O Colecionador de Lágrimas

O Colecionador de Lágrimas Augusto Cury

Resenhas - O Colecionador de Lágrimas

"Ana Paula" 30/08/2015

Acho que tenho este livro ha uns dois anos. Mas nunca senti aquela vontade de lê-lo, até hoje. O motivo disso, é o desafio que estou participando, dentre todos os livros que tenho, este é o mais polêmico de todos, pois fala sobre a personalidade de Adolf Hitler - o homem que, com apenas palavras, conseguiu destruir um país e matar milhares de pessoas.

O Colecionador de Lágrimas, é um livro de fantasia histórica. Nada do que o autor escreveu sobre Hitler é inventado. Todos os dados relevantes estão devidamente marcados e a fonte de pesquisa destacada no final do livro. A parte de fantasia, gira em torno do protagonista principal - Julio Verne.

"- Que espécie é essa que elimina seus iguais como se fossem subumanos ou monstros? A meta de Adolf Hitler era o genocídio, varrer a raça judia, das crianças aos adultos, da Europa e, se possível, da face da Terra. Para Hitler e seus discípulos, não apenas os judeus, mas também os eslavos, ciganos, homossexuais, não eram seres humanos complexos e completos."

Julio é um professor especialista em nazismo e Segunda Guerra mundial. Um homem inteligente, culto, que conhece seus limites e disposições. Seu intuito é abrir a mente dos seus jovens alunos, mas vê seu mundo começar a ruir quando seus pesadelos ganham realidade, literalmente. Julio passa a sonhar com a época de Hitler, e os personagens que ele encontra no sonho, o perseguem na vida real, desequilibrando seu auto controle e sua personalidade. Além de encontrar pessoas que supostamente, conheceu naquela época, Julio recebe cartas com sua assinatura e tentativas de assassinato. O que ele não entende, é o porque de tudo isso estar acontecendo com ele, e juntos, vamos embarcar em uma aventura cheia de segredos e descobertas incríveis e inusitadas.

O livro é rico em detalhes sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre o Terceiro Reich - Hitler ganha uma versão completa, Augusto Cury abre as portas do consciente do homem mais odiado do mundo e nos mostra como sua personalidade e caráter foram construídos. A leitura se torna atraente, pois ao mesmo tempo em que Julio Verne dá suas aulas para seus alunos, também temos uma aula a parte - conhecendo e desbravando todos os pormenores do ditador alemão.

"Adolf Hitler queria inscrever seu nome no concerto das nações e gravar com chamas seu nome na história. O homem que teve a ambição de Alexandre, o Grande, a habilidade de discursar de Júlio Cesar e a sede de poder de Napoleão Bonaparte desconhecia que a vida humana, por mais longa que seja, é como a brisa que sorrateiramente aparece e logo se dissipa aos primeiros raios solares do tempo."

A narrativa é em terceira pessoa, e confesso que não me agradou. O autor usou muitas palavras complexas, o que tornou a leitura um pouco demorada. A capa é muito chamativa. A diagramação é simples, mas bem feita, não encontrei erros de revisão.
Este é o quarto livro do autor que leio, e todos, sem exceção, são muito bem escritos. O final deste livro me deixou desgostosa, pois não é um volume único, termina com um gancho enorme para o segundo volume - Em Busca do Sentido da Vida. Mesmo com alguns pontos negativos palatáveis, quero sim ler a continuação e descobrir o que o futuro (ou passado) reserva para Julio Verne.
Recomendo este volume para todos que tem curiosidade de conhecer um pouco mais sobre Hitler e como, um homem estrangeiro, inculto e rude, conseguiu apenas com palavras, levar o povo alemão ao Holocausto.

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-colecionador-de-lagrimas.html#.VeMKkPlVikp

