O Colecionador de Lágrimas

O Colecionador de Lágrimas Augusto Cury

Resenhas - O Colecionador de Lágrimas

Jef 09/01/2015

Livro mais ou menos.....
Esse é o primeiro livro que leio do Cury e assuntos relacionados a Segunda Guerra me atrai.
No inicio do livro o autor faz uma observação que não fez esse livro para ganhar dinheiro e que ia retratar a história de uma forma neutra, na minha opinião ele não seguiu nenhum dos dois pontos que pretendia.
A história que ele apresenta é uma coisa bem tosca e adolescente(o velho feijão com arroz que os outros publicam), sobre a imparcialidade talvez ele estivesse falando do povo alemão que ele retrata basicamente como inocentes que foram manipulados.
Ele nos mostra pontos interessantes dos nazistas e de Hitler(desse ponto que gostei) por isso para ler esse livro até o final eu comecei a tratá-lo como se fosse uma aula, porque é essa proposta que o autor mostra, a história (aventura) em si se mostra em 25% do livro no máximo, 75% é ele contando sobre o nazismo e seus lideres.
Como disse para o livro ser aceito ele na minha opinião pinta Hitler como burro, ignorante e tantas outras coisas, sabe que se fizer isso além de ser aceito em vários países não vai ter critica, afinal quem defenderia os lideres nazistas?
Para quem vai ler eu recomendo que veja esse livro como uma aula e não se apague ao romance, tem alguns fatos interessantes:
como a noite dos cristais, algumas manias e cartas que Hitler enviou.

Tais Morena 20/01/2015

Holocausto nunca Mais
Eu já ouvia falar sobre Augusto Cury e seus livros, como eu gosto de ler coisas sobre a Segunda Guerra mundial, O colecionador de Lágrimas chegou até minhas mãos.

O livro fala sobre Nazismo no caso se passa na Alemanha Nazista, Adolf Hitler usou técnicas sofisticadíssimas de manipulação da emoção para se agigantar no inconsciente coletivo de uma sociedade á qual não pertencia, a Alemanha.

Um professor especialista em nazismo e Segunda Guerra Mundial, começa a ter pesadelos, como se estive vivendo as atrocidades do Nazismo. A partir disso o passado passa a ser vivo para ele.

Em um ponto de desatino, ele sobe na mesa da sala de aula e diz que os alunos são parceiros de Hitler. Sua intenção é, provocar a sensibilidade e a curiosidade de seus alunos. Bem visto por alguns, mas muito criticado e até processado por outros, ele é banido da universidade. Mas fica famoso recebendo diversos convites para conferências enquanto se esconde de um estranho complô nazista que tenta a todo custo assassiná-lo.

Figuras do passado aparecem para ele, tentando assassiná-lo e misteriosas cartas antigas começam a aparecer para ele.

Ele recebe um convite de cientistas alemães, que pesquisam uma máquina do tempo, financiada pelas forças armadas e que usa a teoria da relatividade e da quântica para conseguir viajar no tempo, e poder matar Hitler quando criança .

Sua mulher tem um segredo para revelar antes de ele parti.

Faria ele esta atrocidade?

