Do Seu Lado

Do Seu Lado Fernanda Saads

Resenhas - Do seu lado

ntampinha 25/02/2021

Um bom livro.
Ah, sei lá, eu queria dar uma nota ou uma opinião melhor, mas algumas coisinhas me incomodaram no decorrer do livro e, no fim, eu percebi que "Do Seu Lado" se resume a isso: "bom".

Apesar do leitor descobrir logo nas primeiras páginas com quem Sarah ficaria no final, a história até que é bacana. A autora tem uma escrita gostosa de acompanhar e eu apreciei a forma com que ela descreveu os sentimentos da personagem.
No entanto, achei que exagerou na dose de "ingenuidade" que colocou na protagonista. Poxa, fala sério! Se uma fila de elefantes coloridos passassem na frente dela, ela não perceberia!
Ficou realmente exagerado sabe, completamente irreal uma mulher adulta e que já está construindo sua carreira ter tal nível de imaturidade, como se fosse uma adolescente no início da puberdade que não sabe nada sobre sentimentos... No fim das contas, Sarah ficou parecendo mais BURRA do que ingênua e isso me deu raiva em mais de um momento.

Apesar de tudo, achei o desfecho bonito. O capítulo final foi muito fofo e me deixou derretida.
Recomendo a leitura para quem curte clichê e não tem medo de passar raiva kkkkk, porque a cegueira da protagonista, que beira a burrice, vai dar raiva...

lavmirand 08/02/2022

Não adianta, até o coração mais duro fica bobo com esse romance!
Li quando eu era adolescente, super emo, não gostava de ninguém. Romance? Eca! hahahaha
Eu amei tanto, fiquei com o coração quentinho com esse livro. "Amarradinho" do começo ao fim!

Neyla 07/02/2013

Do seu lado é um daqueles livros com história leve, que te envolvem desde o primeiro capítulo e que a leitura flui de uma forma super natural. Através das páginas, vamos conhecendo Sarah, uma arquiteta sonhadora e cheia de manias, que mora sozinha e trabalha numa empresa de arquitetura, junto com seu melhor amigo, Igor. Um dia, em uma reunião com um cliente da firma que trabalha, reencontra seu ex-namorado, Bruno. O relacionamento deles acabou de uma forma nada amigável. Ela descobriu suas traições e, por conta disso, passou a fazer terapia. Tudo que Sarah mais quer é se vingar do ex. E vê, nesse reencontro, a oportunidade de reconquistá-lo e poder dar o troco.
Sarah é uma daquelas mulheres que de tanto pensar fixamente em algo, acaba ficando cega para as coisas que estão ao seu redor. Sua fixação em Bruno é tão grande que sua vida vira de ponta cabeça e só após um grande baque, começa a perceber que suas escolhas, antes tidas como acertadas, não são tão certas assim.
Me identifiquei bastante com a personagem (e acredito que muitas mulheres também irão se identificar), suas confusões, seus pensamentos a mil e a forma, um tanto quanto desesperada, como encara alguns fatos de sua vida.
Igor é outro personagem marcante. É o bom moço, educado e extremamente fofo. Acho que toda mulher quer um Igor do seu lado. Ele é extremamente cativante. A relação de amizade entre eles é muito fofa. Ele faz de tudo para agradar, é amigo para todas as horas e agüenta todos os chiliques com a maior paciência.
Outro personagem, como Fátima, uma nova rica e cliente de Sarah, foi a principal responsável pelas minhas risadas no decorrer da história. Com seu jeito extravagante e franco, ela me conquistou desde o primeiro momento e teve um papel muito importante na vida de Sarah.
Do seu lado é um livro gostoso de ler e com uma protagonista que é igualzinha a qualquer uma de nós, o que torna a leitura muito mais interessante. Comecei a ler numa tarde e quando vi já estava na metade do livro. Os capítulos, por serem curtos, dão uma agilidade maior a leitura e a narrativa é tão boa que não dá vontade de parar.
Ri bastante com algumas situações, tive vontade de dar uns tabefes em Sarah, fui compreensiva com ela e suas crises... e, principalmente, torci muito para que ela tivesse o seu tão esperado final feliz. Afinal, como toda e qualquer pessoa, ela merecia o seu.
Recomendo o livro, principalmente para quem gosta de um bom chick lit. Sem dúvida uma ótima pedida!
Ana Karla 13/02/2013minha estante
Ótima resenha!