Valéria 12/09/2015

recomendo
Retratar um dos momentos mais trágicos da humanidade requer um domínio de conteúdo imenso. No entanto, o autor como psicólogo e professor, não deixou a desejar em nenhum momento. É interessante as suas proposições a respeito da personalidade de Hitler e de seus comparsas. Como um austríaco, conseguiu a hegemonia de uma das nações mais cultas da Europa, ao se declarar filho da Alemanha.
Hitler é o personagem principal, que não faz parte do contexto atual em que a história é narrada, enquanto os personagens do contexto são apenas peças para compor o objetivo do livro. Além disso, através de discussão com seus fiéis alunos, Julio Verne acaba expondo a infância de Hitler, com a falta de credibilidade por parte do pai e superproteção por parte de mãe. Hitler como teve uma infância conturbada, precisou utilizar de práticas exageradas ? como seu bigode inusitado ? para chamar a atenção, visto que ele tinha necessidade de estar sob os holofotes; era um exibicionista nato.
Paralelamente a isso, Augusto Cury consegue explicar com argumentos consistentes o que levou a ascensão meteórica de Hitler no comando da Alemanha, passando de um simples soldado mensageiro para III Reich.
O interessante também é a aposta de tornar Julio Verne um alvo dos nazistas, (mesmo na atualidade  com o nazismo, teoricamente extinto) e a sua predestinação para lecionar, criando mentes pensantes e não repetidores de ideias. Arrisco-me a dizer que todos que leram esse livro, se viram na necessidade de participar de uma das aulas desse magnífico professor.
Augusto Cury revoluciona com O Colecionador de Lágrimas, criando um romance reflexivo, extrapolando as margens do livro didático de história e abrindo espaço para rever conceitos e ideais.Por conseguinte, é impossível contar uma parte do livro sem soltar um mega spoiler, revelando o acontecimento ímpar das últimas páginas, o que eu não ousaria fazer a vocês.

Recomendo a leitura, a qual é bem simples e interessantíssima.

Madu | O corvo livros 12/09/2015

Cansativo, porém enriquecedor.
Em O colecionador de lágrimas conhecemos Júlio Verne, um brilhante professor universitário de história, intelectual ao ponto de se tornar um ícone para seus alunos, que nos impressiona com seus conhecimentos sobre a Segunda Guerra e seus referentes.
O drama e o mistério se inicia quando Júlio Verne começa a receber estranhas cartas referentes à Guerra e ao Holocausto assinadas por ele mesmo, passa a ser seguido por homens suspeitos, dentre outros estranhos acontecimentos, até então impossíveis.
Augusto Cury foi excepcional na construção deste complexo romance, fazendo não apenas do protagonista um personagem de uma cicatriz histórica como também o próprio leitor, penetrando nas barreiras do tempo e fazendo com que as suas transposições fossem possíveis!

Talisson.Moretti 25/09/2015

Decepcionante
A princípio, estava muito ansioso para ler, principalmente porque é um assunto que gosto de estudar e o autor prometia profundos estudos sobre segunda guerra mundial.
Mas no decorrer do livro, percebi a limitações do escritor, que ao meu ver, teria quer parar um tempo com os romances e escrever livros voltados para o seu ofício, já que, muitas vezes pensava que estava lendo o Apanhador de Sonhos, com suas teses desnecessariamente repetitivas e vícios de linguagem massantes.
Muitas vezes achava engraçado, que alguns fatos sobre o nazismo eram conclamados como novidade, causando por consequência, um grande clamor em estudiosos que assistiam as palestras do professor Julio Verne (personagem principal do livro). Isso da a impressão, de que nem o autor sabia antes o que era o Holocausto.
Mas a cereja estragada do bolo veio ao final, com a ridícula criação de uma máquina do tempo a qual o professor mudaria os eventos da História. Ai que demonstra a diferença de um historiador de fim de semana que Augusto Cury é para um de verdade.
Pois, a história tá ai para nos ensinar, se a gente apagasse o nazismo, qual a garantia que teríamos que não surgiria algo pior depois ?
Muitas coisas boas para a humanidade advieram no período pós-guerra, justamente por causa desse aprendizado
Mas, a mente de um psiquiatra (nada contra o ofício), que pensa que tudo pode ser solucionado como o ser humano fosse um calculo matemático não chega nessa essa conclusão, causando uma certa incoerência com que o personagem falava e ensinava com aquilo que definitivamente fez.
Por fim, posso concluir que o Autor tinha a faca e o queijo na mão, entretanto, estragou um excelente assunto por não ser um grande romancista.

Suelen.Dias 17/10/2015

Muito bom!
A trama do livro é bem interessante,um pouco diferente do que Augusto Cury escreve, é um dos melhores livros dele, deixou um gostinho de quero mais, louca para ler a continuação.

