Manifesto do Partido Comunista

Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

EVELLIN30 16/05/2024

Rico!
Um livro muito bom! Minuciosamente explica cada detalhe ,cada argumento e pontos defendidos.
Livro que atiça curiosidade para conhecer cada vez mais sobre este assunto!
Recomendo veementemente a leitura do mesmo!

Joaquim 16/05/2024

Li o Manifesto do Partido Comunista por curiosidade em saber o motivo de ser tão aclamado tanto no campo político quanto na academia.
A percepção que tive é que os autores possuíam uma ciência do futuro e previram TUDO o que ocorreria no mundo, seja na esfera econômica, política e/ou social. Ou talvez, nós, meros mortais, somos tão manipulados pelo sistema que não compreendemos o óbvio.
No momento histórico em que se encontra a América da Latina e principalmente o Brasil, o Manifesto é extremamente necessário e o ?PROLETÁRIOS DO MUNDO, UNI-VOS? deve ecoar perpetuamente.

Indy 16/05/2024

Os comunistas não se rebaixam a dissimular suas opiniões e seus fins. Proclamam abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social existente. Que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista! Os proletários nada têm a perder, a não ser suas algemas. Têm um mundo a ganhar.

PROLETÁRIOS DE TODO O MUNDO, UNI-VOS!

Jackson135 15/05/2024

"Este pequeno livrinho vale por tomos inteiros.."
Este pequeno livrinho é um bom começo para quem está começando a entrar no mundo do comunismo. Nele, você ver os objetivos, a criação e princípios do comunismo.
O livro ainda consta com vários resumos, contando a história dos prefácios das outras edições do livro em outros países.
Recomendo muito a lê esse livro, principalmente se você for iniciante nos ideais marxistas.

Izabella.Edite 14/05/2024

Manifesto
E um livro com a uma escrita bem complicada pra mim demorei muito pra entender alguns parágrafos e sinceramente eu entendi poucas coisa .se alguém poder me explicar melhor eu agradeço ?
marisclacla 14/05/2024minha estante
compartilho do mesmo sentimento

Neto62 12/05/2024

Abriu meus olhos!
Nunca entendi o comunismo até ler esse vídeo e ver o Ian neves, abriram meus olhos para situações na vida que nunca havia percebido.
AliJu 12/05/2024minha estante
Bem vindo ao mundo da consciência de classe!

leonardson 10/05/2024

Bem sintetizado com as defesas do partido comunista. Como está dito no último capítulo, o capítulo 2 é onde fica a parte mais esclarecedora do livro, e a que todos que criticam deveriam ler...

quero ler o capital uma hora pra entender mais ainda os pensamentos de economia do marx
oMatheusFa 12/05/2024minha estante
camarada Leo

leonardson 14/05/2024minha estante
de a ordem camarada Matheus

Yuuk 08/05/2024

Achei bastante interessante, provavelmente irei reler no futuro porque pretendo conhecer mais os contextos sociais da época.
Recomendo, mas antes tenha um alicerce do contexto da época.
Agatha.raquelly 12/05/2024minha estante
Excelente meu amigo ??

Glayce 07/05/2024

Informativo
Livro muito bom e informativo.Otimo conhecimento pra quem está iniciando estudos sobre o comunismo.Recomendo
AliJu 07/05/2024minha estante
Essencial!! ??????

Carlos E. Albuquerque 07/05/2024

"Os proletários nada têm a perder a não ser seus grilhões."
O Manifesto é a principal porta de entrada para os estudos da ciência do proletariado, a linguagem objetiva e acessível para a maioria dos públicos faz com que mesmo hoje ainda sirva com louvor a missão de ser um material panfletário para conscientização dos trabalhadores e simpatizantes da ideia comunista.
Durante a obra Marx e Engels transitam por diversos temos sensíveis e relevantes para as discussões sociais de seu tempo, seu ponto alto com certeza é o capítulo dedicado a discutir o que diferencia o proletariado da burguesia, em tempos de deturpação dos ideais comunistas essa conceptualização é fundamental.
A partir da leitura podemos assimilar com mais clareza quão grande é a distância entre nós cidadãos normais e as classes dominantes das sociedades em que estamos inseridos, o proletariado é recrutado de todas as classes sociais. Isso demonstra como a pequena burguesia está sempre mais perto de ser “rebaixada” ao labor do que à ascensão para a riqueza.
Também é frisado pelos autores a demanda de uma ruptura social profunda e realmente eficaz, sendo a via revolucionária a única verdadeiramente capaz de trazer à superfície as aspirações e demandas dos trabalhadores. Existe um limite, muito curto, para a conciliação de classe, não sendo viável a manutenção da burguesia junto de um “estado de bem-estar social”.
Sem dúvida é uma leitura fundamental para todos que desejem entender o funcionamento e a correlação das forças de dominância que regem o nosso tecido social, o Manifesto data de 1848, mas os alertas de seu conteúdo podem ser observados em clara execução em nossos tempos, tendo inclusive sua capacidade de danos ao povo ainda mais infladas.
Acerca da edição está deixa um pouco a desejar do ponto de vista material, com algumas palavras borradas e pouca qualidade no material de capa e folhas. Do ponto de vista do conteúdo o prefácio de Sabrina Fernandes é muito acertado e as notas de rodapé no geral evitam lacunas de entendimento no texto. Me agradou não haver intervenções no texto original, preservando o caráter panfletário e não técnico da obra.

“?O que a burguesia, portanto, produz, acima de tudo, são seus próprios coveiros. A sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.”?

Japam Martins 06/05/2024

Proletários de todos os países, uni-vos!
Tive muito receio de que se tratasse de uma obra datada e complicada, porém minha leitura foi totalmente o contrário. A linguagem é bem fácil e o que parece confuso logo já é explicado pelas notas de rodapé, além de ter um prefácio que consegue ser melhor que o livro, em minha opinião, pós introduz, no nosso contexto atual, o que vai ser falado no livro, até mesmo citando o cenário da pandemia.
O livro não tinha muitos tópicos que eu já não conhecesse, no entanto foi interessante conhecer a obra inicial do comunismo.

dhezinha 04/05/2024

Perfeito

dias atrás assisti o filme "Jovem Marx" e fiquei encantada, na verdade sempre fui muito fascinada pelas abordagens de Marx, inclusive o seu olhar crítico sobre as relações de explorações vivenciadas pelas classes trabalhadoras.

enfim, super indicaria

Daianex 30/04/2024

Esses divos são muito atuais mesmo pqp.
Ótima leitura pra iniciar no pensamento marxista e entender as ideias centrais e tals.

NIMSAY 29/04/2024

Proletários de todos os países, uni-vos!
É um livro enriquecidor da alma..para vcs que não entendem o que é propriedade privada e vai defender bilionário no eu recomendo muito.

Felipe902 28/04/2024

Maravilhoso
O livro em questão é esplêndido.
A editora boi tempo fez um ótimo trabalho nesta edição. Posso dizer que achei algumas análises maravilhosas e muito explicativas, ao mesmo tempo que achei umas medíocres e cansativas de se ler. Particularmente, a minha demora em terminar foi devida a primeira análise do manifesto, o restante, posso eu afirmar, é mais tranquilo e fluido.
Minha única reclamação é com relação a quinta análise, na qual o escritor simplistemente tirou argumentos do r*** e meteu uma de George Orwell.
Portanto, caso queiram se aprofundar nos estudos do manifesto, recomendo veementemente essa edição da boi tempo.