Do Seu Lado

Do Seu Lado Fernanda Saads

Resenhas - Do seu lado

Faell 23/08/2012

Uma deliciosa surpresa
Vi este livro pela primeira vez em uma livraria da minha cidade, Jundiaí. Ao lado de alguns títulos do Nicholas Sparks, escritor este que adoro; o peguei e li a contracapa. Confesso que o que realmente me chamou a atenção foi a arte gráfica e a chamada do livro, "o amor pode estar onde você menos espera... Do seu lado". Fã de romances "melosos" que sou, fui até a orelha do livro ler sobre a autora. O fato de se tratar de uma escritora nacional, me deixou ainda mais curioso. Saí da livraria sob a promessa de voltar para buscá-lo, mas naquele momento eu precisa ler "O Casamento" de Nicholas Sparks, e sai todo feliz com o livro em punho.

Algumas semanas se passaram e lá estava eu no penúltimo dia da Bienal dos Livros em São Paulo. Ao chegar no stand da Editora Novo Conceito, dei uma pesquisada nos livros e me deparei com "P.S. Eu Te Amo". Fiquei naquela de levar ou, até que me lembrei deste livro, só não me lembrei do título e da autora.
- Com licença - perguntei à vendedora - estou procurando um livro, mas não faço ideia do título e do nome da autora.
- Como é a história - perguntou a vendedora muito atenciosa, por sinal.
- Também não sei exatamente sobre o que é - dei uma pausa - parece meio louco, eu sei - continuei - me lembro da capa.
- Como é esta capa? - ela era muito sorridente - vamos lá, quero ajudá-lo a encontrar.
- É uma capa azul, com uma garota... acho que sentada a uma janela e olhando através do vidro, uma metrópole. São Paulo, talvez. Não sei.
- Acho que sei qual é, vem cá.
A acompanhei até a pilha de livros dos autores nacionais e assim que me aproximei, disse:
- É este. Muito obrigado.
- Imagina - e então ela, gentilmente, me pegou pelo braço e a acompanhei - Fernanda, com licença?
- Claro - respondeu uma bela moça, morena de cabelos longos e muito simpática.
- Ele está levando o seu livro.

Fiquei ali parado com cara de bobo. Eu não fazia ideia de que ela estava no Stand. Ela autografou o meu livro e tiramos uma foto com minha NIKON semi-profissional.
Acabo de terminar a leitura de "Do seu lado", e me arrependo por não ter feito isso antes, pois hoje, se eu encontrasse com Fernanda Saads novamente, a agradeceria não só pelo autógrafo, mas por ter feito com que eu desse risos, soltasse gargalhadas e chorasse com a história.
"Do seu lado", foi uma história que começou estranha, mas que em menos de quinze páginas já havia me conquistado. Levando em consideração a agitação que é o meu dia a dia: trabalho, projetos, apresentações, namoro, família... Enfim, conseguir ler um livro de um pouco mais de 300 páginas em três dias... É algo de se admirar.
Não importava onde eu estivesse, qualquer 5 minutos disponíveis do meu dia, lá estava eu com o livro em mãos.

Indico esta leitura para aqueles que queiram descobrir uma história bonita, engraçada e muito, mas muito cativante. E preparem-se para se apaixonarem por "Fátima", quando lerem saberão quem e como ela é.
Nanda Picchi 22/04/2016minha estante
ai que tudooooooo

Bru :D 03/10/2012

Do seu lado, de Fernanda Saads

Do Seu Lado é um livro clichê onde o melhor amigo ama a amiga que ama um canalha, mas não deixa de ser bom a principio fiquei com receio de ler por achar que seria um romance mais parado, porém não foi e eu li em um dia.

Sarah é arquiteta e teve seu coração partido por Bruno, até hoje ela tenta se recuperar e sonha em se vingar dele, seu melhor amigo Igor, sua família e sua terapeuta Gloria ajudaram ela a superar e esquecer seu ex-namorado, mas após 4 anos do termino Sarah irá reencontrar Bruno e poderá ter a sua tão sonhada oportunidade de se vingar dele, mas será que ela ira consegui? Sarah faz o que muitas pessoas e inclusive eu faço mentir para si mesma, será que ela realmente esqueceu Bruno como acredita? Ou será que ela vai perceber que o amor pode estar mais perto do que imagina?

