O Colecionador de Lágrimas

O Colecionador de Lágrimas Augusto Cury

Resenhas - O Colecionador de Lágrimas

Flavia.Raphaela 11/01/2022

Meus sentimentos
O que dizer sobre este livro de Augusto Cury...
Bom, primeiro, tenho que dizer que existem grupos que amam, que odeiam e os que não indicariam os livros de Augusto Cury.
Sendo meu segundo livro, devo dizer que sou do último grupo que não indicaria.
A história e o enredo desse livro, são bons, não posso criticar. Mas cara, cansativo! Leitura extremamente cansativa e por muitas vezes eu tinha a sensação de que o autor enrolava para não finalizar a história.
É uma boa história, mas o excesso de informação torna a leitura chata, cansativa, entediante.
Notei grandes semelhanças em personagens de outras obras, ou seja, o disco não muda.
Indicaria? Não.
Mas se houve interesse de leitura, por curiosidade, como eu, que escolhi Augusto Cury justamente pela quantidade de pessoas que me indicaram, até vale a pena, afinal, toda leitura vale a pena.
Finalizo este livro com a sensação de: "ainda bem que acabou, pq eu não aguentava mais".

Ellen 02/11/2013

O colecionador de lágrimas- Blog: Momentos Assim
A diagramação está mais que perfeita. Essa é uma das capas mais lindas da minha estante! Sem contar que ela retrata muito bem o livro. As páginas são amareladas e com um cheirinho ótimo. E a fonte também tem um tamanho muito bom.

O colecionador de lágrimas é o livro mais forte (e o melhor) que eu já li do Augusto Cury. Essa é uma daquelas leituras que te surpreende a cada linha. A história retrata um dos momentos mais marcantes da humanidade: A segunda guerra mundial (que é um dos meus assuntos preferidos de história). O Autor descreve momentos da segunda guerra, de uma maneira fantástica. Comovendo o leitor, nos pontos mais cruciais, como: O holocausto. É impossível não se emocionar nessas e em tantas outras partes. Também não passando despercebido, a perspicácia e o profundo conhecimento em psicologia/psiquiatria do autor... A narrativa é excepcional e todos os personagens são únicos. No livro, conhecemos/estudamos a vida de Hitler, sua infância, adolescência, psique e um pouco de sua família. Tudo isso com a companhia do personagem: Julio Verne; professor de história, que chama atenção pelo seu extenso conhecimento na história da segunda guerra mundial, e seus relatos sobre o holocausto. E que incrivelmente passa a ser perseguido por nazistas (mesmo com o nazismo, "extinto"). Curioso, não?

Uma das coisas mais perfeitas no personagem: É o fato de suas aulas serem magníficas! Ele comove os alunos ao falar da segunda guerra mundial e colabora para criação de pensadores para essa humanidade que está cheia de repetidores de ideias. Você é um pensador, ou um repetidor de ideias? Enfim, o colecionador de lágrimas; é um livro forte, profundo e inesquecível. Me doeu muito, saber o quanto aquelas pessoas que passaram pelo holocausto sofreram, sem merecer. E que mais me surpreendeu foi: Saber o que Hitler fez, para chegar ao ponto de cometer tantas injustiças e ainda sim ser adorado por muitos. O final do livro me deixou terrivelmente ansiosa. Preciso da continuação! Sim! Pra quem não sabe é um trilogia.

