O Prisioneiro do Céu

O Prisioneiro do Céu Zafón

Resenhas - O Prisioneiro do Céu

Verônica 13/07/2020

Este é o primeiro livro de Zafón que termino após seu triste falecimento.
Terminar uma obra dessa e saber que não teremos mais a narrativa inebriante do autor é, sem dúvida, uma grande tristeza. Mas, como afirmado por ele, e numa paráfrase um pouco fraca, todos os livros têm alma, e a de Zafón estará presa nos seus livros para sempre.
O Prisioneiro do Céu entremeia as narrativas de Sombra do Vento e O Jogo do Anjo de maneira singular. Em certo ponto, é quase impossível parar de ler, pois queremos descobrir os mistérios que rondam uma Barcelona marcada pela guerra e pelas memórias das pessoas que vivem ali.
Obrigada, Zafón, por sua contribuição no cenário da literatura mundial. Você é eterno, graças aos seus livros.
Isaak 13/07/2020minha estante
Fiquei sabendo do falecimento dele aqui pelo seu post :(((( Só falta um livro pra eu ter lido todos dele

Verônica 13/07/2020minha estante
Poxa, sinto muito que não sabia disso :( Você ainda tem que ler qual?

O Labirinto dos Espíritos

Verônica 13/07/2020minha estante
Já leu Marina? É excelente também!

Isaak 13/07/2020minha estante
Já sim, Marina é o meu predileto dele

Paty 21/09/2021

Perfeito!
Este é o terceiro livro da saga do Cemitério dos Livros Esquidos.

Fiquei apaixonada pelo primeiro (A Sombra do Vento), um pouco decepcionada com o segundo (O Jogo do Anjo) e estava temerosa em ler esse e também não chegar perto do primeiro.

Entretanto, tive uma surpresa. O livro é incrível! Conta o passado de Fermin e com ele se amarra com a história de David Martin até chegar à Daniel Sempere.

Mais um livro maravilhoso de Zafón, e que venha o quarto e último da saga!

Carol @solemgemeos15 09/02/2023

O prisioneiro do céu acontece alguns anos após A sombra do vento, com Daniel Sempere e Fermín Romero no centro da história. Tudo parece regular, mas Fermín está cada dia mais inquieto e preocupado. De início associam seu comportamento aos preparativos do casamento – e isso está parcialmente correto.
Certo dia, uma pessoa misteriosa insiste em comprar um dos livros mais caros da livraria, O conde de Montecristo, e o dedica a Fermín. Após isso, cabe a Daniel retirar de Fermín uma explicação – e aí que um segredo escondido há décadas será revelado.
Mesmo a história acontecendo após A sombra do vento, os eventos mais significativos da história acontecem entre O jogo do anjo e A sombra do vento, quando Fermín estava preso com David Martín.
Esse é o livro mais curto da série e pouco impactante (em comparação com os demais), pois a narrativa de Fermín é picotada e os Sempere assumem uma posição um tanto quanto sem graça. Mesmo assim, sabendo que ainda há mais um livro, fico interessada com as possíveis desenvolturas – Fermín como novo guardião do cemitério de livros esquecidos, Julian assumindo um papel maior, a prima que parece Isabella, mais uma eventual aparição de David Martin e Andreas Corelli.

Ellen Rayane 28/01/2021

Cemitério dos livros esquecidos
Essa série não te fôlego... é segredo atrás de segredo, eu amo como o Zafon fez com que cada livro seja individual, mas q todos tenham uma ligação que não seja superficial!!

Juliana.Costa 22/02/2020

Amei todos os livros dessa série barcelonense!
O autor é perfeito em desenrolar os mistérios e conectar as histórias de todas as obras. Prepare-se para imergir em livros dentro de livros e se afeiçoar por várias personagens queridas, como os Sempere, Fermin, Isabella, Alicia... tanto que dá até uma nostalgia quando se está chegando no fim do último - Labirinto dos Espíritos.