“É exigir demais querer alguém que me compreenda? Que goste mais de mim que do próprio carro e que queira algo serio?” Pag. 21

A autora ama chick-lit e é claro que no livro dela não iria faltar um toque de diversão com a personagem Fátima e até mesmo um pouco com a Sarah, e é claro que eu não poderia deixar de comentar sobre uma personagem que amei a avó da Sarah, ela é engraçada e fez comparações do amor com padaria e pão (hã?) fiquei meio perdida nessa hora sabe, mas avós sempre tem aqueles ditados antigos que te confunde então gostei. Eu também gostei bastante de como foi colocado que não se deve mudar por ninguém e que o importante é ser feliz consigo mesmo em primeiro lugar.

“Como eu seria feliz? Ah, seria feliz tendo o meu namorado carinhoso, me dando atenção... Talvez fazendo coisas banais, como discutir um episodio de Sex and the city, e depois brincar de adivinhar o que o outro está pensando – me pego dizendo. – Acho que a Sarah feliz teria a segurança de poder dividir o pensamento mais bizarro ou uma atitude inimaginável com essa pessoa sem ser criticada.” Pag. 183

A narrativa é em primeira pessoa, leve e super fácil quando você percebe já passo da metade do livro, acho que se você não gosta muito de romance provavelmente não ira gostar, mas como eu amo então já sabem que eu gostei bastante.

Amanda 26/10/2012

Envolvente !!
"Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu.
Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca!
Enquanto isso, seu melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor."

Eu gostei bastante desse livro, a Fernanda Saads , tem uma escrita muito gostosa .
Confesso que quis matar a Sarah muitas vezes.....rsrs Mas a historia é muito fofa , adorei o final .

O que mais gostei foi da definição da Avó da Sarah sobre o Amor :
" É a melhor sensação que alguém pode ter na vida, é como gostar de comer o pão daquela padaria da esquina e saber que eles nunca vão trocar de padeiro."

Achei tão simples e tão logico ....=)

Leitor Cabuloso 28/08/2012

Olá Ouvintes Leitores! ”DO SEU LADO” da escritora paraibana, Fernanda Saads vai contar a história de Sarah, uma arquiteta, que vive sonhando em reencontrar seu ex, Bruno, para poder se vingar da traição que sofreu no passado. Igor, seu amigo desde a faculdade e também de trabalho, que sempre esteve ao seu lado é completamente apaixonada por ela, mas infelizmente a nossa querida Sarah não consegue enxergar além da amizade que possuem.

Num belo dia, Sarah reencontra com Bruno e todos os sentimentos que ela achava que não existiam mais em relação a ele voltam e sua ideia de vingança vai para as cucuas e ela se vê novamente envolvida com o salafrário Bruno. Igor, claro não gosta de ideia em ver Sarah mais uma vez envolvida com o ex-traidor e sua amizade com ela começa a ficar abalada. Será que Sarah vai finalmente acordar deste relacionamento destrutivo com Bruno e finalmente enxergar Igor?

Este é todo o enredo do livro e confesso que quando olhei para as trezentas e dezessete folhas fiquei me perguntando o que uma história tão simples, poderia ter gerado tantas folhas. Abordo agora um dos pontos negativos do livro. Paginas de mais para história de menos. Isso mesmo leitores. O enredo de “DO SEU LADO” é tão simples que duzentas páginas, no máximo, abordariam muito bem, diga-se de passagem, todos os pontos revelados pela autora.

Além disso, não há grandes surpresas ou situações que não são esperadas pelo leitor. Toda a história é bem previsível e quando você começa, já sabe como vai terminar.

Em contra partida, os personagens são bem construídos e seguem caracterizados durante toda a história. Mas realmente tive uma relação de ódio mortal com a nossa protagonista Sarah que faz burrada uma atrás da outra, justificando meu desgosto por personagens inseguros, infantis e mimados. Igor, por outro lado, é apaixonante e todo certinho, o típico nerd, e faz agente se perguntar por que raios a Sarah não enxerga o cara, já que agente se apaixona por ele nas primeiras linhas. Vai entender….

