Messias de Duna

Resenhas - O Messias de Duna

Gentil 22/03/2021minha estante
Rasou!!! ??????

nina_granger 01/09/2021

?É tudo que Duna foi, e talvez um pouco mais?
Não poderia concordar mais. Tentei achar defeitos pra não dar 5 estrelas dnv, mas Frank Herbert conseguiu criar uma sequência perfeita para a história perfeita que é Duna. Além de trazer questões políticas e religiosas, assim como no primeiro livro, Messias de Duna traz um lado mais emotivo e humano dos personagens. As tramas que se desenrolam continuam sendo de tirar o fôlego, e o final?. só me deu mais vontade de ler o próximo livro. Tudo que consigo dizer é que essa trilogia continua superando minhas expectativas.

Andre 28/12/2021

Palavras não são suficientes
É raro quando tenho a sensação de terminar um livro e ficar totalmente sem palavras para descrever o que sinto/penso/reflito sobre isso. É ainda mais raro quando essa sensação aparece ao final de um dos livros do meio de uma série, sabendo-se que ainda há mais histórias por vir e se desenvolver em cima de tudo que aconteceu.

Mas acho que a primeira coisa que me pergunto é: por que só ouvi falar de Duna quando estavam para lançar esse último filme de 2021? Onde eu - ou o resto do mundo - estava enquanto a mais magnífica das ficções estava bem ali nas prateleiras das livrarias, bem na nossa cara?

Duna é atemporal e independe das diferenças culturais efêmeras da humanidade de hoje; mas mais do que isso tudo, ela é necessária.

Não sei o que a história dos próximos volumes me trarão, mas nesse pequeno momento, em que estou entrelaçado no efeito dos dois primeiros isolados, consigo ver que até agora já temos uma biblia, um algoritmo, uma fórmula daquilo que chamamos (por enquanto) de humanidade e, como todo livro, bem como toda fórmula, um dia terá seu fim.

Canteli Marcio 07/08/2022

Nota 5 (ou menos)
Não me empolgou tanto quanto o primeiro livro
Se DUNA é nota 10, este está abaixo de 5
Essa trama foca nos personagens, na religião e na política reduzindo, ao meu ver, o fantástico Universo de Duna
Canteli Marcio 07/08/2022minha estante
Vou voltar a ler Agatha Christie

Rafa / @rafael.biasotto 12/11/2021

12 anos se passaram após o volume 1 da saga Duna, Paul Atreides governa Arrakis e seu povo freemen, mas junto disso tudo existem conflitos inevitáveis envolvendo política, religião e traição.

Esse segundo livro deixa algumas coisas mais claras, personagens queridos de volta, personagens queridos indo embora e virando água no deserto.

Acho que já posso dizer que Duna está sendo uma leitura extremamente prazerosa, leiam essa saga. Por mais que ainda restam 4 livros para ler, meu coração sente que será maravilhosa, assim espero ?

Fred 07/02/2021

O 2? livro sendo só uma ponte para o que estar por vir.
12 anos depois dos acontecimentos de Duna, encontramos um império longe de ser perfeito. Um planeta antes feito de areia, agora conta com água e vegetação, alterando seu ecossistema. Isso visto como algo bom para alguns e ruim para outros. Temos um Paul Atreides um tanto quanto depressivo, oscilando sentimentos entre raiva e arrependimentos em vários diálogos e enfim, facções contrarias articulando traições dentro de traições e são nessas traições que esse livro é voltado.
Nada de batalhas nas dunas, vermes gigantes da areia ou uma exploração mais detalhada da "nova" ecologia do planeta. Aqui a história é concentrada no plano que as facções tem para destronar Paul. Um jogo de xadrez onde todos sabem quem são seus inimigos, mas esperam o momento certo de mover sua peça.

Messias de Duna pra mim está longe de ser ótimo quanto Duna. Personagens pouco cativantes (exceção de Duncan Idaho) e quase nenhum acontecimento surpreendente. O que salva aqui é o final que encerra um ciclo e deixa um gancho interessante para o próximo livro.

