Messias de Duna Frank Herbert

Resenhas - O Messias de Duna

Ivy 09/02/2021

Sci-fi psicológico
O Messias de Duna precisa ser lido imediatamente após Duna, pois, são complementares, explicando e potencializando a leitura do livro 1. As pontas soltas em Duna, são aqui retomadas e o enredo cresce ainda mais. Se passa 12 anos após os acontecimentos do livro anterior e fica mais no plano psicológico das personagens. Apesar de haver poucas cenas de ação é repleto de intrigas, traições e pressões políticas. Desfecho emocionante!

Ana 09/02/2021

Esse livro é mais denso e político que o primeiro, tive algumas dificuldades de pegar o ritmo de leitura dele no início.
Do meio pra frente tiveram muitas mudanças e acontecimentos que me deixaram sem fôlego, realmente estou curiosa para ser o 3º livro e finalizar a trilogia do Paul. Não sei se continuarei a saga de Duna.

Nic 10/02/2021

duna pisa mt nesse aqui
-achei arrastadíssimo até o clímax (esse sim é interessante) e ele propriamente dito é narrado de forma rápida e sem muito aprofundamento.
-achei que uns personagens que eram pra ser fodas ficaram capenga (nem to falando do muad?dib).
-pelo visto todo mundo literalmente adorava o poder do paul, menos ele.
-senti falta da porradaria ?

csartoretto 10/02/2021

A luta continua sendo sobreviver, mas o perigo não vem mais do planeta , que mudou, assim como mudaram seus habitantes. O fanatismo religioso é o perigo. A medida que as tramas e intrigas se tornam mais violentas e mortais os irmãos Artreides se sentem enredados nas tramas do tempo, questionam o passado e principalmente o futuro que vêem e tem medo. O medo do que vêem e do que não vêem permeia cada atitude e decisão, que pode desestabilizar um equilíbrio bem frágil no planeta Duna e trazer um fim que parece inevitável.
Vemos o lado humano dos irmãos,suas dúvidas e medos e o quanto o visões de possíveis futuros os confunde e atordoa.

Wania Cris 11/02/2021

Desnecessário
Depois de me maravilhar com o estonteante e inigualável Duna, embarquei na leitura de sua sequência. Que desperdício de tempo.

O livro é totalmente desnecessário. Não, pior ainda. É uma heresia pois desconstrói tudo o que Duna trouxe e que fez dele um livro fantástico.

Personagens perdidos, alterados, desconexos. A trama, nem sei dizer qual é.

Olha, era melhor ter ido ver o filme do Pelé.

Tokyo 12/02/2021

Uma boa conclusão
Teve um início meio duvidoso, mas o desenvolvimento das tramas e a construção do Paul baseada na sua humanidade foram maravilhosos. Isso sem contar com a Alia, personagem mais perfeita que existe, compensou demais.

duda 14/02/2021

messias de duna
esse segundo livro de duna é bem mais parado que o segundo mas não foi um problema pra mim, foi muito bom conhecer mais sobre a alia e o desenvolvimento dela. passei umas raivas com os personagens mas isso não me impediu de gostar do livro e querer ler o resto da série

Denise.Marreiros 16/02/2021

Não é como o primeiro livro, achei que houve uma desconstrução de alguns personagens e isso me irritou bastante. O livro todo é uma espera angustiante pelo momento em que tudo fará sentido, e faz, mas ainda assim foi pouco. O final vale a pena mas também por muito pouco.

Jeiferson 16/02/2021

Messias de Duna
Frank Herbert trabalha de forma magistral a política, chantagens, subornos e troca de favores políticos que estão claramente presentes na trama.
Assim como Duna, Messias de Duna é um livro que me conquistou e fascinou, fiquei encantado por toda a mitologia apresentada, pelas questões políticas e religiosas que o autor traz, fico cada vez mais encantado por esse universo.

Manel 16/02/2021

Bom livro,continua a saga de forma cativante,as decisões tomadas pelo autor levam a história para um lugar interessante que será explorado no próximo livro.Apesar das várias qualidades o livro não mantêm o nível do primeiro livro.