A narrativa da Fernanda Saads é um ponto a se levar em consideração. Com uma escrita simples, leve e fluente, bem ao estilo chick-lit, ela consegue, independentemente dos pontos negativos apresentados acima, levar o leitor até o fim de sua história sem muitos problemas. Percebi que o chik-lit realmente é um estilo que a autora gosta, pois as referencias ao gênero é bem visível durante todo o livro, até referencias a escritora Emily Giffen é encontrado durante a história.

Uma coisa que me intrigou ao ver o livro foi a sua capa. A impressão que tive ao ver imagem que ilustra, dá a entender que vamos ler algum drama ao estilo policial, mas o que realmente encontramos é uma simples história de amor ao estilo chik-lit. A Editora Novo Conceito desta vez não acertou na capa, apesar de ser muito bonita e com tons sombrios, não combina em nada com o enredo criado pela Fernanda Saads.

Resumindo leitores, “DO SEU LADO” é uma história razoável e de enredo previsível, mas que cumpre bem seu papel em distrair e entreter. Recomendo para aqueles leitores que gostam de um livro leve sem muitas pretensões.

Antes que termine a resenha, não vou deixar de enfatizar que esta foi a minha opinião e espero que vocês leiam para tirarem suas próprias conclusões. Quando terminarem não esquecem de me dizer o que acharam!

Bruna 24/09/2012

Enredo simples e cativante!
O livro conta a história de Sarah, que mesmo após seu ex-namorado Bruno ter dado uma baita mancada e o relacionamento ter acabado, ela sonha com o dia que vai reencontrá-lo e se vingar. Esse dia acaba chegando, mas ao invés de partir pra vingança ela novamente acredita nas promessas dele, o que pode colocar sua felicidade a perder, já que seu verdadeiro amor, Igor, esteve o tempo todo do lado dela e ela não percebeu.
Ao ler a sinopse já temos praticamente certeza do que irá acontecer no final e isso pode parecer que tira o encanto da história, mas não é verdade. Apesar de saber do fim, o jeito como a autora contou a história deixou a leitura muito envolvente e a história extremamente emocionante. Não sou muito rápida com leituras, e esse livro que até que é bem grossinho eu devorei em apenas 3 noites, pela vontade de saber tudo que ia acontecer.
É um livro classificado como chick-lit que considero muito melhor que alguns estrangeiros que li de autoras "especialistas" nesse gênero.
A escrita é muito fácil de ser compreendida e faz com que você realmente se sinta na história, se emocione com os acontecimentos e torça pela felicidade de Sarah. Uma história simples e incrível é como eu posso definir melhor este livro. Recomendo a todas as pessoas que adoram um romance!

Leticia 31/10/2012

Do seu Lado
"Do seu Lado" conta a história da jovem arquitera Sarah nada glamurosa, que sonha em reencontrar seu ex-namorado e faze-lo perceber que perde-la foi seu pior erro.
Sua família, seu amigo Igor e sua terapêuta são totalmente contra qualquer assunto que o envolva, pois foi um relacionamento muito tribulado e cheio de insegurança.
Sarah acha que realmente pode dar o troco mais de uma maneira inesperada as coisas saem do controle e ela acaba se perdendo entre seu sentimentos e percebe a muito custo que o amor pode estar mais próximo do que se imagina!
Fernanda Saads foi sensacional com essa brilhante narração, o livro é fantástico e super rápido de ler.

Giro Letra 27/09/2012

Do seu lado
"É uma questão de timing. Cheguei atrasada à estação e perdi o trem. Agora preciso mudar meu roteiro para chegar ao mesmo destino: a felicidade.
E ainda que as coisas não tenham saído como eu esperava, não matei o amor dentro de mim. Ele está aqui, impregnado. Correndo pelas minhas veias e fazendo meu coração quicar e sacolejar".

Quando li a sinopse do livro Do seu lado, pensei que não iria gostar, já que me pareceu uma trama clichê... Aquele tipo de narrativa previsível, que, antes de ler a primeira página, você já sabe o final, uma vez que os principais elementos sempre se repetem. Enfim, aquele tipo de história que a gente encontra nos filmes da Sessão da Tarde... Mas, à medida que a leitura avançava, meus preconceitos eram vencidos.

Há, de fato, elementos previsíveis, porém isso acaba não importando, tendo em vista a história bem contada, a escrita leve e divertida da autora e o modo como as coisas acontecem (as situações ficam tão complicadas que você pode até imaginar o que vai acontecer no final, no entanto, não tem como adivinhar como os conflitos serão resolvidos, visto que, em diversos momentos, parece que tudo está perdido e não será possível encontrar solução).