Tenda dos Livros 05/02/2015

Resenha: O colecionador de lágrimas
Tenho algo pra confessar, esse foi meu primeiro e único (até agora) livro de Augusto Cury. Sim, fui influenciada pelo senso comum e achei que esse autor só escrevia auto ajuda, apesar de cursar psicologia, não tenho paciência pra embarcar em leituras desse tipo, não vejo sentido em ler motivações para ser feliz, por exemplo. Mas, para minha surpresa, esse livro não se trata disso e preciso experimentar outros livros do Cury pra tirar minhas próprias conclusões.
Sou amante assumida das histórias relacionadas à segunda guerra mundial, meu primeiro livro com essa temática foi "A menina que roubava livros", desde então dedico grande parte da minha leitura pra esses dramas.
O colecionador de lágrimas nos conta a história de Julio Verne, um excelente professor de história que leciona em uma universidade na Inglaterra. Augusto Cury fez questão de deixar claro o quão bom Julio Verne é como professor, como um ser que não é possuidor do saber, mas sim que está em constante aprendizado e que vê os seus alunos como pensantes e com opiniões próprias.
Terríveis pesadelos passam a aterrorizar a vida Júlio Verne, isso lhe tira o equilíbrio de tal maneira que a sua sanidade mental é colocada em questão e boatos começam a rolar pela universidade, disseminados por Paul, um homem que parece ter inveja de Júlio e que vive a desejar sua mulher, Katherine (Kate).
Júlio tem especialização em II Guerra mundial e em Nazismo, assuntos que adora debater em sala de aula, e são justamente esses assuntos que vivem a perturbar a paz e o sono do professor. A situação começa a ficar mais séria quando os acontecimentos dos pesadelos parecem ser transportados para o mundo real. Júlio acredita que está sendo perseguido por nazistas, mas depois de tanto tempo, será que ainda existem nazistas tão radicais? Várias coisas absurdamente estranhas circulam a vida de Júlio, se não fosse pelo grande spoiler que a sinopse dá, eu juraria que ele realmente estava com problemas psíquicos. Mas no fim tudo não passa de física quântica. Apesar do spoiler já existir, não vou falar mais sobre esse final pra não estragar sua leitura.
Augusto Cury foi uma tremenda surpresa pra mim, como eu não tinha nenhum contato com sua escrita, fiquei encantada com a forma que ele desenvolveu essa história magnífica. Um romance histórico que faz jus ao nome, em cada página uma porção de informações históricas nos é apresentada. O livro nos traz curiosidades sobre Hitler e sobre todo o holocausto, não é atoa que cinco páginas do livro é destinada às referências bibliográficas.
A capa é de uma perfeição sem tamanho, achei maravilhosa e conseguiu me emocionar assim que avistei o livro pela primeira vez.
Indico muito essa leitura, pra quem gosta do tipo de história vai amar e o melhor é que já tem a continuação.

- Daiana Ayalla

site: http://www.tendadoslivros.com.br/2014/09/resenha-livro-o-colecionador-de.html

Sol 10/04/2015

Incrível
Esta é uma obra que precisa estar presente em todos os lares do mundo. Se todos os humanos lessem (ou ouvisse) o conteúdo deste livro, talvez, estivessemos mais preparados pra lhe dar os outros e com nós mesmo. Isso em terno de saber as consequências que um simples ato nosso pode ter na vida das pessoas que nós cercam. Enfim, leiam e confiram

Vincent Law 22/04/2015

Um livro que você diria que Hitler devia ter nascido morto
É, mas ele foi bom no início, um homem que queria que o seu país tivesse um caminho totalmente diferente da pobreza. Bom, mas os seus caminhos foram escolhidos erroneamente no ato de pessoas que confiaram nele. A confiança cega que decapitou o seu país. Não havia pessoas de caráter que pudesse escolher alguém que tivesse um ideal mais realista, do que um sonho.

Infelizmente tendo em vista que Alemanha estava afundando naquela época - o livro tem uma história muito interessante de um casal, ok? - As pessoas acreditaram em um homem que transmitia serenidade a população.

Um livro muito bom.

Carolina Hahn 30/05/2015

Este foi meu titulo de estréia do autor. Há fatores muito positivos e outros extremamente negativos no livro, a narrativa é extremamente precária, nota-se que o autor não tem a habilidade de construção de personagens, por exemplo. Deixa muito a desejar nesse aspecto. No entanto, as exposições acerca de Hitler, sob um ponto de vista mais psicológico, são maravilhosas! Os detalhas acerca dos fatos históricos, as implicações sociais, os fatores psicológicos que originaram o personagem Adolf conforme conhecemos entre tantas outras abordagens, me ganharam. Recomendado para aqueles que, como eu, se interessam pelo episódio da Segunda Guerra Mundial e seu protagonista.

Nathi 23/06/2015

Grande aprendizado
Muito interessante! Dá pra aprender e entender muitas coisas sobre a 2ª Guerra Mundial, e Hittler.

