principal me surpreendeu bastante!
Furabolo 23/06/2024minha estante
Mas vc nao leu o primeiro livro? Se não, deveria. Os filmes são ótimos, mas alteram (necessariamente) muitas coisas na adaptação e não captam bastante da essência dos personagens, na minha opinião.

M.Moreno 18/06/2024

O autor consegue piorar do 1 para o 2... inaxreditável.
DECEPÇÃO eterna
O autor não consegue fazer a história ser boaaa, ele tem que estragar...
O primeiro livro tinha acabado bem, não precisava do segundo...

Jonas 17/06/2024

Messias de Duna
Iniciado 12 após Paul Atreides ascender ao trono do império, o livro traz abordagens maiores sobre religião, filosofia e mostra como Paul se saiu como imperador.
O final do livro me deixou com um gosto agridoce, curioso a respeito do que será mostrado no terceiro volume.

Cristiano 17/06/2024

Político, arrastado
Pra quem sai embalado de Duna e engata esse, creio que seja um grande pé no freio. Esse livro, muito mais político e arrastado, trata de conspirações, diálogos com coisas não explicítas, algumas coisas mais irreais, mais "viagens" dos personagens ao usar mélange..... Enfim, até a página 180, o livro se arrasta, e tive que se esforçar pra não abandonar. Nas últimas páginas que o livro anda, com ações de verdade, e tudo isso para nas 10 últimas páginas acontecer o que passar o livro todo prevendo..... Enfim, bom, mas nada demais.

n_busanello 17/06/2024

Complemento importante ao 1º livro
Apesar de ter acarretado mais cinco outros livros escritos por Frank Herbert e uma dezena de outros escritos por seu filho Brian, ?Duna? é uma história autocontida o suficiente para ser lida por si só. Contudo, o satisfatório clímax do 1º primeiro livro não conclui muita coisa?pelo contrário, encerra abrindo (com o perdão do oxímoro) todo um futuro a ser contado, missão assumida por ?Messias de Duna.?

O 2º livro da saga tem uma identidade confusa: apesar de começar 12 anos depois dos eventos ao final de ?Duna,? é tão dependente do que foi estabelecido neste que parece parte desgarrada do mesmo. Isso lhe dá o benefício de ser mais objetivo?dispensando a necessidade de reestabelecer o contexto para os leitores?e mais enxuto (?Messias de Duna? tem menos da metade do número de páginas do livro anterior).

Ainda assim, os eventos de ?Messias de Duna? jamais funcionariam juntos do primeiro livro, pois as histórias se anulariam. O segundo livro é evidentemente uma reação ao antecessor, e nisso se distinguem: um é sobre o uso do poder pelo homem e o outro, como o homem pode ser usado pelo poder; um é sobre a guerrilha revolucionária no deserto, enquanto o outro é sobre as conspirações políticas na capital; a tese e a antítese.

Essa oposição continua nos mundos estranhos apresentados: enquanto o conflito dos protagonistas em ?Duna? é com o externo exótico caracterizado por Arrakis, o estranhamento em ?Messias de Duna? passa a ser com o quão irreconhecíveis são seus mundos interiores. É um elemento que torna o livro muito mais denso em autorreflexão, o que pode dificultar a leitura para alguns.

Inegavelmente, porém, ?Messias de Duna? complementa a história de ?Duna.? A hexalogia inacaba de Frank Herbert não deveria dissuadir leitores de abordar o clássico 1º livro, que como disse antes, pode ser tranquilamente lido sozinho. Mas aqueles que quiseram um desfecho mais conclusivo à história de ?Duna? não serão obrigados a ler todos os demais livros para encontrá-los?apenas mais este já oferecerá o suficiente.

Arthicus 17/06/2024

"Planos, dentro de planos, dentro de planos"
Depois de ter relido Duna fico feliz de poder desbravar sua continuação e ver mais deste universo que Frank Herbert criou.

Anos se passaram pós o inicio da jihad de Muad'dib, Paul é o imperador do universo conhecido e é venerado como quase um deus. Alia, sua irmã, uma sacerdotisa venerada. Duna passa por uma transformação ?com um movimento de mão?. Entre os fremen há um descontamento com como as coisas são feitas agora. Nas sombras do futuro de Paul uma plote se mostra inevitável, um atentado a sua vida e a queda da lua.

?Messias de Duna? é o livro mais curto da série, mas não deixe isso te enganar. Sua expansão de universo vão muito além de uma simples amostra de como as coisas estão doze anos no futuro. Frank Herbet nos traz novos personagens, novos culturas, situações inusitadas e solidifica este seu conto sobre o perigo de acreditar em figuras messiânicas. Como também expande em ?suas viagens? permitidas pela especiaria Melange.

Bem por sua duração curta, não há muita coisa que possa ser dita que não seja considerada um spoiler, mas digo que este livro tem momentos tão, se não mais até, agonizantes que o primeiro Duna. Momentos estes que me fizeram temer profundamente pelos personagens, mesmo sabendo que algumas coisas estavam traçadas, o quão trágico e triste elas seriam, não havia nada que poderia ser feito.

