Messias de Duna

Messias de Duna Frank Herbert

Resenhas - O Messias de Duna

erika 02/02/2021

O amor conhece o amor.
Não há nada que eu tenha mais gostado de ler ano passado do que Duna, então foi um enorme incentivo para continuar a saga de livros dessa série.

Em Messias de Duna, a história me surpreendeu! Ela me deixou pensando sobre várias frases colocadas há anos atrás porém tão atuais. Eu amo como universo de Duna foi retratado nesse livro também, mas rola uma comparação com o primeiro e não há nada como o primeiro livro.

Adelson 03/02/2021

A fé começa a ser contestada.
Nesse segundo livro da Saga que se passa 12 anos após o 1° volume de Duna, vemos uma Paul já cansado e com tudo que jurou lutar contra acontecendo como a Jahad (A sua cruzada santa) e ainda cresce mais os seu séquito de seguidores assim como também cresce os as pessoas que duvidam a sua messiânica. E além disso um conclave sendo feito para mata-lo "Tramas dentro de tramas".

Victor Daniel 05/02/2021

A lei Fremen
Mais um capitulo da angustiante maldição/benção de Paul Atreides com a presciência, o saber as possibilidades do futuro, porem o livro cai numa trama muito próxima do primeiro com mais uma tentativa de golpe contra a casa e agora império Atreides, apesar do começo e meio um tanto arrastado o final vem como uma grande surpresa e resolução deste segundo volume

Lah Chase 05/02/2021

Um livro sobre o pesar e a obstinação
A porta de entrada para um livro quase sempre é seu começo, seu primeiro capítulo, suas primeiras páginas. A saída, no entanto, pode não estar no lugar esperado: você pode não encontrá-la no final. Honestamente, custa-me sair de Messias de Duna, em grande parte porque não acho a porta. E, forçando uma saída inapropriada, deixo nele inúmeros pedaços de mim, espalhados pelas diversas partes às quais gostaria de dedicar mais tempo, mais contemplação, mais pensamento.

Tenho, agora que terminei a primeira leitura, a impressão de que os protagonistas desse livro não são apenas Paul, Alia ou Hayt, mas, na verdade, o Tempo, a presciência e o final. O acontecimento que Paul vê e deseja evitar governa toda a trama, os pensamentos. Não consigo ainda articular essa impressão. Foi tudo tão profundo nesse livro, as descrições e reflexões. Cada crise identitária. Paul, Alia e Hayt são todos alvos de uma deturpação da identidade, de uma espécie de violência do ser, que eles não podem fazer nada senão abraçar. Paul é deificado, Alia é beatificada, Hayt é manufaturado. E, sendo impossível desfazer tudo isso sem que as coisas terminem na violência que querem evitar, eles precisam encontrar uma forma de abraçar a realidade.

O romance inteiro é envolvido de pesar misturado a determinação. O final é o ápice disso. Paul Muad'Dib é o messias de Duna com pesar e é o lorde Artreides com determinação. E ainda não encontro palavras para seu fim.

Eu preciso de dias - semanas - para deixar assentar em mim tudo que esse livro trouxe, para deixar penetrar na mente como a água o faz na areia. O mundo, contudo, gira depressa, e ainda não posso parar para refletir melhor. Terei de me conformar com a incompletude, por hora, mas o faço com a promessa de voltar.

Fred 07/02/2021

O 2? livro sendo só uma ponte para o que estar por vir.
12 anos depois dos acontecimentos de Duna, encontramos um império longe de ser perfeito. Um planeta antes feito de areia, agora conta com água e vegetação, alterando seu ecossistema. Isso visto como algo bom para alguns e ruim para outros. Temos um Paul Atreides um tanto quanto depressivo, oscilando sentimentos entre raiva e arrependimentos em vários diálogos e enfim, facções contrarias articulando traições dentro de traições e são nessas traições que esse livro é voltado.
Nada de batalhas nas dunas, vermes gigantes da areia ou uma exploração mais detalhada da "nova" ecologia do planeta. Aqui a história é concentrada no plano que as facções tem para destronar Paul. Um jogo de xadrez onde todos sabem quem são seus inimigos, mas esperam o momento certo de mover sua peça.

Messias de Duna pra mim está longe de ser ótimo quanto Duna. Personagens pouco cativantes (exceção de Duncan Idaho) e quase nenhum acontecimento surpreendente. O que salva aqui é o final que encerra um ciclo e deixa um gancho interessante para o próximo livro.

Flá 09/02/2021

Existem problemas no universo para os quais não há respostas
Gostei demais do livro, achei muito legal a expansão do universo, as tramas, a forma como o Paul se dispõe a abrir mão de muitas coisas em prol do fim do Jihad, mesmo sabendo de seu ?propósito terrível?.

Faço das palavras de Paul as minhas: foi sobretudo uma delícia.

Esse universo é incrível, e esse livro encerra um ciclo e abre um novo ciclo para essa história.

Krishna.Nunes 09/02/2021

Quntas vidas valem uma vida?
Já na década de 1960, Duna e Messias de Duna pareceram prever a crise do petróleo dos anos 1970 e a importância que o controle dos combustíveis e a concentração do petróleo no oriente médio daria aos povos árabes na política mundial do século XXI. Acolhido por uma comunidade em tudo semelhante aos povos que seguem o Islã e tomado por eles como um líder messiânico, Paul Atreides os conduz a uma improvável vitória contra o imperador Shaddam IV, condenando-o ao ostracismo e casando-se com sua filha Irulan.

