O Meu Amigo Pintor

O Meu Amigo Pintor Lygia Bojunga

Resenhas - O Meu Amigo Pintor

duda :) 29/04/2023

Eh um livro q trata sobre os sentimentos de um menino com relação ao luto depois q seu amigo morreu. confesso q achei q seria um livro difícil de entender, mas na vdd foi o contrario. tem uma escrita fluida e bonita? adorei

mariatalendo 28/05/2023

Li esse livro mais por ser da UERJ, não sei se seria uma leitura de escolha minha própria hoje em dia, mas irei mudar esse aspecto. A Lygia tem uma escrita muito gostosa, com palavras de fácil entendimento e usadas no dia a dia. Gostei muito dessa perspectiva da autora de fazer uma escrita leve com um tema que tem que ser moldado com cuidado. Esse livro passa uma mensagem de que apesar de conhecermos uma pessoa afundo, não sabemos o que se passa na mente dela. Esse livro também diz muito que apesar de alguém parecer estar bem, não significa que realmente esteja. É como minha mãe sempre diz ?coração dos outros é terra de ninguém."

santana ") 30/05/2023

O livro é bom,tem uma história profunda e pesada, e fato de ser um livro infantil me choca um pouco. Mas é um bom livro,curto e rápido mas profundo.

Samira_santos 15/03/2022

O foco nas cores...
Quanto tempo que eu não lia um infantojuvenil tão raiz! Tenho certeza que em algum momento da minha vida já ouvi falar de Lygia Bojunga, por isso me senti em casa lendo esse livro, de volta adolescência.
Bom, achei o fato de ser colocada uma cor para emoção/sentimento uma sacada de mestre, afinal pintor e tal.
As partes que falam que o Amigo Pintor era apaixonado por política, e que até já tinha sido preso por causa disso, me fizeram voar bastante na interpretação, senti a militância de longe. No fim do livro, naquela "confidência" da Lygia, vi que não voei errado, imaginei mais ou menos certo.
Eu diria que o espinho e a flor do livro estão no suicídio. Abordar esse tema em um livro voltado para o público adolescente não é para qualquer um e Lygia fez isso com destreza, com tato.
Enfim, um livrinho bem curto, leitura super rápida porque flui demais. Perfeita para o público alvo ao qual o livro é destinado, mas também para a galera que assim como eu, quer dar um pulo de volta a sensação das leituras da adolescência.

giovanna1379 02/06/2023

Livro maravilhoso, rápidinho mas tão envolvente e profundo na sua brevidade. Uma forma linda de falar sobre um assunto tão difícil, ainda mais para crianças. Li por ser o livro cobrado no primeiro exame de qualificação da UERJ e achei que seria uma livro comum, mas me surpreendi muito com a ?complexidade simples? da narrativa.
Definitivamente recomendo.

Fernanda3131 02/09/2023

O livro é incrível, emocionante, político, artístico, te faz refletir,. Vou carregar as lições dele pelo resto da minha vida 10/10

clarinha witte 10/06/2023

O meu amigo pintor
Livro muito bom, profundo com linguagem simples, trata de assuntos sérios com o respeito e o cuidado certo, trazendo pra realidade

warnette 27/02/2023

Sou muito grata a uerj por ter me proporcionado uma experiência surreal que foi ler esse livro. simplesmente é uma das histórias mais lindas e delicadas que eu já li e mexeu muito comigo! entrou para uma das minhas leituras favoritas

Maria20903 23/05/2023

Gostei muito desse livro, por ser infantil é bem facinho de ler. Ele aborda vários assuntos, alguns de forma velada, outros mais diretos e acompanha tudo pelo olhar de uma criança. Achei uma boa escolha da UERJ.

Esther 13/01/2024

My comfort book
Livro gostosinho de ler, li ele em 2 horas.
Uma narrativa na forma de um diário contada por Cláudio, um menino de 8 anos que narra seus questionamentos do porquê seu Amigo Pintor( sem nome) ter se $u!c1d4d0. Nesse livros vamos experienciar sua passagem pelo luto e sua relação com as cores na sua perspectiva. É um livro cheio de analogias e metáforas, e não tem uma conclusão dos questionamentos do nosso narrador. Também não tem uma lição de moral ou um roteiro de como vc também poderia lidar com essa situação, porque essas não são as intenções da autora. E mais- não tente descobrir o que a Lygia quer dizer com esse livro. Como ela mesma diz na parte "Pra Você que me Lê": a história escrita desse livro é só um pequeno pedaço da história completa, o restante é o que a nossa perspectiva vê ao ler o livro, ou, nas palavras dela: [...]mas me empurrando também pra esse hábito que peguei: vir te contar um pedaço?talvez um superpedacinho só? da história do livro que você pegou pra ler."

Jonathas.Marlon 04/06/2023

Sensacional
Meu amigo pintor é uma leitura excepcional, rica em figuras linguísticas e cheia de surpresas, curiosidades e informações. Escolhendo dá a devida atenção para a escrita dessa autora, terá a chance de ser surpreender.

.claire 29/04/2023

Livro lindo
A escrita é de uma sensibilidade enorme, nos mostra como a depressao age assim silenciosamente, como a morte deve ser tratada e explicada para as crianças e como o luto tem que ser vivido. Lindo.

Manú 09/05/2023

Uma obra muito leve, apesar de sábia e rápida. Embora aborde o ponto de vista de uma criança, consegue alcançar uma profundidade admirável por meio das entrelinhas!

Rafa 11/11/2023

Resenha
Um livro curtinho pra quem precisa sair da ressaca literária. Eu adorei o livro, achei ele muito fofo e ao mesmo tempo bem reflexivo, podia ter tido um final melhor.