Neyla 13/02/2013minha estante
Obrigada Ana :)

Rose 30/03/2020

Mediano
Gostei do livro, achei bom.
Mas tem que ter uma paciência gigante com a personagem principal, ela deixa o cara fazer gato e sapato dela, aceita tudo, acha desculpa para os erros dele.
E pior que deve ter várias e vários Sarah por aí.

Neiva 10/11/2013

Comecei a ler esse livro sem muita expectativa, mas a história tão real me conquistou! Tenho certeza que existe muita Sarah no mundo e eu sou uma, me identifiquei demais e resolvi escrever só para dizer que eu SUPER RECOMENDO!

Angela Grazi 03/08/2012

Do seu lado #Pocket Libro
O livro conta a estória de Sarah Alburquerque, uma arquiteta que termina seu namoro com Bruno há quatro anos, por uma traição da parte dele. Mas nunca se esqueceu e sonha com o dia que ira reencontrá-lo e mostrar tudo o que ele perdeu. Mas enquanto isso, trabalha com seu amigo Igor Schneider, que sempre esteve do lado dela e foi um ombro amigo no fim do namoro.
Mas um dia, quando ela e Igor vão atender um cliente, ela o reencontra e mesmo com todos os avisos de Igor, Sarah passa a se aproximar de Bruno, mas com isso é Igor que acaba se afastando e deixando um grande vazio na vida de Sarah.

O livro me surpreendeu bastante, fui lendo e lendo e no final já tinha acabado, ele foi completamente devorado! A personagem acaba nos irritando no começo, com essa obsessão maluca por Bruno, que dês do começo a gente vê que é um canalha! Mas ela precisa disso, precisa quebrar a cara mais uma vez para aprender. E Sarah é daquelas que vão evoluindo ao decorrer da estória.

Thai 22/08/2012minha estante
o que me encantou nesse livro foi esse lado meio sessão da tarde dele, esse aspecto leve e descontraido

Isabela 27/08/2012minha estante
O fato desse livro ser bem leve e fácil de ler, me agrada bastante. E essa capa é linda.

Alessandra 26/10/2012

Maravilhoso
Bem,o que falar deste livro?? Não preciso dizer que pela sinopse ele é bem óbvio;porém foi uma leitura que conseguiu arrebatar meu coração.
Fora que me identifiquei com a Sarah sempre muito impulsiva(confesso que tem horas que quis esganá-la),me fez virar a madrugada querendo saber o desfecho de sua vida amorosa.
Recomendo para quem gosta de leitura leve e bem romântica...adorei todos os personagens e até a história em si;afinal,quem nunca teve um melhor amigo apaixonado ou então quem nunca se apaixonou pelo melhor amigo??E,quando acabei o livro só queria uma coisa: um "Igor" para mim.

Maritza Bom 23/08/2012

Nas primeiras páginas conhecemos uma arquiteta que trabalha em uma empresa reconhecida, apesar do relativo sucesso profissional Sarah ainda sofre por uma decepção amorosa. Há quatro anos ela mantinha um relacionamento sério com Bruno, mas a relação encontrou o seu fim quando ela descobriu o verdadeiro caráter do namorado. O processo de recuperação foi terrível, Sarah sofreu bastante, mas teve o apoio incondicional da família e principalmente de Igor. Igor é seu melhor amigo desde a faculdade, alguém com quem pode contar sempre, trabalha e divide suas preocupações. Desde então Sarah sonha e fantasia com o dia em que ao reencontrar o namorado, ele se dê conta de tudo o que perdeu.

Pega de surpresa Sarah é escalada para junto com Igor desenvolver um projeto para uma empresa de publicidade, que por coincidência é onde Bruno trabalha. Sua intenção de se vingar do antigo namorado vai água abaixo, quando ele revela que se arrepende dos seus erros do passado e deixa claro que pretende fazer Sarah se convencer a dar outra chance a ele. Deixando o bom senso de lado e se rendendo ao sentimento que nutria por Bruno, Sarah acaba voltando com ele e depois de algum tempo percebe que de fato nada mudou, ele ainda é ausente, com horários estranhos e muito individualista.

