Messias de Duna

Messias de Duna Frank Herbert

Resenhas - O Messias de Duna

lasthours 28/02/2022

Completamente em choque com o final do livro, por mais que seja uma coisa que estamos esperando desde o começo, os rumos?.

Esse livro é infinitamente melhor que o primeiro, as tramas são melhores desenvolvidas e sem tanta enrolação.

Estou triste e também ansiosa com o final, espero que o último livro possa superar esse.
Lenas 01/03/2022minha estante
????

Adelson 03/02/2021

A fé começa a ser contestada.
Nesse segundo livro da Saga que se passa 12 anos após o 1° volume de Duna, vemos uma Paul já cansado e com tudo que jurou lutar contra acontecendo como a Jahad (A sua cruzada santa) e ainda cresce mais os seu séquito de seguidores assim como também cresce os as pessoas que duvidam a sua messiânica. E além disso um conclave sendo feito para mata-lo "Tramas dentro de tramas".

Bielzin 21/01/2022

Faltou partes mais empolgantes.
O livro é bem interessante, mas faltou aquela ação, aquele momento empolgante. Eu acho que só faltou isso mesmo, uma luta... Essas coisas que tinha no 1°. Mas de resto o livro é bem interessante, gostei bastante da história. Os personagens são muito mais bem desenvolvidos neste livro, o livro é basicamente focado nos personagens. Se você leu DUNA e gostou, acredito que você vai gostar também!

Arthur392 20/11/2021

Messias de Duna - Frank Hebert
?O homem sábio se molda ? o tolo vive apenas para morrer.?

Um Jihad, uma conspiração e muitas consequências. Um bom livro que mostra um lado mais sentimental e maduro dos personagens já conhecidos, ao mesmo tempo que apresenta novos personagens criados com criatividade.
Novamente se mostra uma história cativante e profunda dando ênfase na sua premissa já conhecida de religião, política e ecologia com grandes reviravoltas e tramas dentro de tramas.

O futuro é o presente.

Davi Oliveira 09/06/2022

O Propósito...
Este livro se desenvolve basicamente pela conspiração contra Paul e pelo propósito que ele deve enfrentar. Doze anos depois de Paul ter se tornado imperador, temos um cenário modificado do planeta Arrakis. A biologia do planeta sofreu alterações, assim como seus principais residentes, os fremen. Muitos se moldaram para o poder e perderam a sua cultura primária. Foi instaurado um governo religioso, visto pelos praticantes como a salvação, com fortes inspirações no cristianismo medieval. Me simpatizei bem mais por este do que pelo primeiro, não sei bem o porquê. A história, na minha concepção, foi bem iniciada, apresentando logo de cara um dos pontos principais da narrativa. E foi bem fechada, correspondendo ao grande propósito de Paul e abrindo portas diversas para o terceiro livro. Livro este que eu não tinha nenhuma expectativa. O mais interessante do livro, para mim, foi no "terceiro terço". Foi a parte mais extasiante de ler.

Ivo 12/10/2022

Um condensado de informações
Mesmo sendo um dos menores livros da saga original, o Messias de Duna traz muito conteúdo em poucas páginas. Apresenta novos grupos e personagens e desenvolve o final 'feliz do primeiro livro'... Gostei muito da leitura, mas ela veio me fisgar mesmo a partir do capítulo 19, visto que os capítulos anteriores eram mais voltados a explicações burocráticas referentes ao império e aos inimigos de Paul. Deste em diante a história acelerou muito e as cenas de ação aconteceram com mais frequência. Não deixa de ser um livro muito profundo, cheio de camadas em cada personagem, com monólogos e diálogos que focam em analisar a natureza humana frente ao poder, religião e política.

Ótima leitura, recomendadíssima.

Vinicius 07/04/2024

Pouca ação e desfechos mal explorados
Duna é uma leitura que estava no meu radar há um tempo, mas a adaptação para o cinema fez com que meu interesse aumentasse. Sem os filmes talvez eu não teria lido o Messias de Duna.

Os dois prineiros filmes de Villeneuve são baseados no primeiro livro e aqui vemos as consequências das conquitas doze anos depois.

Achei a trama fraca e em muitos momentos se discute política e o poder vindo da exploração da religião, mas as ações quase inexistem e a tensão cai muito quando comparada ao primeiro livro.

