Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Karl Marx
Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Letioli 03/04/2024

Proletários de todos os países, uni-vos!
O Manifesto do Partido Comunista é uma leitura fundamental para todos, independentemente de serem apoiadores do comunismo ou não. Ele aborda o verdadeiro significado do comunismo, do socialismo e das diversas vertentes dessas ideologias.

Escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, o livro oferece uma compreensão abrangente da história e dos princípios do comunismo, incluindo as regras para adesão, a visão do Estado comunista ideal e o papel do proletariado na ascensão social.

Além disso, desmistifica algumas falácias comuns, como a ideia de que o comunismo limita o direito das pessoas de consumirem o que desejam. Na verdade, o comunismo defende o direito de todos comprarem e possuírem o que desejam.

Portanto, considero O Manifesto do Partido Comunista uma leitura indispensável, que merece cinco estrelas pelo seu conteúdo informativo e esclarecedor.

Pam 03/04/2024

Essa deveria ser uma leitura obrigatória para todo mundo. Essa obra simplesmente abre sua mente, e você provavelmente não vai ser o mesmo depois de ler.
AliJu 03/04/2024minha estante
Concordo muito!!!!

Madu Olifotet 31/03/2024

Uma análise crítica do "Manifesto Comunista" de Marx e Engels revela sua natureza multifacetada e sua influência em diversos campos, desde a política até a economia e a sociologia.No contexto histórico do século XIX, o manifesto apresentou uma análise contundente das injustiças do capitalismo industrial emergente, destacando a exploração da classe trabalhadora pelo capitalismo e a inevitabilidade da luta de classes. Marx e Engels argumentaram que a abolição da propriedade privada e a instauração de uma sociedade sem classes seriam etapas necessárias para alcançar a verdadeira emancipação do proletariado.No entanto, as críticas ao comunismo baseadas na implementação prática de regimes comunistas ao longo do século XX questionam a viabilidade e eficácia das ideias apresentadas no manifesto. O totalitarismo, a falta de liberdades individuais, os problemas econômicos e as violações dos direitos humanos em regimes comunistas como os da União Soviética, China e outros levantam dúvidas sobre a realização dos ideais comunistas na prática.Além disso, a análise contemporânea do "Manifesto Comunista" destaca a necessidade de revisitar seus princípios à luz das transformações sociais, econômicas e tecnológicas ocorridas desde sua publicação. Questões como a globalização, a automação, o surgimento da economia digital e a crescente desigualdade social exigem uma reavaliação dos conceitos apresentados por Marx e Engels à luz do mundo atual.Portanto, uma análise crítica do "Manifesto Comunista" reconhece sua importância histórica e seu papel na crítica ao capitalismo, ao mesmo tempo em que questiona sua aplicabilidade prática e relevância em contextos contemporâneos.

Isabela Rosa 30/03/2024

Complicadinho
Apesar das pessoas terem dito que era de fácil compreensão achei um pouco complicado de entender algumas partes, mas Marx e Engels foram grandões nesse manifesto aqui.
Jordão. 30/03/2024minha estante
Qual parte você não entendeu?

L.A.Gonçalves 29/03/2024

Agora eu entendo porque o comunismo é tratado assim
Eu sempre ouvi que o Manifesto comunista era um ?panfleto? para a população proletária. E de certa forma é, mas é um panfleto que precisa de uma boa habilidade de interpretação de texto. Muito do que é apresentado precisa de contexto histórico além da interpretação de texto. O que para os dias de hoje, é raridade.

No manifesto nós somos apresentados ao contexto histórico da criação da burguesia como substituto da nobreza no papel de opressor e como nós, o proletariado, somos reféns dessa burguesia que nos consome física e mentalmente para que a pilha de dinheiro que nos separa seja cada vez maior.

Existem formas mais eficazes e amigáveis de apresentar o comunismo para alguém. O manifesto hoje em dia é bem mais um texto de contextualização para quem quer se aprofundar.

Eduardo1737 29/03/2024

O manifesto comunista
Data de leitura: 01/03 à 15/03

Sinopse:

"O Manifesto Comunista", uma obra essencial escrita por Karl Marx e Friedrich Engels, apresenta uma análise penetrante do sistema capitalista e propõe uma sociedade baseada na igualdade e cooperação entre os trabalhadores. Publicado em 1848, este manifesto revolucionário influenciou movimentos sociais em todo o mundo.

Crítica:

Ao adentrar as páginas deste manifesto, fui confrontado com uma análise contundente das injustiças do capitalismo, expondo a exploração da classe trabalhadora e a concentração de riqueza. Embora suas ideias continuem a inspirar lutas por justiça social, reconheço que a implementação prática do comunismo nem sempre refletiu seus ideais originais. No entanto, o manifesto permanece como uma fonte essencial para quem busca compreender e transformar as estruturas sociais e econômicas.

Conclusão:

?O Manifesto Comunista" é uma leitura indispensável para aqueles que compartilham da visão de uma sociedade mais justa. Mesmo diante de críticas e controvérsias, suas ideias continuam a ressoar nos debates contemporâneos. Embora eu tenha dado 4 estrelas, isso pode refletir apenas uma questão de familiaridade com este tipo de literatura.

Pontuação:

Escrita: 3/5
Personagens: 5/5
Enredo: 4/5
Fluidez: 4/5
Resultado: 4,0??

lailaoliv. 28/03/2024

Manifesto do Partido Comunista
?O capitalismo falhou, falha e falhará, em cada lugar que encostar seus tentáculos.?

