O Meu Amigo Pintor

O Meu Amigo Pintor Lygia Bojunga

Resenhas - O Meu Amigo Pintor

Gabriela 13/08/2023

Uma história rápida e impactante. É lindo ver como a autora usa as cores pra transmitir esses sentimentos tão confusos do luto.

Graziele 25/05/2023

Li por conta da uerj
Nunca pensei em ler esse livro antes, mas como vou prestar o vestibular da uerj dia 04/06, tive que ler.

eu gostei da estória, mas me senti perdida em alguns momentos, acho que justamente por narrar a confusão de uma criança diante de um su1c1d18

Me emocionei com o livro, só não sei dizer se foi por conta da tpm ou se realmente trás essa sensação de emoção, acredito um pouco nas duas hipóteses

adorei a associação às cores que ele fez e até me identifiquei com algumas

Malu 23/04/2023

Li por causa da uerj, não esperava que fosse gostar, mas fui surpreendida!
é livro bonito de ler, uma leitura rápida fluida e fácil tbm! se n fosse pela uerj, eu nunca teria nem interesse em ler esse livro, agora q li, recomendo fortemente!

ella 23/04/2023

O meu amigo pintor
Mesmo já sabendo os assuntos abordados, essa história mexeu comigo de forma que nenhuma outra fez. A escrita é muito boa, muito fácil de entender e super poética, e a história te faz refletir sobre várias coisas. Chorei demais lendo. Super recomendo!

mavis 07/09/2023

Li por causa da uerj, já conhecia a autora mas nunca tinha lido nada dela antes. Achei uma leitura rápida, apesar de ser um livro para crianças retrata um assunto importante e triste

lavien 27/04/2023

O tipo de livro nacional que eu absolutamente terei que ler mais de uma vez para descobrir o que senti.

Maitê 10/09/2023

Li para a uerj mas amei o livro! É uma leitura rápida e bonitinha, acho legal ler até para repertório sociocultural

brendinha28 27/04/2023

Leitura obrigatória.
Leitura obrigatória da uerj
e para qualquer pessoa também.

que livro surreal, vai muito além do que eu esperava desse livro e vai muito além do que já esperei de qualquer outro livro. principalmente depois da última experiência ruim que tive com Niketche e agora o preço que paguei nesse livro (49,90 por 120 páginas).

tem tantas coisas para falar desse livro: ele é pesado e doloroso, principalmente levando em conta toda a minha própria jornada lutando contra a "morte de propósito" e conta uma história a partir do ponto de vista muito sincero, inocente e cru de uma criança, e acima de tudo, um amigo que perdeu outro amigo.

a história termina ainda um pouco pesada, difícil de explicar: como um vermelho, mas muito mais leve do que eu poderia imaginar.

termina com a esperança de uma criança, e ainda mais, com a esperança de um Amigo Pintor que se foi.

naclara20 20/09/2023

Ai eh bem curtinho mas eh lindo lindo lindo lindo e triste DMSSS tbm. bem fácil de ler, e lida mto bem com a visão de uma criança em relação ao luto. eu amei ??

maribasz 12/06/2023

Leitura intensa que deixa aberta a várias interpretações, parece ser o tipo de livro que precisa ser lido ano após ano para que possa ter um novo entendimento

Byme0 11/05/2023

Poético
Apesar de eu ler por conta do exame da UERJ, não foi nada cansativo. Muitas vezes me sinto entediada com alguns livros que sou obrigada a ler, porém com este foi diferente. Da facilmente para concluir a leitura em torno de 2 horas (tempo que concluí), já que ele é bem curtinho.
A obra traz a leveza da poesia juntamente com temas pesados, o que deu muito certo. É um livro bem reflexivo.
O livro é escrito em primeira pessoa, o que torna tudo mais intenso, ainda mais com a temática do mesmo.
Muitas pessoas têm dificuldade em lidar com a problemática lá citada, fazendo com que alguns leitores se identifiquem com os questionamentos de Cláudio. Quando li senti um misto de sentimentos, tristeza e ao mesmo tempo certo conforto por ver que essas indagações são pertinentes a outras pessoas também. Trazer a tona certos assuntos tão comuns, porém não muito discutidos é fundamental para vermos que estamos todos no mesmo barco, sujeitos a questionamentos confusos.
Enfim, gostei muito do livro e se tornou um dos meus favoritos. A obra me despertou interesse por outros livros escritos pela autora.

interstellar 22/05/2023

Uau! se não fosse o vestibular da uerj acho que eu demoraria bastante tempo para descobrir esse livro, que agora considero de outro mundo.
o livro é super sútil. a escrita é leve e instigante, te faz devorar o livro em um piscar de olhos.
recomendo mesmo que não faça o vestibular.