Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Karl Marx
Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Drunked_G?y 04/06/2023

O comunismo não dá certo e aqui está o porque:
Falta de incentivos individuais: O Manifesto Comunista promove a ideia de uma sociedade em que os meios de produção são de propriedade comum e os recursos são distribuídos igualmente. No entanto, esse modelo não leva em consideração a motivação individual e a busca do interesse próprio. Sem incentivos para se superar e se esforçar, a produtividade e a inovação tendem a declinar, prejudicando o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida.

Falta de liberdade individual: O comunismo, conforme descrito no Manifesto, requer um forte controle centralizado do Estado sobre todos os aspectos da vida e da economia. Isso resulta na perda da liberdade individual e da autonomia pessoal. Carreira, educação, moradia e outras escolhas pessoais são decididas pelo estado, o que limita a capacidade das pessoas de perseguir seus próprios interesses e objetivos.

Falta de mecanismos eficientes de alocação: o comunismo não oferece um sistema eficiente de alocação de recursos. A ausência de preços de mercado e incentivos para a eficiência econômica dificulta a tomada de decisões informadas sobre o que, como e para quem produzir. Isso leva a uma alocação ineficiente de recursos, resultando em escassez, desperdício e baixa qualidade de produtos e serviços.

Falta de diversidade e pluralidade: O Manifesto Comunista prega a abolição da propriedade privada e a concentração dos meios de produção nas mãos do Estado. Essa uniformidade e centralização eliminam a diversidade e a competição entre diferentes ideias, abordagens e perspectivas. A diversidade é essencial para a inovação, o progresso social e o desenvolvimento humano, e o comunismo não oferece um ambiente propício à livre expressão e troca de diferentes pontos de vista.

Corrupção e abuso de poder: O poder centralizado e a falta de controle e responsabilidade do comunismo podem levar à corrupção e abuso de poder. Sem uma adequada separação de poderes e garantias institucionais, o Estado pode facilmente tornar-se autoritário e opressor, limitando os direitos e liberdades individuais. A história tem mostrado exemplos de regimes comunistas que se tornaram ditatoriais e repressivos e violaram os direitos humanos básicos.

Anna1717 01/06/2023

Achei um bom livro para estudar política, esse livro deixa claro os interesses do Marx e Engels sobre o socialismo/comunismo e é um livro bem fácil de ser entendido

emanuelppolar 01/06/2023

O manifesto
Talvez um dos livros mais importantes dos últimos séculos, você consegue observar logo de cara o motivo desse adjetivo.
Sem palavras pra grande abertura que esse livro trouxe pra minha mente, o manifesto em si não é de tão difícil entendimento, é até fácil acompanhar a linha de raciocínio, o que me prendeu mais e me fez batutar a cachola foram os prefácios contidos nessa edição.
Edição rica em contexto histórico, tanto no começo quando explica o período em que o manifesto foi escrito, quanto após os capítulos propriamente ditos do manifesto.
Me fez mudar de opinião, ou ao menos reavaliar minha idéia a respeito do trotsky, um personagem muito controverso no meio dos comunistas.
Não há o que tirar nem por, adorei demais a leitura, só me deu mais ódio de burguês.

VinAcius49 30/05/2023

Manifesto
"Os proletários nada tem a perder, exceto seus grilhões. Têm um mundo a ganhar.
Proletários de todos os países, uni-vos!"

Simplesmente espetacular e ditadico esse manifesto e é muito interessante ver os pensamentos de Marx e Engels sofre o socialismo, comunismo e a luta de classes. E principalmente é muito interessante ver as críticas deles a burguesia e ao programa de Gotha. Curti bastante a leitura e creio ser uma leitura bastante importante para todos aqueles que já trabalharam pelo menos 1 segundo na vida.

Alice2421 30/05/2023

Um espectro ronda a europa - o espectro do comunismo
não acho que tenha muito a se dizer nessa resenha além de: LEIAM! essa obra definitivamente deveria ser lida por todos, independentemente de ideais políticos pessoais, é uma leitura extremamente importante para absolutamente qualquer pessoa.

foi a primeira obra de Marx/Engels que li, e acho que foi uma boa escolha iniciar meus estudos por ela, além de possuir uma linguagem de fácil compreensão, o livro é bem curto e rápido. essa edição da "edipro" é bem completa, conta com vários prefácios (inclusive históricos) o que é bem interessante.

enfim, MUITO bom!

Isabel282 28/05/2023

Não há exageros
A ideia trazida nas primeiras páginas é muito tentadora e, por um um fio, não nos rendemos.
Porém no final encontrei o quão conflitante, utópico e irreal é esta ideologia.
A leitura é relativamente fácil e histórica.

caroles 28/05/2023

O livro eh mt bom mas só 30 páginas contem o manifesto em si (sim ele eh bem curto) o resto são introdução, prefácios e notas de alguns autores comunistas. eu gostei mt das notas do harold laski e james petras, os demais n curti muito não. mas eh isso, qm gostar de ver mais coisas sobre o manifesto vai curtir.

Renato 27/05/2023

Não sei, acho que li errado
Achei a leitura muito fácil de ser compreendida, a ideia também é bem clara.

me falaram que o livro era complicado e quando leram de primeira não entenderam nada

então, ou eu entendi tudo de primeira
ou eu li errado

Bianca.Arede 25/05/2023

Sempre atual
Documento essencial para quem está se introduzindo aos estudos marxistas. Impossível dar menos 5 estrelas!

((lara)) 24/05/2023

Burguesia e proletariado
A história da humanidade é a história da luta de classes.
acho que essa foi uma frase que me marcou bastante

Jullia 23/05/2023

O Manifesto defende a idéia de que, além da capacidade de participação política, os trabalhadores estavam aptos a tomar o poder e conduzir um processo de transformação que levaria ao comunismo

victoria1015 23/05/2023

Achei a leitura pessima pra quem quer começar a a aprender mais sobre o comunismo. chato demais, nao faz meu estilo de livro

Teteu 21/05/2023

"Proletários de todos os países, uni-vos!"
O livro é uma boa pra quem quer um resumo sobre conceitos gerais ou começar Marx pela "obra mais fácil". É bom no que se propõe mas é superestimado quanto a opinião popular. Vejo muitas pessoas à minha volta com visões pré prontas achando que o livro vai ser uma mega experiência positiva ou negativa, muito inteligente, ou muito maquiavélico.
Como eu disse, O Manifesto do Partido Comunista é bom no que se propõe, mas se você quer estudos ou uma obra mais completa, leia os outros escritos de Marx, Considero eles mais relevantes.

Por fim, abro um espaço pra comentar sobre essa edição da Martin Claret, que na minha opinião é boa mas se estende demais. É provável que os próprios textos de apoio e as notas por si só já ultrapassem o número de páginas do próprio manifesto, o que não faz muito sentido pra mim, mas ok.

Recomendo o livro pra quem quer deixar o medo de lado e conhecer um pouco do que Marx produziu.

Beatriz776 21/05/2023

"Se a classe operária tudo produz, a tudo ela pertence" ? acredito eu que ser adolescente é ter sede de revolução! Adorei a leitura, um pequeno prelúdio no quesito comunismo

Biitosca 20/05/2023

??
Gostei bastante, aprendi muito.

Não tava acostumada com livros ?densos? assim é demorei bastante até para ler, mas valeu muito a pena