Difícil imaginar como Villeneuve levará essa história para as telas, já que os primeiros dois filmes tiveram uma adaptação primorosa, seja pela direção, fotografia ou roteiro ágil, cheio de ação e imprevisível.

Frank Herbert desenvolveu um universo rico e criativo, com diversas disputas políticas num cenário futurista pós-IA, mas seu texto deixa a desejar, com diálogos rasos que não refletem a complexidade dos seus personagens, além de revelar soluções simplórias sem qualquer tipo de epifania.

Vale para aprofundar o entendimento do universo Duna e apreciar melhor os filmes.

Honnit 19/09/2021

É tão bom quanto o primeiro Duna?
O segundo volume da saga de Duna me pegou bem de surpresa.
Após o final do primeiro livro eu não esperava que a história tomasse o rumo que seguiu na sua continuação.
Atualmente eu estou em um caso de amor e ódio com Messias de Duna.

Porque aqui nesse volume, na minha opinião, a escrita do Frank fica um pouco mais maçante em relação ao primeiro, o que pra mim em muitos momentos foi um ponto negativo, muitas vezes eu não acho que a escrita precisava ser tão complexa em alguns momentos, mas até entendo, no segundo volume o universo se expande um pouco, e novas dinâmicas são apresentadas.

No que diz respeito a trama é um ponto altíssimo, porque pensávamos que o jogo estava ganho e vemos o declínio acontecer de dentro pra fora e de fora pra dentro.
Mas em contra partida outro ponto que me incomodou muito foi o mal aproveitamento de alguns personagens que já conhecíamos, que não tiveram muitos momentos sob a luz dos holofotes.

As pessoas falam que Duna, o primeiro livro, pode ser, por si só, uma leitura individual, eu discordo, acho que Messias de Duna é uma leitura extremamente válida e necessária pra quem se interessa por essa história que o Frank Herbert deu vida.
lalinha 21/09/2021minha estante
vc achou maçante? pra mim foi mais fluida do que o primeiro livro. tô louca pra ler o próximo livro, não sei nem o que esperar!!

Honnit 21/09/2021minha estante
Eu achei, em muitos pontos psicodélicos principalmente? demorei mais pra ler esse do que o primeiro, acredita?

lucasalexander 29/03/2024

?Aqui jaz um deus caído - Pequena não foi a queda. Só erigimos seu pedestal. Alto e estreito ele era?.

giovanna 19/11/2021

?Chani apoiou-se no braço dele.
Ele sentiu o próprio corpo através de contato com ela: carne morta levada por torvelinhos do tempo. Ele exalava lembranças que vislumbraram a eternidade. Ver a eternidade era se expor aos caprichos da eternidade, oprimido por dimensões intermináveis. A falsa imortalidade do oráculo exigia represália: o Passado e o Futuro tornavam-se simultâneos.
Mais uma vez, a visão emergiu de seu fosso negro, abraçou-o. Ela era seus olhos. Ela movia seus músculos. Ela o conduzia ao momento, à hora, ao dia seguinte? até ele se sentir sempre presente!?

Alan.Felipe 04/10/2021

O messias de Duna
Diferentemente do primeiro livro, Messias de Duna deixa de lado a parte ecológica de Arrakis pra focar na parte religiosa, política e humana de Paul, o messias. A história é expandida, com a introdução de novos personagens, novas raças, menção a novos planetas, entre outras coisas. Alguns personagens que estão no primeiro livro estão bem apagados nesse (ou até nem são mencionados) o que eu não gostei muito. No entanto, o final me fez entender toda a trama, (por que ela tem muitos diálogos complexos), e que eu gostei deveras.

Eu achei uma ótima sequência para Duna e já tô ansioso pelo próximo.
Amanda Araujo 07/10/2021minha estante
Também senti falta de alguns personagens, em especial Lady Jéssica, que com toda a grandiosidade e mistério das Bene Gesserit e sua nova condição de reverenda madre mor, era a minha favorita e sobre quem eu gostaria de ler mais. Achei curioso que a própria Alia, que para mim ficou como que substituta da mãe nesse segundo volume, ficou meio apagada. No meio parecia que ela ia crescer bastante na história e participar ativamente, mas ela sumiu e só voltou no final para fechar.

Alan.Felipe 07/10/2021minha estante
Siimmm, isso mesmo! O Gurney msm só é mencionado uma vez tbm. Eu entendi pelo fato do nome do livro ser Messias de Duna, para o foco ser todo no próprio Paul