Nesse meio tempo Igor reencontra Renata, com quem começa a sair e namorar. Apesar de não saber ao certo o motivo, Sarah fica incomodada com a situação e a amizade entre ela e Igor fica cada vez mais distante. Descobrindo outro erro de Bruno, o namoro acaba e a arquiteta além de lidar com isso, precisa compreender o ciúme que sente de Renata e o que será esse novo sentimento que cultiva por Igor. Com a ajuda de uma irreverente amiga rica e um empurrãozinho da avó, Sarah se sente segura o suficiente para correr atrás da felicidade, alguém que estava do seu lado o tempo todo, mas que por algum motivo, ela não havia percebido.

Narrado em 1° pessoa, esse título é classificado como um chick-lit e se mostrou uma leitura bastante agradável. Apesar de previsível e de sem dúvida conter algumas situações clichês, possui uma trama bem desenvolvida. Os acontecimentos ocorrem de forma fluida favorecendo a leitura, além de despertar a curiosidade do leitor. Os capítulos são curtinhos e a narração é bem objetiva, os personagens não são abordados de forma complexa, mas através de suas atitudes é possível entender a personalidade de cada um. Durante as páginas, a autora acrescentou algumas mensagens da protagonista para a sua terapeuta, acredito que isso promoveu um envolvimento ainda maior com a rotina e visão da personagem. O ritmo é bacana e incentiva o leitor a ler só mais um capítulo, para depois se dar conta de que o livro já terminou!

Confira a resenha na íntegra em: http://migre.me/apGkk !

Thais Priscilla 07/01/2013

Do seu lado foi uma surpresa bem agradável para mim. Primeiro livro que leio da Fernanda Saads e já fiquei viciada em sua escrita leve e empolgante.
O livro é narrado em primeira pessoa por Sarah. Ela é um arquiteta que optou por esta carreira devido ao glamour de trabalhar com pessoas famosas, porém ela nos conta que sua vida não é nada assim. Ela trabalha em uma empresa de arquitetura com seu melhor amigo Igor em projetos normais. A vida de Sarah é um caos e em meio a suas confusões, ela acaba contatando sua terapeuta via mensagens. Quando Sarah reencontra seu ex-namorado ela tem certeza de que conseguirá se vingar dele devido à traição. Porém ela acaba achando que ainda tem sentimentos fortes por ele e reata a relação. Mas Igor é contrário a isto e Sarah não entende o porquê. Quando percebe, já pode ser tarde demais.
Ok. Meu resumo está horrível. Mas é que o livro é meio previsível então já sabemos o que irá acontecer. Obviamente, não dá para prever tudo, e a autora soube trabalhar muito bem esse desenvolvimento. Do seu lado é um chick-lit gostoso de ler, e com um tema bem comum do dia-a-dia. Sarah tem que lidar com o fato da traição de Bruno só que a questão do livro é que ela não soube lidar com isto. Ela esperou anos para conseguir vingança e quando tem finalmente a chance, ela acaba por ser enrolada por ele, novamente.
Enquanto Sarah vai aprendendo mais sobre si mesma, Igor toma distância dela. É interessante ver como a protagonista é um pouco cega em relação a tudo isto, mas como é um chick-lit, é esperado um desenvolvimento lento da trama.
Os personagens também são bem desenvolvidos. É fácil o leitor notar detalhes que a própria Sarah não enxerga nos acontecimentos que acontecem no livro. Adorei vários personagens, especialmente a Fátima. Não senti que nenhum personagem foi superficial e foi ótimo ver que a autora teve cuidado com todos os personagens.
Do seu lado é uma leitura agradável e engraçada. É uma surpresa ver mais uma autora nacional escrever um chick-lit que eu realmente curti. Totalmente recomendo o livro para as fãs deste gênero literário, garanto que vale a pena.

