O Meu Amigo Pintor

O Meu Amigo Pintor Lygia Bojunga

Resenhas - O Meu Amigo Pintor

deadly_romantic 14/04/2023

Fofissimo
Eu devo ter demorado uma horinha e pouco pra ler o livro todo sem contar as pausas. não só porque o livro é curto, mas porque ele é maravilhosamente fluido. a autora retrata perfeitamente o jeito pueril e inocente de uma criança tentar entender e lidar com a morte, e usa a arte brilhantemente pra brincar com a sinestesia e com metáforas envolvendo questões profundamente reflexivas. o livro é lindíssimo, e, apesar de ser tão rápido, faz com que o leitor pense um pouco sobre as artes e sobre a vida

Erica 15/04/2023

Esse livro me faz voltar à infância, a Lygia é uma das minhas escritoras favoritas e TODOS os livros dela me tocam muito. esse livro é lindo e mt emocionante tb???????

interstellar 22/05/2023

Uau! se não fosse o vestibular da uerj acho que eu demoraria bastante tempo para descobrir esse livro, que agora considero de outro mundo.
o livro é super sútil. a escrita é leve e instigante, te faz devorar o livro em um piscar de olhos.
recomendo mesmo que não faça o vestibular.

rapha :) 24/05/2023

Lindo, meigo e tocante.
A visão de um me que sofreu uma perda e que lhe foi deixado uma interessante maneira de pensar. a relação das cores e dos sentimentos... li em 2 dias e foi um grande prazer.

Debora.Sagrilo 24/05/2023

A uerj colocou um livro que me prende?
Eu amei esse livro, é um tema pesado mas q tem uma certa leveza por ser narrada por uma criança. Me deixou reflexiva em algumas partes e no final ainda teve lágrimas, a forma como as emoções são interpretadas por cores ou expressões diferentes é mt boa!

Malu 23/04/2023

Li por causa da uerj, não esperava que fosse gostar, mas fui surpreendida!
é livro bonito de ler, uma leitura rápida fluida e fácil tbm! se n fosse pela uerj, eu nunca teria nem interesse em ler esse livro, agora q li, recomendo fortemente!

ella 23/04/2023

O meu amigo pintor
Mesmo já sabendo os assuntos abordados, essa história mexeu comigo de forma que nenhuma outra fez. A escrita é muito boa, muito fácil de entender e super poética, e a história te faz refletir sobre várias coisas. Chorei demais lendo. Super recomendo!

gion 23/05/2023

"eu fico lembrando dessa cena, e fico pensando uma coisa: será que um artista pode amar tanto o trabalho dele que... deixa eu ver como é que eu explico isso... pode amar tanto o trabalho dele que, se ele acha que o trabalho não tem vida, ele também não quer mais ter?"

Ju 11/07/2023

Favoritado
Esse livro é de uma ternura tão grande, de uma amizade tão bela, de um luto tão intenso.

Li durante um daqueles domingos em que o tempo não passa. E nesse livro vivi uma vida sobre a morte, mas também sobre o amar. O amor de amigo, de irmão, de filho, de inveja, de admiração.

Não sei bem como articular as ideias, visto que as lágrimas me sobem e prometem verter. É uma daquelas histórias que toca o íntimo, que te faz refletir sobre aqueles que te cercam. Foi uma experiência mais pessoal do que eu me atreveria supor, porque vi as pessoas que mais me são queridas ali. Minha melhor amiga, meu namorado e meus pais.

E doeu, e ainda dói quando penso no que é estar vivo. No que é ter e ser o Pintor de alguém. No que é a Arte.

lavien 27/04/2023

O tipo de livro nacional que eu absolutamente terei que ler mais de uma vez para descobrir o que senti.

brendinha28 27/04/2023

Leitura obrigatória.
Leitura obrigatória da uerj
e para qualquer pessoa também.

que livro surreal, vai muito além do que eu esperava desse livro e vai muito além do que já esperei de qualquer outro livro. principalmente depois da última experiência ruim que tive com Niketche e agora o preço que paguei nesse livro (49,90 por 120 páginas).

tem tantas coisas para falar desse livro: ele é pesado e doloroso, principalmente levando em conta toda a minha própria jornada lutando contra a "morte de propósito" e conta uma história a partir do ponto de vista muito sincero, inocente e cru de uma criança, e acima de tudo, um amigo que perdeu outro amigo.

a história termina ainda um pouco pesada, difícil de explicar: como um vermelho, mas muito mais leve do que eu poderia imaginar.

termina com a esperança de uma criança, e ainda mais, com a esperança de um Amigo Pintor que se foi.

vic 16/07/2023

Li esse pra fazer a uerj, esperava um livro chato mas ele é incrível!! muito lindo e a escrita adorável..