Bonsai

Bonsai Alejandro Zambra

Resenhas - Bonsai

dmeyrelle 09/07/2016

Melhor livro de cabeceira!
A história é rápida e simples. Não exige muito e não nos dá vontade de colocar o livro em algum cantinho antes de terminar a leitura. Além dos encontros e das separações contadas na história, o autor nos apresenta a resposta de uma forma bem dinâmica para a pergunta de alguns: o porque do nome “Bonsai”.

site: https://opassaroverdeblog.wordpress.com/2016/07/08/bonsai-de-alejandro-zambra/

Ray 17/08/2021

É uma leitura rápida que conta uma história de amor e do fim deste. Gosto da forma em que o livro é escrito, podendo tocar o leitor em algumas partes.

achei interessante, realista e cru.

Magna 20/12/2022

Não sei se é o estilo de escrita do autor, mas o livro foi me perdendo conforme se aproximava do final. Comecei interessada, mas achei o final muito do nada, aleatório.
Pode ser que não seja um livro pra mim, mas ainda sim achei interessante essa visão de como alguém significa muito e tempos depois você nem sabe mais nada sobre aquela pessoa

Guilherme.Eisfeld 07/12/2022

O poder do corte
Uma novela que utiliza de uma boa quantidade de recursos narrativos de forma concisa e de agradável leitura. Metatextualidade para muitos escritores e inclusive com a própria obra em si, colocando o leitor como o possível autor desta obra.

50livros 01/12/2017

Livro bom para refletir
Sabe aqueles livros que a gente vai ler despretensiosamente e acaba se deparando com obras-primas? Esse foi o caso.

O tema nada mais é do que o amor; os relacionamentos amorosos. Mas ele já começa com aquelas sentenças que doem nosso coração: uma pessoa já está morta. O livro começa com aquela dorzinha no fundo do peito que vai sendo aquecido com a história de amor. Mas sabe aquelas histórias de amor que são reais, que você sabe que pode acontecer na vida real, cheia de problemas e consequências? É bem o caso.

O problema é esse: a gente esquece que a história de amor já teve um fim dolorido e vai sendo convencido pela felicidade dos tempos contemporâneos. Mas o livro mostra isso: não importa o quão bonito é o caminho, o fim é inevitável. Pode parecer melancólico (e é um pouco mesmo), mas vai muito além disso, é a vida, pura e simplesmente ela.

A escrita é formidável, uma delícia de se ler. Além de ser uma história ágil, o livro é bem pequeno, perfeito para se ler (e chorar) em uma dia mesmo. Não há nenhum momento no livro que canse ou que desestimule, muito pelo contrário. Verdadeiramente uma beleza rara.

Emocione-se, pense acerca da vida e, acima de tudo, reveja suas atitudes e fale mais sobre o amor. O mundo precisa mais disso.

site: www.50livros.com/single-post/2017/11/21/Resenha-de-Bonsai-de-Alejandro-Zambra

joedsonfrl 22/05/2015

Qual a relação entre cultivar o Amor e um Bonsai?
Bonsai é o primeiro romance do escritor chileno contemporâneo Alejandro Zambra. Curto, contendo 96 páginas, já se apresenta na primeira linha de uma maneira inusitada: entregando o final ao leitor:

“No final ela morre e ele fica sozinho”.

A história vai narrar o início e o fim do amor entre Júlio e Emília. O autor consegue fazer essa construção de uma maneira extremamente poética, ao relacionar esse amor e suas intimidades ao descobrimento da literatura e sua construção baseada nela.
A escrita do autor é extremamente leve, simples e envolvente, mas longe de ser pobre! Pelo contrário, o Zambra consegue muito bem seu objetivo: mostrar a complexidade das coisas de uma forma acessível e agradável. A diagramação e estruturação do livro físico de forma minimalista não são por acaso! É uma verdadeira arte!
O porquê do título faz parte da experiência de leitura e é mostrado nas partes finais do livro e, assim como todo o resto, surpreende pela delicadeza e o a carga emocional por trás dele.

“Um bonsai é uma réplica artística de uma árvore em miniatura. Consta de dois elementos: a árvore viva e o recipiente. Os dois elementos têm de estar em harmonia e a seleção do vaso apropriado para uma árvore é, por si só, quase uma forma de arte” - Seria esse trecho uma metáfora para o amor?

Uma leitura curta e de excelente qualidade, extremamente indicada!

Lais.Pedrecal 12/05/2018

Enredo desinteressante l
Eu me interessei a ler depois que vi a sinopse: no final, ela morre e ele fica sozinho (não é spoiler, são as duas primeiras linhas do livro).
Infelizmente, não alcançou nenhuma das minhas expectativas. Os personagens não são aprofundados e, sinceramente, não consegui me importar com nada que acontecia com eles. O livro é bem fininho, e eu só marquei como regular para dar os devidos créditos à edição maravilhosa da Cosac Naify. O texto é centralizado na página para dar a ideia de bonsai mesmo, muito inteligente!
Katarina 03/06/2019minha estante
Poxa, da próxima vez coloca um alerta de spoiler né!!!

@gugugb 03/04/2019

Um texto preciso e envolvente! Tinha história pra mais capítulos... queria mais!!!!

Lviviyu 21/02/2023

O real lado da vida
Esse livro chorei com gosto, pois mostra o real lado da vida, que nem tudo são flores e no final alguém pode não terminar como a gente gosta

Iya Moura 22/03/2023

Zambra
Eu me iludi achando que ia ser um livro sobre Emília, Júlio, um bonsai. Ganhei um Zambra na cara.

Foi meu primeiro livro do autor e gostei. Lerei a trilogia completa.