RUDY 02/08/2012

RESUMO SINÓPTICO:
RESUMO SINÓPTICO:
SARAH ALBUQUERQUE é arquiteta da Dimensão Arquitetura e não se considera tão glamorosa. Gosta de jogos no celular e vive de forma despretenciosa, sem um verdadeiro objetivo. Nestor é um chefe rígido e vive reclamando dela por ler emails, blogs, etc no horário de trabalho. Prefere omitir seus reais sentimentos em relação a tudo, porque não gosta de confrontar as pessoas. Vive remoendo o relacionamento com o ex-namorado e pensa no dia que irá reencontrá-lo e poder vingar-se de sua traição no passado.
IGOR SCHNEIDER é seu melhor amigo, desde os tempos da faculdade. Trabalham juntos. É um workaholic e ótimo no que faz, chegou até a lançar um livro com seus trabalhos e conseguiu uma pós graduação na Itália, para onde irá em breve. É educadíssimo, todo certinho, um verdadeiro cavalheiro. Gosta de satisfazer todos os desejos de Sarah.
GLÓRIA é a psicanalista de Sarah, mas essa quase nunca vai as sessões de terapia, porém envia torpedos pelo telefone a analista.
BRUNO é o ex-namorado que a traiu. Após 4 anos acabam se reencontrando e acaba convencendo Sarah que foi um idiota por tê-la abandonado e traído. Voltam a namorar mesmo a contragosto dos amigos e familiares de Sarah.
Renata é ex colega de faculdade e Fátima uma nova amiga que terá papel importante na vida de Sarah.
Todos esses personagens formam um história interessante e cada um tem seu papel bem definido nesse romance de agradável leitura.

Para ler a análise do autor e avaliação, visite e comente nos blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/08/resenha-44-do-seu-lado-literatura.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/08/resenha-do-seu-lado-literatura-nacional.html

Mari 02/09/2012minha estante
esse livro parece ser muito legal *-* vi a resenha que você fez no seu blog e me interessei mais ainda por ele. Sempre bom saber que os escritores e escritoras brasileiras a cada dia nos enchem de orgulho *-*

Michelle 09/01/2023minha estante
personagens interessantes

Sonia 04/10/2012

Terminei de ler Do seu lado ontem, ainda to em duvida se gostei do livro apesar das 4 estrelas, ela foi meu terceiro livro de autor brasileiro que li este ano, não curto muito livros brasileiros não consigo me identificar com os diálogos me parece muito forçado mais me identifiquei com a historia , Sarah e uma arquiteta que não superou ate hoje o fim do seu namoro com Bruno que sonha todos dias em encontrá-lo e dar o troco como ela diz, às vezes ou melhor sempre as atitudes da Sarah me dava nos nervos, me identifiquei um pouco com o livro por já ter sofrido muito por alguém como Sarah, quando você ver historia de outra pessoal você meio que entende e pergunta por que ela idealiza tanto o “Bruno”? no caso seu ex namorado, por quem ate hoje ela faz terapia por não suportado a traição e o fim do namoro deles, por que apesar da traição ela quer tanto ele de volta? Quando ela tem seu melhor amigo Igor que ela ainda não sabe mais e apaixonado por ela?
Pequenos spoilers
Eu torci muito contra o relacionamento dela com o Bruno, eu não via a hora dela ver que ele não era o cara maravilhoso de quem ela se lembrava.
Só senti falta de mais romance dela com Igor pois tudo de resolve nas paginas finais. No mais apesar da minha indecisão recomendo li em um dia. Pela narrativa e a leitura cativante dei 4 estrelas.