Uma crítica a propriedade privada, a hierarquia de classes e a burguesia.
Marx e Engels escreveram o ?Manifesto Comunista? para que todos pudessem compreender o capitalismo, seu surgimento e como o mundo precisa se livrar dessa forma de poder.

?Que as classes dominantes tremam diante de uma revolução comunista! Os proletários nada têm a perder a não ser suas cadeias. Têm um mundo a ganhar.
Proletários de todos os países, uni-vos!?

Lana310 28/03/2024

Não sei como resenhar o manifesto comunista ??, foi uma leitura mais difícil do que eu esperava porém foi bem esclarecedora em determinados pontos

povalanis 26/03/2024

Uma aula de consciência de classe, de mundo. Consciência sobre qual é a sua posição no sistema e como essa posição é explorada, expropriada e violentada em direitos, em vida, em condições de existência. Para além disso, vejo como um sopro de esperança. É muito reconfortante encontrar literaturas e indivíduos que olhem pro outro, que entendam que a luta é coletiva em um mundo onde o egoísmo é tão presente. A convicção de que a revolução é inevitável me renova as expectativas de um mundo mais justo, onde o dinheiro não defina caráter, onde os de cima não se afirmem as custas dos de baixo.
"Os proletários nada têm a perder a não ser suas cadeias. Têm um mundo a ganhar."

Nós somos coletivos, nossa luta também ter que ser. ?

Lyw 25/03/2024

Proletários de todos os países, uni-vos!
?Vocês estão horrorizados com a nossa intenção de abolir com a propriedade privada. Mas, na sua sociedade, a propriedade privada já foi abolida para nove décimos da população. A sua existência para os poucos deve-se simplesmente à sua não existência para estes nove décimos. Vocês nos condenam, portanto, pela intenção de abolir uma forma de propriedade, cuja existência depende da não existência de qualquer propriedade para a maioria imensa da sociedade??

?Que a classe governante trema diante da revolução comunista. Os proletários nada têm a perder a não ser seus grilhões. Têm um mundo a ganhar.?

Radrian 22/03/2024

Uma crítica ao capitalismo, a hierarquia das classes, suas consequências e uma visão romantizada e limitada de resolver o impasse chamado pobreza e desigualdade.

São diversas variáveis envolvidas, produtos básicos que precisam ser importados, o clima e a agricultura local tem q ser favoráveis, o apoio popular,etc. Todas essas "brechas" Lênin, Stalin e seus sucessores tiveram ao implementar essa ideologia. Logo, são por causa de muitos motivos assim que gerou mais morte na China, Coréia, Cuba, Rússia e outros do que o oposto de pobreza e desigualdade.
Marx erra ao esquecer-se de diversos fatores para manter firme o referido "estado comunista" depois de implantado.

Essa ideologia, assim como o nazismo e fascismo, já provaram-se pouco produtivas a médio/longo prazo para a nação e para os cidadãos. Não apenas por já ter se mostrado pouquíssimo eficaz, como tambem, a referida "exploração do trabalho" já não se configura mais em nossas vidas:

1) Pois hoje em dia o salário mínimo, direitos trabalhistas e sindicatos são todos feitos pelo governo eleito democraticamente e não à merce do próprio patrão ou de um governo autocrata.
2) Há diversos meios de empreendedorismo e liberdade de comércio para trabalhar, ou não, se quiser. Alguns até mesmo recebem auxílio ($) do governo.
3) E por último, mas não menos importante, vivemos uma revolução digital (2000 ate o presente) e antes disso houve a revolução tecnológica (1960-1990) ambos contribuindo para a automação industrial e de serviços e fomento do uso de IA, respectivamente. Os quais ocupam cada vez mais postos de trabalho "explorador", automatizando (robô)em alguns casos e outorgando para softwares q usam IA em outros.

Isto é, em questão de tempo, não uma questão "patrao-empregado", pois as máquinas e computadores serão os novos trabalhadores, a futura força laboral, portanto, nosso "novo trabalhador explorado",
Portanto , a visão de Karl Marx é mais antiquada e obsoleta hoje, no mundo do século XXI, do que já era em 1848, quando o respectivo livro foi escrito,

beca 21/03/2024

O manifesto comunista
Engels e Marx escreveram ?O manifesto comunista? para que todos pudessem compreender o capitalismo e o seu surgimento, para ser a base teórica da prática revolucionária. É uma leitura rápida, fácil de entender já que existe uma introdução sobre o período e os fatores sócio-históricos que levaram a acumulação de capital e a própria consolidação do capitalismo. No entanto eu pessoalmente só entendi por já ter sido introduzida e ter lido pelo menos 3 livros antes desse, espero que ainda neste ano consiga ler "O capital"!

Mariana113 19/03/2024

Segunda vez que leio esse livro, dessa vez como material obrigatório para entender a matéria da faculdade.
Adorei essa versão, as notas iniciais são muito boas e a tradução em si, também. Apesar de ser menos "simples" que a última que eu li, em contrapartida também explica muito melhor e me deu uma visão totalmente diferente do comunismo.

Leonardo1429 19/03/2024

O Manifesto Comunista
Leitura importante para entender a babaquice do sistema politico e ideológico utilizado por ditadores para manipular uma grande massa de fantoches em prol de ditaduras centralização de poder e miséria

laraapaixonada 17/03/2024

No básico, o livro é bom para entender uma parte do pensamento comunista, Marx usa discursos bem diretos então é fácil de entender os conceitos e ideias que ele aborda durante o livro.