Bonsai

Bonsai Alejandro Zambra

Resenhas - Bonsai

Aninha 02/03/2013

Encontros e desencontros
"No final ela morre e ele fica sozinho, ainda que na verdade ele já tivesse ficado sozinho muitos anos antes da morte dela..." (página 10)

Assim começa esse premiado romance chileno, que surpreende pela forma como aborda a vida e seus meandros.

Julio e Emília estudavam Literatura na mesma classe e um dia, por acaso, dormiram juntos. Esse "acaso" é quase como uma fatalidade do destino: tinha que acontecer e...aconteceu.

A paixão pelos livros os uniu, foi motivo de alegria, prazer e até mentiras.

"...aprenderam a ler os mesmos livros, a pensar parecido e a disfarçar as diferenças. Logo moldaram uma vaidosa intimidade (...) conseguiram se fundir numa espécie de vulto."

A arte tomou forma, saiu da literatura, os atingiu, os moldou, os transformou e os predestinou.

"...a vida só tinha sentido se a gente encontrasse alguém que mudasse, que destruísse sua vida."

O final você já sabe, mas o melhor, que é o desenrolar da história, você precisa ler.

Imperdível.

Tati 31/01/2013

Não captei a essência do livro. Achei a história vazia, superficial, sem emoção e surpresas, escrita com uma linguagem rasa.
Jana 28/01/2015minha estante
senti a mesma coisa. embora dê pra entender o que ele quis fazer, fiquei sentindo que foi tão rápido que nem ao menos criei um laço com a história.

rcvianna 31/01/2013

Acho que não alcancei o talento do autor.

Destaco um trecho abaixo que gostei.
"Julio fugiaa dos relacionamentos sérios, não se escondia das mulheres, mas da seriedade, pois sabia que a seriedade era tanto ou mais perigosa que as mulheres. Julio sabia que estava condenado à seriedade, e tentava, obstinadamente, torcer seu destino sério, passar o tempo na estóica espera daquele espantoso e inevitável dia em que a seriedade chegaria para se instalar para sempre na sua vida"

Paula 24/10/2012

Bonsai
O bonsai é uma réplica artística de uma árvore em miniatura, e possui dois elementos: a árvore e o recipiente. Assim como o bonsai, a alta literatura também é dicotômica, há a forma e o conteúdo. Será que o romance “Bonsai” pode ser adjetivado assim?

O romance de estreia de Alejandro Zambra conta a história de um amor e do seu fim, quase que concomitantemente. Não há densidade, é tão fugaz que podemos chamar de paixão.

No prelúdio, o leitor já se depara com esse fim, pois é revelado na primeira linha que Emilia morrerá e que Julio ficará sozinho. A partir daí, cria-se uma expectativa sobre essa relação, mas nada de arrebatador acontece. Só o mais do mesmo, muita metalinguagem e intertextualidade, este último talvez justifique a leitura e até redefina a obra como um guia. Já que os encontros do casal acontecem em meio a leituras de Proust, Flaubert, Kafka, Vladimir Nabokov, entre outras.

O autor podou demais “Bonsai”, deixando-o incompleto, instaurando no leitor uma sensação de vazio. É preferível ir “Em busca do tempo perdido”.

Luci.Fontenelli 29/09/2012

Bonsai não é só bem escrito, é lindo, fiquei extasiada...melhor livro que lí em 2012...

Pamela 25/09/2012

Uma história comum cuja única particularidade é que ninguém sabe contá-la direito
Alejandro Zambra cria uma metalinguagem incrível neste livro.

Esse narrador desinteressado, que resume toda a história no primeiro parágrafo, trata o leitor como trataria de um bonsai: podando sua curiosidade, encurtando a história, moldando a leitura ao seu gosto, ao que ele julga ser essencial.

Mesmo sem um enredo cheio de reviravoltas e sentimentalidades, como encontramos aos montes por aí, a leitura é muito envolvente, e tudo parece uma conversa descontraída com o narrador.

Impossível resumir "Bonsai" sem recair no mesmo erro que um dos personagens do livro: acabamos fazendo "um péssimo resumo de uma história muito longa que ninguém conhece bem, uma história comum cuja única particularidade é que ninguém sabe contá-la direito."

Ler "Bonsai" é uma experiência única.

Victor Piacenti 18/07/2012

Uma estranha realidade.
É um livro bem verdadeiro. Fala sobre relacionamentos rápidos, medos, frustrações e acima de tudo fala sobre a realidade (mesmo que por muitas vezes ela soe esquisita). Fala sobre como pessoas passam por nossas vidas, sobre pequenas atitudes que tomamos.. Enfim, ele fala sobre tudo um pouco, e pega bem no meio da nossa cabeça! Muito bom!
Heloisa.Agibert 05/02/2022minha estante
Um livro interessante sobre relações sem muitos compromissos. A relação do Bonsai, uma planta que precisa de muitos cuidados para ser tornar longínqua, mostrando o oposto das relações humanas.

Adriana 17/04/2024minha estante
Algumas verdades que engolimos sem ter tempo de degustar. Verdadeiro e cruel.

Gabu Bellon 28/06/2012

Verdadeiramente um Bonsai
Um bonsai, pode-se dizer, é uma miniatura perfeita de uma árvore.
Bonsai é uma miniatura de uma romance, pequeno, sintético. Mas está tudo lá,desde as raízes, os ganhos e as folhas, de forma pequenas mas extremamente detalhista. As angustias, os desenhos, a estruturas de cada personagem e relacionamento, assim como os frutos de um bonsai, em Bonsai eles estão lá da sua forma e tamanho original, apesar de seu pequeno tamanho.
Bonsai é mais que um romance, um "meta-romance" posso dizer.