Nota do Autor: “ Dedico esse romance histórico/psiquiátrico a todas as vítimas do Holocausto, em especial às crianças, que deveriam ser tão livres no jardim da existência quanto as borboletas nos bosques floridos, mas infelizmente foram cruel e impiedosamente ceifadas [...] Dedico-o também aos mais importantes e dos menos valorizados profissionais das sociedades modernas: os professores. [...] Os professores são heróis anônimos, com uma mão escrevem num quadro, com a outra mudam a humanidade quando iluminam com seu conhecimento a mente de um aluno.”

site: http://www.momentosassim.com/2013/09/o-colecionador-de-lagrimas.html

maryurcat 11/09/2021

O colecionador de lágrimas
conta a história de julio verne, um professor de história que vive tendo pesadelos sobre a segunda guerra mundial, no tempo em que hitler dominava tudo. com isso, acaba percebendo que as pessoas do tempo do holocausto estão em seu mundo, o que acaba fazendo com que o judeu volte para o passado para tentar resolver isso.

confesso que não gostei tanto, por mais que eu goste muito dessas histórias, mas também descobri muitas coisas sobre aquele tempo.

Joyce190 03/04/2021

Já li vários livros do Augusto Cury, no entanto, tive muita dificuldade em concluir a leitura deste. Certamente recomendaria outras obras do autor, menos essa. Achei a história repetitiva. Não tenho intenção de ler os outros volumes.

Kadulopexx 25/01/2014

Um livro apaixonante
O colecionador de lágrimas é para todos aqueles quem são inquietos e profundamente inconformados com o atual sistema social que faz do ser humano cada dia mais um mero papagaio de pirata. O livro é sobre um personagem chamado Julio verne um renomado professor de história de uma universidade que envolve seus alunos em aulas profundas sobre de como Hitler conseguiu arrebanhar tantas mentes em prol de seus ideais macabros, o professor discorre sobre a sociedade alemã na época explicando o contexto psicológico que os dominava. As aulas do professor Julio Verne ficam cada vez mas envolventes e aí que começa a ficar boa, então nazistas começam a aparecer do nada, o professor começa a receber cartas com ameaças , só que as cartas são datadas de 1939, viagem no tempo, história e psicologia um excelente livro para exercitarmos a arte de pensar, li gostei e já estou com a continuação deste romance histórico em minha estante esperando a hora para ser devorado, Augusto Cury surpreendendo neste livro e demonstrando além do conhecimento na área de psicologia o seu amor pela história e o talento de conta-la. Recomendo!

Sabrina 01/02/2014

Fascinate *-*
É um livro realmente fascinante, uma viagem literalmente ... dificilmente hj exista alguem que nunca tenha ouvido falar sobre o holocausto, sobre “Hey Hitler“, a exterminaçao de uma “raça“ e a vontade enlouquecida de criar uma nova humanidade “perfeita“, enfim muito ja se ouviu falar, porém tenho certeza, que ninguém ainda, ja relatou esses fatos como Augusto Cury , ele de uma forma magnifica literaria, soube transtimitir a realidade, as loucuras do nosso psicologico, os sentimentos de dores, da perda, as situações alí vivida e sentidas por quem não está apenas lendo, mas viajando nessa leitura ... E o autor ainda encontra espaço para um romance verdadeiro e cativante... Portanto, eu realmente amei o livro e recomendo para quem que ainda não leu, que leia, depois dessa leitura vc mudará alguns conceitos simples da sua vida, mas que fará diferença ...

Tirelli 13/02/2021

Instigante
Livro para entrar no universo histórico do holocausto e se emocionar com um romance que te faz querer ler sempre mais e ainda cita datas e nomes do cenário te dando um grande conhecimento! Leitura fácil e prazeirosa.

Milena.Morais 26/07/2021

Apesar de ser uma ficção, todos os fatos históricos e as análises sobre a personalidade de Hitler e a Segunda Guerra Mundial são reais. Vc acaba aprendendo muito sobre a Segunda Guerra Mundial, nazismo e como Hitler chegou ao poder em meio a todo enredo vivido pelo protagonista Júlio Verne. É uma história que vale muito a pena ler pelo conteúdo histórico e também pelo desenvolvimento da trama em si.

iago 27/08/2021

chorei mas porque é muito ruim
quando são narrados os fatos históricos o livro não é tão diferente da página da Wikipedia, e quanto a trama dos "personagens" (rasos) é desinteressante repetitiva e necessita de uma suspensão de crença absurda, o desfecho é terrível e inverossímil, ainda por cima existe um 2vol que com certeza não lerei

Clarinha 30/12/2021

O Colecionador de Lágrimas
?Então ouvi uma série de tiros. Olhei para a vala e vi corpos se contorcendo ou imóveis em cima dos que morreram antes deles...?