Renata CCS 24/01/2013

Suspense, romance, aventura e muito mais em uma única história
O PRISIONEIRO DO CÉU é o terceiro e penúltimo livro da série de “O Cemitério dos Livros Esquecidos”. Traz de volta os protagonistas dos dois primeiros livros: Daniel Sempère e Fermín Romero de Torres de “A Sombra do Vento” e David Martín e Isabella, de “O Jogo do Anjo”. Já se passou um ano do casamento de Daniel e Beatriz e eles agora tem um filho, o pequeno Julián (em homenagem a Julián Carax, personagem do primeiro livro). Porém O PRISIONEIRO DO CÉU foca o passado de Fermín nos anos em que ele esteve preso. Ele ainda trabalha na livraria Sempère e parece angustiado e todos imaginam ser é por causa dos preparativos de seu casamento com Bernarda. Para piorar as suas aflições, um homem misterioso entra na livraria, compra um dos livros mais caros, uma edição raríssima de “O morro dos ventos uivantes” e o deixa na loja com uma dedicatória: "Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro". Esta visita desencadeia o que se mostrará ser uma história de dor, traição, injustiça, morte, mas também de amor e amizade. Fermín vai contando a Daniel sobre o passado de sua mãe e do seu próprio, e fala de segredos que deveriam permanecer enterrados. Em um relato chocante, descobrimos o triste e passado de Fermín em um presídio durante a segunda Guerra, e é lá que também encontramos o escritor David Martin, que está preso na mesma cadeia. Destaque para a mudança do Daniel Sempère no decorrer do livro, que é bastante significativa: ele não é mais aquele herói juvenil de “A Sombra do Vento” e parece cada vez mais angustiado, inicialmente corroído pelo ciúme da esposa com o ex-noivo, depois pela ânsia de vingança pela morte da mãe. E novamente todas as respostas e enigmas nos levam ao famoso Cemitério dos Livros Esquecidos.
Este livro, diferentemente dos dois primeiros, não tem um perfil sobrenatural. Pareceu-me mais uma trama policial, bem elaborada, com um relato mais seco em comparação aos livros anteriores, e nos causa mais indignação e raiva. Terminei a leitura e fiquei com um gostinho de quero mais, pois a trama dá margem a uma nova continuação e, em comparação aos dois primeiros livros, é bem curtinho. É leitura obrigatória para quem acompanha a trama desde o primeiro livro!

Gabriela - @livrosdegab 28/09/2022

Esse livro esclarece muita coisa que fica no ar tanto no primeiro quanto (e principalmente) no segundo. Isso faz com que a leitura seja ainda mais empolgante e eu terminei com aquele sentimento de "SOCORRO PARTIU PRÓXIMO".
Já tô apaixonada por essa série naquele nível de sair indicando pra todo mundo, espero não me decepcionar com o último (que na verdade eu ainda não investiguei se é realmente o último).
"As pessoas de alma pequena sempre tentam apequenar os demais."
"As vezes a pessoa se cansa de fugir, o mundo é muito pequeno quando não se tem aonde ir."
"Tudo se perdoa nessa vida, menos dizer a verdade."
"Louco é quem se acha sensato e pensa que não tem nada a ver com a categoria dos tolos."
"Há épocas e lugares em que ser ninguém é muito mais digno do que ser alguém."
"Sempre achei que quem se apega muito ao rebanho tem alguma coisa de ovelha ou cordeiro."
Sinopse:
É natal e os clientes são escassos na livraria Sempere & Filhos; as contas vêm se acumulando. É quando um homem com mão de porcelana visita a loja e compra o item mais caro: um exemplar raríssimo de O conde de Monte Cristo, onde deixa a dedicatória "Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro". Este é o ponto de partida para que conheçamos mais da história de Fermín, incluindo seus anos no Castelo Montjuic, a prisão do governo Franco, na época gerenciada pelo nefasto Mauricio Valls. Com medo de que um segredo enterrado há vinte anos finalmente venha à tona, ele narra a Daniel suas tentativas de fuga da prisão, junto a um companheiro de cárcere. O prisioneiro do céu é uma história sobre prisão, tortura, inveja, traição e assassinato, onde as tramas de A sombra do vento e O jogo do anjo convergem para a resolução do enigma escondido no coração do Cemitério dos livros esquecidos.

Paula 17/01/2021

Gostei muito de conhecer a história de Fermín, e o quanto esse livro entrelaça os dois primeiros volumes da série do Cemitério dos Livros Esquecidos, mesmo assim não achei que houve muitos acontecimentos empolgantes como nas demais histórias. Senti que esse livro serviu mais como um gancho para o que virá no último livro da série, que lerei logo mais, e, claro, achei super importante saber sobre esses detalhes.