LAbero.Alves 18/10/2015

O Colecionador de Lágrimas
Inicio esta parte do post fazendo uso de algumas revelações. Confesso que esta foi a primeira obra literária que li na minha vida. Sem contar com obras infantis é claro. Eu pedi para que a minha mãe o comprasse, porque este, tinha um enredo relacionado a 2° Guerra Mundial, e como eu amava a matéria de história e o assunto na época era este, me interessei logo de cara, lendo o em um dia. Daí vocês podem tirar o quanto eu admirava história (ainda admiro). Gostaria de deixar todos cientes desde o início, que este enredo vai deixar lós confusos e agraciados.

Me intrigou muito o desenrolar desta trama a partir do momento em que o autor faz com que o protagonista comece a ter pesadelos tão reais quanto a sua própria vida. Fazendo com que o leitor se prenda aos sonhos e comece a entrar na vida do personagem. A vida de Júlio piora no momento em que ele sente que esta sendo observado e começa a ser atacado por estranhos que aparentam ser Neonazistas ( Novos Nazistas).
Eu particularmente acho esse que esse livro é um dos maiores clássico do autor. August Cury tem uma mente brilhante, ele simplesmente consegue nos atrair com os mistérios e acontecimentos que parecem não ter nexo no começo, mas que no decorrer da historia, se mostram muito bem elaborados.
Gostei muito da escrita do autor, não apenas nesta obra como em outras que já li, principalmente devido ao fato como ele constrói brilhantemente a mente e a personalidade de seus personagens, mostrando as fraquezas, os medos e as angústias.É admirável saber que através de Júlio Verne (protagonista), o autor nos mostra um resumo assustador da Segunda Guerra Mundial, alem de explanar corretamente o que outrora acontecia o Holocausto.
Na minha opinião o livro só tem um ponto fraco que é: Uma leitura cansativa no começo. Fazendo com que as pessoas que não possuem paciência abandonem a leitura imediatamente. Só deixando claro que estas afirmações tem base na minhas conclusões e na de alguns amigos que o leram.
Em relação aos pontos positivos eu tenho vários. Entre eles estão: A boa escrita (já citei acima), desfecho totalmente interessante dos personagens, grande quantidade de citações bibliográficas( que nos dão uma maior confiança na obra), e o final arrebatador que nos deixa com uma dor no coração, alem de coloca nas nossas mentes, milhares de perguntas a respeito do que acontecera. Ou melhor, aconteceu. No meu ponto de vista uma obra que nos faz refletir sobre a vida e sobre o quão o homem pode ser ruim.

Anne (Duff) 14/01/2016

Entre pertencer e frequentar há uma diferença gritante, caso contrário, produziremos o fundamentalismo religioso e o radicalismo ideológico (incrível)
A primeira coisa que me chamou a atenção no livro O COLECIONADOR DE LAGRIMAS, foi à dedicatória que Augusto Cury fez a ele, e a segundo, o subtítulo do livro, que é sobre um tema que sempre me despertou interesse, mas ao ler sobre ele, nunca conseguir realmente tirar todas minhas duvidas.
Acho que escrever um livro como esse, requer um grande domínio sobre o assunto, e Augusto não deixa a desejar ao desenvolver essa romance histórico-psiquiátrico, sendo fiel realmente ao que acontece Durante a Alemanha nazista e abordando também um lado sensível sobre o ocorrido, ao contrario de qualquer livros ou artigo que ao relatar a historia, o fez de uma forma mais didática.
O livro se passa durante a atualidade, e por mais que Hitler não se faça presente, ele é o personagem principal, e os demais são apenas peças que compõem o livro, e temos também, um segundo personagem que a chave principal do livro, Júlio Verne, um professor, que começa a ter terrores noturnos durante a qual se faz presente durante o Holocausto, em que começa a se ver neles, como um dos carrascos. Se sentido incomodado Júlio Verne começa a trazer tais assuntos para a sala, como forma de aliviar a mente, e a necessidade de expor todo o ocorrido, almejando no final das contas, despertar a sensibilidade dos seus alunos. Isso começa a tumultuar a ordem da universidade, quando o professor ganha mais notoriedade, ganhando fiéis seguidores, e inimigos que pensou já terem sido instintos há anos, e que parecem ter vindo de um túnel do tempo.
O livro contem cartas escritas pelo próprio Adolfo Hitler, e através das aulas de Júlio Verne, Augusto faz uma analise sobre este austríaco que abordou técnicas sofisticadíssimas, para se agigantar no inconsciente da sociedade alemã, e como antes de devorar os judeus, eslavos, marxistas, e homossexuais, Hitler primeiro devorou a alma dos Alemães, ao se declarar filho desta pátria durante uma época a qual estava fragilizada pela guerra e se sentido humilhada, e o patriotismo era tudo. Justamente com seu magnetismo social e seus aliados Hitler conseguiu a hegemonia do poder, e se tornou o grande Führer de uma sociedade a qual não pertencia em especial com a ajuda do seu ministro de Propaganda, Goebbels, criando até em massa uma Juventude Hitlerista que a meu ver foi uma das questões mais surpreendente da história. Foi como viajar no tempo e entender a mente desse povo, e como elas se submeteram a este homem.
O livro em si é ótimo, só fiquei um pouco decepcionada com as teses repetitivas e o vício de linguagem fastidiosa do Autor, que sempre ocorre em qualquer livro escrito pelo mesmo, e a parte ficcional do livro, mas o importante é a mensagem que ele deixa no final, e isso é o que mais deve ser relevado.
‘’- Em minha humilde opinião, deveríamos frequentar grupos, mas não pertencer a nenhum deles. Entre pertencer e frequentar há uma diferença gritante. Judeus, islâmico, cristãos, budistas, hinduístas, inclusive membros de partidos políticos, deveriam pertencer em primeiro lugar a humanidade, depois ao seu grupo, caso contrário, produziremos o fundamentalismo religioso e o radicalismo ideológico, e, consequentemente, nunca beberemos o cálice da tolerância nem sentiremos o paladar da solidariedade. ’’