Subversivo011 30/06/2015

Incrivel
Esse livro é um dos daquele que você torce para história não acabar logo, mas em cada página lida você se envolve mais e mais com o personagem central da história e quer saber como ela acaba.
Com esse livro você conhece um pouco mais sobre o psiquismo de Adolf Hitler. A forma esplendorosa da escrita do Cury, faz com que você se coloque no lugar do professor Julio Verne. Um romance que mistura história mundial e ficção científica, incrivelmente impactante. (O livro "Em Buscando do Sentido da Vida" e continuação desse, então sugiro que quando for ler "O Colecionador de Lágrimas" já tenha o volume 2 em mãos, pois você irá querer ler o desfecho o mais rápido possível)

Joyce.Naira 30/06/2015

esse livro
gente esse livro é aquele tipo de livro q vc começa e não quer mais terminar pois é um romance perfeito, misturando a clássica psicanálise de Augusto Cury...

Nicole Carreiro 03/07/2015

Sempre olhava pros livros do Augusto Cury de cara torta por ele escrever muito auto ajuda. Vi esse livro na estante das Lojas Americanas e me chamou a atenção por causa da palavra "holocausto", abri o livro, li o resumo, corri pro caixa e comprei. Li uma vez, leria duas, três e quatro. Augusto Cury simplesmente arrasou neste livro de história. Não é um livro qualquer que conta a história do holocausto, infelizmente não posso contar o que acontece e principalmente no final... Só posso adiantar que a leitura vai te surpreender (assim como me surpreendeu) e super vale a pena! Leitura simples, sem palavras de difícil interpretação, e a história de prende do início ao fim.

Maria7667 22/08/2015

Este livro e uma ferramenta indispensável na formação do ser humano
Esse livro e uma importante ferramenta de aprendizagem não só no conhecimento que se adquire sobre o holocausto mas se entende como esta atrocidade aconteceu. E nos mostra como somos frágeis mesmo tendo uma vasta formação intelectual, estamos sujeitos a sermos manipulados dor falsas emoções e a acreditar em falsas verdades. E preciso fortalecer a mente humana. Este livro e uma ferramenta indispensável na formação dos sere humanos

JoeliCesar 28/08/2015

O Colecionador de Lágrimas - Resenha
Julio Verne, um professor de história que decide mudar radicalmente o rumo de suas aulas, começa a ser atormentado por seus sonhos, agora ele se vê obrigado a percorrer um longo caminho que coloca em "xeque" sua sanidade mental, sua família e sua própria vida, numa história inesperada, Cury nos leva a um passeio pelos caminhos da história e da psicologia, nesse romance que te surpreenderá pela qualidade.

"Ana Paula" 30/08/2015

Acho que tenho este livro ha uns dois anos. Mas nunca senti aquela vontade de lê-lo, até hoje. O motivo disso, é o desafio que estou participando, dentre todos os livros que tenho, este é o mais polêmico de todos, pois fala sobre a personalidade de Adolf Hitler - o homem que, com apenas palavras, conseguiu destruir um país e matar milhares de pessoas.

O Colecionador de Lágrimas, é um livro de fantasia histórica. Nada do que o autor escreveu sobre Hitler é inventado. Todos os dados relevantes estão devidamente marcados e a fonte de pesquisa destacada no final do livro. A parte de fantasia, gira em torno do protagonista principal - Julio Verne.

"- Que espécie é essa que elimina seus iguais como se fossem subumanos ou monstros? A meta de Adolf Hitler era o genocídio, varrer a raça judia, das crianças aos adultos, da Europa e, se possível, da face da Terra. Para Hitler e seus discípulos, não apenas os judeus, mas também os eslavos, ciganos, homossexuais, não eram seres humanos complexos e completos."

Julio é um professor especialista em nazismo e Segunda Guerra mundial. Um homem inteligente, culto, que conhece seus limites e disposições. Seu intuito é abrir a mente dos seus jovens alunos, mas vê seu mundo começar a ruir quando seus pesadelos ganham realidade, literalmente. Julio passa a sonhar com a época de Hitler, e os personagens que ele encontra no sonho, o perseguem na vida real, desequilibrando seu auto controle e sua personalidade. Além de encontrar pessoas que supostamente, conheceu naquela época, Julio recebe cartas com sua assinatura e tentativas de assassinato. O que ele não entende, é o porque de tudo isso estar acontecendo com ele, e juntos, vamos embarcar em uma aventura cheia de segredos e descobertas incríveis e inusitadas.

