A Memory of Light

A Memory of Light Brandon Sanderson
Robert Jordan




Resenhas - A Memory of Light


31 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Flavia Pedroso 27/05/2022

Final épico
Totalmente encantada com esse final. Esse se tornou o meu favorito de toda a saga e mesmo ficando incomodada com alguns coisinhas, isso não atrapalhou a minha jornada. Não me arrependo de ter me embrenhado nessa história de 15 livros ao todo (contando com a novela). Robert Jordan e Brandon Sanderson entregaram um final na minha opinião, digno dessa série. Sei que são muitos livros e assusta, mas se você animar, não vai se arrepender. Fora que essa vai ser a maior conquista literária da minha vidaaaaaaaa.
Rayssa 27/05/2022minha estante
Eu doida para ler a sequência e a intrínseca só lançou a tradução até o sétimo volume!? Acho que se eu começar a aprender inglês hoje consigo ler todos antes mesmo da editora lançar os outros kkkkkkkkk


Flavia Pedroso 29/05/2022minha estante
hahahaha acredito que consiga viu




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rodrigo 06/03/2022

But it was an ending
A série foi finalizada de uma forma espetacular. A última batalha foi muito bem escrita e o ritmo do livro foi muito bom. A experiencia de ter lido essa série foi incrível.
comentários(0)comente



Omar 16/01/2022

Enfim o término de uma saga
Já faz alguns meses que eu terminei de ler o último livro de A Roda do Tempo, mas eu não poderia colocar A Memory of Light na minha prateleira de livros lidos sem antes escrever algumas palavras sobre a série. Afinal, foram mais de 11 mil páginas que eu levei 4 anos para ler. É um compromisso e tanto se propor a conhecer em primeira mão essa história de cabo a rabo. Para quem ainda não chegou ao fim, e se pergunta se vale mesmo a pena o compromisso, eu digo o seguinte: obviamente TWoT tem seus momentos de altos e baixos. Volumes que poderiam ter sido bem mais curtos; eventos que apenas arrastaram a história sem grande significância; personagens que às vezes davam nos nervos. Mas o fechamento da história é simplesmente incrível. Um final digno de uma obra que vai para sempre marcar o gênero da fantasia por causa do mundo espetacular que Jordan construiu.

Apesar de os três últimos livros terem sido finalizados com a fina pena de Brandon Sanderson, Jordan deixou vastas anotações sobre como ele gostaria que o desfecho de sua obra se desenvolvesse. Aí vai inclusive uma trivia: o epílogo foi inteiramente escrito por Jordan e um dos pedidos dele antes de morrer foi que esse pequeno trecho não fosse modificado em nada. Sanderson cumpriu o desejo de Jordan e essa é uma das passagens mais enigmáticas de toda a obra. Mas voltando ao que interesse, uma das coisas que eu sempre senti falta ao longo dos livros anteriores foi a perda de algum personagem importante. Querendo ou não, a morte de personagens torna a história mais cativante porque mexe com os sentimentos do leitor. Ainda quando se acompanha o personagem há tanto tempo (ou há tantas páginas). Parece que Jordan guardou esse recurso para o fim. Porque A Memory of Light parece um grande Casamento Vermelho de Game of Thrones. Depois da primeira morte chocante, a gente quer dizer "já chega, pelo amor de Deus!", mas eles continuam morrendo. No livro que representa o clímax máximo (desculpem a redundância) da série, Jordan foi impiedoso.

