O Meu Amigo Pintor

O Meu Amigo Pintor Lygia Bojunga

Resenhas - O Meu Amigo Pintor

Amanda3913 04/06/2023

"Uma sua leitora que amou a cor-de-saudade
Sobre minha experiência:
Bom, li esse livro por conta de ser leitura obrigatória do primeiro exame de qualificação da UERJ. Confesso que nunca imaginei que seria uma das melhores leituras que já fiz!
Li pela 1a vez por PDF, porém percebi que estava faltando muitas partes, então decidi investir no livro físico.
Valeu super a pena pois esse com certeza vai ser um livro que eu vou revisitar no futuro. Cada vez que o lemos, temos uma nova percepção sobre.

Sobre a autora:
Gostei demaisssss da escrita dela e ler o posfácio foi absolutamente incrível. Nunca tinha visto uma relação autor-obra tão linda quanto essa! Com certeza vou ler mais coisas dela futuramente

Sobre o livro:
Foi incrível ver como um tema tão delicado como o suicidi0 foi abordado de maneira tão leve. Por ser um livro infanto juvenili, o nosso narrador personagem é uma criança. Cláudio encontra um amigo que, mesmo depois de morto, deixa um legado importante sobre a sensibilidade dos sentimentos e como é possível lidar com as mais diversas questões da vida. A relação arte/cores e sentimentos dá o melhor toque final possível

Alguns detalhes do livro
tem spoilers!

amarelo forte: felicidade
preto: primeiro luto (junção de todas as cores)
branco: vazio (ausência de cor)
vermelho: coisa difícil de entender. Amor e desilusão amorosa porém morte. "Morte também é coisa vermelha, coisa difícil de entender
"O teu amigo pintor foi para o inferno" - sociedade e sua falta de empatia, senso comum e religiosidade
cor de saudade (barco que ele vê no álbum quando está com saudades
amarelo síndico
sonho com a figura branca e duas azuis: morte precoce e enganada devido a achar que o nevoeiro (cor de morte) não ia passar
sonho com as mesmas figuras (elas no sofá rindo e se divertindo): três paixões do pintor
pintura
clarice
política (época da ditadura, viagens pelo Brasil, preso político)
desilusão nas tres
Cláudio súpera quando analisa o seu amigo como alguém completo e muitas mais coisas além das três paixões

ana 26/05/2023

Que livro perfeito. As metáforas usadas, a descrição das cores. A escrita é tão boa e passa tanto sentimento da maneira mais pura, que é a maneira vista por uma criança, simplesmente virou um dos meus livros favoritos

Rayssa.Carvalho 18/02/2023

Eu amei, simplesmente lindo e reflexivo, uma linguagem simples mas tão cheia de significados. Quero que todo mundo leia! Depois dessa leitura, quero ler tudo da Lygia.

"E se a gente junta tudo que é jeito vê que gosta bem grande, vê que é amor".

boonaxaa 09/08/2023

Lindo
Provavelmente se eu fosse ler esse livro quando criança, eu não iria gostar nenhum pouco!! Esse livro é genial e fica muito subentendido alguns detalhes. O tópico abordado é bem pesado mas a autora conseguiu transmitir muito bem.

btrizr 28/05/2023

Achei muito interessante uma banca de vestibular escolher esse livro. Mesmo que seja meu primeiro ano fazendo a Uerj, sempre ouvi pessoas falando de livros considerados mais "cabeça" para a prova. Gostei muito desse livro, principalmente por ser uma leitura para todos. É um livro infanto-juvenil, mas também é uma mensagem da importância da arte em um contexto geral. A perspectiva de uma criança lidando com a perda de uma figura importante através de cores e memórias. A abordagem do amor do pintor pela arte me lembrou muito do documentário da Elena. Afinal, um pintor pode amar tanto sua arte, que se ela não tem vida, ele também não quer ter? A condição humana em seu ápice. A leitura rápida mais emocionante que já li.

jujuzinha123 17/03/2023

é um livro leve e rápido de se ler.
trata sobre como uma criança lida com a morte e fica explícito o tabu sobre o assunto na família, principalmente sobre suicídio.
é interessante a jogada do Amigo que associa os sentimentos as cores. parece bobinho, mas é profundo, vale a pena reservar um tempinho do seu dia para ler.
confesso que nao estava colocando expectativas, ja que comecei a ler por conta da uerj, mas eu amei!!!

CeciliaMenegate 20/03/2023

É um livro simples e rápido, ele aborda assuntos sérios de ima maneirafácil de compreender o que faz com que ele bom para todos os públicos de diversas faixas etárias.

sophia 17/05/2023

Que leitura linda
Eu viajei muito nesse livro e ele me encantou demais.
eu adorei a narração e a calmaria que ela me passou, mesmo tendo um contexto pesado. eu amei muito, de verdade!

Pilar.Gandra 09/04/2023

Muito interessante
Muito interessante ver as interações de uma criança com um adulto e relembrar o quanto a gente se deslumbra com tudo o que eles fazem e a maneira como vivem. Quando a gente é criança, a inocência faz parte nós, e ao ter contato com o que é diferente e mágico, como o Pintor, ficamos encantados com esse mundo adulto e assumimos que ele é perfeito. A inocência dessa relação deles da quentinho no coração porque o menino encontra maneiras de manter esse amigo vivo apesar da morte por meio de cores, pelo som do relógio ou até pela chegada do nevoeiro. Vale a pena a leitura só pra lembrar o quanto é gostoso esperar que a vida adulta seja só ?amarela? e depois perceber que é um grande ?vermelhão?.

William 16/07/2023

Para cada cor, um significado
Eu o li para a prova da UERJ, mas não senti que foi um livro massante. O livro te instiga a querer saber cada vez mais um pedaço da história... Não recomendo, por não ser meu tipo de leitura. Porém é interessante pelo seu lado de envolvimento com artes.
- 2023

manu368 17/08/2023

Lindo; triste
História curtinha e de leitura fluída apesar do tema ser comovente: o luto pelo olhar de uma criança.

mostra a importância de aproveitarmos todos os momentos possíveis com quem a gente ama, antes que elas partam sem respostas e nos deixando em um mundo todo "cor-de-saudade".

readingabs 20/04/2023

?E então, um dia desses, fez um nevoeiro forte toda a vida. Pintor espiava pela janela do apartamento dele, só via aquele nevoeiro tapando tudo que é cor e falava feito costumava falar: hoje tá fazendo um pouco de vontade de morrer.
Nevoeiro assim forte quase sempre passa logo. Mas dessa vez não passou: era um nevoeiro comprido, que durou a tarde toda e a noite inteirinha também. A toda hora o Pintor espiava na janela. E nada da vontade de morrer acabar. Foi por isso que ele se enganou: achou que a vontade nunca mais ia passar e então resolveu matar a vontade.
Tipo do engano sem jeito: no dia seguinte amanheceu um céu azul bonito mesmo.
Mas aí o Pintor já tinha virado fantasma?.

? - Então por que você contou a história do fantasma?
Não deu outro estalo: empaquei.
O meu Amigo me soprou:
- Diz que é porque tá fazendo um nevoeiro muito forte e que é pra eles tomarem cuidado e não se enganarem feito eu?.

Thif 13/07/2023

Meu amigo pintor...
Achei uma leitura muito rápida, envolvente e intrigante. Achei que seria um tanto difícil lê-la, mas foi muito fluído.
A história fala sobre luto e achei um tanto difícil nesse aspecto, mas a autora fez ser algo leve, respeitando o tempo e a dor do menino, fazendo com que o leitor se sentisse abraçado também.