Do seu lado nos apresenta Sarah, uma arquiteta sem muito sucesso na carreira, solteira e com uma história não resolvida com Bruno, seu ex-namorado cafajeste. Inclusive, tudo o que ela mais quer na vida é se vingar dele. Um acontecimento no trabalho parece, finalmente, ter dado a Sarah essa oportunidade: ela e seu melhor amigo, Igor, que trabalha na mesma empresa de arquitetura que ela, são enviados para um encontro com um cliente e, quando chegam a essa reunião, descobrem que o tal cliente é justamente o Bruno.

Rever Bruno desestabiliza emocionalmente Sarah. Embora jure todas as vinganças do mundo, ela começa a se envolver novamente com o ex, apesar de todos os protestos de Igor. Sarah começa a acreditar que Bruno mudou, amadureceu, que, desta vez, pode dar certo. E, com isso, não consegue enxergar algo que parece óbvio desde as primeiras páginas do livro: seu melhor amigo a ama. Todavia, Igor se cansa de esperar por Sarah e decide seguir a sua vida. Então, ele começa um namoro com Renata, uma garota fútil, que logo conquista o "ódio mortal" de Sarah, a qual passa a sentir muito a falta do amigo.

Assim, os sentimentos da protagonista ficam cada vez mais confusos: o que é isso que sente por Igor? Por que tanto ciúme da namorada dele? O que ela sente por Bruno? Bruno mudou realmente? Que segredos ele esconde? Ainda dá tempo de mudar de opinião? Ela quer mudar de opinião? Por que parece cada vez mais certo que é tarde demais?

Do seu lado oferece uma leitura deliciosa, que, com humor e delicadeza, trata das escolhas que fazemos e suas consequências para nossa vida. E, de brinde, ainda traz personagens fascinantemente engraçados e interessantes, como Fátima, uma cliente que se torna amiga e conselheira de Sarah. Também chama a nossa atenção a interação cada vez mais cômica da protagonista com Glória, sua terapeuta. Chick-lit nacional de qualidade, que nada deixa a desejar para os apreciadores do gênero.

Visite o blog Giro Letra, conheça outras resenhas e participe dos nossos sorteios. =]

Lílian 29/10/2012

Uma historinha clichê, mas muito simpática
Sarah é amiga de Igor desde a faculdade. Eles são melhores amigos daqueles perfeitos: se entendem muito bem, se divertem juntos, apoiam um ao outro, tem milhares de coisas em comum, brigam e fazem as pazes sempre...

Igor é claramente apaixonado por Sarah, que não suspeita nem um pouco e o vê como um irmão, acreditando mesmo que existe reciprocidade da parte dele nesse aspecto.

Sarah é o tipo de garota linda e complicada e irresistível: ciumenta, engraçada, inteligente, insegura, confusa... E é apaixonada pelo ex-namorado canalha, que a traiu sem dó nem piedade.

Igor faz o tipo intelectual: é perfeccionista, talentoso, inteligente, cavalheiro, além de alto, lindo e charmoso.

Entre as idas e vindas costumeiras das histórias, Sarah tem que perder o que lhe é mais caro para descobrir que o verdadeiro amor sempre esteve do seu lado.

É cheio de clichês, mas todos os personagens são bem carismáticos e um humor serelepe vai dando a liga para que a história seja devorada em poucas horas.

Jaquellinee 03/11/2012

Juliana Vicente 13/11/2012

Do seu lado é um livre leve, divertido e apaixonante! A história é tão bem escrita que é impossível parar de ler, eu devorei todas as páginas e ao chegar ao final fiquei com o gostinho de quero mais.

Sarah é aquela personagem que cativa. Eu me identifiquei com ela logo de cara e ainda que por algumas vezes tenha tido vontade de falar umas boas verdade a ela, minha raiva passava rapidinho. Ela é arquiteta e trabalha ao lado de Igor, seu melhor amigo e confidente. Gostei muito de Sarah ser uma personagem com qualidades e defeitos, isso a tornou mais real. O livro todo é na visão de Sarah, é através dela que conhecemos todos os demais personagens da série. Eu gostaria muito de ter tido acesso aos pensamentos de Igor, mas ainda que nossa visão seja exclusiva de Sarah, vale muito a pena ler esse livro.