Pelo menos as perdas são condizentes com a história. O livro inteiro retrata a tão esperada Tarmon Gai'don (não sei se é exatamente spoiler. Alguém imaginava que ela não iria acontecer?). A guerra que foi tanto prenunciada se desenrola ao longo de mais de 800 páginas. São quatro frentes de batalha, cada uma comandada por um dos grandes generais da Humanidade e composta por tropas que até pouco tempo eram inimigas, mas precisaram se unir contra um inimigo maior. Ao contrário de livros anteriores (não me reviro aos volumes 11, 12 e 13), A Memory of Light é eletrizante do começo ao fim porque a ação nunca acaba. Esse é um dos pontos que eu mais gostei do volume final. Nem todo autor de fantasia gosta de focar em batalhas. Tolkien, por exemplo, não achava que elas deveriam ser o seu foco. Quem leu O Hobbit sabe que o Bilbo é nocauteado no começo da batalha e só acorda quando ela já se encerrou e apenas lhe são contados, brevemente, os principais eventos. Mesmo em O Senhor dos Anéis, a batalha de Helm's Deep (ainda não li o último livro) é bem menos extensa quanto a versão adaptada para o cinema. Jordan foi diferente. Ao longo de todo o livro o leitor acompanha as ações dos exércitos da luz e da Escuridão; estratégias e contra-estratégias, quase como um jogo de xadrez em que se disputa o futuro da Humanidade e do mundo. Jordan soube trabalhar a participação de todos os povos, até mesmo da pouco mencionada Shara.

Enfim, minha opinião é que as excelentes avaliações recebidas por A Memory of Light foram fundadas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
lightweaver 29/08/2021minha estante
o amor? você está falando sério?


Gean 29/08/2021minha estante
Estou.


lightweaver 29/08/2021minha estante
estou digitando com os pés porque as mãos estão aplaudindo. Resenha perfeita, só não foi mais perfeita por causa desses espaçamentos mas perfeita em sua essência mesmo assim.


lightweaver 29/08/2021minha estante
há de ser o que a roda tecer, Gean Asha'man.


Gean 29/08/2021minha estante
A culpa do espaçamento e da aspas é do skoob, esse forsaken.


Gean 29/08/2021minha estante
"Todos nós fazemos o que temos que fazer, como decreta o Padrão. Para alguns, há menos liberdade que para outros. Não importa se escolhemos ou somos escolhidos. O que deve ser, será".


MariPhoenix 31/01/2022minha estante
Hurin morreu, migo. Rand vê ele morrendo quando o Dark One tá mostrando todo mundo se lascando lá fora.


Gean 07/02/2022minha estante
Bem lembrando mari, Sorry


lucinda.antunes.9 07/10/2023minha estante
Gean, pode me contar o que acontece, detalhado, no final desse livro e especificamente com os 5 amigos de Dois Rios ? ? Ficaria muitíssimo grata! ??




Lybio 22/03/2021

E chega ao final a melhor série de livros que li na minha vida, teve seus altos e baixos ( que apesar de tudo, foram momentos bons) mas a consistência da estoria sempre esteve lá. Robert Jordan fez um trabalho incrível e o Brandon Sanderson trabalhou muito bem. Estou muito feliz em ter lido essa obra e irei levar os sentimentos que tive nessa leitura comigo pelo resto da minha vida.
comentários(0)comente



Lucas1429 15/09/2020

Resenha: Memory of Light
E chegou o fatídico momento. O momento em que eu ao mesmo tempo queria muito chegar e também não queria. Comecei a ler essa série em abril do ano passado. Foi mais ou menos um ano e meio acompanhando essa saga, que é sem dúvidas a maior saga que eu já li na minha vida, e dentre todos os altos e baixos dos livros eu posso dizer com toda certeza que valeu a pena cada página lida, cada lágrima, cada suspiro e cada momento onde a respiração parece faltar.
É até inacreditável pensar em como esse final foi bem amarrado, deixando dúvidas o suficiente pra a gente ficar pensando com um calor gostoso no coração, criando teorias do que aconteceu ou não aconteceu, ao mesmo tempo em te dá uma sensação de paz numa história bem contada, sem furos e sem faltar respostas muito significativas.
Como último livro, Memória da Luz é praticamente uma longa e única batalha - Tarmon Gai'don - que tecnicamente já estava acontecendo desde o livro 11. Aqui só temos o grande desfecho, o momento onde os exércitos se encontram de vez num ápice, um capítulo de mais de duzentas páginas, que me deixou simplesmente com o coração na mão, o livro próximo ao rosto sem nem conseguir me lembrar que existia um mundo à minha volta.
Foram tantos momentos heroicos! Tantas cenas que ficarão pra sempre na minha cabeça, e uma saudade que eu tenho certeza que nunca vai embora.
A Roda do tempo foi a primeira grande saga que eu li, foi a série de livros que me fez sair da minha zona de conforto e começar a ler livros totalmente em inglês e abriu a minha cabeça pra um mundo novo que nós, brasileiros, infelizmente não temos tanto disponibilidade.
É uma saga maravilhosa. Mesmo com a acentuada queda no ritmo em alguns livros, a história se retoma quase que numa porrada só no final e te faz querer saber cada vez mais até chegar nesse final, cheio de carinho e emoção.
Pedro 31/03/2024minha estante
Acabei de acabar e estou estarrecido! Senti tudo isso que você falou aí