Alle_Marques 17/02/2021

“... o que deve ser feito”.
...
Do garoto ao messias, do garoto ao imperador, do garoto ao Deus.
...
[...] — Aí está! — dissera ele, voltando para ela aquelas assustadoras órbitas vazias. — Nós perdemos aquele sentido claro da vida. Se uma coisa não pode ser engarrafada, batida ou acumulada, não lhe damos valor algum.
Ofendida, ela dissera:
— Não era isso que eu queria dizer.
— Ah, minha querida — dissera ele, tranquilizador. — Estamos tão ricos em dinheiro e tão pobres em vida. Eu sou mau, estúpido e obstinado...”
— Não é!
— Isso também é verdade. Mas minhas mãos ficaram azuis com o tempo. Eu penso... Penso que tentei inventar a vida sem perceber que ela já fora inventada. [...]
...
Foi bom ver o desenvolvimento humanizado do Paul e da Alia, apresentá-los aos leitores tão humanos, tão sentimentais e tão falhos foi uma ótima ideia do autor, deu pra gostar bem mais de ambos nesse segundo volume e sentir bem mais empatia por eles do que eu esperava, principalmente pelo Paul, a cultura Fremen também foi bem explorada e as intrigas políticas e religiosas foram inteligentes e bem colocadas e o final, quase poético, foi bem trabalhado e valeu a pena, me arisco até a dizer que foi melhor que o do primeiro e cumpre com louvor a tarefa de nos fazer querer ler a continuação.

Mas, assim como no primeiro livro, nem tudo é perfeito, o restante dos personagens deixou bastante a desejar, quase todos não tiveram desenvolvimento nenhum e boa parte foram esquecidos ou ignorados ao longo da obra, assim como o primeiro volume, o segundo também abusa das pontas soltas, são muitas as coisas, ideias e personagens que não vemos que fim teve, não serviram pra nada aparentemente ou apenas foram esquecidos ou deixados de lado pelo autor, o problema é maior por ser tratar de um continuação, já que ao invés de resolver e fechar pontas do livro anterior, acaba abrindo mais e só piora um problema que já existe, isso infelizmente contribui para torna a obra enfadonha em alguns momentos.
[...] — Minha senhora?
— Se eu apenas pudesse queimar essa coisa, tirá-la de mim. — Ela chorou. — Eu não queria ser diferente.
— Por favor, Alia — murmurou ele. — Tente dormir um pouco.
— Eu queria ser capaz de rir — ela sussurrou, lágrimas escorrendo-lhe pelo rosto. — Mas sou a irmã de um Imperador que é adorado como um deus. As pessoas me temem. Nunca desejei ser temida.
Ele enxugou as lágrimas do rosto dela.
— Eu não queria ser parte da história — continuou ela, baixinho. — Eu queria ser amada... e amar. [...]
5° de 2021
Desafio Skoob 2021

Henrique Moutinho 18/02/2021

Esse volume tras algo que senti necessidade no primeiro livro, o mistério. Ainda assim, não consigo deixar de ter a impressão de que era apenas um grande epílogo ao primeiro volume. É verdade que com bons elementos de estória, mas com muitos pensamentos e devaneios dos personagens, que tiram um pouco do brilho e trazem confusão ao leitor.

Pedro.Machado 18/02/2021

Decepcionante
Com um primeiro livro maravilhoso, o Messias de Duna vem pra cagar na minha cabeça, hístoria arrastada demais, um livro de 250 paginas q demorei seculos pra ler. Alia carrega esse livro nas costas, Paul virou um chato da porra, e o que tinha de bom nas piras introspectivas do primeiro livro fica massante nesse.

Valquiria.Beltramini 23/02/2021

Messias de Duna
A continuação de Duna não deixa nada a desejar em relação ao primeiro livro. Aqui existem mais intrigas políticas, o protagonista está amadurecido e a saga continua. Gostei muito do livro .