O Meu Amigo Pintor

O Meu Amigo Pintor Lygia Bojunga

Resenhas - O Meu Amigo Pintor

Yno_bugs 24/04/2024

Sensacional
Nas primeiras cinco páginas eu tava chorando. Fala de um tema mt sensível, mas q é abordado de um jeito tão carinhoso, porém realista, pela visão de uma criança. É um livro q faz a gente pensar na importância de sermos sinceros com as crianças por mais q doa, pq eles tem dúvidas e são mts das vzs mais espertos e mais fortes do q nós imaginamos.

Duda 17/04/2024

PERFEITO!!
Eu comecei a ler esse livro por conta de um vestibular, achei que não fosse ser nada demais e apenas mais um livro tradicional e acabou se tornando um dos meus livros favoritos.
Ler sobre temas tão sensíveis como o suicídio, na perspectiva de uma criança, pra mim foi uma experiência surreal!!
A escrita simples, a construção de memória, a descrição de sensações por meio das cores e de artefatos do dia-a-dia, mostrando como a criança ainda não compreende completamente seus sentimentos mas já sabe assimilar eles à cores, à sons e a tantos outros elementos, faz do livro uma obra de arte por completo.
Pra mim a melhor coisa desse livro é que ele retrata um tema muito difícil mas de forma leve e focando na identidade do pintor, na identidade dele de amigo, namorado, profissional.. Ao invés do ato que ele cometeu, o foco do livro não é tratar ou previnir o ato de suicidar-se, é o processo do luto depois que isso acontece. A busca pelo motivo, o sentimento de falta, o desejo de manter a memória viva, tudo isso diz muito sobre a construção do livro e sobre as mensagens que são passadas para nós ao lermos ele!
Indico demais pra quem quiser uma leitura fluida, leve, mas profunda. Sem palavras pra essa singularidade de livro..!!

jumartinsx 13/04/2024

Perfeitinho e deixa o coração quentinho
Eu li por ser um livro que iria cair no vestibular que eu ia fazer (UERJ) aí pensei que era ruim por servir como livro de estudo e tudo mais, mas chegou um momento que eu esqueci que eu estava ?lendo ele por obrigação? . Ele trata a questão de sentimentos e a maneira de encarar a morte de uma forma leve mas que meche muito com a gente, me chocou ser um livro infantil, e me chocou ainda mais a forma didática que o suicidio é tratado com uma criança. Simplesmente uma obra de arte

Agatha282 11/04/2024

Eu tinha lido poucas páginas quando soube que ia ser um dos meus favoritos. chorei horrores lendo, eu adorei muito a escrita da lygia, tão leve, tão íntima. confesso que quando estava perto do final não sabia que estava, vi bastante página faltando pra ler e achei erroneamente que aquelas faziam parte da história, mas achei que fez total sentido a história acabar quando eu não estava esperando.

Maria.Batagin 03/04/2024

Perfeito
Porque falar de suicido virou tabu, assunto que não se pode comentar? e de uma forma simples e precisa se aborda o assunto no estilo da Lygia.
As cores representa nosso estado de Espirito.
Te pergunto que cor você está irradiando ????
Wash2 03/04/2024minha estante
Assunto realmente importante.

mica 27/03/2024

O livro é lindo, sensível e muito fácil de entender. gostei muito do desfecho, porque o narrador me lembrou que a gente precisa observar as pessoas com cuidado para compreender sua história

Yoyo 24/03/2024

Sensível
Livro belíssimo e sensível demais.

Aborda um assunto delicado (suicídio) e também a relação entre cores e emoções.

Muito marcante, precioso!

Clicia.Rodrigues 16/03/2024

Quanta cor cabe no que você sente?
Comecei a ler o livro pela manhã enquanto aplicava uma prova, em pouco menos de duas horas, já havia terminado de ler.
"Meu amigo pintor" é um livro lindo, sensível, cheio de metáforas e com uma narrativa viciante. Aborda o suicídio de forma lúdica, delicada e dá aos sentimentos um sentido diferente.
Fala de luto, amizade, amor e arte. É uma obra sensível que te prende e faz viajar na infinidade de histórias possíveis ao enredo.

Isabella2141 11/03/2024

Um livro para crianças que não deixa de ser extremamente profundo.
Lygia aborta o luto com uma sensibilidade e cuidado tremenda.

Yasmin 04/03/2024

Meu Amigo Pintor
Livro com uma história muito interessante e o que o deixa interessante é que a autora fala sobre o luto, o luto após perder uma pessoa por culpa de um suicídio. Pode ser considerado um livro para crianças/infantil, mas é um livro com uma mensagem importante.
Tem uma parte do livro em que o menino, amigo do Amigo Pintor, pergunta como era possível o seu Amigo Pintor ter cometido suicídio, sendo que um tempo antes ele parecia alegre e não parecia nem um pouco doente. Responderam para ele que seu Amigo Pintor não estava doente fisicamente, mas sim psicologicamente e, obviamente, o menino quis saber mais e tinha muitas perguntas e muitos porquês.
É um luto, um luto com alma de artista, um luto com cores como se fossem sentimentos.
Esse livro foi realmente muito bom.

thwynq 25/02/2024

"é porque tá fazendo um nevoeiro muito forte e é pra vocês tomarem cuidado e não se enganarem feito eu, quer dizer, feito ele."

esse livro me faz sentir como uma criança novamente, na qual questiona tudo sobre a morte, cores e sentimentos, mas sabe que não terá respostas. acho que somos como o cláudio.

abizkit 21/02/2024

Eu de fato não combino com vermelho
Muito linda a forma lúdica como a autora fala sobre morte e luto. apesar de ser um livro para crianças ele é bem profundo

claracruz 29/01/2024

Li o livro pra fazer a prova da uerj e me apaixonei, é lindo demais! Curto, pra ler em algumas horas!!