Isabella2336 18/01/2016

Excelente
Augusto Cury escreveu uma excelente análise do psiquismo do Hitler com o formato de um romance-histórico, o que contribuiu muito para ser leitura não cansativa e sem deixar de ser enriquecedora. Recomendo a todos aqueles que se interessam em ler sobre o holocausto durante a Segunda Guerra Mundial.

Denny Messoliver 26/02/2016

Surpreendente
Para quem, assim como eu, gosta do assunto 2ª Guerra Mundial, então esse livro tem que fazer parte da sua coleção, de forma surpreendente, o autor faz uma análise sobre a personalidade de Adolf Hitler, e o que o levou ao maior genocídio da história da humanidade.
De forma lúdica, Augusto remonta a cena da segunda guerra, sobre as luzes sempre sombrias da Alemanha Nazista e o Holocausto.
Incrível!

Tatiane 03/04/2016

Mediano
A leitura me interessou por se tratar da 2a guerra mundial, assunto que muito me interessa, mas por vezes cai na mesmice da auto ajuda, que particularmente conaidero anfadonho, mas até onde sei é característico de obras do autor, apesar de ser um livro de poucas páginas foi sacrificante terminar a leitura...

Julio 25/04/2016

Opinião
Muito bom livro, uma ficção e tanto, além de uma aula de história sobre o holocausto.

Resenhas Cristãs 07/05/2016

Ótimo livro, porém bastante histórico.
O livro é uma ótima pedida para, somente PARA, amantes da segunda guerra mundial e pessoas que se interessem pela história de Adolf Hitler. O livro é apenas, na minha opinião, um prólogo para o segundo livro. É no volume dois que a coisa fica feia e as aventuras começam de verdade. Como não teria graça ler o segundo volume sem passar pelo primeiro, fui obrigado a lê-lo. Gostei bastante, mas em algumas partes o autor falou demais de Hitler. Isso não foi ruim, mas eu queria mais ação do que dados históricos. Tudo o que faltou no livro 1, está sobrando no 2! Comecei a lê-lo hoje e estou eufórico! Que livro TOP! Se quiserem ler o primeiro, comprem logo o segundo junto.

Leonardo.Fernandes 26/06/2016

Inteligente
Eu escolhi o livro por se tratar de um dos temas meu favorito que é a Segunda Guerra Mundial, foi o primeiro livro do Augusto Cury que eu havia lido, o livro vai ter várias discussões sobre o que houve no holocausto mais comentado do mundo e também vai adentrar nas mentes dos soldados que obedeciam ordens para asfixiar judeus em uma pequena câmara de gás e principalmente vamos mergulhar em uma das mentes mais diabólica e psicopata de Hitler, o que aconteceu em seu passado para permitir ele agir de tal forma?

Naty 09/07/2016

Uma escrita muito boa,retrata muito bem o nazismo, a personalidade de Hitler, os acontecimentos da Guerra. A narrativa gira em torno de um professor que viaja no tempo para tentar mudar a vida e tirar o sofrimebto de algumas pessoas