O Meu Amigo Pintor

O Meu Amigo Pintor Lygia Bojunga




Resenhas - O Meu Amigo Pintor


445 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


brendinha28 27/04/2023

Leitura obrigatória.
Leitura obrigatória da uerj
e para qualquer pessoa também.

que livro surreal, vai muito além do que eu esperava desse livro e vai muito além do que já esperei de qualquer outro livro. principalmente depois da última experiência ruim que tive com Niketche e agora o preço que paguei nesse livro (49,90 por 120 páginas).

tem tantas coisas para falar desse livro: ele é pesado e doloroso, principalmente levando em conta toda a minha própria jornada lutando contra a "morte de propósito" e conta uma história a partir do ponto de vista muito sincero, inocente e cru de uma criança, e acima de tudo, um amigo que perdeu outro amigo.

a história termina ainda um pouco pesada, difícil de explicar: como um vermelho, mas muito mais leve do que eu poderia imaginar.

termina com a esperança de uma criança, e ainda mais, com a esperança de um Amigo Pintor que se foi.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



interstellar 22/05/2023

?
Uau! se não fosse o vestibular da uerj acho que eu demoraria bastante tempo para descobrir esse livro, que agora considero de outro mundo.
o livro é super sútil. a escrita é leve e instigante, te faz devorar o livro em um piscar de olhos.
recomendo mesmo que não faça o vestibular.
comentários(0)comente



Larah.Hyppolito 07/05/2023

Surpreendeu
Só li por obrigação, mas acabou sendo uma leitura MUITO tranquila e fluída
definitivamente não é um livro infantil
fiz várias anotações de fatos curiosos do livro
bem melhor que imaginei
comentários(0)comente



favsachilles 21/05/2023

"e então resolveu matar a vontade"
?Só via aquele nevoeiro tapando tudo que é cor e falava feito costumava falar: hoje tá fazendo um pouco de vontade de morrer.
Nevoeiro assim forte quase sempre passa logo. Mas dessa vez não passou: era um nevoeiro comprido, que durou a tarde toda e a noite inteirinha também. A toda hora o Pintor espiava na janela. E nada da vontade de morrer acabar. Foi por isso que ele se enganou: achou que a vontade nunca mais ia passar e então resolveu matar a vontade.
Tipo do engano sem jeito: no dia seguinte amanheceu um céu azul bonito mesmo.
Mas aí o pintor já tinha virado fantasma.?

livro que tive que ler para um vestibular mas devo dizer que é um dos melhores que já li, de verdade!! um garoto que tinha um amigo pintor que aparentemente se suicidou, e como os adultos parecem tratar aquilo como um grande tabu mas como uma criança lida de forma tão simples, profunda e complicada com o luto, tentando lidar com aquilo utilizando-se das lembranças e correlacionando expressões, pessoas, sentimentos e sensações a cores, e cada vez mais essas cores mudando seu significado, muito bom recomendo muitooooo
comentários(0)comente



maribasz 12/06/2023

Leitura intensa que deixa aberta a várias interpretações, parece ser o tipo de livro que precisa ser lido ano após ano para que possa ter um novo entendimento
comentários(0)comente



Graziele 25/05/2023

Li por conta da uerj
Nunca pensei em ler esse livro antes, mas como vou prestar o vestibular da uerj dia 04/06, tive que ler.

eu gostei da estória, mas me senti perdida em alguns momentos, acho que justamente por narrar a confusão de uma criança diante de um su1c1d18

Me emocionei com o livro, só não sei dizer se foi por conta da tpm ou se realmente trás essa sensação de emoção, acredito um pouco nas duas hipóteses

adorei a associação às cores que ele fez e até me identifiquei com algumas
comentários(0)comente



Debora.Sagrilo 24/05/2023

A uerj colocou um livro que me prende?
Eu amei esse livro, é um tema pesado mas q tem uma certa leveza por ser narrada por uma criança. Me deixou reflexiva em algumas partes e no final ainda teve lágrimas, a forma como as emoções são interpretadas por cores ou expressões diferentes é mt boa!
comentários(0)comente



