Eu sei por que o pássaro canta na gaiola

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola Maya Angelou

Resenhas - Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola

Stefani 15/08/2023

Um relato poético da infância e do início da juventude de Maya Angelou, que mapeia sua história pessoal e familiar em meio a um contexto onde a segregação racial e seus desdobramentos eram preponderantes. Não obstante os momentos doloridos retratados, como os abusos sofridos ou os entraves e danos impostos pelo preconceito, tudo é delineado de forma sensível e encantadora; há as relações de convívio com o irmão e a avó, o vai e vem dos pais, a vida escolar, o amor pelos livros, e também aspectos da vida social nos locais onde Maya habitou. Uma obra onde o matiz da beleza é inerente a cada página.

Sandy 13/08/2023

Verdade nua e crua
Eu nunca tinha ouvido falar da Maya Angelou, mas o título me chamou a atenção, é um título poético. Desde as primeiras páginas fui capturada pela história dessa mulher extraordinária, cada parágrafo trazia a beleza da arte escrita e a dureza da realidade. É possível, rir, chorar, se escandalizar, e sentir a força dessas histórias que se cruzam sob o olhar da Maya. Ver tanta honestidade sendo exposta chega a se chocante e é lindo também. Esse livro trás a verdade de um mundo racista, e cruel, mas cheio de vida e possibilidades, apesar da dor.

Izabella 07/08/2023

Eu sei porque os pássaros cantam na gaiola
Foi um bom livro, interessante saber como foi a vida da autora até um certo ponto e também que nos trás muita reflexão sobre um tema importante como o racismo, recomendo.

Jéssica 07/08/2023

Os livros de Maya, infelizmente, parecem autobiográfico para a população negra.
É uma leitura densa, em razão dos temas que abordam, mas com certeza, leitura obrigatória.

Zé Vinicius 03/08/2023

Não faz meu tipo
O livro não faz meu tipo. É triste toda a história de vida que essa garota leva e como ela teve o azar de conviver boa parte da sua infância com gente medíocre, senti a dor dela e por vezes torci que ela se libertasse disso e tivesse um fim feliz, porém descobri o inevitável: o livro é um autobiografia. Esse gênero não me agrada em nenhum instância, acho chato, enfadonho e por vezes sonolento e infelizmente em boa parte do texto foi isso que eu senti, obviamente não teve nada a ver com a história em si da personagem mas com o modo como foi escrito e dividido.

Maicon 30/07/2023

Um livro de histórias e aventuras sem ser de histórias e fantasias ?.
Maya nos coloca para acompanhar os percalços de se viver numa cidadezinha sulista sendo negra numa sociedade extremante racista. Chorei e sorri e me deixou extremante pensativo.

Paula 30/07/2023

Amei o livro.
Leitura que flui de forma leve e contada com simplicidade, apesar de ser uma história triste e sofrida.

Andrea.Karli 30/07/2023

Um livro incrível e maravilhoso!
Eu consegui esse livro em um clube de leitura o qual participo, chamado Conceição Evaristo e damos prioridade na leitura de livros escritos por mulheres. Em um dos nossos encontros nossa coordenadora falou sobre esse livro e sobre a Maya, interessei-me pela história e como eu gosto de ler escritoras negras fui ler essa obra prima da Angelou e me emocionei com sua história.
A história da Maya é bem difícil, principalmente, por conta de sua vivência em uma região segregada e racista. Ela encontrou na literatura um espaço para contar sua história, seus desafios sendo uma menina negra no sul dos Estados Unidos! A linguagem poética e coloquial fez com que a leitura ficasse mais fluida, apesar de conter temas como estupro, violência e racismo.
Gosto muito de ler escritoras negras, pois me identifico com suas histórias e eu gosto de aprender com as leituras, sobre a cultura negra. Maya Angelou é um exemplo de mulher forte e que diante de tantas dificuldades conseguiu escrever um livro tão lindo, cheio de experiências marcantes!

Annelise11 24/07/2023

Muito forte
É uma leitura muito intensa, com passagens muito fortes e muitos gatilhos, mas ao mesmo tempo é incrível ver como a vida pode ser dura com alguém simplesmente pela cor da sua pele e pela sua origem e mesmo assim ser vivida até fazer sentido.

A história de provações e violências de Maya Angelou incomoda, mas aquece o coração saber que ela venceu todas as circunstâncias.

Gatilhos: racismo, abuso infantil, abandono, violência física, gravidez na adolescência

Pâmela 24/07/2023

Escrita incrível, leitura necessária!

Foi emocionante, esclarecedor, difícil, divertido, intrigante, conscientizador... Apenas leiam. Sobre a história em si, não se há muito oque falar, se trata de uma história real e muito bem escrita.

Whellen 24/07/2023

História de vida sofrida
Este livro é uma autobiografia profundo e dolorosa, pra ser lido aos poucos para pausas de reflexão.
Existem vários tapas na cara da sociedade, me mostrando o quanto vivemos numa bolha.
Demorei muito pra ler, mais do que o necessário, já que havia iniciado quase um ano atrás. Isso pode ter me afastado da trama como um todo. Mesmo assim é um livro que merece ser lido.

Thais645 22/07/2023

Só pessoas racistas e tacanhas poderiam proibir esse livro
Vi esse título em uma lista de livros proibidos em diversos estados estadunidenses. É uma história pessoal de uma menina preta nos Estados Unidos da década de 1940. Mas é uma história profunda sobre opressão, sobre segregação, sobre racismo, sobre escravidão, sobre fé e esperança, sobre estupro e abusos, mas também sobre crescimento e sobrevivência, e amor.