Marcia Lopes 06/08/2012

O Prisioneiro do Céu - Carlos Ruíz Zafón
Assim que aquela estranha figura sai da livraria, Daniel Sempere o segue mas não consegue descobrir nada , a não ser saber que o estranho usa o nome do seu amigo Fermín Romero de Torres.
Fermín seu melhor amigo e companheiro de aventuras está de casamento marcado com Bernarda, porém Daniel nota que ele anda angustiado e abatido e fica aterrorizado quando Daniel lhe entrega o livro com aquela dedicatória incompreensível, pelo menos para Daniel.
"Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro."
Atrás daquele exemplar " O Conde de Monte Cristo"de Alexandre Dumas existe uma história triste e perversa e o conhecimento dos fatos leva Daniel ao passado de sua mãe Isabella que morrera quando ele era criança, supostamente de cólera .
Conforme Fermín vai narrando os fatos dessa história impactante , Daniel se encontra perplexo e com muito ódio, ele jamais será o mesmo.
Neste livro Zafón nos leva a relembrar "A Sombra do Vento" romance escrito por Julían Carax personagem que levou Daniel e Fermin a desvendar os mistérios que o envolviam.
Hoje Daniel se encontra casado com Bea e tem um filhinho que deu o nome de Julían e vive num apartamento em cima da "Livraria Sempre & Filho".
Nessa aventura voltamos ao "Cemitério dos Livros Esquecidos" e ao seu guardião Isaac, que vejam vocês pretende se aposentar e eu particularmente adorei seu sucessor! rs
E nos leva também a David Martín de " O Jogo do Anjo", personagem perturbado por uma ligação lúgubre com um ser que concede "favores" e em troca lhe pede que escreva um livro.
Para os que leram O Jogo do Anjo os relatos de O Prisioneiro nos leva a melhor compreensão do livro anterior.
No entanto os livros não sofrem a necessidade de ser lido em sequência .Talvez esse seja a exceção , pois ficaram personagens vagos como: Sofia a jovem prima de Daniel que veio se hospedar por um tempo com o sr Sempere a pedido de uma irmã de Isabella que Daniel nem tinha conhecimento. (Mistéeerio!)
E Armando o homem que ajudou Fermin depois de sua fuga, e... Melhor parar por aqui rs se não acabo contando o que não devia!

isa swift 30/08/2020

Mais uma obra prima!
Novamente uma obra prima!
O autor conseguiu me colocar mais uma vez em estado de êxtase!
Trazendo de volta o incrível universo de Barcelona, Zafón nos traz "O prisioneiro do céu" do qual novamente não deixa a desejar.
Você não vai conseguir parar de ler!

Cris 22/09/2023

Estou diante de uma das melhores séries que já li na vida!
'O prisioneiro do Céu' foi lançado em 2012 e é o terceiro livro da quadrilogia 'O cemitério dos livros Esquecidos'. Ele traz detalhes sobre a vida do Fermín que é o melhor amigo de Daniel Sempere lá de 'A sombra do Vento'.
De cara o livro já instiga e deixa o leitor curiosíssimo pois apresenta um personagem no mínimo estranho que adentra a livraria dos Sempere a fim de comprar o exemplar mais caro de 'O conde de monte Cristo' e endereçá-lo a Fermin com uma dedicatória ainda mais estranha supondo que ele retornou dentre os mortos e que esconde um grande segredo.

(...) Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro.

Conforme o avançar das páginas é possível perceber um Fermín bem nervoso tanto com os últimos detalhes de seu casamento com Bernarda, tanto com o presente que, praticamente, o obriga a contar sua verdadeira história a Daniel que foi o responsável pela venda do livro para o homem misterioso. E dessa forma, fui levada ao passado pelos olhos de Fermín e pude conhecer em detalhes não apenas sua história como a de David Martin, protagonista do livro 'O Jogo do Anjo'.

(...) Não sei agora onde terei lido que, no fundo, nunca fomos a pessoa que julgamos ter sido, que só nos lembramos do que nunca aconteceu...

