O Meu Amigo Pintor

O Meu Amigo Pintor Lygia Bojunga

Resenhas - O Meu Amigo Pintor

Hana 11/04/2010

Meu Amigo Pintor
Meu Amigo Pintor é de Ligia Bojunga. Trata-se de um menino que tinha um amigo que era pintor. Ele morreu e dizem que ele se suicidou. Mas ele deixou um presente para seu amigo: um caderno com muitos desenhos. E o menino nunca esqueceu desse seu amigo.
Meu Amigo Pintor é um livro legal por se tratar da história de um artista que morre, mas já sabe para quem deixar seu dom independente de qual o seja, é importante transmitir o que você sabe para outras pessoas. Principalmente se é algo bom que pode tornar o nosso mundo melhor! Seu conhecimento é a única coisa que não podem tirar de você! Então cada dia a dia ele se torna mais precioso!
Eu recomendo o livro, pois me senti bem quando o lia e quero passar isto para outras pessoas poderem sentir o mesmo! Isso é trabalhar em equipe!
CecAlia.Ayane 29/04/2024minha estante
livro demasiadamente bom. li ele na escola e mesmo depois de terminar fiquei pensando nele por um bom tempo. recomendo bastante.

caspaeletrica 27/05/2023

9/10: Esse livro é bege ou cor-de-saudade?
Esse livro é perfeito em todos os sentidos. É inovador e é um dos mais lindos que eu já vi. Não tem muito o que dizer porque as emoções que eu senti lendo essa obra foram incríveis e indiscretiveis, foram nevoeiro puro. Não tem defeitos que eu consiga encontrar nesse livro e eu recomendarei pra sempre.

Stefanny.Figueired 06/12/2023

Leitura simples e emocionante
Umas das minhas leituras favoritas do ano
A autora consegue transpor a emoção de uma criança sobre os sentimentos tão complexos causados por um suicídio, na perspectiva de um olhar simples que transborda sensibilidade e ingenuidade.
Quero levar esse livro pra minha vida, ele aqueceu partes do meu coração que eu nem lembrava que ainda existiam
AndrAa58 06/12/2023minha estante
Parece triste, mas despertou meu interesse...

sasa 13/06/2023

Eu gostei muito desse livro, e gostei ainda mais por ver o ponto de vista de uma criança de 11 anos lidando com a morte de seu amigo, e vendo o mundo assim como ele também via. É um livro muito interessante.

Marcella 12/06/2023

Por quê?
Leitura fluída, daria pra ler de uma vez só mas eu quis saborear por mais tempo.
Adorei o jeito que o livro foi escrito, tratou de temas pesados com uma naturalidade que com certeza fez muito adulto chorar e principalmente refletir.

yas 22/05/2023

Gostei do livro, curtinho, você acaba ele rápido. Li ele pra uerj desse ano, vi mt gente falando que ele era super pesado e tals mas não achei, achei ate leve a forma como foi retratado o suicídio e achei muito bonita a forma como o Claudio foi levando as coisas. Mas acho que os pais deveriam ter conversado com ele sinceramente e contado pra ele não ter que lidar com tudo sozinho né mas enfim
Gostei bastante não tenho o que reclamar

Rafael Kerr 13/02/2022minha estante

duda.opiniAes 02/06/2023

É um bom livro, eu não esperava muito mas é bom, foi uma leitura bem interessante mas não entendi muito bem o final

Domi 10/06/2023

Prometeu nada e entregou TUDO
Gente que livro maravilhoso!

Fala sobre o suicídio aos olhos de uma criança e o mais interessante é ele ser narrado em 1° pessoa, o próprio Claudio conta a história e tem noção disso.
A forma como as emoções dele são expostas e descobertas aos poucos, o jeito como ele associa suas vontades e sentimentos às cores é lindo.
Eu li sem nenhuma pretensão e foi uma grande surpresa pra mim? estou sem dúvidas apaixonada por esse livro!