Engraçado que ao chegar ao final desta leitura, tenho dois pensamentos comigo.

O primeiro é que final incrível para está história!

O segundo como o universo de Duna continuará? O que acontecerá além daqui?

É claro que estarei lendo a continuação futuramente, mas não posso deixar de pensar o quão este livro funciona tão bem como o final desta história tal qual era o final do primeiro livro. Meu medo agora está para os personagens que ficam e o que o destino guarda para eles.

Não tanto sobre o livro, mas me pergunto, como Denis Villeneuve adaptará está história para as telas do cinema tento tanta diferença de uma coisa para outra. Fiquemos no aguardo e na torcida.

Yago FS 16/06/2024

MUITO BOM
Esse livro é basicamente a conclusão de Paul atreides, na minha visão o livro conseguiu passar ele com um imperador muito Fodão. Gostei também de como o livro mostrou que ele meio que sabia que ela não era o invencível.
Gostei também muito do aprofundamento de Alia, onde ela é jovem mas se vê com todo esse conhecimento e poder, ela meio que sendo ela em sua minoria, mas sendo várias pessoas também.
E por fim achei que se poderia ter acontecido um aprofundamento maior dos inimigos de Paul, me pareceu um grupo muito pequeno, que ainda assim não foi muito bem aproveitado.
Mas mesmo assim excelente conclusão para o Imperador Paul Atreides.

Adriano403 15/06/2024

Ansioso já pra ler o terceiro ??
Tão bom quanto o Duna 1!!! Dou todas as minhas parabenizações para Maria do Carmo Zanini que foi a responsável por essa tradução impecável, um curto livro com mais acontecimentos que já li e de uma riqueza impecável, senti falta da Lady Jéssica e do Gurney, mas ter a volta de Duncan e o desenvolvimento da Alia foi algo que supriu essa falta, personagens que nos conquistaram mais!!!!! Nesse segundo livro tivemos uma expansão maior sobre o universo de Duna, principalmente em relação aos Tleilaxu, e mortes de GRANDES personagens que doeram, não esperava mesmo!!!! Se tornou um dos meus favoritos desse ano, mas a nota ficou menor que o primeiro pelo simples fator de que o outro é muito mais grandioso, em todos os sentidos, já esse é bem mais leve, dinâmico, engraçado por incrível que pareça, e pelo fato de ser o segundo, dá pra sentir uma leveza na escrita maior do autor e um entendimento fácil.

Thaisinha 12/06/2024

Bem diferente do primeiro livro, aborda coisas que foram beeem levemente introduzidas no anterior e eu AMEI isso! Gostei bastante, conseguiu ir pra um outro caminho sem distoar do world building (apesar de eu ter sentido falta de alguns aspectos). Só me incomodou uma tensão sexual entre dois personagens muito nada a ver kkkkk mas relevei. Ansiosa pra ver a adaptação do Villeneuve desse! ?

Cael Fernando 12/06/2024

Obra-prima
Se aprofundando em temas políticos, religiosos e existenciais, Frank Herbert aborda as consequências catastróficas de se acreditar cegamente em lideranças messiânicas e deixar a religião se confundir com o Estado.

Um livro muito a frente de seu tempo. Obra-prima.

Natália Holanda 11/06/2024

Livro que mantem o nível de duna (elevadíssimo) trazendo um lado mais humano dos personagens. Leitura que requer atenção por conta das sutilezas e reflexões, mas muito bom e fluido de se ler

Pri 11/06/2024

Apesar de ser um livro pequeno, a leitura é lenta por conta de tantos nomes e personagens complexos, mais o Quebra-cabeça de uma conspiração gigante contra Paul e sua família.
Isso torna a experiência um pouco cansativa. Tanto que demorei pra concluir. Mas, enfim, da metade pra frente a historia ganha ritmo e o final do livro compensa. Apesar de triste tem muito sentido com o enredo político desse volume.

Beatrizen 11/06/2024

?A religião também é uma arma. E que tipo de arma seria a religião quando ela se torna o governo??

Finalmente tomei coragem e peguei o segundo livro de duna para ler. Depois de ter assistido a parte dois da adaptação do primeiro livro, fiquei ainda mais curiosa para poder ler o segundo livro e que diferente do primeiro livro e incrivelmente menor.

Neste segundo livro é revelado um lado mais humano de seus personagens, além de aprofundar e estender o universo de Duna, aliando discussões políticas, filosóficas e religiosas à épica história de poder, vingança e redenção.
Doze anos se passaram dos acontecimentos do primeiro livro. Aqui Paul se tornará líder do maior império já visto pela humanidade, e ele estava ciente do peso de suas ações e decisões. Ele fizera de Arrakis o centro de todo o Imperium, de onde os fremen se espalharam com o objetivo de levar sua filosofia e forma de governo aos planetas conquistados por eles.