Zafón, Zafón ... por que você se foi? Me pergunto sempre se algum dia lerei um livro seu que não vou amar? Até mesmo esse que mais me pareceu uma introdução do último livro é absolutamente muito bom!!! É uma trama repleta de pormenores de seus personagens e que apenas deixa os fãs sedentos por começar 'O Labirinto dos Espíritos'. Achei sim ele um pouco diferente pois não tem aquela aura sobrenatural tão bem ambientada em todos os livros do autor, no entanto, mesmo não tendo esse ar de mistério em todas as páginas consegue entregar tudo o que o Zafón doa a seus leitores quando o assunto é qualidade de escrita.

Eu realmente não tenho defeitos a ressaltar acerca da história, ela traz luz a alguns acontecimentos dos livros anteriores e aumenta a curiosidade sobre o que ainda não se sabe. Os personagens então são feito cebolas cheios de camadas e nuances. O pano de fundo é referente ao passado de Fermín, entretanto, Zafón traz para perto alguns problemas envolvendo o casamento de Daniel com Bea, e é claro, a resolução disso é intrinsecamente ligado a questão principal do enredo. Ou seja, tudo está conectado rs!

Sim!!! Eu indico o livro, ou melhor, preciso indicar a quadrilogia toda! Comece hoje mesmo e tenha em mão uma das melhores leituras de toda sua vida. Zafón sem dúvidas fez seu nome e daqui um tempo terá seus livros na seção de clássicos ao serem pesquisados, anotem isso!

(...) Bem-vindo ao Cemitério dos Livros Esquecidos, Fermín.

Xikaum 07/07/2022

O Prisioneiro do Céu . . .
Gostei muito desse livro , recuperar toda a espectativa que A Sombra do Vento tinha deixado e eleva muito o conceito dessa obra ????

Talvez O Jogo do Anjo teria que ser lido depois desse livro e como li antes isso deve ter me atrapalhado um pouco ( fica a dica )

Mas falando especificamente desse livro, a história do Fermím , o desfecho e os caminhos que a história pode tomar eleva a espectativa para o Labirinto dos Espíritos ( que vou correr atrás logo pra comprar ????)

Livro magnífico , ainda não supera A Sombra do Vento mas da continuidade na obra com maestria . . .

Bora ver agora o que se passa no Labirinto dos Espíritos ????

Gustavim Barros 16/05/2022

As histórias começam a se integrar
Terceiro livro da série do Cemiterio dos Livros Esquecidos que eu leio. E agora as histórias começam a fazer mais sentindo e se conectarem, dando outro significado a toda a trama

Breno 13/04/2021

Um melhor que o outro.
A escrita do Zafón é incrível, os personagens são incríveis, o livro transita muito bem entre partes de mistério, tensão e emoção. Em O nome do vento eu já tinha achado o Fermín uns dos melhores personagens que já li, esse livro veio para confirmar isso. A conexão desse livro com o Jogo do Anjo me fez gostar mais ainda do outro livro, nos trazendo uma outra visão da história do David.

Douglas P Da Silva 07/07/2012

Recomendo!!
Ao ler A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo, eu acreditava que as únicas coisas em comum eram a Livraria Sempere, O Cemitério dos Livros Esquecidos e Barcelona, durante a leitura de O Prisioneiro do Céu me deparei com alguns detalhes sutis que me fizeram pensar na genialidade de Zafón ao 'amarrar' tão bem esses três livros. Eu, particularmente, amo a maneira como o Zafón escreve. Ele é objetivo naquilo que ele faz e consegue colocar o suspense de uma forma que te deixa preso até o final na leitura. Alem de nos divertir nos diálogos entre os personagens por mais que tenha alguma coisa trágica esteja acontecendo. E sempre rola aquela ansiedade de saber que vai acontecer dali para frente e, às vezes, ele dá aquela reviravolta que você simplesmente não consegue acreditar que ele fez isso.Sou muito fã desse cara!!!

PS:O autor declarou que eles podem ser lidos em qualquer ordem, mas na minha humilde opinião, o leitor se deliciará com O Prisioneiro do Céu muito mais se já tiver lido os dois livros anteriores, se não os tiver lido, vai encontrar alguns spoilers sobre eles.
Carla Buffolo Altoé 07/07/2012minha estante
O que o Zafón lançar eu leio!!!!!! Amei sua resenha Douglas!!!!!

Léia Viana 19/07/2012minha estante
Puxa, que bom que você escreveu isso, eu ia ler este primeiro, já vi que não dá.

Silvia 04/11/2012minha estante
Vou ler todosssssssssssssss :)