Pedro 31/03/2024minha estante
Todas as mortes me impactaram, mas aquela morte que deixou cristais eu não consigo aceitar! ???????




Kissia 20/05/2020

"There are no endings, and never will be endings, to the turning of the Wheel of Time.
But it was an ending.’’
comentários(0)comente



Cleitonjas 10/05/2020

Gratificante
Último livro da saga e conseguiu fechar a história com chave de ouro.
Sanderson honrou o legado de Robert Jordan com louvores.
comentários(0)comente



@livrostasticos 27/03/2020

ÉPICO
Completamente exausto emocionalmente. Que viagem! Sem palavras, uma conclusão fantástica. Eu tinha minhas dúvidas sobre como essa história poderia ser concluída e, honestamente, o final foi incrível. Amei. Definitivamente vou reler essa série toda!
comentários(0)comente



Débora 01/09/2019

O livro é emocionante do início ao fim!
Tem seus altos e baixos, assim como a série teve, mas são coisas bem pontuais. De uma maneira geral, a conclusão dessa história após 14 livros não decepciona nem deixa a desejar.
Não sei nem o que dizer, além de que vou sentir muita falta dessa história e desses personagens...
O mundo criado por Robert Jordan vai deixar muita saudade...
comentários(0)comente



Emerson 04/01/2017

E o fim chegou...
?There are no endings, and never will be endings, to the turning of the Wheel of Time.
But it was an ending.??

E eis que após 14 meses finalmente finalizei essa série maravilhosa.
Por incrível que pareça, não estou tão triste quanto achava que ficaria. Já chorei bastante durante a madrugada, acordei hoje chorando e choro escrevendo esse texto. Mas me sinto mais feliz do que triste. Feliz por finalmente ter lido a série completa e poder dizer: eu li Wheel of Time.
Ler Wheel of Time foi minha maior experiência literária. Desde que li o prólogo de O Olho do Mundo eu soube que essa série tinha algo de especial e de alguma forma seria marcante para mim. Ler as profecias e no final do livro, Moiraine dizer: ??As Profecias serão cumpridas. O Dragão Renasceu.?? Foi algo que eu soube que seria grandioso.
Mesmo que o primeiro livro não tenha me ganhado ao ponto de já ler a sequência, de alguma forma a Roda teceu os fios e se tornaria a série que eu mais amaria. Tudo está no Padrão.
Fico muito honrado e orgulhoso de ter lido essa série e agradeço muito a ela que acabaram me rendendo boas amizades. Algumas pessoas que lerão esse texto saberão que estou falando delas. xD
Bom, A Memory of Light foi um livro cheio de emoções com um ritmo frenético e arrebatador, do começo ao fim. O capítulo de 210 páginas ??The Last Battle?? foi o melhor que já li. Seu final é uma coisa linda, embora triste.
Muitos personagens que acompanhamos desde o início de seu desenvolvimento que nos fazem nos identificar e torcer por eles, morreram. Morreram gloriosamente. Mas morreram por uma causa maior, morreram para salvar um mundo dos quais amavam. Morreram pela esperança e pelo amor. Pela vida. Pela Luz.
O final da série é digno. Acreditem. É um final que te deixa satisfeito, imaginando como será a vida dos personagens após o Tarmon Gai?don.
Não tenho mais palavras para descrever o quanto amo a série e o quanto sinto por ter finalizada. Deixo que minhas palavras aqui sejam meu melhor argumento.