Igor é o tipo de personagem pelo qual nos apaixonamos de cara. Sua atenção e delicadeza com Sarah são cativantes. Apesar do livro não ter nada de novo, na verdade a história é bem clichê, entrou para a minha pilha de livros introcáveis. De vez em quando eu o tiro da estante e releio o final que é simplesmente adorável.

Os personagens secundários são tão cativantes quanto os principais. Eu adorei a família de Sarah e Igor, eles são divertidos e amorosos. Fernanda Saads é brasileira e fico feliz de dizer que encontrei mais uma autora que consegue escrever exatamente aquilo que gosto de ler. Recomendo esse livro a leitores de todas as idades e gêneros, afinal o amor é para todos.

Carol 15/11/2012

Muito bom!
Leitura acelerada e muito boa! Gostei muito deste livro, principalmente, por ser o segundo Chick Lit nacional que leio e devoro em apenas uma noite. Fernanda Saads pegou a receita de bolo de Sophie Kinsela e Marian Keys e colocou um bom tempero brasileiro, o que transformou sua história em original e muito bem construída. Sabe aqueles chick lits em que a autora repete mil vezes a mesma coisa? Então, em Do seu lado, Fernanda criou uma linha de leitura sem repetições e sem personagens destrambelhadas e bobas.
Sarah é independente, solteira, feminina, tem um emprego bom, o melhor amigo dos sonhos e mora sozinha. Ela representa uma parte da ala feminina brasileira que não é muito vista em livros nacionais e internacionais, porque as personagens londrinas ou americanas estão sempre ou insatisfeitas com suas carreiras, ou sem grana. Claro, existem exceções, mas gostei do modo como Fernanda montou a sua personagem e mostrou o seu dia a dia na carreira de arquitetura. Foi diferente ler sobre arquitetura, ler sobre as dificuldades da carreira e ler sobre uma mulher comum e apaixonada. Conheci um universo novo que me prendeu bastante.

A história é muito gostosa, muito bem feita e interessante. Os personagens secundários tem características peculiares que tornam o livro engraçado e real. Gostei muito de Fátima, uma cliente burguesa de Sarah, me senti naquelas novelas e filmes americanos que retratam a década de 60, no qual a classe média queria ser como a classe rica. Ainda acontece isso,né! rs

Leia mais no blog: www.romanceseleituras.com

Carol D. Torre 26/11/2012

Esse é o segundo chick-lit da autora e, apesar de ter construído uma história leve e gostosa, ainda precisa crescer muito mais.
Não tem muito o que falar sobre o enredo sem ser o que a própria sinopse diz e não dar spoilers. Sarah é uma arquiteta, tem um melhor amigo, Igor, passou cinco anos tentando superar a canalhice que Bruno fez com ela enquanto namoravam e de repente se vê trabalhando para ele e todo os seu sentimentos voltam. Mas, além disso, Igor passa a se afastar dela e ela começa a perceber a falta que ele faz.
O grande problema do livro são os personagens. Eles não me passaram sentimento nenhum e nem me fizeram torcer de verdade para que terminassem bem. Odiei a Sarah, ela é imatura e um tanto quanto tapada, é impossível não perceber ou ao menos desconfiar de certas coisas. O único personagem que me encantou de alguma forma foi o Igor e achei a família da Sarah e a Fátima essenciais para dar um pouco de diversão e incrementar uma história tão batida.
O enredo é cheio de clichês, parecia a história de um filme da sessão da tarde, não surpreende e não sai da zona de conforto. E eu não gostei nada do final, achei muito rápido e o epílogo de uma falta de criatividade gigantesca.
A narrativa me incomodou também, apesar de fluída e simples, ela é muito superficial - o que talvez explique os personagens sem nenhuma profundidade. A autora passa rápido demais pelos acontecimentos, não explora as divagações da personagem e usa diálogos até demais.
Infelizmente não tenho muito mais o que falar sobre o livro, porque eu realmente não goste, achei muito mais do mesmo e dese tipo de clichê existem livros muito melhores. A autora tem futuro, mas precisa melhorar muito mais. Se quiserem um bom passatempo esse é um bom livro, mas não esperem nada mais que isso porque não vão encontrar.

leia mais resenha aqui: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/