Numa narrativa que tem muito mais de fantasia do que de ficção científica, o fundamentalismo religioso, as visões proféticas, os complôs e a guerra santa são protagonistas em vez da inteligência artificial e dos robôs. Naves espaciais e olhos mecânicos à parte, os mitos e os superpoderes trazem esta história mais para o lado da magia do que das odisseias espaciais.

No lugar de um cenário de batalhas épicas em um planeta estranho do primeiro volume, Messias de Duna foca nas personagens da família Atreides, que conquistaram o poder político e religioso absolutos em Duna, e na intricada conspiração para derrubá-los.

Passando-se doze anos depois dos acontecimento que deram cabo ao primeiro volume, esta parte da trama conta com um protagonista menos superficial, mais maduro e em grande parte mais conformado com o Jihad que ele teve pretensão de evitar no passado, mas que veio a acontecer como consequência direta de seus atos. A mudança de enfoque da narrativa permite desenvolver melhor as personagens principais, aprofundar em suas personalidade e seus conflitos, e passar a temas mais intimistas. Coisa que fazia falta no primeiro volume, as emoções aqui são muito mais exploradas, culminando em cenas de tocar até o mais frio dos corações no último terço da obra.

Ecoando a fórmula do livro anterior, a profundidade do texto reside mais nos diálogos e nos pensamentos do que nas atitudes e nas cenas de ação, mas com uma diferença de estilo: enquanto o volume 1 da trilogia tem um formato notadamente teatral (descortina-se sempre um cenário fechado, onde o leitor assiste a diálogos, diálogos e mais diálogos em que fica sabendo o que aconteceu ou vai acontecer, em vez de testemunhar a ação em si), este livro traz mais descrições e narrações diretas dos acontecimentos em campo aberto, sem, contudo, abandonar a psicodelia das visões/alucinações de Paul e Alia em seus momentos proféticos.

No campo filosófico, há um constante conflito ético e moral nos sentimentos de Paul Atreides, que o levam a questionar cada atitude sua e tudo o que ele é "obrigado" a fazer em nome da manutenção do poder. Quantas vidas valem uma vida? O que é justiça? Os fins justificam os meios? Existem limites na negociação política? O poder presciente de Muad'Dib torna-o consciente da tragédia inalienável que o aguarda e de que qualquer ação sua para evitá-la teria consequências para si e para a humanidade. Um aprofundado senso de drama revelam um autor bem mais experiente e preocupado em não repetir o tom do livro anterior. O final serve como a ponte perfeita para o terceiro livro.

Ana 09/02/2021

Esse livro é mais denso e político que o primeiro, tive algumas dificuldades de pegar o ritmo de leitura dele no início.
Do meio pra frente tiveram muitas mudanças e acontecimentos que me deixaram sem fôlego, realmente estou curiosa para ser o 3º livro e finalizar a trilogia do Paul. Não sei se continuarei a saga de Duna.

Nic 10/02/2021

duna pisa mt nesse aqui
-achei arrastadíssimo até o clímax (esse sim é interessante) e ele propriamente dito é narrado de forma rápida e sem muito aprofundamento.
-achei que uns personagens que eram pra ser fodas ficaram capenga (nem to falando do muad?dib).
-pelo visto todo mundo literalmente adorava o poder do paul, menos ele.
-senti falta da porradaria ?

csartoretto 10/02/2021

A luta continua sendo sobreviver, mas o perigo não vem mais do planeta , que mudou, assim como mudaram seus habitantes. O fanatismo religioso é o perigo. A medida que as tramas e intrigas se tornam mais violentas e mortais os irmãos Artreides se sentem enredados nas tramas do tempo, questionam o passado e principalmente o futuro que vêem e tem medo. O medo do que vêem e do que não vêem permeia cada atitude e decisão, que pode desestabilizar um equilíbrio bem frágil no planeta Duna e trazer um fim que parece inevitável.
Vemos o lado humano dos irmãos,suas dúvidas e medos e o quanto o visões de possíveis futuros os confunde e atordoa.

Wania Cris 11/02/2021

Desnecessário
Depois de me maravilhar com o estonteante e inigualável Duna, embarquei na leitura de sua sequência. Que desperdício de tempo.

O livro é totalmente desnecessário. Não, pior ainda. É uma heresia pois desconstrói tudo o que Duna trouxe e que fez dele um livro fantástico.

Personagens perdidos, alterados, desconexos. A trama, nem sei dizer qual é.

Olha, era melhor ter ido ver o filme do Pelé.

Tokyo 12/02/2021

Uma boa conclusão
Teve um início meio duvidoso, mas o desenvolvimento das tramas e a construção do Paul baseada na sua humanidade foram maravilhosos. Isso sem contar com a Alia, personagem mais perfeita que existe, compensou demais.

duda 14/02/2021

messias de duna
esse segundo livro de duna é bem mais parado que o segundo mas não foi um problema pra mim, foi muito bom conhecer mais sobre a alia e o desenvolvimento dela. passei umas raivas com os personagens mas isso não me impediu de gostar do livro e querer ler o resto da série