E assim aconteceu naqueles dias, como havia acontecido antes e tornaria a acontecer: as Trevas caíram pesadas sobre a terra e oprimiram o coração dos homens, e o que era verde extinguiu-se, e a esperança morreu. E os homens gritaram para o Criador: Ó Luz dos Céus, Luz do Mundo, deixai que o Prometido nasça da montanha, seguindo as profecias, como foi em eras passadas e será nas eras por vir. Deixai que o Príncipe da Manhã cante para a terra, que o verde vicejará e dos vales virão os cordeiros. Deixai que o braço do Senhor da Aurora nos proteja das Trevas, e a grande espada da justiça nos defenda.
Deixai que o Dragão cavalgue novamente nos ventos do tempo.
Jaqueline.Santos 03/01/2018minha estante
Acabei de finalizar o 7 livro ... e vim atrás de vc p pegar um pouco de spoiler , pq realmente eu estou com medo de ler sobre o final de Rand, Perry e Mat !!! :(


Emerson 04/01/2018minha estante
Me manda mensagem inbox que eu respondo hahaha


Jaqueline.Santos 04/01/2018minha estante
Hahahaha pera comecei o sétimo agora ... vou esperar mais um pouco e te pergunto




marcosm 27/10/2016

Muitas memórias...
"But it was and ending..."

Já se vão três anos em que abri pela primeira vez The Eye of the World. Ontém, chegou a hora de virar a última página de A Memory of Light... Que jornada! Temi quando o Trollocs atacaram Two Riders e os então meninos, tiveram que correr por suas vidas seguindo os desconhecidos, mas de alguma forma confiáveis, Moraine e Lan, numa epopéia que culminou em Tarmon Gai'don. Entre um e outro momento, um turbilhão de emoções, que só aumentam a cada página. Sorrisos, lágrimas, nervosismo, expectativas, queixo caído, medo... Até esse final, que até o próprio Thom, calmamente sentado num pedra, fumando seu cachimbo enquanto assistia ao fim do mundo, teve dificuldade em encontrar a palavra exata para definir. Épico? Não sei se é a melhor definição. Só sei que vai deixar saudades...
comentários(0)comente



Cinthya4 10/09/2016

Épico! Os últimos parágrafos me fizeram ficar com lágrimas nos olhos.

O livro não foi perfeito, teve falhas e alguns problemas que me incomodaram, mas analisando tudo o que aconteceu eu não consigo dar uma nota menor que 5/5.

Queria ter lido AMoL mais devagar para aproveitar este final, mas o livro tem um ritmo intenso desde o início, com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e em várias regiões de Randland. Em muitos momentos foi bem difícil parar de ler.

As cenas de batalha foram maravilhosas, eu li esta parte com o mapa do Field of Merrilor por perto. Dois grandes estrategistas lideraram os exércitos de ambos os lados da guerra e eu tentava analisar a movimentação de cada grupo no campo.

Como dizem os Aiel, muitos acordaram do sonho durante o Last Battle e fiquei muito triste em vários momentos quando personagens que sempre gostei ou que aprendi a admirar durante a série morreram bravamente durante o Tarmon Gai’don.

WoT teve seus altos e baixos, mas valeu a pena ter lido esta série, ter acompanhado a jornada do Rand, Mat, Perrin e de todos os outros. Uma coisa é certa, WoT vai deixar muita saudade.
comentários(0)comente



Fimbrethil Call 20/11/2015

Indescritível emoção!
Sensacional esse fechamento da saga de 14 livros. Uma aventura cheia de magia e uma grande homenagem a 'O Senhor dos Anéis', cheio de personagens épicos, a minha preferida é a Bella, uma simples égua. Essa saga é magnífica e monumental. Estou feliz por tê-la lido.
comentários(0)comente



31 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR