Eu sei por que o pássaro canta na gaiola

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola Maya Angelou

Resenhas - Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola

Leleo lovegood 21/07/2023

Eu sei porquê o pássaro canta na gaiola
Acabei de terminar esse livro, e sinto que me conectei a cada página com a Maya Angelou, e sentaria numa mesa com ela e passaria uma ou duas horas só refletindo sobre a vida e conversando. A escrita é algo único e especial, defini como poética, trágica, linda e pessoal. Se tornou uma das melhores leituras que já fiz.

Mari 17/07/2023

Emocionante
Triste, mas necessário ver o sofrimento causado pelo racismo. Mais triste ainda é pensar que pouco mudou.

LivroAleatorio 10/07/2023

Autobiografia, Racismo, Inteligência
Resenha:
Esse é um daqueles livros difíceis. A vida da Maya foi repleta de desafios físicos e emocionais e ela descreve esses acontecimentos de uma forma muito fluida.
É sempre estranho pensar na vida das pessoas quando lemos uma biografia, uma autobiografia, uma obra de não ficção. Suas descrições sobre as discriminações e preconceitos sofridos e a forma de confrontá-los para sobreviver a eles são muito fortes.

Rosdaibida 07/07/2023

Uma história que todos deveriam ler!
Me pegou de jeito, foi o meu primeiro livro da autora e sinceramente fiquei apaixonada pela escrita e mais ainda pela história. Muito tocante e revoltante.

Gabyfranhan 03/07/2023

Leitura muito boa
A leitura é muito fluida e simples, mas os acontecimentos são bem impactantes.
Maya é e foi uma criança e mulher extremamente forte, em meio a um país preconceituoso com a minoria.
Vale muito a pena ler.

déb 25/06/2023

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola
Chorei de rir e chorei de tristeza e raiva. Esse livro é de uma grandiosidade e uma escrita de Maya que chega a ser sublime. Leiam!

Gabi! 23/06/2023

Livro Perfeito!
Muita coisa pra pensar e absorver.
Recomendo demais, Leiam!!!!
Agora vou atrás das outras autobiografias da autora, o que eu conseguir encontrar.

Gabriel 22/06/2023

Violência, resiliência e resistência
"Eu sei por que o pássaro canta na gaiola" é um relato autobiográfico da autora durante sua infância e parte da adolescência. A leitura, além de muito agradável, permite uma série de discussões e reflexões acerca de fenômenos sociais e psicológicos normalizados no ambiente doméstico.
Com uma linguagem extremamente poética e lírica, a autora leva o leitor a visitar suas memórias. Nesse percurso, percebe-se uma série de violências pelas quais a protagonista tem de passar, tais como estupro, racismo, dentre outras.
A narrativa fala sobre resiliência e residência, sobre violência e transformação de uma maneira muito delicada e emocionante. É uma ótima leitura e serve de base para várias reflexões.
Excelente leitura e em alguns momentos fiz paralelos com "Clara dos Anjos", de Lima Barreto.

Clara.Okiishi 14/06/2023

Mt bão
Narrado por uma criança, mas cheio de reflexões importantes sobre como é ser uma mulher negra no sul dos eua da decada de 1940. forte e impactante, Marguerite sofreu demais coitada
Fernanda 14/06/2023minha estante
Você conhece a sequência? Eu & Mamãe, Mamãe & Eu. Muito bom também.

Renata.Costa 12/06/2023

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola
O livro conta parte da infância e adolescência da Maya Angelou. Sempre admirei Maya por suas falas marcantes e inspiradoras, mas essa foi a primeira vez que li um livro desta escritora e posso dizer que passei a admira-lá ainda mais. Apesar de ser um livro denso e retratar alguns assuntos pesados como racismo e abuso, a escrita poética e poderosa de Maya me cativou e achei muito interessante acompanhar a transformação da personagem ao longo do livro e a sua resiliência diante das dificuldades que ela enfrentou.
Esse é um livro extremamente necessário e eu recomendo muito a sua leitura.

Leticia.sc 10/06/2023

Ritie
Em "eu sei por que o passaro canta na gaiola", Maya Angelou debruça sobre a sua infância e juventude analisando os acontecimentos de sua vida permeados pelas condições dos negros e mulheres da primeira metade do século XX. É incrível como ela foi uma mulher forte e corajosa e viveu situações tão inusitadas que parecem até ficção. Mas a vida é isso: um emaranhado de ficções.

"Está vendo, você não precisa se preocupar em fazer a coisa certa. Se quer fazer a coisa certa, vai fazer sem nem pensar."

Fejujaleu 09/06/2023

Livro lindo!
Em um livro autobiográfico Maya Angelou vai contando sua história de vida e de seu irmão. Suas viagens ainda criança cortando os EUA, suas percepções pessoais e sobre a sociedade extremamente racista em que viveu.

Um escrita fluída, educadora, esclarecedora e salvífica. Ao compartilhar com uma linguagem fácil, utilizando termos que diminuam o impacto do que estar por vir, vamos nos identificando com sua trajetória, nos vendo nos pensamentos e falas dela.

É um livro com capacidade de mudar nosso olhar sobre a história que cada uma carrega, um livro que pode ser meio de cura para muitas pessoas.

Jxuana 07/06/2023

Ritie e sua história de libertação
Livro deve ser lido em doses, mas no começo não consegui parar. História começa quando Maya e seu irmão vão morar com avó no sul do Arkansas, porém antes mostra uma cena constrangedora na igreja. Vamos conhecer a vida dessa jovem até os 16 anos e para uma garota negra sulista não é nada fácil. Ela Mora um tempo com avó outra com mãe durante o período ela estrupada pelo padrasto e tem que depor com contra ele, vemos como ela reagiu esse horror e quando eu li quis gritar pra ela "não é sua culpa". Mas não é somente isso o livro trás uma imagem sobre o racismo, sobre libertação, conhecimento sobre o próprio corpo e mente, sobre relações familiares... Me identifiquei tanto com Ritie quando ela vê o próprio corpo de forma negativa. Vc é uma garota negra vai se identificar, se vc for uma mulher negra vai lembrar do passado. É um livro puxado, mas linguagem é tranquila. Então, Leiam

Patricia 07/06/2023

Uma lição
Pra mim é inadmissível saber que crianças passam por essas situações até hoje. Preparem o lencinho, vocês vão precisar.