Manifesto comunista

Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

O_Cabano 05/10/2023

Magnífico!
Karl Marx e Engels foram cirúrgicos para enumerar os problemas sociais da Europa na metade do século XIX. Consequentemente, presenciamos o manifesto de uma classe social rejeitada intelectualmente, e escravizada pela transformação da manufatura nas grandes indústrias. O manifesto Comunista é sempre um grito dos operários, e sem estes, pode perder a sua essência primordial.

grc.cvj 03/10/2023

Proletários de todos os países, unam-se
É realmente um livro muito bom para se ter uma perspectiva da realidade em que estamos inseridos hoje em dia. Ele traz definições e conceitos muito interessantes de como o capital afeta tudo ao seu redor, desde sua família até o seu lugar na sociedade

meumundoliterario 03/10/2023

O livro aborda um tema muito interessante e importante que todos deveriam ter conhecimento. A luta para conquistar a democracia por uma revolução.
  E é de fato uma luta de classes mesmo. A burguesia e o proletariado. A classe proletária é revolucionária, e pelo que eu entendi, o objetivo mais próximo dos comunistas é o mesmo do que os restantes de todos proletários, a formação do proletariado em classe, derrubamento da dominação da burguesia, conquista do poder político pelo proletariado.
  Gostei muito dessa leitura por ter mudado meu modo de pensar em vários aspectos e por ter aberto meus olhos para grandes verdades.

Maria290 01/10/2023

Proletários de todos os países, uni-vos!
Não sei porque demorei tanto para ler esse livro... acho que a perspectiva de se ler um clássico assusta um pouco e, no fim, é bem mais tranquilo do que a gente imagina!

Gostei muito da maneira em que o Manifesto foi escrito e gostei bastante, também, da maioria das ideias Marxistas aqui do livro. Ainda tenho que estudar melhor pra saber o que eu sou, se sou comunista, marxista, anarquista, socialista.... não sei, mas gostei desse livro!

Hanna155 28/09/2023

Uni-vos!!
Com maestria, Marx e Engels introduzem o leitor a teoria marxista. Saber a qual classe pertencemos e qual papel nós ocupamos na sociedade é o primeiro passo para a mudança de nossas condições de vida. O capitalismo está funcionando exatamente como foi planejado desde antes de 1848. Nós como classe trabalhadora, devemos reconhecer quais instrumentos de opressão a burguesia utiliza, Para assim, mudarmos a realidade.

Rafa 26/09/2023

Leitura obrigatória
Me identifico mais com o espectro político de esquerda, pois esse viés acaba sendo coerente com a maioria das minhas convicções éticas-sociais.

Ler o manifesto comunista, com o inevitável afastamento histórico e o devido senso crítico de ponderação foi enriquecedor para fortalecer minha base de argumentação.

Surpreende ver o "progressismo anárquico" questionando o status quo de uma sociedade no século XIX que tinha crenças imutáveis demarcadas profundamente no âmago da sociedade dominante (burgueses). Parte dessas crenças, vigoram ainda hoje o que enaltece ainda mais o poder de impacto dessa obra, escrita há quase 2 séculos atrás!

madu.marella 26/09/2023

Manifesto do partido comunista
Muito bom! recomendo muito.
consciência de classe é fundamental todos deveriam ler. A escrita eh bem complicada e rebuscada, oq eh compreensível pela época q foi escrito.
enfim muito bom! #trabalhadoresdomundouni-vos

Giovanna 24/09/2023

Li esse livro para produzir um resumo sobre ele. A escrita não é tão objetiva quanto pensei. Não tenho uma opinião formada sobre o assunto, mas devo admitir que a exploração humana é triste.

yasmoonsung 20/09/2023

°não temos nada a perder além dos nossos grilhões°
Ouvi em audiobook, o que foi ótimo devido a interpretação do narrador.
É um manifesto muito bem explicado e com ótimas analogias, as análises feitas de todas as formas de socialismo e a explicação do que diferencia o socialismo e o comunismo são essenciais, devo concordar que até os dias de hoje o comunismo é uma ideia de sociedade muito distante, mas com ideais fortes que daquela época até hoje fizeram o mundo evoluir muito, caminhamos em passos lentos, mas fortes.
É um documento de extrema importância para a história da política e da classe operária, um manifesto que todo mundo devia ler ou ouvir uma vez na vida.

proletários de todo o mundo, uni-vos!

Thamy 18/09/2023

Li por curiosidade, pra agregar conhecimento e por o tema cair em vestibulares.
Confesso que não consegui entender muito devido a escrita que não é fluida ou tem termos pouco difíceis ou apenas embaraçados. Se vc como eu só quer saber do que se trata, é mais fácil pesquisar um resumo ou ver um vídeo na internet do que ler o manisfesto em si.

simplesane 18/09/2023

Acredito que todos que desejam se iniciar na busca para o conhecimento e formação de opinião politica, deveriam incluir esse livro em uma das suas listas de leituras obrigatórias. Cresci sendo elogiada pelos meus pensamentos criticos, e acredito que agora seja o momento ideal para eu continuar minha busca para ver qual vertente eu realmente me encaixo. Achei o livro de linguagem, objetiva, simples e maravilhosa. O tempo todo parecia estar indo para um lugar cheio de conhecimento e informações, para mim todas as críticas foram bem sustentadas e desenvolvidas. Livro excelente.

mickaely.cagy 15/09/2023

Manifesto comunista
Minha mente ainda tá " o capitalismo falhou, falha e falhará..." É muito bom o livro, e é sempre bom estudar sobre o comunismo, não só o manifesto mas o capital e tudo que envolve o comunismo. Pq assim você entende e não sai por aí falando o que não sabe e falando asneira.

koshimotoo 15/09/2023

Perfeito, maravilhoso, incrível, magnífico, divo, amo, sou apaixonada, uau, MDS que incrível, Uauuuu

rubyjjane 15/09/2023

Ótimo.
Experiência de leitura muito boa, um livro claro e direto, até de fácil entendimento, que esclarece as possíveis dúvidas e nos conduz a um entendimento amplo sobre o assunto, independentemente de opiniões pessoais. Gostei muito e recomendo fortemente a leitura desse clássico político indispensável em qualquer época.