Marilia 19/11/2012

Do seu lado - Fernanda Saads

Como falar de um livro do qual se gosta tanto? Só falando muito bem né!
O livro gira em torno da vida de Sarah, uma jovem arquiteta que na época da faculdade conheceu duas pessoas que seriam muito importantes na sua vida. Uma delas foi Igor, seu melhor amigo e Bruno, seu namorado da época.
Ainda na faculdade, Sarah e Bruno terminaram o namoro de forma conturbada. Com o fim do relacionamento Igor ficou mais próximo e ajudou Sarah a superar um pouco. Digo um pouco por que depois de 4 anos ela ainda pensa no ex e planeja meticulosamente como seria reencontra-lo.
Como o passar doa anos Igor e Sarah já formados vão trabalhar em um mesmo escritório de arquitetura. Ele muito dedica e certinho sempre acaba ficando com os melhores clientes e para ela quase sempre sobram os mais chatos e complicados.
Ambos são enviados a um cliente novo, sócio de uma agência de publicidade. Lá chegando se deparam com Bruno. Nesse primeiro encontro todos são muito profissionais, só que em pouco tempo Bruno tenta uma reaproximação e com isso Sarah vê há grande oportunidade de se vingar e acaba deixando de lado todo avanço que fez na terapia.
Igor que conhece bem a forma de agir de Bruno tenta a todo custo alertar a amiga, mas ela resolve não escutar e com isso a amizade dos dois se abala e Igor resolve se afastar e tocar sua vida. Com esse afastamento Sarah se aproxima de Fátima, sua cliente mais legal que é uma típica nova rica, elas se tornam confidentes. Fátima começa a mostrar para Sarah que ela deve olhar ao se redor e prestar mais atenção nos seus sentimentos.
O restante do livro conta como Sarah vai lidar com esse reinicio de relacionamento com Bruno e com esse distanciamento de Igor.
A estória é envolvente e não se consegue largar o livro ate saber o que vai acontecer.
Os personagens são muito reais, você deve conhecer alguém que se parece com a Sarah, ou com o Igor, ou até mesmo com o Bruno. Gostei muito da forma como os personagens secundários são peças importantes no livro. Fátima é um ótimo exemplo, ela é maravilhosa, tem uma espírito jovem, alegre e com tiradas super engraçadas, sem ela o livro não seria o mesmo. Outro exemplo é Dona Stella, avó da Sarah, que tem a sabedoria dos anos vividos e que por vezes tenta abrir os olhos da neta para o que ela deixa passar. Outro personagem é Gloria, a terapeuta da Sarah, que mesmo sem aparecer muito, nos situa quanto ao momento sentimental em que Sarah está passando.
Esse livro é maravilhoso, só consegui fecha-lo quando acabei de ler, não consegui para nenhuma vez, por vezes o livro pode parecer previsível, mas garanto que vale a pena ler cada página. A Fernanda escreve de uma forma que nos leva para dentro da estória, por vezes me senti como uma amiga da Sarah, querendo dar conselhos e às vezes até brigar com ela.
Como falei no começo da resenha, como falar de um livro que se gostou tanto se não falando muito bem. Virei fã da Fernanda e espero logo ter a oportunidade de ler mais livros dela.

ATENÇÃO: Aconselho a quem for ler que antes de iniciar a leitura se for possível assista ao filme Harry e Sally - Feitos um para o Outro. Esse filme e citado no livro e vários de seus diálogos são partes importantes da estória. Outra dica é ouvir a duas musicas do Nando Reis, uma é All Star e a outra é Do Seu Lado (mesmo nome do livro).

Danika 14/07/2012

E quando o amor da sua vida está ao seu lado?
Bem, não sei se o amor da minha vida está tão perto assim. As vezes desejo que sim. Ou que ele chegue logo, pelo amor...
Eu estava meio que receosa com este livro. Via nesses romances com melhores amigos algo sempre igual. Geralmente com os mesmos atos e sentimentos e dúvidas. Claro, as dúvidas serão as mesmas. Mas acho que meu maior receio era esse livro me deixar confusa. Não, não me perguntem o motivo, ok? hahaha

Bem, o livro nos conta a história de Sarah, que após ter sido traída há quatro anos pelo seu namorado Bruno, tenta tocar a vida em sua carreira de arquiteta e sempre pode contar com o apoio de seu amigo Igor. E apesar dela achar que superou tudo o que passou, ainda fantasia Bruno rastejando aos seus pés e ela o fazendo sofrer, só para sentir o que ela sentiu. E o destino, engraçado como só ele, atende o desejo dela e eles acabam se reencontrando após quatro anos sem se verem.

