O Meu Amigo Pintor

O Meu Amigo Pintor Lygia Bojunga

Resenhas - O Meu Amigo Pintor

jhonata 13/05/2023

Gostosinho até
No começo, eu tava lendo praticamente só pra UERJ, mas no fim eu acabei gostando do livro e me envolvi com a narrativa. Ele expressa bem as questões e dilemas de uma das maiores incógnitas da atualidade: o suicídio; e o melhor é que tudo é observado pelos olhos de uma criança! Muitos pensam que assuntos desse culhão devem ser mantidos longe das crianças, mas se esquecem que elas também possuem um coração, também têm sentimentos e também merecem ser ouvidas, pois há muito o que se aprender com elas. Confesso que não foi um livro muito marcante nem extraordinário, mas é uma leitura super gostosa, instigante e reflexiva, além de ser dotada de uma escrita leve e certeira.

letticiaearth 14/10/2023

Comecei por obrigação e simplesmente amei
Tá aí, comecei a ler esse livro por conta de uma prova, mas gostei tanto. Uma leitura sensivel mas ao mesmo tempo interessante, leve..

Gabriela 13/08/2023

Uma história rápida e impactante. É lindo ver como a autora usa as cores pra transmitir esses sentimentos tão confusos do luto.

naclara20 20/09/2023

Ai eh bem curtinho mas eh lindo lindo lindo lindo e triste DMSSS tbm. bem fácil de ler, e lida mto bem com a visão de uma criança em relação ao luto. eu amei ??

muza_lele 14/05/2023

O Meu Amigo Pintor ? Lygia Bojunga;
Cláudio é um pré-adolescente que aprende a lidar com o luto da perda de seu melhor amigo; seu Amigo Pintor. Conforme os dias da semana vão passando, mais informações vão surgindo na vida do menino, como: o porquê dele ter se suicidado, ou o porquê da sua incapacidade de compreender a cor vermelho. A narrativa é envolta de perguntas, memórias e cores que, nessa leitura, são mais importantes do que nunca.

UERJ se superou na hora de escolher o livro do 1° EQ, juro! Além de ser um livro de fácil entendimento - por ser do ponto de vista de uma criança e ser do gênero infanto-juvenil -, é um tema bastante abordado na sociedade atual. Gostei muito do livro, e espero topar com mais literaturas da Lygia!

ml_kive 16/09/2023

Não li pela prova da uerj kkkk só vi em uma recomendação a uns anos atrás pelo TikTok e finalmente decidi ler.

É um bom livro, bem interpretativo na questão das cores e tem uma boa perspectiva sobre como uma criança pode lidar com o luto

Lelê 14/05/2023

Um livro cotidiano
"O meu amigo pintor" é um livro que trata de um assunto difícil e bastante comum nos dias atuais: o suicídio. Porém, por maior complexidade que esse tema apresenta, a autora conseguiu abordá-lo de forma simples quando narra a história a partir dos olhos de uma criança. Este não é um livro que vou levar no meu coração, mas consegui extrair algumas coisas boas dele e isso basta. A escrita da autora é diferenciada, pois ela apresenta uma linguagem bastante coloquial ao ponto de escrever "como se fala", um fator interessante, porém que não me chama a atenção, e isso contribuiu bastante para a minha nota de 3 estrelas, porque eu prefiro uma escrita mais bonita, formal e descritiva. Contudo, acredito que a autora cumpriu o seu objetivo de abordar o tema de forma simples e casual, então foi um bom livro. Espero que faça uma boa leitura e entenda que nem sempre entenderemos o "por que" de certas coisas acontecerem. Bye, bye!

Leticia.sc 30/05/2023

Amarelo é cor alegre
O livro "o meu amigo pintor" aborda de forma simples e delicada a jornada do menino Cláudio em busca de respostas para entender o suicídio do seu amigo. A partir de encontros oníricos e emoções expressas em cores, Cláudio aprende a lidar com o luto e as lembranças do seu Amigo Pintor.

claradebolacha 01/06/2023

Que coisa linda esse livro. Li porque vi que seria o livro da UERJ, apesar de nem ir fazer a prova nem morar no Rio, mas me encantei. Simples e muito emocionante, ainda mais lendo as notas da autora no final.

Brenda 07/11/2022

O livro é narrado por um menino que perdeu seu melhor amigo, o livro se assemelha a um diário, que a cada dia conta uma nova história ocorrida.
O livro é simples e ao mesmo tempo profundo, é tocante.

Prissy021 18/03/2023

Cor-de-saudade
Não criei muitas expectativas porque comecei a lê-lo somente por conta da UERJ. No entanto, foi um livro bem rapidinho, leve, fluido e profundo; amei cada capítulo. Achei incrível e muito criativo o fato das cores serem atribuídas a sentimentos durante a narrativa. O livro retrata a saudade de uma forma muito interessante, principalmente pelo fato de o menino ter tido como "herança" de seu amigo o dom de interpretar o mundo de forma artística, deixando a reflexão de que todos as pessoas que amamos, quando morrem, deixam uma parte de si mesmas conosco. Um livro lindo demais e que vale a pena ler e reler.

yasmin 27/04/2023

Simplesmente perfeito no que se propõe
Fácil de ler, com uma história muito triste mas um narrador muito fofo! Lygia não decepciona, livro muito bom! Quero saber como a UERJ vai cobrar ele
duda arantes 02/05/2023minha estante
vao ser questões de marcar ?

yasmin 11/05/2023minha estante
esse sim!! coração cabeça estômago é o da discursiva de literatura

lilii 27/04/2023

Tinha que ser artista
Simplesmente a perspectiva de uma criança sobre o tabu dos adultos: o suicídio. Pra quem leu, como eu, e ainda se pergunta o porquê, sinto o prazer de satisfazer essa dúvida: porquê sim.

O suicídio não é e nunca será normalizado, mas quando pessoas recorrem a essa escapatória, a única questão que mais nos assola é sempre o porquê, por qual motivo ? Porquê, porquê, porquê !?

As pessoas que se vão dessa maneira, que desembarcam na estação mais dolorosa, não devem ser lembradas sempre com o pesar dos porquês, mas sim de forma inteira como elas são.

O livro é incrível, e trata de algo tão profundo que palavras tão rasas como as minhas nunca serão capaz de descrever-las.
(Artistas sempre são fudidos)