O livro é rico em detalhes sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre o Terceiro Reich - Hitler ganha uma versão completa, Augusto Cury abre as portas do consciente do homem mais odiado do mundo e nos mostra como sua personalidade e caráter foram construídos. A leitura se torna atraente, pois ao mesmo tempo em que Julio Verne dá suas aulas para seus alunos, também temos uma aula a parte - conhecendo e desbravando todos os pormenores do ditador alemão.

"Adolf Hitler queria inscrever seu nome no concerto das nações e gravar com chamas seu nome na história. O homem que teve a ambição de Alexandre, o Grande, a habilidade de discursar de Júlio Cesar e a sede de poder de Napoleão Bonaparte desconhecia que a vida humana, por mais longa que seja, é como a brisa que sorrateiramente aparece e logo se dissipa aos primeiros raios solares do tempo."

A narrativa é em terceira pessoa, e confesso que não me agradou. O autor usou muitas palavras complexas, o que tornou a leitura um pouco demorada. A capa é muito chamativa. A diagramação é simples, mas bem feita, não encontrei erros de revisão.
Este é o quarto livro do autor que leio, e todos, sem exceção, são muito bem escritos. O final deste livro me deixou desgostosa, pois não é um volume único, termina com um gancho enorme para o segundo volume - Em Busca do Sentido da Vida. Mesmo com alguns pontos negativos palatáveis, quero sim ler a continuação e descobrir o que o futuro (ou passado) reserva para Julio Verne.
Recomendo este volume para todos que tem curiosidade de conhecer um pouco mais sobre Hitler e como, um homem estrangeiro, inculto e rude, conseguiu apenas com palavras, levar o povo alemão ao Holocausto.

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-colecionador-de-lagrimas.html#.VeMKkPlVikp

Valéria 12/09/2015

recomendo
Retratar um dos momentos mais trágicos da humanidade requer um domínio de conteúdo imenso. No entanto, o autor como psicólogo e professor, não deixou a desejar em nenhum momento. É interessante as suas proposições a respeito da personalidade de Hitler e de seus comparsas. Como um austríaco, conseguiu a hegemonia de uma das nações mais cultas da Europa, ao se declarar filho da Alemanha.
Hitler é o personagem principal, que não faz parte do contexto atual em que a história é narrada, enquanto os personagens do contexto são apenas peças para compor o objetivo do livro. Além disso, através de discussão com seus fiéis alunos, Julio Verne acaba expondo a infância de Hitler, com a falta de credibilidade por parte do pai e superproteção por parte de mãe. Hitler como teve uma infância conturbada, precisou utilizar de práticas exageradas ? como seu bigode inusitado ? para chamar a atenção, visto que ele tinha necessidade de estar sob os holofotes; era um exibicionista nato.
Paralelamente a isso, Augusto Cury consegue explicar com argumentos consistentes o que levou a ascensão meteórica de Hitler no comando da Alemanha, passando de um simples soldado mensageiro para III Reich.
O interessante também é a aposta de tornar Julio Verne um alvo dos nazistas, (mesmo na atualidade  com o nazismo, teoricamente extinto) e a sua predestinação para lecionar, criando mentes pensantes e não repetidores de ideias. Arrisco-me a dizer que todos que leram esse livro, se viram na necessidade de participar de uma das aulas desse magnífico professor.
Augusto Cury revoluciona com O Colecionador de Lágrimas, criando um romance reflexivo, extrapolando as margens do livro didático de história e abrindo espaço para rever conceitos e ideais.Por conseguinte, é impossível contar uma parte do livro sem soltar um mega spoiler, revelando o acontecimento ímpar das últimas páginas, o que eu não ousaria fazer a vocês.

Recomendo a leitura, a qual é bem simples e interessantíssima.