Agora Sarah tem a chance de fazê-lo sofrer, certo? Mas não. Esta anta começa a se encantar pelos pedidos de perdão dele, de como ele foi idiota e coisas do tipo. E resolve dar uma chance. Enquanto Igor, que estava ao lado dela por todo sofrimento que ela passou pela traição, não aprova nada disso. Uma amiga de faculdade, Renata, entra na história para ajudar Sarah mas acaba se aproximando de Igor. Aí você começar a se descabelar, chamar Sarah de imbecil, de idiota, porque ão está vendo o cara perfeito que estava do seu lado esse tempo todo.

Mas vejamos: estamos tendo uma perspectiva ampla da história, certo? Mesmo a história sendo narrada por Sarah, de cima, vemos os sentimentos de Igor. Então, se colocar no lugar de uma personagem que criou uma fantasia de um amor perfeito é complicado. Para ela, Bruno sempre foi o cara ideal. Até ela se dar conta de que ela não conhece o amor. Não nele. Não da forma que ela pensava que o amor era. E ela descobre o que perdeu.

Mesmo com um final previsível, Fernanda Saads soube conduzir a história de uma maneira incrível. Quase viro a noite toda agarrada com o livro. Você não consegue parar de ler até que chegue ao fim. A escrita é leve e tem muito diálogo, o que faz com que a leitura corra rápido. Se você controlar a vontade de sacudir Sarah, vai descobrir uma história linda e com um fim ideal. A revisão está perfeita e a capa estonteantemente linda!

Fico super feliz quando vejo o talento de tantos jovens autores brasileiros. A cada dia tenho me admirado e me inspirado em autores brazucas. Fernanda, meus parabéns. O livro é perfeito. Uma história de amor que cada um merecia ter. Uma história que eu queria viver.

"O amor é simples e complexo ao mesmo tempo. É a agradável surpresa diária que você já espera. É a compreensão do seu pior lado e o reforço do seu melhor. É saber-se amado sem precisar que seja dito. É a melhor coisa do mundo e é o que faz o mundo melhor."

Luks Esperança 12/09/2012

Do Seu Lado
O livro Do seu lado publicado pela Editora Novo Conceito nos mostra o quanto podemos perder com as nossas "burrices", principalmente quando o fracasso está escancarado na nossa frente.

Também já cometi erro aparente, como Sarah (personagem principal), também já persisti em um relacionamento visivelmente desastroso para todos que viviam ao meu redor, só não era visível para mim.

Sarah era bem desligada nos campos que deveriam ser os mais importante para ela, como: trabalho, família e amigos. Ela só tinha olhos para o safado do Bruno, mesmo que no começo da história é quase impossível notar o que realmente vem pela frente, vocês irão me dar razão de chama-lo de safado...

Depois de se decepcionar com Bruno, pois o mesmo deu um pé na bunda da coitadinha sem maiores explicações, Sarah ainda fica balançada no quesito Bruno... E nessa hora, quem aparece? Aparece seu amigo Igor, um amigo leal, gato e simplesmente tudo de bom...rs., mas como toda história tem que haver um clima "realidade", Sarah só tem olhos para o cafajeste do Bruno.

Quando escrevo que toda história tem que haver um clima "realidade", estou relatando a pura verdade, pois a maioria de nós passamos pelo momento de querermos o que mais nos despreza ou nos faz sofrer, não é verdade?

Só depois de 315 páginas lidas, conseguimos ver que sofrer também nos faz crescer, e Sarah (como todos nós) também não conseguiu fugir desta verdade universal.

A autora Fernanda Saads nos proporciona conhecer uma vida de uma personagem que tem tudo para crescer e que na verdade cresce, mas a autora atrela à história a grande importância de conseguirmos manter um ritmo de vida pessoal em consonância com nossa vida profissional e familiar.

Adorei a trama... Apesar de muitos leitores não gostarem de livros que possuam muitos diálogos, acho que isso fez a história de Sarah ficar mais emocionante a cada trecho lido.

E você leitor, o que achou deste livro? Você já passou por momentos semelhantes, dar mais valor a quem não te merecia?
Larissa 21/09/2012minha estante
Gente me apaixou por esse livro, comprei e i em 1 semana, na realidade não conseguia para de ler. Uma linda historia, vale muito a pena ler :)