Manifesto comunista

Manifesto comunista Karl Marx
Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

emilly1567 05/09/2023

Gostei. Linguagem simples e de fácil entendimento para um assunto que eu considerava/considero complexo.

(Lido em janeiro de 2023)

Lívia 04/09/2023

Interessante
Livro muito bom para quem quer saber mais um pouco sobre sociologia e alguns dos pensamentos de um dos principais sociólogos clássicos. Escrita muito simples e fácil de entender.

fakeflwr 02/09/2023

Gostei muito da forma que os conceitos são introduzidos ao longo da obra e de como a história facilitou na didática da explicação.

Raissa 02/09/2023

Finalmente li o Manifesto!
Depois de enrolar bastante, finalmente tomei vergonha na cara e li o Manifesto Comunista! Sempre tive o pensamento de que seria um livro chato e que falaria sobre acabar com a família e com a religião (aquilo que todo capitalista fanático curte falar pra tentar resumir o que seria o comunismo kkkkkkkkkkk), mas acabou sendo bastante claro em desmentir esses argumentos sem cabimento. Enfim, essa leitura com certeza abriu a minha mente e me fez querer estudar mais sobre política, recomendo! --> (independente de qual seja o seu partido político)

Kamilly.Delfini 01/09/2023

Manifesto Comunista.
Leitura excepcional. Todos deveriam ler, mesmo que você concorde ou não. O entendimento e a mudança revolucionária que o Marx e Engles fazem nesse livro é simplesmente fenomenal.
Proletários de todos os países, uni-vos!

Maria 01/09/2023

O manifesto do partido comunista
Eu particularmente concordo totalmente com as ideias apresentadas por Marx e Engels. Acho que é uma leitura indispensável, não só para quem concorda, mas para se ter um conhecimento básico da causa - até porque precisa se conhecer algo antes de julgar.

Em resumo, recomendo que leiam pelo menos uma vez na vida!

ALICE527 28/08/2023

Um pulo na história!
O Manifesto Comunista foi produzido por Marx e Engels e publicado em 1848, ano em que se espalharam diversas revoltas populares em vários
países europeus, conhecidas como a "Primavera dos Povos".
Neste contexto, como programa da Liga dos Comunistas e a participação dos pensadores no II Congresso da Internacional Comunista, Marx e Engels escreveram o manifesto como uma resposta aos problemas sociais e políticos da época, consequências diretas do novo ordenamento social pós Revolução Industrial e como uma proposta para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

?O desenvolvimento político, jurídico, filosófico, religioso, literário, artístico, etc., repousa sobre o desenvolvimento econômico. Mas reagem todos igualmente uns sobre os outros, assim como sobre a base econômica.? ? Friedrich Engels

?PROPRIETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!?

alicegranger 27/08/2023

Achei que ia ser uma leitura difícil por causa da época em que o livro foi lançado, mas confesso que me enganei. Achei uma linguagem tranquila até e deu para estender muitas coisas que não entendia antes. Gostei.

_Du_ 27/08/2023

Já há muito queria ler o manifesto comunista. Mas como tudo tem seu tempo, este foi o tempo desse texto extremamente poderoso e impactante. Por isso não é de se admirar o impacto profundo causado na política do Sec. XX. As aplicações práticas ainda são palco de muitos debates. E a complexidade da proposta me pareceu quase surreal, principalmente quando olhamos o movimento mundial das últimas décadas. É assunto gigante e o aprofundamento nele é necessário. Vale a pena começar por esse convite na humilde.

Karinna.Zarro 27/08/2023

Uma leitura bem diferente do que se espera, rápida, direta, bastante atual com as devidas considerações sobre o momento e transformações da sociedade.

Luis Felipe S. Correa 26/08/2023

Leitura obrigatória
O manifesto do partido comunista é leitura que eu considero essencial e me culpo por ter demorado tanto a ter lido. Cresci tendo o livro como abstração escolar e, atualmente, política. Marx e sua literatura sao retratados como fantasmas, geralmente a partir de conceitos rasos e que ignoram a eloquencia de sua obra. Considero importante conhecermos os conceitos de lutas de classes, proletariado, propriedade privada, burguesia e o capital como produto social.