Byme0 11/05/2023

Poético
Apesar de eu ler por conta do exame da UERJ, não foi nada cansativo. Muitas vezes me sinto entediada com alguns livros que sou obrigada a ler, porém com este foi diferente. Da facilmente para concluir a leitura em torno de 2 horas (tempo que concluí), já que ele é bem curtinho.
A obra traz a leveza da poesia juntamente com temas pesados, o que deu muito certo. É um livro bem reflexivo.
O livro é escrito em primeira pessoa, o que torna tudo mais intenso, ainda mais com a temática do mesmo.
Muitas pessoas têm dificuldade em lidar com a problemática lá citada, fazendo com que alguns leitores se identifiquem com os questionamentos de Cláudio. Quando li senti um misto de sentimentos, tristeza e ao mesmo tempo certo conforto por ver que essas indagações são pertinentes a outras pessoas também. Trazer a tona certos assuntos tão comuns, porém não muito discutidos é fundamental para vermos que estamos todos no mesmo barco, sujeitos a questionamentos confusos.
Enfim, gostei muito do livro e se tornou um dos meus favoritos. A obra me despertou interesse por outros livros escritos pela autora.
comentários(0)comente



jhonata 13/05/2023

Gostosinho até
No começo, eu tava lendo praticamente só pra UERJ, mas no fim eu acabei gostando do livro e me envolvi com a narrativa. Ele expressa bem as questões e dilemas de uma das maiores incógnitas da atualidade: o suicídio; e o melhor é que tudo é observado pelos olhos de uma criança! Muitos pensam que assuntos desse culhão devem ser mantidos longe das crianças, mas se esquecem que elas também possuem um coração, também têm sentimentos e também merecem ser ouvidas, pois há muito o que se aprender com elas. Confesso que não foi um livro muito marcante nem extraordinário, mas é uma leitura super gostosa, instigante e reflexiva, além de ser dotada de uma escrita leve e certeira.
comentários(0)comente



ml_kive 16/09/2023

Não li pela prova da uerj kkkk só vi em uma recomendação a uns anos atrás pelo TikTok e finalmente decidi ler.

É um bom livro, bem interpretativo na questão das cores e tem uma boa perspectiva sobre como uma criança pode lidar com o luto
comentários(0)comente



muza_lele 14/05/2023

O Meu Amigo Pintor ? Lygia Bojunga;
Cláudio é um pré-adolescente que aprende a lidar com o luto da perda de seu melhor amigo; seu Amigo Pintor. Conforme os dias da semana vão passando, mais informações vão surgindo na vida do menino, como: o porquê dele ter se suicidado, ou o porquê da sua incapacidade de compreender a cor vermelho. A narrativa é envolta de perguntas, memórias e cores que, nessa leitura, são mais importantes do que nunca.

UERJ se superou na hora de escolher o livro do 1° EQ, juro! Além de ser um livro de fácil entendimento - por ser do ponto de vista de uma criança e ser do gênero infanto-juvenil -, é um tema bastante abordado na sociedade atual. Gostei muito do livro, e espero topar com mais literaturas da Lygia!
comentários(0)comente



rubi 15/08/2023

Livro tristinho da UERJ
Um bom livro sobre o luto e sobre amizade, bonito e muito bom por ser do ponto de vista de uma criança.
A história conta sobre o Cláudio e o seu amigo pintor, que é seu vizinho que cometeu su1cíd1o.
O livro é bem curtinho mas com uma leitura leve e fluida, muito triste ao mesmo tempo que sensível e delicada. A analogia das cores com os sentimentos é bem boa e faz a gente imergir na leitura.

"Acordava, e em vez de dizer feito todo o mundo, eu estou triste, eu estou contente, ele falava:
hoje estou roxo
hoje eu fiquei tão amarelo,
hoje eu acordei meio roxo,
mas fui amarelando lá pro fim da tarde.''
comentários(0)comente



Lelê 14/05/2023

Um livro cotidiano
"O meu amigo pintor" é um livro que trata de um assunto difícil e bastante comum nos dias atuais: o suicídio. Porém, por maior complexidade que esse tema apresenta, a autora conseguiu abordá-lo de forma simples quando narra a história a partir dos olhos de uma criança. Este não é um livro que vou levar no meu coração, mas consegui extrair algumas coisas boas dele e isso basta. A escrita da autora é diferenciada, pois ela apresenta uma linguagem bastante coloquial ao ponto de escrever "como se fala", um fator interessante, porém que não me chama a atenção, e isso contribuiu bastante para a minha nota de 3 estrelas, porque eu prefiro uma escrita mais bonita, formal e descritiva. Contudo, acredito que a autora cumpriu o seu objetivo de abordar o tema de forma simples e casual, então foi um bom livro. Espero que faça uma boa leitura e entenda que nem sempre entenderemos o "por que" de certas coisas acontecerem. Bye, bye!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



445 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR