O Colecionador de Lágrimas

O Colecionador de Lágrimas Augusto Cury

Resenhas - O Colecionador de Lágrimas

NatAlia.Sousa 24/01/2022

Um professor especialista em nazismo e II Guerra Mundial começa a ter insônias e pesadelos, como se estivesse vivendo as atrocidades ocorridas durante o Nazismo. Em um ponto de desatino, diz que os alunos são parceiros de Hitler. Sua intenção é provocar a sensibilidade e a curiosidade de seus alunos. Bem quisto por alguns, mas criticado e processado por outros, sua fama coloca os holofotes sobre ele, ainda mais quando um complô nazista parece persiguí-lo.

Manu 20/01/2022

Parece chato mas quando tu vê é a msior loucura!!
A capa traz um livro chato, mas a escrita surpreende e não deixa a desejar. Senti tudo que o protagonista sentiu, teve plot, teve aventura, entregou tudo e não prometia nada!!

Ana 17/01/2022

Sempre ouvi falar muito bem dos livros do Augusto Cury, porém me decepcionei.
Há alguns fatos interessantes, tanto históricos quanto psíquicos sobre Hitler, porém de maneira geral é extremamente cansativo de ler. A impressão é que o livro foi arrastado para aumentar o conteúdo, e chegou no final acelerou, como se o tempo de escrita tivesse acabando.

Mareufq 16/01/2022

Colecionando lágrimas.
"A violência não é produzida apenas por seus patrocinadores, mas também pelos que se calam sobre ela."

Considero um dos melhores livros de Augusto Cury que já li.
Além de apresentar muitos fatos importantes sobre o holocausto e adentrar na psiquê de Hitler e nas ferramentas utilizadas por ele para a manipulação da massa, como o marketing político e o poder da fala, a obra me inquietou, fez-me refletir e instigou-me no enredo para, no fim, supreender-me no desfecho.

Faço parte da sociedade cartesiana, mas não quero prender-me a frieza das estátisticas sem a sensibilidade da empatia e a inquietação causada pela injustiça.

"No dia em que um professor deixar de provocar a mente de seus alunos e não mais conseguir estimula-los a pensar críticamente, estará pronto para ser substituído por um computador."

Babi 16/01/2022minha estante
esse livro é genial

Flavia.Raphaela 11/01/2022

Meus sentimentos
O que dizer sobre este livro de Augusto Cury...
Bom, primeiro, tenho que dizer que existem grupos que amam, que odeiam e os que não indicariam os livros de Augusto Cury.
Sendo meu segundo livro, devo dizer que sou do último grupo que não indicaria.
A história e o enredo desse livro, são bons, não posso criticar. Mas cara, cansativo! Leitura extremamente cansativa e por muitas vezes eu tinha a sensação de que o autor enrolava para não finalizar a história.
É uma boa história, mas o excesso de informação torna a leitura chata, cansativa, entediante.
Notei grandes semelhanças em personagens de outras obras, ou seja, o disco não muda.
Indicaria? Não.
Mas se houve interesse de leitura, por curiosidade, como eu, que escolhi Augusto Cury justamente pela quantidade de pessoas que me indicaram, até vale a pena, afinal, toda leitura vale a pena.
Finalizo este livro com a sensação de: "ainda bem que acabou, pq eu não aguentava mais".

Jane 05/01/2022

A história é perfeita e trás muitas reflexões sobre diversos assuntos da vida . Eu já li 2 vezes e recomendo.

Renan 31/12/2021

Muito informativo, pouco ficcional.
Eu recomendo para quem gosta de ler ou quer saber mais sobre a segunda guerra mundial, o psiquismo de Hitler e esse tipo de assunto. Quero alertar que esse livro não se trata só de ficção, na vdd, eu acho que ele serve bem mais para estudar do que para se entreter. É a minha opinião.

Clarinha 30/12/2021

O Colecionador de Lágrimas
?Então ouvi uma série de tiros. Olhei para a vala e vi corpos se contorcendo ou imóveis em cima dos que morreram antes deles...?

O que eu posso dizer? Acho que eu esperava um pouco mais desse livro e acabei me decepcionando.

Eu já tinha lido outros livros do autor e gostado dos que eu tinha lido. Mas esse eu achei uma narrativa um pouco arrastada e confusa.

Eu ganhei esse livro de aniversário, então eu li por livre e espontânea pressão, por assim dizer kkkk.

Na minha opinião, teve altos e baixos. Momentos que eu precisava saber o que ia acontecer e até mesmo o que estava acontecendo de verdade. E em outros eu me sentia um tanto perdida.

O livro foca bastante nas aulas do Júlio, e sabe eram bom ler sobre isso, mas tinha momentos que simplesmente eu achei chato, cansativo. Acho que porque era digamos uma chuva de informações ao mesmo tempo para você digerir.

Enquanto eu lia, acho q eu me senti um pouco pressionada para ler e acho que acabei sentindo como se ler ele fosse algo obrigatório e não prazeroso, normalmente quando eu sinto isso eu acabo não curtindo muito o livro. Talvez esse tenha sido um dos motivos principais para eu não ter gostado tanto.

Talvez eu não tenha lido no momento certo. Vai ver eu não tenha maturidade suficiente para digerir tudo que tem nesse livro.

Não achei que ele é um livro ruim. Apenas não era para mim.

Martha 03/11/2021

Bom e ruim!
A parte histórica e psíquica de Hitler narradas no livro são incríveis e me despertaram a curiosidade para vários pontos que eu não imaginava ou poderia pensar. Por ser um assunto que eu gosto de ler (apesar das dores) fui ?transportada? várias vezes para aquele período da história e isso sempre é fantástico para mim?

Por outro lado? a narrativa perdida e meio fantasiosa me irritaram profundamente ao longo do livro. Fora a parte histórica, nada me ganhou ou convenceu na narrativa! O que é triste pq eu admiro muito o autor!

Ainda não sei se vou querer ler a segunda parte. Se vai me trazer algum alívio a conclusão do romance? mas valeu a leitura!

Lay 28/10/2021

Primeiro livro a gente nunca esquece!!!
?Esse livro me introduziu no mundo da leitura, quando li esse livro eu tinha 12 anos e reli ele com 16, até hoje é considerado por mim uma das minhas melhores leituras.

? O livro trata de um assunto muito importante, "nós podemos aprender com os erros do passado". Ele nos mostra a mente de um dos maiores sociopatas que já existiu, e com isso nos ensina a não sermos ignorantes com o sofrimento humano e sim progredir para fazer com que o mundo se torne um lugar melhor, se evitarmos cometer erros cometidos no passado.

?Quanto a escrita em si , considero o fato de Augusto Cury ser bem específico quando narra a história, e isso pode fazer com que muitas pessoas considerem um pouco "pesquisa do Google", mas mesmo assim foi uma leitura fluída para mim,e sim, bem construída.
Super recomendo.

Docinho 02/10/2021

Muito bom.
Faz muito tempo que li, mas quando vejo o título do livro em alguns lugares. O sentimento para com esse livro é o mesmo.
Sara 02/10/2021minha estante
Vc gostou da história?

Docinho 02/10/2021minha estante
Eu gostei muito

Jéssica 20/09/2021

Interessante
Já li alguns livros do Augusto Cury e sempre gostei muito. Com esse não foi diferente.
Uma história interessante trazendo fatos importantíssimos sobre o holocausto.

Apesar de o tipo de escrita dele não ser a que eu mais goste, ainda assim foi uma leitura bacana.