Marina 11/05/2023

Amarelo, Azul e Branco ???
Muito bonitinho. A visão da criança, a raiva e as cores são muito interconectadas de forma que fazem com que a crítica política seja forte, mesmo em segundo plano.

Todos temos 3 amores, que aprendem, com o tempo, a se conectar e dialogar, respeitar uns aos outros. Talvez seja um livro que ajude a entender e a amar, sobre ver o amarelo no branco e no azul. Enxergar o verde e respeitar, além de todo o arco-íris, o direito a conversa sobre tabus e as escolhas dos Bons Amigos, sejam elas quais forem, mesmo que doam mais do que seguir a vida sem esse ?por quê? por quê?? constante.

Julyð 16/05/2023

Muito bom, fiquei encantada com a narrativa e descrições desse livro.
Trás umas memórias bem únicas e diferentes, quero muito ler outros livros da autora.

Thiago Duarte 03/05/2023

A sinestesia da arte
Meu Amigo Pintor, de Lygia Boujunga, vai narrar a história da amizade, ou melhor, do "amor de pai e filho" de Cláudio e de seu amigo conhecido como: Amigo Pintor. Uma história muito bonita, íntima e tocante que através da sinestesia visual causada pela arte e pelas cores vão retratar os sentimentos de ambas as personagens.

A princípio, acompanha-se Cláudio, o qual é uma criança, e seus sonhos em relação a chateação e de questionamentos do menino com o que aconteceu com o seu Amigo Pintor. É através desse enredo, pois, que o leitor vai entendendo como a utilização da arte e das cores vão influenciar nos sentimentos e nas decisões das personagens.

Por se tratar de um assunto delicado, é interessante notar que o acontece com o Amigo Pintor é omitido por todos a Cláudio já que ele é uma criança. Entretanto, isso aguça mais ainda os seus questionamentos a ponto dele estar sempre se perguntando o porquê do amigo ter feito o que fez.

hellolaiss 10/05/2023

Querido melhor Amigo
Já vou ser bem direta. Eu achei um pouco confuso.

Ah Laís pq ?? Pois ent, eu não achei confusão no sentido de ruim ou tipo de desordem, não. Acho que é um livro de uma baita interpretação, pq apesar de a história do livro se passar na visão de uma criança, vc percebe que não é apenas isso.

Além de envolver assuntos importantes, como a morte, amores, saudade, tristeza... O livro em si é curtinho, da pra ler em um dia.

Foi minha primeira leitura da autora, ent eu acho que faz sentido eu não ter entendido tão bem, talvez a mensagem, mas acho que se eu continuar lendo e talvez pensando sobre o livro eu chegue a alguma conclusão.

Não sei muito o que falar sobre ele, porém eu achei triste, profundo, fofo e gostei até LKKKKK Não sei explicar, mas eu gostei. E mesmo eu lendo só pra ler a prova da UERJ, eu posso dizer que valeu a pena. Não me senti obrigada a ler, nem nada, é gostosinho ler. Só é meio profundo sabe
???

E eu acho engraçado (não é engraçado, só é uma forma de dizer) que no final do livro o menino diz que quanto mais ele pensa sobre um determinado assunto que não irei dizer pois seria um spoiler, quanto mais ele pensa, mais ele entende e gosta. Eu me sinto assim, quanto mais penso no livro, mais eu gosto dele.

??????????

mariatalendo 28/05/2023

Li esse livro mais por ser da UERJ, não sei se seria uma leitura de escolha minha própria hoje em dia, mas irei mudar esse aspecto. A Lygia tem uma escrita muito gostosa, com palavras de fácil entendimento e usadas no dia a dia. Gostei muito dessa perspectiva da autora de fazer uma escrita leve com um tema que tem que ser moldado com cuidado. Esse livro passa uma mensagem de que apesar de conhecermos uma pessoa afundo, não sabemos o que se passa na mente dela. Esse livro também diz muito que apesar de alguém parecer estar bem, não significa que realmente esteja. É como minha mãe sempre diz ?coração dos outros é terra de ninguém."