O que eu posso dizer? Acho que eu esperava um pouco mais desse livro e acabei me decepcionando.

Eu já tinha lido outros livros do autor e gostado dos que eu tinha lido. Mas esse eu achei uma narrativa um pouco arrastada e confusa.

Eu ganhei esse livro de aniversário, então eu li por livre e espontânea pressão, por assim dizer kkkk.

Na minha opinião, teve altos e baixos. Momentos que eu precisava saber o que ia acontecer e até mesmo o que estava acontecendo de verdade. E em outros eu me sentia um tanto perdida.

O livro foca bastante nas aulas do Júlio, e sabe eram bom ler sobre isso, mas tinha momentos que simplesmente eu achei chato, cansativo. Acho que porque era digamos uma chuva de informações ao mesmo tempo para você digerir.

Enquanto eu lia, acho q eu me senti um pouco pressionada para ler e acho que acabei sentindo como se ler ele fosse algo obrigatório e não prazeroso, normalmente quando eu sinto isso eu acabo não curtindo muito o livro. Talvez esse tenha sido um dos motivos principais para eu não ter gostado tanto.

Talvez eu não tenha lido no momento certo. Vai ver eu não tenha maturidade suficiente para digerir tudo que tem nesse livro.

Não achei que ele é um livro ruim. Apenas não era para mim.

Sabrina 20/01/2016

Uma viagem no tempo e mais do que uma aula de história com alto teor reflexivo!
a leitura do Colecionador de Lágrimas me mostrou o quanto esse autor contemporâneo possui uma escrita leve e reflexiva, navegando por temas complexos e (apesar desse livro falar sobre o nazismo) extremamente atuais.

Júlio Verne, professor de história, especialista em 2ª Guerra Mundial, que largou a carreira de psicólogo e sua esposa Katharine, psicóloga social, vivem terríveis episódios do que mais parecem ser "alucinações", que são advindas da vida de Júlio, por sua luta pelos direitos humanos e por suas aulas que objetivam a autonomia crítica de seus alunos. Ele explora a personalidade e o psicológico de Hitler, suas estratégias como o uso da palavra dita e as condições da Alemanha pós- Primeira Guerra, que foram importantes para a aceitação de um estrangeiro com teses nazistas no comando.

O livro possui um auto teor reflexivo, pois, chama o leitor a procurar condições parecidas em nossa sociedade para aceitar novamente tais condições. O resultado dessa reflexão foi impressionante!

site: www.gemeasporumacaso.com
Kemmy 21/01/2016minha estante
Li este livro por duas vezes seguidas, pois realmente sou atraída a esse tipo de leitura, que fala de temas críticos mas de forma leve e digerível.
Recomendo

Denny Messoliver 26/02/2016

Surpreendente
Para quem, assim como eu, gosta do assunto 2ª Guerra Mundial, então esse livro tem que fazer parte da sua coleção, de forma surpreendente, o autor faz uma análise sobre a personalidade de Adolf Hitler, e o que o levou ao maior genocídio da história da humanidade.
De forma lúdica, Augusto remonta a cena da segunda guerra, sobre as luzes sempre sombrias da Alemanha Nazista e o Holocausto.
Incrível!

Julio 25/04/2016

Opinião
Muito bom livro, uma ficção e tanto, além de uma aula de história sobre o holocausto.

lay 17/02/2022

Um dos melhores livros que eu já li, como outros do Cury, a estrutura da escrita é perfeita e a estória te prende de um jeito absurdo. Porém, é aquele tipo de livro que devido a extensão é muito fácil de se perder.