GustavoDC 22/09/2023

Bem inferior ao primeiro livro!
Quando iniciei a leitura desse livro, esperava que a história nele repetisse os cenários desérticos, o povo do deserto e os vermes gigantes da areia, além de algumas lutas, assim como ocorreram no primeiro livro. Esperava que a receita fosse parecida! Para minha decepção, nada disso se repetiu!
Nesse segundo livro, praticamente, a história se passa em torno de conspirações e intrigas políticas em busca do poder do império.
De um lado Paul e sua irmã e do outro lado aqueles que foram afastados do poder.
Durante a leitura, foram muitos poucos acontecimentos que fizeram me prender à história. Em sua maior parte, foi um grande marasmo, o qual dava, em alguns momentos, até sono.
Somente mais para o final do livro que a história ficou mais interessante.
Espero que no terceiro livro a história volte a ser mais dinâmica e diminua um pouco essas intrigas políticas!
Nota 3.0 em cinco estrelas.

Guilherme Dehon 24/11/2022

Messias de Duna
Messias de Duna se passa 12 anos depois de Duna...

Paul Atreides se torna o Imperador de Arrakis, e a estória, a princípio, trata de um conspiração para destitui-lo...

A obra aborda de uma maneira um tanto quanto filosófica, os conflitos pessoais vividos por seus personagens...

Uma leitura densa, complexa, repleta de Intrigas políticas, tradições religiosas, e conspirações...

Uma continuação tão intensa quanto o primeiro volume, mesmo que com muitas páginas a menos...

Recomendo.

Matth 08/06/2021

Neste segundo livro voltamos a arrakina anos depois de Paul atreides tomar o trono e se tornar o novo imperador. A história é história é curta, bem fluida e tramas políticas do início ao fim. Fiquei bem curioso sobre o que aconteceu com Paul no final. Já quero o 3° livro pra saber disso rs

kaunescau 07/08/2023

Nesse livro temos um Paul muito mais centrado em seu lado humano, que pensa mais no bem estar dos seus do que em politica, o que causa desconforto em muitos personagens da história, e isso os leva a tramas e mais tramas contra seu líder.
A história é muito boa, bem desenvolvida, apesar do livro ser com bem menos páginas do que o primeiro, o desenvolvimento de várias camadas da história é tão denso quanto. Lendo ele parecia que ele tinha umas 800 páginas mas eram só 200, porém a escrita de Herbert nos transporta tão bem para a história que parecia que eu estava lá, assistindo tudo acontecer bem de perto.
A conclusão do livro é maravilhosa, e me deixou muito sentida, me emocionei ao final dessa jornada mais uma vez, e mais de uma vez sempre me pego pensando nessa história e em como ela pode ser tão envolvente e potente, que nos deixa hipnotizados por seus personagens tão únicos.

Diego Vertu @outro_livro_lido 13/03/2022

Continuação perfeita.
12 anos após Paul Atreides assumir o trono do Imperium é considerado um Imperador e um messias. Com a expansão da filosofia fremen a todo imperium vão surgindo vários grupos que querem deter o governo dos Atreides. A traição pode vir de qualquer lado até de pessoas que não imaginávamos esse é o mote deste livro.
Bem menor que o primeiro livro e tão bom igual, esse livro me deixou chocado, principalmente com o seu final, agora já conhecendo as personagens aqui temos uma visão mais humanizada dessas personagens principalmente de Paul, Chani, Alia e até o próprio Scytale. É impressionante como Herbert estava a frente de seu tempo trazendo à discussão temas futurísticos e científicos. Também é incrível como outras fontes beberam da "areia" de Duna (Game of Thrones e Star Wars). Meu único ponto negativo é que faltou alguns detalhes em certos pontos. Mesmo assim é um livrao e fiquei no chão com esse final.

Gi Santos 06/08/2023

Tão bom qto o primeiro
Eu gostei muito dessa continuação. Achei desde o início já com tensão e emoção. Nunca imaginei que iria gostar desse tipo de leitura e estou ansioso para ler o terceiro.
Dario.Albuquerque 06/08/2023minha estante
Faz jus ao primeiro livro um, muito digna na construção da história.

Gi Santos 07/08/2023minha estante
Concordo plenamente ?

Duda 18/06/2022

Gostei mais desse livro do que de Duna, fluiu um pouco melhor e achei mais interessante. O final foi adequado a história e o desfecho dos personagens foi bom.

Entretanto, ainda não consegui me conectar realmente com a história. Provavelmente não lerei os outros livros no futuro próximo, pelo menos.