Julia5899 26/08/2023

CLÁSSICO.
Marx é a cabeça do comunismo e esse tipo de livro, caso não seja da esquerda, tem q ler com a mente aberta para discordar e tentar abrir seus olhos, tanto para enxergar os pontos do outro, quanto para ver q está errado em alguns aspectos.
Esse livro é um clássico q precisa ser lido por qm vive falando asneiras e para ampliar seus conhecimentos, poder ter consciência de classe e ver seu lugar na sociedade para lutar por ele. Mas tenha como verdade: esse livro foi escrito em 1800, então n ache q nada mudou, o livro pode ser adaptado aos dias atuais e não ser levado como eterna verdade.

"[...] centralizou os meios de produção e concentrou a propriedade em poucas mãos. a consequência necessária dessas transformações, foi a centralização política"

"E de q maneira consegue a burguesia vencer essas crises? de um lado, pela destruição violenta de grande quantidade de forças produtivas, de outra, pela conquista de novos mercados e pela exploração"

"ser capitalista significa ocupar não somente uma posição pessoal, mas também uma posição social na produção... o capital não é portanto, um poder pessoal, é um poder social!"

"q as classes dominantes tremam a ideia de uma revolução comunista, nela os proletários nada tem a perder, a não ser os grilhões, tem um mundo a ganhar. proletários de todos os países, uni-vos!"

??.

sasa 25/08/2023

Acredito eu este ser um livro que deve ser lido por todos da classe trabalhadora. Esse livro apenas deixa mais claro o que é o comunismo e todos os seus ideais, e acho de extrema importância o ler antes de julgar pessoas que se dizem do partido, pois querendo ou não, todos nós atualmente fazemos parte da classe a qual ele foi direcionado.

vitor nespolo 24/08/2023

Minha opinião.
A intenção de ler um livro nunca é a de refutar ele, até porque não faria sentido lê-lo se você não esperar que pode tirar algo de bom dele. Dito isso, esse livro tem uma escrita fluida e de fácil entendimento e isso ajuda a mostrar o lado defendido pelo autor, há alguns pontos de vistas bem interessantes, me surpreendi ao ver que concordo com vários problemas sociais apontados pelo mesmo. Mas algumas coisas me incomodaram durante a leitura, alguns pontos como a falta de dados concretos, por exemplo, o autor diz que depois de uma revolução a produção iria aumentar consideravelmente, mas ele não apresenta nenhum cálculo ou exemplo concreto que faça sentido essa afirmação além da pura paixão pelo movimento em si. Quando apresentado fatos históricos ele não diz quais eram as épocas, as circunstâncias e as motivações daquele momento.
No geral concordo com quando ele fala das monarquias absolutistas mas discordo dos caminhos sugeridos para suas derrubadas.
É um bom livro, vale a pena a sua leitura.

Vivianne19 24/08/2023

4 estrelas apenas para a parte do manifesto
O Manifesto Comunista é um panfleto que deveria ser lido por todos os trabalhadores, por seu conteúdo e para entendermos o que é o comunismo e não o bicho papão pregado pela direita. O manifesto é a reivindicação dos direitos dos trabalhadores, já que produzimos, porque não ficamos com o dinheiro dessa produção? Porque o Estado se perpetua nas mãos de grandes poderosos e o povo que segura todo o mecanismo de desenvolvimento de um país tem uma mínima participação das tomadas de decisões desse Estado? Então, a leitura do Manifesto é algo que se torna obrigatório.
Porém, minha crítica vai para a editora Boitempo que ao compilar os textos de apoio, deixou de lado estudiosos contemporâneos que poderiam explicar como poderíamos usar as questões do Manifesto nos nossos dias atuais. A editora focou apenas em escritos acadêmicos do século passado, bastante pedantes (com a exceção de Trotski), visto que o livro deveria ser algo para ser lido por trabalhadores, deveria ter uma linguagem menos rebuscada e com figuras do nosso tempo.
No mais, para quem quiser se aventurar, recomendo que leiam apenas o Manifesto